Blog, Redes Sociais,

Automação para redes sociais: bom ou ruim para sua estratégia?

Por Lívia Rezende em 22 de maio de 2019
Leitura de 5 minutos
Automação para redes sociais: bom ou ruim para sua estratégia?
5 (100%) 1 vote[s]

As redes sociais estão no centro da atenção há alguns anos. Seja para ajudar nas sua estratégia de marketing, para saber qual o último meme do momento, ou até para se informar. Hoje, tudo gira em torno de estar conectado. E com uma sociedade conectada 24 horas por dia, temos que fazer todo o possível para otimizarmos nosso tempo. Mas não adianta estar apenas online. Temos que estar realmente presentes. E, para isso, algumas empresas têm usado a automação para redes sociais.

Quando se é uma agência ou se tem muitas redes sociais para administrar, é preciso estar preparado e prestar muita atenção no que é publicado, em qual rede e quando. Não é uma tarefa fácil, pois aquilo que você divulgar na mídia social é a impressão que sua empresa está passando para o público.

Para quem tem muitas contas para administrar, ficar fazendo login e logoff diversas vezes pode atrasar ainda mais o processo. Responder mensagens e comentários, fazer o planejamento da semana – do mês ou até do trimestre -, postar artigos, materiais, vídeos, webinar, fazer análise de concorrentes, de hashtags, de métricas. Convenhamos, é muita coisa!

Mas a automação é uma boa estratégia? Bem, é isso que você vai descobrir agora. Confere aí!

O que é automação para redes sociais?

Mas primeiro, o que é essa tal de automação para redes sociais? A automação teve início com estratégias de marketing, como automatização de e-mail marketing, postagens no blog, etc. Com certeza você já usou alguma dessas automação antes. Até temos artigos sobre automação de marketing.

Para ajudar a simplificar outros processos, foram criados alguns programas e/ou aplicativos de automação para redes sociais. Parece complexo né?! Mas na verdade é bem simples.

São ferramentas para que você possa deixar tudo programado. Todas as postagens, respostas prontas, cronogramas de tudo o que será divulgado naquela semana, mês, trimestre ou ano. Você quem escolhe, de acordo com sua estratégia.

Os softwares executam toda a tarefa de um mês todo, com apenas simples comandos – de quais redes postar, o que e quando postar. Além disso, com a automatização para redes sociais conseguimos programar para seguir pessoas, curtir publicações e realizar interações. Assim, o profissional ganha mais tempo e ainda consegue realizar simultaneamente a outras atividades.

Veja as vantagens de ter um programa para te ajudar nas rotinas do dia a dia.

Vantagens de fazer automação para redes sociais

Como já citamos, o profissional que precisa trabalhar com muitos clientes e/ou muitas redes sociais, pode utilizar a automação para redes sociais para ganhar tempo. Por exemplo, ao final de cada mês, pode-se programar tudo o que será divulgado nas redes sociais do mês seguinte. Isso inclui postagens em finais de semana e feriados, e assim, podendo atingir outros públicos que só estão online neste momento. Dessa maneira, se mantém a periodicidade de publicação, e o responsável pelo Social da empresa poderá utilizar o tempo que irá sobrar para fazer outras tarefas de sua rotina, como se dedicar mais as análises de métricas do que está performando melhor.

Outra vantagem é utilizar os chatbots – que são aquelas mensagens automáticas para responder seus clientes nas redes sociais. Você pode programar boas-vindas, ofertas, divulgar o telefone ou e-mail da sua empresa, etc.

A automação para redes sociais pode compor relatórios com todos os dados que interessam para você ou seu cliente. Essas apresentações podem vir em formato de gráficos, facilitando a interpretação com métricas mais visuais. Alguns softwares também possuem a análise de concorrentes, as publicações mais engajadas, os melhores horários e dados dos comportamentos das suas personas.

Com esses dados analisados juntamente, você pode melhorar os conteúdos publicados, assim como saber os melhores dias e horários. E, cada vez mais, entregar melhores resultados para seus clientes.

Mas nem tudo são flores. Há algumas desvantagens também.

Desvantagens da automação

Como vimos, a automação para redes sociais pode te ajudar com muitas funcionalidades atrativas para aqueles que tem uma agenda cheia. Mas é preciso tomar cuidado até que ponto a automação fará as coisas por você.

A principal desvantagem é a desumanização da sua empresa. Pois ao programar tudo, incluindo respostas automáticas, a marca perde aquele encanto tão procurado hoje em dia pelos clientes, de estar conversando com pessoas. Temos que estar atentos para transmitir ao público que a empresa é feita por pessoas reais e prontas para ajudar. Ninguém quer ser atendido por um robô.

Além disso, ao manter uma relação direta com o público, seja através de postagens ou mensagens, você consegue entender mais sobre seus problemas e angústias. Isso ajudará a ter insights para novas postagens, produtos ou serviços.

Outra desvantagens são as ferramentas que prometem aumentar seu número de seguidores e de likes. Pois num primeiro momento, isso até pode parecer bom, mas a ferramenta não garantirá que esses novos seguidores sejam sua persona. Então você terá uma rede com 10 mil seguidores, e apenas 3 interagem com sua marca. Além de ser ruim para as métricas, isso é ruim para você conseguir medir se seu conteúdo está correto ou não.

O que podemos tirar da automatização para redes sociais é: tenha moderação e avalie bem sua estratégia. As ferramentas de automação ajudam o profissional a ganhar tempo em várias frentes, mas é preciso verificar se realmente vale a pena as vantagens e desvantagens. Conheça bem seu público e sua estratégia!

Veja também nosso conteúdo sobre os 3 erros que podem acabar com sua imagem nas redes sociais.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Lívia Rezende

Formada em jornalismo. Apaixonada por marketing digital, Disney e futebol americano.
Lívia Rezende