Uncategorized,

Aumentamos em 135% a conversão de Lead Qualificado para Oportunidades da Febracis

Por Content em 27 de julho de 2018
Conheça os detalhes do nosso case de Inbound Marketing para a Febracis, o quanto crescemos e, principalmente, como crescemos.
Leitura de 8 minutos
Aumentamos em 135% a conversão de Lead Qualificado para Oportunidades da Febracis
5 (100%) 2 votes

Com matriz em Fortaleza, núcleos em mais de 30 cidades do Brasil e parcerias nos EUA e na Angola, a Febracis é hoje a maior instituição de coaching do mundo. Agora, a Febracis é também o nosso mais novo case de Inbound Marketing.

O case é reflexo da Febracis ser um parceiro muito forte em vários sentidos: são comprometidos com as entregas, entendem o real significado de “trabalho a várias mãos” e, além de tudo, trabalham com um nicho extremamente recompensador (e que não para de crescer): o do Desenvolvimento Pessoal.

É extremamente gratificante para a equipe da Conexorama contribuir com a conexão de centenas de milhares de brasileiros e a Instituição, em prol de formar pessoas e profissionais muito mais preparados para os desafios vida afora.

Por isso, no artigo de hoje, vamos mostrar os detalhes do nosso case de Inbound Marketing, quanto crescemos e como crescemos, principalmente.

Vem com a gente!

Febracis: a busca por apoio em Marketing

A Febracis começou o trabalho com a Conexorama em agosto de 2017 e estamos próximos de completar 1 ano juntos. Esse tempo é realmente curto para o desenvolvimento de um case, no entanto, essa velocidade de crescimento é o puro reflexo de uma união bem sucedida de forças.

Bruno, Gerente de Marketing da Febracis, entrou em contato conosco em 2017, sinalizando que havia uma dor muito grande (e bem comum): “contratamos o RD Station, sabemos que não estamos usando ele na sua totalidade e precisamos de ajuda“.

E justamente por terem essa “dor” que encontraram a Conexorama, afinal, somos a agência mais especializada em RD Station do Brasil inteiro.

Outro ponto que ficou muito claro no processo de vendas foi a necessidade de um projeto customizado e avançado de Automação de Marketing e Nutrição de Leads. Isso porque a Febracis possui sedes no Brasil inteiro, e existe uma necessidade bem grande de dar tração ao relacionamento com a base.

Nós precisávamos destravar o meio do funil e fizemos isso.

Iniciamos, então, nossa parceira direcionando para essa dores. Nós compreendemos o peso que o nome Febracis tem e acreditamos que um projeto extremamente personalizado seja o segredo do sucesso que estamos construindo.

>> Você sabe tudo sobre Inbound Marketing? Sim? Não? De qualquer forma, confira nosso Glossário de Inbound Marketing. É bem completo mesmo! 😆

O crescimento digital da Febracis

40% Crescimento Orgânico – Aquisição

Fazendo um comparativo de períodos iguais, em anos diferentes, podemos comparar os períodos “Março – Junho 2017” com “Março – Junho de 2018” para compreender o crescimento orgânico.

Pelas linhas laranjas, temos um panorama do crescimento orgânico em 2017, contrastando com o mesmo período em 2018, que é retratado pelas linhas azuis.

De maneira geral, nós crescemos e não foi pouco: o crescimento do tráfego orgânico foi de quase 40%, ao mesmo passo que o acesso às páginas únicas aumentou e o tempo médio na página também.

Todas as métricas de comportamento acompanharam o crescimento da aquisição. Em uma análise crua, isso quer dizer que não só conseguimos novos visitantes, mas sim, visitantes valiosos.

>> Quer aprender a mensurar resultados? Então dá um confere nesse compilado que escrevemos, sobre as principais métricas do Google Analytics.

Na Conexorama, temos uma rotina bastante rigorosa de publicação no blog: fazemos questão de que as postagens aconteçam nos mesmos dias, todo mês. Esse é um fator de alta relevância para o Google. E, neste meio tempo, conseguimos:

Colocar cerca de 20 keywords* importantes nas 3 primeiras posições;
Impulsionar cerca de 38 keywords* para a primeira página de suas SERPs;

Atualmente, o setor de Planejamento (do qual sou Head), encabeçou um projeto de “Gestão de SEO” para a Febracis, e nossa meta se tornou ainda mais agressiva: além de colocar essas 38 keywords no top 3 das suas respectivas SERPs, nós queremos (e vamos conseguir) a posição 0 de muitas delas.

Não temos dúvida de que foi a sinergia entre Febracis e Conexorama que tornou tudo isso possível.

*Todos os termos estão ligados apenas ao blog da Febracis.

