Blog, Geração de Leads,

6 técnicas de captação de leads (a #5 é minha preferida)

Por Shymenne Siqueira em 30 de novembro de 2018
No artigo de hoje vamos apresentar 6 técnicas matadoras para que você possa captar leads cada vez mais qualificados para o seu negócio!
Leitura de 5 minutos
6 técnicas de captação de leads (a #5 é minha preferida)
Avalie este artigo:

Captar leads é um dos principais objetivos do inbound marketing. Afinal de contas, ter leads é essencial para a sobrevivência de um negócio.

Mas de que vale ter milhares de leads se nenhum deles tem o perfil que sua empresa procura?

Não é por acaso, que a captação de leads qualificados é um dos maiores desafios de empresas de todos os ramos.

No artigo de hoje vamos apresentar 6 técnicas matadoras para que você possa captar leads cada vez mais qualificados para o seu negócio!

O que são leads?

De forma bem simples, podemos considerar um lead toda pessoa que deixa seus contatos profissionais ou pessoais para a sua empresa. Geralmente esses contatos são: nome, telefone, e-mail, endereço, entre outros.

No entanto, nem todas as pessoas têm o perfil ou real intenção de adquirir seu produto ou serviço. Daí a importância da captação de leads qualificados, ou seja, leads que tenham o perfil adequado para se tornar um cliente ou que tenham real interesse em fechar negócio com você.

Afinal de contas, quanto mais qualificado um lead, maior a chance do sucesso na venda.

6 técnicas para captação leads

Captar leads é criar oportunidades de negócio para sua empresa, e uma das melhores formas de se fazer isso é através de estratégias de inbound marketing. O processo de captação de leads acontece sempre nas duas primeiras etapas do inbound: atração e conversão.

A principal forma de conseguir leads é oferecer algum ativo de marketing da empresa em troca das informações do lead (conforme falamos ali em cima).

Confira a seguir 6 técnicas incríveis de captação de leads:

1. Tudo começa com uma landing page

O objetivo principal de uma landing page é levar o usuário a uma conversão e, consequentemente, a captação de leads. Além disso, a landing page se diferencia das demais páginas do site justamente por ter apenas um foco e oferecer algo em troca do preenchimento de um formulário (no caso, as informações que queremos do lead).

1.2 Ofertas

Na captação de leads temos a possibilidade de trabalhar com duas modalidade de ofertas: a direta e a indireta.

A oferta direta é aquela que, já de cara, induz o usuário a fechar uma compra. Esse tipo de oferta só funciona para aqueles leads que já tem bem claro seus objetivos de compra.

Já a oferta indireta é recomendada para as etapas iniciais da jornada de compras, quando, geralmente, são oferecidos materiais educativos gratuitos em troca do cadastro dos leads.

2. Redes Sociais

Já faz tempo que as redes sociais deixaram de ser canais apenas para se fazer e manter contato com amigos. Hoje, redes sociais dos mais diversos formatos se tornaram canais para se fazer negócio!

São inúmeras oportunidades de captação de leads se você souber em qual rede social a sua persona está: Facebook? LinkedIn? Instagram? Twitter?

 

Escolhido o canal, é hora de explorar os conteúdos, formatos e landing pages de acordo com suas personas!

3. Mídia Paga

Em tempos de alcance orgânico cada vez menores, as mídias pagas surgem como uma solução ideal para destacar seu serviço ou produto e acelerar a sua geração de leads.

Entre os principais canais de mídia paga para geração de leads estão:

4. Blog

O blog é o principal canal para sua estratégia de inbound marketing. É que além de hospedar os seus conteúdos, é no blog que estão alguns dos principais gatilhos para a captação de leads. São eles:

Pop Ups

Quando utilizado com inteligência, o pop up deixa de ser invasivo para se tornar o gancho perfeito para uma nova oferta de material ou cadastro em troca do nome e e-mail de um lead.

Call -to- action

As chamadas para ação devem servir como uma ponte para que o usuário faça determinado movimento dentro do seu blog, ou seja, que ele preencha um cadastro. Os CTAs (como são chamados) precisam refletir o valor da sua oferta e chamar a atenção para ela.

Quer saber mais sobre CTAs? É só clicar aqui!

5. Vídeos

O consumo de conteúdo audiovisual online cresce a cada dia. O Youtube, por exemplo, é a segunda ferramenta de busca mais utilizada no mundo, perdendo apenas para a Google.

Isso significa que trabalhar conteúdos em formato de vídeo, como no caso dos webinars é uma excelente oportunidade para captar novos leads. Quer um exemplo?

Com a ajuda de uma landing page, ofereça um webinar sobre determinado assunto em troca do preenchimento de um cadastro! Essa é uma das práticas mais comuns e eficazes na captação de leads.

6. Co-marketing

O marketing compartilhado acontece quando duas empresas que possuem o mesmo público se unem para criar um conteúdo e causar um impacto que, sozinhas, não seria possível conseguir.

Conteúdo criado, as empresas precisam promovê-lo para suas bases. Isso ajuda as empresas envolvidas a construírem autoridade para bases diferentes das suas e, consequentemente, na captação de mais leads qualificados.

E concluímos que…

Agora que você conhece as técnicas, o que falta para realizar uma captação de leads qualificados?

A resposta é simples: planejamento estratégico!

Conheça muito bem o seu negócio, liste aquilo que faz sentido para a sua audiência, e busque oferecer os melhores e mais relevantes conteúdos para aquilo que seu público precisa.

Quer mais uma ajuda? Acesse nosso blog e encontre artigos e materiais que podem ajudar você a desenvolver melhor suas estratégias. Fique de olho!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Shymenne Siqueira

Shymenne Siqueira

Content Expert em Conexorama
Jornalista de formação, apaixonada por marketing digital, redes sociais, memes, futebol e pão de queijo, uai!
Shymenne Siqueira