Blog, Landing Pages,

Landing Page ou Hotsite: escolha a melhor opção para a sua estratégia

Por Content em 4 de dezembro de 2020

Um Hotsite e uma Landing Page possuem relações parecidas, mas os conceitos e aplicações não são iguais.

Principalmente para os mecanismos de busca, como o Google, as páginas possuem classificações diferentes. Por isso, é ideal entender o objetivo de cada uma delas para saber qual deve utilizar nas ações de marketing que sua empresa planeja executar. 

Ficou curioso para entender melhor essas diferenças e saber qual você deve escolher?

Continue lendo este artigo, onde eu explico as principais características e objetivos de uma Landing Page e um Hotsite.

[Antes] Por que não utilizar meu próprio site para divulgar uma oferta?

Antes de entrar em definições, quero falar um ponto bastante importante que é a indicação de não utilizar o seu próprio site para divulgar algumas ofertas.

O principal ponto a ser pensado é em relação à atração de tráfego. Algumas ofertas – como grandes promoções – têm como objetivo atrair um grande volume de pessoas, e isso pode deixar seu site mais lento e gerar falhas no servidor, que em geral, possui uma limitação de acessos simultâneos.

Além de gerar lentidão no seu site como um todo, esse fator tem grandes chances de impactar negativamente os usuários que estão em busca de outras informações no seu site, e até mesmo os que estão ali pela oferta poderão desistir de saber mais.

Criando uma página exclusiva, fora do seu site principal, os elementos estarão completamente focados na conversão, sem outros elementos e páginas do site que possam tirar sua atenção. 

Outro fator pode ser levado em consideração ao construir uma página dentro do seu próprio site, é pensar que o design pode ficar “amarrado” a identidade visual já utilizada no restante do site, sem conseguir criar um novo conceito visual para uma campanha específica. 

Pensando no quesito técnico, nem sempre é fácil editar um site para a criação de uma nova página de oferta, já uma Landing Page por exemplo, pode ser feita com ferramentas pré-definidas que podem auxiliar – e muito – na sua construção.

Um último ponto que levanto aqui, é sobre a análise de dados da página, que pode ficar um pouco limitada dentro do Analytics.

Possuindo uma ferramenta de automação de Marketing Digital, como o RD Station, você consegue mapeamentos mais robustos e específicos, porém de forma simples, sobre uma nova página que está sendo criada.

RD Station como exemplo de ferramenta de automação

Agora que você entendeu a importância de não utilizar uma página do seu próprio site para este tipo de ação, precisa entender os conceitos de Hotsite e Landing Page e saber qual será mais viável para a sua demanda. Vamos lá?

O que é um Hotsite?

Traduzindo literalmente, o termo Hotsite significa: “site quente”. Sendo assim, nada mais é do que um site em formato reduzido, sendo na maioria das vezes uma página única, focada em acertar em cheio a dor da sua persona promovendo uma oferta.

Um Hotsite é produzido com prazo pré-determinado para acabar, sendo assim é utilizado para ações sazonais, que funcionam como um chamariz para a alta conversão de visitantes em Leads. 

Seu foco está em divulgar uma ação pontual de marketing, explorando datas importantes, que façam sentido para a sua empresa, como por exemplo: Black Friday, Cyber Week, lançamentos, datas comemorativas, etc. 

Exemplo de hotsite

Para explicar melhor sua aplicação, vamos imaginar que sua empresa fará um lançamento de camisetas com lotes limitados e seu foco está em gerar vendas. 

Desta forma, você precisa de uma página pensada com elementos gráficos e técnicas de copywriting bem aplicadas para gerar o desejo e a necessidade no seu produto. 

Neste ponto podemos entender, que a construção de um Hotsite, é feita como um site comum, porém além de ter um formato reduzido e mais simplificado, o layout também é pensado para aquele momento em específico. 

Assim como um site, a construção de um Hotsite exige a ação de um desenvolvedor, além de estar, na maioria dos casos, em um novo domínio. Falarei mais a frente, especificamente sobre esses pontos.

Vamos falar sobre os pontos positivos e negativos do uso de um Hotsite? . 

Começando pelos pontos negativos ❌

  1. Recomendado o uso de um domínio específico;

Antes de pensar na construção de um Hotsite, é importante ressaltar que é indicado que seja uma página que está fora do seu site principal, por isso ela precisa estar dentro de um domínio diferente, direcionado para a campanha.

  1. É preciso desenvolver um novo site

Antes de colocar a mão na massa, é preciso lembrar que é necessário ter prática e conhecimentos sobre programação para executar tal tarefa. Se esse não for o caso, é preciso incluir no seu planejamento os gastos com um profissional. 

  1. É necessário um layout exclusivo

Pensando na campanha que será promovida, é necessário pensar em um layout exclusivo e de qualidade, que chamará atenção do seu público-alvo. O ponto negativo a ser analisado, é que isso pode gerar custos mais altos quando se faz necessário um designer que pensará na parte visual da página.

Pontos positivos 

  1. Aliviar o tráfego do site principal

Como já destacamos anteriormente, a questão de manter um alto tráfego fora do seu domínio principal é a função primária de um Hotsite e permite que o site institucional continue funcionando normalmente, mesmo que o hotsite esteja congestionado.

  1. Promover campanhas ou lançamentos de forma simples

Com este tipo de página é possível apresentar um conteúdo objetivo de forma simples e interativa para promover ações promocionais, lançamentos ou estratégias que trabalhem com prazo pré-definido para sua conclusão.

O que é uma Landing Page?

Uma Landing Page, ou como costumamos dizer no dia a dia, LP, é uma página criada com foco principal em conversão, possuindo, portanto, apenas conteúdos necessários para argumentar e conquistar o usuário.