108% de crescimento na geração de Leads Orgânicos

O mais interessante de todo o nosso crescimento é poder dizer que não crescemos só em aquisição. Esse tráfego se traduziu em Leads e, por consequência, em Oportunidades para Venda.

É fácil perceber isso olhando para o gráfico da geração de Leads, onde, mesmo com o impacto de datas sazonais, enxergamos com clareza a curva orgânica aumentando vertiginosamente a partir de Janeiro.

Esses resultados só foram possíveis graças à rotina rigorosa de Marketing de Conteúdo, de que falamos anteriormente.

Afinal, em se tratando do funil, nada mais efetivo do que pulverizar o topo com qualidade (visitantes orgânicos), para colher os frutos nas demais etapas da jornada de relacionamento.

Dados do crescimento da base

Quando a Febracis iniciou o trabalho com a Conexorama, tivemos uma crescente de 108% na geração de Leads orgânicos, nos 5 primeiros meses de trabalho (Agosto – Dezembro 2017). Foi após esses 5 meses que tivemos certeza: é hora de fazer mais. Aí surgiu a ideia de ganhar tração com uma rotina de evergreen content.

Após crescer 108%, não paramos por aí: crescemos mais 22% na geração de Leads Orgânicos, nos últimos 5 meses.

Esse dado é bastante importante, considerando que, em termos de crescimento orgânico, após crescimentos vertiginosos, é comum certa estabilização. Não foi o nosso caso, nós continuamos crescendo.

120% de Growth Rate da Base de Leads em 11 meses

Resolvemos usar a métrica de Growth Rate para debater o crescimento da base de Leads. A métrica é simples: utilizamos uma equação para subtrair o tamanho atual da base de Leads pela quantidade de Leads no início do trabalho.

Com esse quociente em mãos, o dividimos pelo tamanho da base de Leads no começo do trabalho e voilà:

Julho/2018 (-) Agosto/2017
Agosto/2017

A nossa taxa de crescimento (Growth Rate) da base é de 120% em 11 meses. O crescimento abrange apenas Leads gerados naturalmente, não contando com importações.

… Sobre Oportunidades e Materiais Ricos

Os materiais construídos pela Conexorama começaram a gerar 5% a mais de Levantada de mão por material. 😱

Obs:. Na Conexorama, utilizamos um formulário direto (geralmente de contato) na Thank You Page (TYP), para estimular a levantada de mão dos Leads que baixaram o material. É quase que uma isca viva!

‘Projeto Automação’ para a Febracis: um desafio que se tornou realidade

Além de trabalhar a aquisição orgânica com maior tração, nosso objetivo para essa conta é trabalhar o relacionamento da base. E, claro, não podemos ter o mesmo com todos os Leads que entram na base.

É preciso dar um tratamento especial para “Leads Especiais”. De forma resumida: para a nossa persona.

Neste desenho, que é personalizado para cada cliente, nós determinamos as prioridades dos fluxos ao cruzar com a jornada de compra.

…e também geramos uma “arvorezinha” de relacionamento, também personalizada para cada cliente, de acordo com o comportamento dos nossos Leads Qualificados:

Se você ainda não compreende plenamente o processo de nutrição e automação de Marketing, indico que leia como funciona/nasceu o nosso projeto de automação neste artigo aqui.

E, ah, e você pode também entender mais sobre o nosso método de automação nesse webinar.

Bem, desde que foi setado, o que ‘Projeto Automação’ trouxe de resultado?

Em Maio (quando nasceu): crescimento de 41,16% na conversão de LQ para Oportunidades;

Em Junho: crescimento de 108% na conversão de LQ para Oportunidades;

Em Julho: crescimento de 135% na conversão de Lead Qualificado para Oportunidades;

Esses resultados nos apontam, progressivamente, como contribuímos para o aumento das Oportunidades por meio do relacionamento com os Leads da base.

*Sim, sem sombra de dúvida o funil é impactado por algumas ações internas da equipe da Febracis. No entanto, o crescimento progressivo sob nossa gestão só reforça o sucesso da união de forças.

O que a Febracis tem a dizer da Conexorama?

Além de ser um orgulho muito grande atender uma conta com o impacto da Febracis é ainda mais gratificante receber um feedback tão positivo, como esse do Bruno, Gerente de Marketing da Febracis.

Dá um play para conferir:

O time da Conexorama só tem a agradecer a parceria da Febracis, em especial ao Bruno, pela parceria, paciência, empenho e disponibilidade. Por fim, queremos novamente destacar a confiança mútua que existe entre Febracis e Conexorama como o combustível propulsor de uma parceria de sucesso como a que firmamos.

Você está em busca de um parceiro qualificado para gerir o seu Projeto de Inbound Marketing? Fale com a gente!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content