Blog, Mídia Online,

Estratégias de Google Ads para advogados: o que é permitido pela OAB?

Por Milene Souza em 24 de junho de 2020
Entenda como trabalhar estratégias de Google Ads para advogados respeitando as regras da OAB e conseguindo melhores resultados.
Leitura de 9 minutos

Quer começar a investir em publicidade online, mas ainda tem dúvidas sobre o que seu escritório de advocacia pode anunciar no Google?

O marketing é essencial para o sucesso de qualquer empresa ou negócio, mas  é necessário ter cautela na hora de divulgar seu produto ou serviço.

Para o mundo jurídico é preciso ainda mais atenção, já que as restrições são mais severas, e é necessário obedecer ao Código de Ética da OAB. Portanto, é preciso entender o que é permitido e o que não é ao se decidir investir em marketing atuando neste ramo.

Veja o que o (Ética e Disciplina da OAB) diz a respeito CED:

“Não viola a ética a contratação, por advogado, de publicidade divulgada em site de buscas que remeta o usuário ao website do próprio advogado. (…) A publicidade na internet deve conter informações objetivas apresentadas com discrição e moderação. Pode o advogado divulgar em links patrocinados na Internet seu nome, ou da sociedade de advogados a qual pertença, endereço, telefones e áreas de atuação, dentre outras informações objetivas que entenda pertinentes. É vedada a utilização de expressões imprecisas ou exageradas, ou que extrapolem a modicidade e o caráter informativo com o intuito de chamar a atenção do usuário para seu website. Inteligência do Provimento 94/2000 e do artigo 31 do Código de Ética e Disciplina.”

Neste artigo, você vai entender como o Google Ads para advogados pode ajudar a ter ótimos resultados no seu escritório. E claro seguindo as leis do OAB.

Antes, conheça a ferramenta Google Ads

O Google Ads é uma plataforma de anúncios e publicidade, com ela é possível criar anúncios de pesquisa e ser  encontrado por clientes no exato momento em que eles pesquisarem no Google pelo o que seu escritório oferece. Além de anúncios no modelo de Display que aparecem em sites parceiros.

A vantagem do Google Ads para advogados é que podemos realizar uma segmentação detalhada dos tipos de público que você quer atender. É possível separar o público por demografia, por interesses, geograficamente por dispositivos que utilizam e até mesmo por contexto em que estão inseridos.

Ou seja, é possível direcionar suas campanhas para o seu público certo. Cortando gastos desnecessários com o público que não é de seu interesse.

Como Google Ads pode te ajudar?

É através do Google que as pessoas encontram respostas  sobre o que querem fazer, aonde ir e encontrar soluções para seus problemas.

Seu escritório pode ser exibido no Google no momento que a pessoa estiver procurando por um “escritório de advocacia” ou “atendimento online de advogado”.
Exemplo de busca por "escritório de advocacia" no google

Por isso, fique ligado nas dicas para garantir os benefícios da ferramenta a favor do seu negócio jurídico.

Quais são as suas funcionalidades?

Com essa ferramenta, você pode anunciar seus serviços para sua Persona quando ela procurar pelo seu serviço.

O Google Ads possui anúncios de links, vídeos ou banners para serem divulgados nos sites parceiros, que é um outro jeito de chamar atenção do seu público.

Além disso, você também pode trabalhar com campanhas de remarketing: que  é uma maneira de se conectar com as pessoas que já interagiram com seu site. Com o remarketing você exibe os anúncios estratégicos para esses usuários enquanto eles navegam no Google ou nos sites parceiros.

Se você estiver querendo se aprofundar um pouco mais, indicamos essas leituras:

[Artigo] Google Ads ou Facebook Ads, onde é melhor anunciar?

[Artigo[ Guia ilustrado para criar sua primeira campanha no Google Ads

[Artigo] Erros comuns nos anúncios do Google Ads

[Ebook grátis] Como aumentar visitantes com Ads

9 dicas para o escritório de direito que está começando a anunciar no Google

Use as estratégias de valor, como oferecer conteúdos que você acredita serem importantes para seu consumidor ou até mesmo serem futuros clientes.

Um dos principais objetivos de quem começa anunciar com o Google Ads para escritório de advocacia é o foco no crescimento nos meios digitais e atrair novos públicos no mundo online.

1 – CTA (call to action)

O CTA ou Call to Action é uma chamada cujo objetivo é motivar os usuários a realizar uma determinada ação, seja ela uma compra ou fazer o download de algum material, entre outros exemplos.

Essa chamada para ação é a melhor maneira para quem quer medir a eficiência da sua compra ou conteúdo que você está oferecendo para seu público.

Uso de CAT em anúncio Google Ads

2 – Uso de Palavras-chave

Quanto ao uso das keywords, a ressalva é maior. Isso porque muitas palavras devem ser usadas com cuidado para que não sejam penalizadas pelo CED (Código de Ética Disciplinar).

É preciso evitar termos como “o melhor advogado da região” ou “o melhor advogado ”. O ideal é ser sempre direto e objetivo para ter sucesso nas campanhas de Google Ads.

Nós mostramos um pouco do processo de escolher as suas principais palavras-chave nesse vídeo abaixo. Confira:

3 – Uso palavras-chave negativas

Tão importantes quanto as palavras-chaves positivas, precisamos focar bem nas palavras-negativas. As palavras negativas impedem que seu anúncio seja acionado por uma determinada palavra ou frase. Seus anúncios não são exibidos para as pessoas que pesquisam a frase em questão.

