Blog, Mídia Paga (Ads),

Rede de display: o que é, como iniciar uma estratégia de resultados e como isso afeta seus anúncios

Por Bruna Germano em 30 de julho de 2021
Leitura de 9 minutos

Digamos que você esteja pensando em comprar um carro. Você pesquisa direto no Google para encontrar marcas, modelos, valores e entre outras informações.

Lê algumas resenhas, visita algumas concessionárias e, de repente, os anúncios de modelos de carros começam a aparecer em todos os sites em que você navega.

Diga “Olá” à Rede de Display do Google Ads! Uma poderosa ferramenta que está associada a mais de 95% dos sites brasileiros.

Essa rede pode exibir seus anúncios para públicos-alvo em qualquer lugar do mundo, conscientizando a sua audiência e também a atingindo através de estratégias de remarketing.

Alcance seus clientes enquanto eles estiverem navegando na internet, seja verificando seus e-mails, assistindo um vídeo de notícias, lendo blogs ou utilizando algum aplicativo para dispositivos móveis.

Associar o uso da rede de pesquisa (para a fase de intenção da sua audiência) ao uso da rede de Display (para a conscientização e remarketing) é uma ótima estratégia para obter resultados.

Confira neste artigo a importância da Rede de Display em sua estratégia de Inbound Marketing e como utilizar cada tipo de anúncio da melhor forma para divulgar seu produto ou serviço.

O que é a Rede de Display?

A rede de Display nada mais é do que a associação de milhões de sites parceiros do Google, que abrem espaços publicitários no corpo do site, com anunciantes que desejam veicular publicidade em diversos formatos, impactando, assim, usuários que apenas estejam navegando em sites ou blogs específicos ou sendo impactados por campanhas de remarketing.

Rede de pesquisa X Rede de Display

Chamamos de ação de intenção aquela atividade em que o usuário já está em um nível de consciência do seu problema e está em busca da solução na rede de busca da plataforma do Google. Assim, o anúncio que está sendo veiculado no posicionamento de Rede de Pesquisa será impresso para estes usuários que realizam essa busca ativa.

Já quando há uma tentativa de conscientização de um possível problema do usuário ou até a utilização de estratégias mais fortes de remarketing, a rede de Display é uma ótima aliada para o anunciante, com banners, textos e entre outros anúncios gráficos, que, de forma passiva, podem impactar um possível Lead nesta fase da jornada.
Tipos de anúncios na Rede de Display

Agora que você já sabe o que é Rede de Display, saiba quais são tipos de anúncios dessa ferramenta que vão ajudar você divulgar o seu produto ou serviço:

Anúncios do Gmail

São anúncios expansíveis que são posicionados nas guias superiores das caixas de entrada das pessoas através da plataforma Gmail.

Esse tipo de anúncio é recomendado para um público com menos consciência da sua solução, ou seja, mais topo do seu funil de marketing. E para conseguir um melhor proveito, não esqueça de segmentar bem o seu público e adicionar uma página de destino no seu anúncio.

Anúncios de texto

Esses anúncios no estilo de texto vão direto ao ponto! Tratam-se de pequenas caixas de texto compostas pelo título e a descrição do anúncio.

Eles também podem ser integrados através da configuração do seu anúncio na rede de pesquisa, e serão exibidos principalmente nos espaços de texto nas laterais de sites e blogs.

Anúncios gráficos

Talvez o tipo de anúncio mais popular para a rede de Display. Você pode conhecer esse tipo de anúncio como “banners”.

Para a rede de display, existem 12 tamanhos diferentes para os anúncios gráficos, que dependem do espaço disponível no site que carrega o anúncio.

Para criar anúncios gráficos você pode fazer upload das peças prontas, de acordo com o que deseja ou apostar em anúncios responsivos.