Seu conteúdo e apresentação deve fazer com que o visitante  entenda que sua solução – ou até mesmo conteúdo oferecido –, faz total sentido para resolver aquele problema e, por isso, deixará seus dados.

Antes de seguir explicando o objetivo de uma Landing Page, gostaria de ressaltar que existem diversos tipos de Landing Pages, com objetivos diferentes, podendo ser focadas em conteúdos, como um Webinar ou eBook que sua empresa produziu por exemplo, ou uma oferta direta do seu produto.


Uma LP focada em conteúdo pode ser chamada de Landing Page Indireta e, nela, seu foco estará em oferecer um “presente” para o usuário que converter no seu formulário, como um eBook, por exemplo.

Exemplo de uma Landing Page da Conexorama

Já quando falamos em ações comerciais, estamos falando de Conversões Diretas, que sinalizam o interesse na aquisição do seu serviço ou produto, estamos falando de uma Landing Page de Orçamento ou Landing Page de Produtos, como essa página do nosso curso de Planejamento de Marketing Digital:

Landing Page de Produtos da Conexorama

Dito isso, podemos seguir falando sobre as características e objetivos de uma Landing Page.

Assim como um Hotsite, uma Landing Page também envolve a construção de uma página com conteúdo e design específicos e alinhados ao objetivo principal da sua estratégia.

A grande diferença que podemos ver como vantagem é que se você já utiliza ferramentas de automação de marketing nas suas estratégias, essas ferramentas provavelmente já contam com recursos para que você mesmo monte sua Landing Page, com funções intuitivas e com modelos prontos para adaptar às estratégias da sua empresa.

Aqui na Conexorama, utilizamos o RD Station, que nos permite, além de criar Landing Pages focadas em objetivos diferentes, mapear os Leads e manter um relacionamento sólido focado no envio de conteúdos relevantes e estratégias promocionais, de maneira eficaz.

Além disso, uma Landing Page geralmente torna mais fácil a tarefa de otimizar e melhorar alguns pontos dessa página ao longo do processo, como por exemplo melhorias no copy, mudanças de CTAs, etc. 

Editor de Landing Page da Conexorama

Pontos negativos de uma Landing Page 

  1. Pode ser necessário apoio técnico para sua criação

Landing Page também é uma página que possui subdomínio próprio e precisará ser configurado para se integrar ao seu software de automação de marketing. 

  1. Layout e liberdade criativa limitada se você não possui conhecimento prévio 

É necessário pensar em elementos que irão chamar a atenção do usuário, desde de um bom copy até um layout criativo pensado exclusivamente naquele material. Se você não possui conhecimento prévio para conseguir construir uma Landing Page estruturada com um bom copy e design bonito e eficaz, pode ficar limitado aos modelos prontos disponibilizados pela ferramenta que você fará uso.

  1. Custos com uma ferramenta

Se você optar por ter o auxílio de uma ferramenta na construção da sua nova página de aterrissagem, deve contabilizar os custos da ferramenta. 

Pontos positivos

  1. Fácil configuração e uso 

Como mencionei acima, diversas ferramentas de automação de marketing já possuem templates prontos e editáveis. Trazendo aqui a vertente positiva, criar uma Landing Page do zero também pode ser mais simples do que criar um Hotsite, pois, em geral, você pode contar com um suporte para tirar suas dúvidas, além das funções serem simplificadas e intuitivas.

  1. Custos mais baixos para sua construção 

Ainda que você precise contar com um suporte técnico para ajudá-lo a construir sua Landing Page em uma ferramenta, o tempo de desenvolvimento será substancialmente menor do que construir uma página do zero em HTML. 

  1. Estratégias integradas 

Apesar de saber que existem custos, você pode levar em consideração que contratar uma ferramenta de automação de marketing pode trazer mais resultados a sua estratégia, uma vez que os Leads que converterem estarão concentrados em um só lugar, podendo ser facilmente nutridos com conteúdos relevantes e ações promocionais segmentadas pelo perfil das conversões.

Afinal, qual é a melhor escolha?

Não existe uma resposta definitiva para esta pergunta, uma vez que tudo vai depender de qual é o seu objetivo no momento.

O primeiro ponto a ser analisado é a periodicidade, se sua estratégia contempla uma ação promocional com tempo curto e programado para seu encerramento, pode optar por um Hotsite. 

Já se busca por uma ação mais duradoura, ofertando um material de qualidade para gerar conversões ou se seu foco está em gerar mais vendas para seu serviço ou produto a longo prazo, a melhor opção é construir uma Landing Page.

Além disso, como já pontuamos anteriormente, uma Landing Page pode ser facilmente otimizada.

Pense nos seus objetivos, analisando principalmente os prós e contras de cada tipo de página, para então definir quais serão as melhores estratégias a serem adotadas.

[Dica bônus] Teste antes de escolher!

Se você estiver na dúvida sobre contratar ou não uma ferramenta de automação de marketing para auxiliar na construção das suas páginas de destino e integrar diversas estratégias em só lugar, uma boa dica é testar algumas ferramentas. 

A maioria das empresas que ofertam este tipo de ferramenta, principalmente para construção de Landing Pages, oferecem a opção de teste gratuito por tempo limitado. 

Com esse recurso, ficará mais fácil tomar uma decisão mais assertiva, além disso, busque entender as opções de acordo com as suas necessidades e estratégias. 

Depois destas dicas quero saber qual estratégia você irá adotar para o seu negócio. 

Banner "Conquistamos um ROI de 174% com ações de marketing digital, confira o case"

Me conta aqui nos comentários.

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x