Exemplo: curso, cursinho, cursos gratuito, grátis e muito mais, a palavra “cursos”  é exemplo de palavras negativas para escritórios de advocacia.

4 – Campanhas segmentadas

Como foi dito anteriormente, o Google oferece várias opções a serem trabalhadas para o seu escritório em campanhas pagas. A segmentação de anúncios é uma parte essencial de uma campanha para atrair novos potenciais clientes para sua empresa.

  • Segmentação Geográfica

Segmente seus anúncios para o público que estão nos locais geográficos relevantes às áreas em que você faz negócios (ou têm interesse neles).

  • Segmentação Demográfica

Você pode alcançar um grupo específico de clientes em potencial que provavelmente tenham determinadas características de faixa etária, sexo, status parental ou renda familiar.

Por exemplo, se você administra um escritório exclusivamente para aposentadoria, a segmentação demográfica pode ajudar a evitar que seus anúncios sejam exibidos para pessoas que querem Advogados da área Criminal.

  • Segmentação por público- alvo

Outra segmentação importante é através do público por interesse. Esse tipo de segmentação pode melhorar o desempenho da sua campanha alcançando os usuários enquanto eles acessam sites, usam aplicativos ou assistem a vídeos.

Caso seu escritório oferece serviços familiares ou previdenciárias, você está procurando por dois públicos diferentes e terá que criar grupos de anúncios separados e segmentá-los.

5 – Considere a rede de Display

Use todas as alternativas que o Google Ads oferece. Use a ferramenta de vídeos, banners faça anúncios para chamar atenção do seu público e no quais trarão ótimos resultados para seu escritório.

A Rede de Display é sua chance de envolver os usuários com formatos de anúncio atraentes. Veja alguns dos tipos de anúncio que você pode exibir nela.

  • Anúncios de engajamento:

Exibe anúncios envolventes de imagem e vídeo no YouTube e em toda a Rede de Display.

  • Anúncios do Gmail:

Exibe anúncios expansíveis nas guias superiores das caixas de entrada das pessoas.

  • Anúncios responsivos de display:

Com os anúncios responsivos, você automatiza parcialmente a criação de anúncios na Rede de Display do Google.

Com a Rede de Display do Google, é possível colocar seus anúncios em lugares relevantes para seu Público-alvo, além da rede de pesquisa do buscador.

6 – Índice de qualidade dos anúncios

O índice de qualidade é uma estimativa da qualidade dos seus anúncios, palavras-chave e páginas de destino. Anúncios de melhor qualidade podem resultar em preços mais baixos e melhores posições de anúncio.

Quanto mais relevantes forem seus anúncios e páginas de destino para o usuário, mais alto será o Índice de qualidade. Fique de olho sempre a esse número e busque melhorá-lo sempre que possível.

Índice de qualidade dos anúncios

7 – Página de destino / Landing page

Landing Page ou página de destino é uma página à qual as pessoas são direcionadas depois que clicam no seu anúncio.

O Google recomenda usarmos links que direcionam o seu potencial cliente para uma página que lhe apresentará a oferta ou tipo serviço que está procurando.

Por exemplo: Se o seu público procurou por “advogados trabalhista, direcione-o para a página de destino que apresenta o seu serviço de assessoria jurídica para direitos trabalhistas.

Atenção, saiba tudo o que você já deveria saber sobre Landing page.

8 – Evite usar a home do seu site como página de destino

Não é uma regra, mas se você quiser ter os melhores resultados em taxas de conversão, não use a página de inicial do seu site.

Dicas para usar a página inicial do seu site:

  1. Quando for trabalhar com campanha Institucional com nome do seu escritório de advocacia;
  2. Quando o que for pesquisado são palavras-chave genéricas como “escritório de advocacia”  ou advocacia em São Paulo”

9 – Acompanhe os resultados e otimize a campanha

Por fim, qual for sua escolha na hora de criar sua campanha no Google Ads, fique de olho nos desempenhos de suas campanhas.

Quer aproveitar sua conta do Google Ads ao máximo? Veja série sobre algumas práticas, que fazemos diariamente aqui na Conexorama:

  • Acompanha o posicionamento dos anúncios;
  • Fique de olho nas palavras-chave de busca nas suas campanhas;
  • Configure o acompanhamento de conversões do Google Ads;
  • Negative sempre palavras-chave não relevante;
  • Integre o Google Ads com o Analytics;
  • Converse com o atendimento do seu escritório, verifique a qualidade dos contatos;
  • Analise os relatórios frequentemente;
  • Teste sempre novas palavras-chave, novas chamadas de textos nos anúncios, novos canais, faça testes e mais testes e nunca pare de otimizar suas campanhas e testar.

Agora você já conhece  os benefícios que o Google Ads pode trazer para o  mundo jurídico, o que está esperando para utilizá-lo?

Antes de botar em prática e investir nesta grande ferramenta, existem outras séries de fatores que precisam ser discutidos e definidos para impulsionar seus conteúdos e sua empresa, o ideal é contar com o profissional e experiente na área.

Se você tiver alguma dúvida, pode responder abaixo, combinado?

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Milene Souza