Blog, Marketing de Conteúdo,

Como automação de marketing digital pode ajudar sua empresa a vender?

Por Content em 31 de agosto de 2018
No artigo de hoje, veja como uma boa estratégia de Automação de Marketing Digital pode contribuir para aumentar suas vendas. Confira!
Leitura de 6 minutos
Como automação de marketing digital pode ajudar sua empresa a vender?
5 (100%) 2 votes

O Marketing possui várias vertentes, técnicas e estratégias que podem, em um primeiro momento, parecer bastante confusas para profissionais de outras áreas. No entanto, o objetivo principal de todos esses recursos é bastante simples: criar formas de posicionar uma marca e – como não poderia deixar de ser – gerar vendas.

E nas estratégias de Automação de Marketing Digital não é diferente. Busca-se, por meio de um relacionamento bastante pessoal, entender as necessidades de um determinado grupo de Leads – que têm características em comum – para fazer com que eles caminhem pelo funil de vendas e cheguem ao momento de compra mais preparados.

Essas ações, além de trazerem novos clientes ao seu negócio, também tornam o trabalho da equipe de vendas muito mais prático e assertivo. Afinal de contas, se bem feita, uma automação de marketing digital consegue identificar quais são os Leads que estão, de fato, interessados no seu produto e preparados para uma abordagem mais direta e comercial.

Viu o tanto de benefícios que você pode obter ao definir uma boa estratégia de automação de marketing digital para a sua empresa? No artigo de hoje, veja como essas ações podem contribuir, diretamente, para aumentar suas vendas!

O que é Automação de Marketing Digital?

Primeiro, é importante deixar claro o que é uma Automação de Marketing Digital. Se você tem alguma familiaridade com a área, é bem possível que o seu primeiro pensamento tenha sido aqueles e-mails de nutrição, que são enviados para pessoas que converteram em materiais ricos.

E, de fato, você tem razão. As automações de marketing são muito utilizadas para desenvolver um relacionamento com pessoas que estão em sua base. Isso faz com que a sua marca se aproxime de seus potenciais clientes, criando confiança.

Mas por trás desse relacionamento, existem algumas estratégias que servem para fazer com que o Lead “ande” no funil de vendas.

Aqui na Conexorama, por exemplo, nossas nutrições de Materiais Ricos buscam indicar outros conteúdos que estão na etapa seguinte do funil (nutrições de topo de funil indicam materiais de meio e assim sucessivamente). Logo, se o usuário permanece interagindo nesses e-mails e convertendo em nossas ofertas, significa que ele está interessado e, cada vez mais, próximo ao momento de compra.
Só por isso, já se pode dizer que utilizar a automação de marketing digital é uma ótima forma de mensurar em qual etapa do funil os seus Leads estão, correto?

Automação de Marketing e Vendas

Mas não para por aí! Uma automação de marketing digital também é uma excelente maneira de trazer mais oportunidades para a sua equipe de vendas. Afinal de contas, você pode identificar mais precisamente qual o melhor momento para uma abordagem comercial.

Isso, além de gerar mais possíveis vendas, também auxilia o trabalho de todo o seu time de vendas. Quem trabalha na área, sabe que é chato abordar alguém que não está nem um pouco interessado no seu produto. Já imaginou receber apenas Leads Qualificados e prontos para a compra?

Com uma automação de marketing, é assim! Você já criou um relacionamento com essas pessoas e tem registradas todas as conversões e respostas em Landing Pages, por exemplo. Dessa forma, é mais difícil cometer algum erro por não conhecer as necessidades do seu possível cliente.

Além disso, você também pode criar estratégias para trabalhar mais especificamente cada tipo de Lead. Entenda:

Leads que ainda não estão no momento de compra

Se você possui alguns Leads em sua base que têm o perfil ideal do seu negócio, mas ainda não estão no momento de compra, é essencial ter uma estratégia para acompanhar essas pessoas. Afinal, você não quer perdê-los, quer?

Então, além de nutri-los com e-mails e conteúdos, você pode segmentá-los a partir de critérios que são interessantes para o seu produto ou serviço (cargos, segmentos, etc). E todo Lead que entrar nesse fluxo possui um vendedor, que é responsável por acompanhar todas as novas conversões.

Dessa maneira, é possível acompanhar todas as movimentações desse usuário e identificar o melhor momento para uma futura abordagem.

Leads próximos ao momento de compra

Os Leads que já estão mais próximos ao momento de compra também merecem uma atenção especial. Quer saber como identificá-los? Normalmente, são aqueles que clicam em suas ofertas (teste grátis, demonstração, entre outros), mas não convertem.

Muitos são os motivos que podem ter atrapalhado essa conversão. Preguiça de preencher os campos de perguntas, compromissos, esquecimento ou qualquer outra razão que não seja necessariamente desinteresse na oferta. Nesses casos, basta fazer uma segmentação específica para essas pessoas.

Também atribua um vendedor para cada Lead desse fluxo e acompanhe as movimentações, até que seja o momento ideal para a abordagem.

Leads prontos para o momento de compra!

Esse parece o mais simples, não? Se o Lead está no momento de compra, basta abordá-lo e pronto!

É, você não está errado. No entanto, nesse momento, quando o Lead já está decidido a comprar, o fator que mais influencia na venda é a velocidade com a qual sua empresa faz a abordagem.

Pesquisas mostram que se você entra em contato ainda no primeiro minuto após a conversão, as chances do Lead se tornar um cliente aumenta em até 400%. E o inverso também acontece: quanto mais tempo passa, menor é a probabilidade da venda se concretizar.

Com uma automação de marketing digital, você consegue transferir esses Leads à equipe de vendas de forma mais rápida, acelerando o processo. Basta criar uma segmentação com essas pessoas, atribuir um vendedor a cada Lead e configurar para que seja enviado ao CRM, diretamente para o pipeline desse vendedor.

Agora sim: suas oportunidades serão enviadas instantaneamente à equipe comercial, que poderá entrar em contato o mais rápido possível.

Para entender melhor sobre segmentações e automações, confira o webinar que preparamos sobre o assunto!

Essas foram algumas dicas que vão ajudar você a utilizar a automação de marketing digital para aumentar suas vendas. Espero que elas sejam úteis para o sucesso do seu negócio!

E caso você tenha ficado com alguma dúvida, faça sua pergunta nos comentários. 😉

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content