Blog, RD Station,

Como criar uma Landing Page efetiva no RD Station

Por Shymenne Siqueira em 5 de julho de 2016
Na teoria, Landing Page é uma página que permite obter informações de um visitante através de um formulário. Aprenda a criar LP uma efetiva!

Landing Page é uma página que permite capturar informações de um visitante através de um formulário, que pode conter as mais variadas perguntas. É fácil na teoria né? Imagina agora você criando uma página, uma única página, que precisa convencer alguém a fornecer dados pessoais em troca do que sua empresa tem a oferecer. Complicou um pouco, certo? Por isso resolvi escrever esse artigo.

Aqui na agência, utilizamos o RD Station, software de Marketing Digital, tanto para a nossa estratégia como para os nossos clientes. Se você não conhece o RD Station, entenda aqui tudo sobre ele. Além da praticidade, temos diferentes opções de modelo e conseguimos personalizar de acordo com o objetivo e identidade de cada empresa. Vamos lá!

Como faço para criar minha Landing Page no RD Station?

O RD Station oferece diversas funcionalidades relacionadas a estratégias de Marketing Digital. Como o nosso assunto é a criação de Landing Page, vamos ficar no menu “Converter”.

Acesse o RD Station, faça o seu login e no menu principal acesse “Converter” e, em seguida, “Landing Pages”.

E então clique em “Criar Landing Page”

Agora é hora de escolher o modelo de Landing Page que você quer trabalhar. O RD Station oferece diversos modelos prontos, de acordo com sua estratégia:

Como utilizamos muito o modelo “eBook” para Landing Page de conversão, vamos utilizá-lo como exemplo. Assim, chegou a hora de definir o nome da sua Landing Page.

Dica Conexorama!

Recomendamos que os nomes da Landing Page sigam um padrão para que fique fácil encontrar uma LP específica quando você tiver muitas cadastradas.

Uma ideia, que utilizamos para as nossas próprias LP e para os nossos clientes é, primeiramente, separar as Landing Pages de material direto e indireto, com algum elemento antes do nome, e então numerá-las, de forma que cada material (seja para download ou apenas um formulário) tenha um ID, um número de identificação, que pode inclusive ser utilizado para as demais estratégias dentro da empresa.

Título e Subtítulo da Landing Page

Os primeiros elementos percebidos em uma Landing Page e que tem um peso enorme na retenção o visitante são o Título e o Subtítulo. Por isso, tenha muita atenção ao definir esses itens.

A nossa sugestão é que você opte por títulos diretos, que expliquem logo do que se trata o material e que seja objetivo. Já no subtítulo você deverá detalhar melhor do que se trata esse material.

Descrição dos tópicos

Agora é a hora que, através do conteúdo, você irá responder ao seu leitor algumas dúvidas! Os tópicos devem ser utilizados para que você convença o visitante de que a sua oferta é interessante e de que vale a pena a “troca” de informações.

É a sua oportunidade de levantar questionamentos e em seguida mostrar como o seu material irá respondê-los.

Dicas para a descrição da oferta:

Área de Conversão

Além do título, subtítulo e descrição dos tópicos, precisamos definir o texto da área de conversão. Recomendamos ser bem sucintos nesses três tópicos:

E lembre-se: seja sucinto, mas seja claro com o que precisa ser feito. Veja:

Aparência da Landing Page

Segundo uma pesquisa da Hubspot, postagens com imagens trazem 2,3 vezes mais engajamento no Facebook, e aumentam em até 150% o engajamento no Twitter. Se nas redes sociais é assim, imagina o que uma boa imagem pode fazer em uma Landing Page?

A aparência de uma página é determinante para convencer o seu visitante a converter em sua oferta. É nesse momento que você deve adicionar a logo da sua empresa no cabeçalho, a imagem da oferta e definir as cores que serão utilizadas.

As cores de uma Landing Page devem seguir a identidade visual do seu negócio. Isso facilita que o visitante identifique a Landing Page como um material de sua marca.

E por último, e não menos importante, precisamos dar atenção especial ao botão de conversão: invista em uma cor que contraste com o resto da página e pense bem no texto que será utilizado, de modo que chame atenção do leitor.

Feito isso, salve e avance para a próxima etapa: o formulário.

Formulário da Landing Page

Muita atenção, pois o formulário é o elemento que permitirá (ou não) a conversão do usuário em sua Landing Page.

O tamanho do formulário precisa ser estrategicamente pensado, levando em conta a usabilidade e a importância das informações solicitadas. De forma geral, o recomendado é que se trabalhe com um formulário sucinto, com perguntas diretas e que possam auxiliar na estratégia de nutrição desses Leads que estão chegando.

E lembre-se que duas perguntas não podem faltar no seu formulário: o nome e o e-mail. Afinal de contas, é com essas informações que você iniciará um relacionamento com seu visitante.

Elementos de Conversão

Chegou a hora de definir o link permanente de sua página de destino!

Nosso conselho: não utilize um link muito extenso, mas escolha algo que defina o assunto que está sendo tratado.

Não se esqueça de criar uma mensagem de agradecimento ao visitante pelo interesse na sua oferta e também orientando de que ele já será encaminhado para sua oferta.

Agora é salvar, avançar e publicar!

[Bônus]

Atenção aos erros de português

Não tem nada que desvalorize mais seu trabalho do que erros de português em um texto, ainda mais se tratando da sua empresa. Por isso, invista em revisões, quantas forem necessárias, e passe por quantas pessoas for possível, para garantir que sua Landing Page esteja impecável e atrativa para leitura.

Teste sempre

Landing page também precisa de teste. Se a página vai direcionar seu visitante para algum destino, o link ou material devem estar configurados corretamente no campo de redirecionamento, certo? Após a página publicada, faça o teste. Preencha o formulário e verifique se está indo para o lugar certo.

Coloque-se no lugar do visitante

Uma estratégia que sempre utilizamos aqui na Conexorama e que é muito eficiente: coloque-se no lugar do visitante. Acesse a Landing Page, leia o conteúdo e verifique se está claro, se você fica com alguma dúvida em relação à oferta, se você considera o formulário cansativo de preencher e se o botão está chamando atenção. Se qualquer um destes pontos não estiver de acordo, edite e corrija. Garanto que fará diferença nos seus resultados.

Lembre-se que o seu objetivo principal ao criar uma Landing Page é conseguir informações dos seus visitantes e transformá-los em Leads, então planeje bem para que sua página esteja convidativa e convincente. Quer se aprofundar mais? Escrevemos um artigo sobre os 4 principais tipos de Landing Pages e quando utilizar cada.

Ficou alguma dúvida? Comente que lhe ajudaremos. Se gostou do artigo, compartilhe nas suas redes sociais!

Shymenne Siqueira

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x