Anúncios gráficos responsivos

A partir deste tipo de anúncio, você poderá adicionar textos, fazer upload de imagens ou utilizar o banco de imagens disponibilizado pelo Google, além de logotipo. A plataforma irá automatizar e otimizar a exibição de acordo com a disponibilidade de formatos nos sites que exibirão o seu anúncio.

Essa é uma ótima forma de ter anúncios visualmente atrativos e que podem se encaixar em qualquer espaço disponível, sem ter que investir tempo preparando essas artes.

Anúncios no YouTube

Seus anúncios podem ser veiculados na página inicial e na página de exibição do vídeo, impactando os mais de 1,9 bilhão de usuários ativos por mês na plataforma de vídeos do Google.

Como segmentar canais de anúncios nas Rede de Display?

Ao criar um anúncio na Rede de Display existem 5 opções para segmentação: 3 com foco em conteúdo, e 2 com foco nas pessoas:

Segmentação contextual por Palavras-chave

Quando você concentra a segmentação por palavras-chave na rede de display, o Google passa a buscar conteúdos que contenham a sua palavra-chave entre os milhares de sites e blogs parceiros.

Se você nunca definiu as palavras-chave do seu negócio, temos algumas dicas no vídeo abaixo:

Segmentação contextual por Tópicos

Neste tipo, o Google direciona as veiculação dos seus anúncios nos sites e blogs que contenham o conteúdo acerca do tema definido na sua segmentação.

Segmentação por Canais

Neste tipo de segmentação, você escolhe especificamente em quais sites ou canais no YouTube você quer que apareça o seu anúncio, podendo realizar a pesquisa no momento da configuração da campanha ou colando as URLs desejadas.

Segmentação por Interesses/Público

Essa segmentação ajuda a alcançar seu público-alvo de afinidade e de mercado, visitantes do seu site, semelhantes ou até mesmo seu público-alvo personalizado, onde você pode utilizar referências a partir da inserção de palavras-chaves, URLs e aplicativos relevantes.

Segmentação por Informações Demográficas

Por fim, é possível segmentar a sua audiência por meio de informações demográficas, como idade, gênero, status parental e até mesmo renda familiar.

Remarketing, a menina dos olhos de ouro

Quer se reconectar com pessoas que já visitaram o seu website ou usaram seu aplicativo para dispositivo móvel?

Neste caso, a campanha de remarketing é o caminho certo a seguir.

Além de aumentar as taxas de conversões da rede de Display, você terá mais facilidade de conquistar resultados alcançando potenciais clientes que já demonstraram interesse no seu produto ou serviço, atraindo-os para uma compra no seu website.

Sem o poder de uma campanha de remarketing, seus potenciais clientes podem esquecer do seu produto e você perder a chance de fechar a venda..

É importante lembrar que quem já visitou seu site está em um nível de consciência mais avançado e tem um potencial grande em se interessar por seus produtos ou serviços.

Mensuração dos dados e monitoramento da sua campanha

Sei que você deve estar sonhando com a sua campanha no ar e gerando conversões.

Mas, tão importante quanto saber fazer uma ótima estratégia com a Rede de Display, é instalar de forma correta as tags de conversão no seu site para que consiga mensurar os dados e monitorar as campanhas.

Assim, suas otimizações serão mais precisas e você poderá ver a sua campanha decolar.

[Dica bônus] Segmentação contextual e listas personalizadas

Conforme discutimos sobre os tipos de segmentações contextuais e como utilizá-las, além do poder das listas personalizadas – construídas a partir de visitantes de páginas específicas do seu site ou até mesmo URLs personalizadas -, não deixe de lado essas ótimas ferramentas na sua estratégia de remarketing.

Por meio das opções detalhadas de segmentação da Rede de Display, você pode anunciar para o público certo e alcançar ótimos resultados.

Somente assim é possível extrair o melhor da ferramenta, fazer testes com todas as infinidades de segmentação.

Entre na Rede de Display agora mesmo e comece a expandir sua empresa!

Se você tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários abaixo, combinado?

Bruna Germano

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x