Blog, Ferramentas,

Telegram e Marketing Digital: entenda por que o app tem ganhado força

Por Wanderson Ciambroni em 8 de julho de 2020
Saiba mais sobre o Telegram e suas aplicações nas estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing.
Leitura de 20 minutos

A comunicação por mensagem instantânea não é algo recente. Aliás, a própria internet surge, em 1969, como forma de enviar mensagens entre laboratórios de pesquisas militares nos EUA – à época, chamada de Arpanet.

E se você é um usuário mais antigo da web, deve se lembrar, lá por meados dos anos 90, de aplicativos como o ICQ, o grande precursor dos mensageiros instantâneos. Já no começo deste século, esses programinhas se popularizaram com a explosão do MSN, da Microsoft, que surgiu nos computadores domésticos em todo canto do mundo.

Hoje em dia, mensageiros instantâneos fazem parte da rotina de pessoas e empresas de forma tão natural que causa surpresa encontrar alguém que ainda não use algum deles.

Mais do que apenas uma forma de trocar mensagens rápidas, eles já são usados dentro das estratégias de Marketing nos negócios, especialmente o Messenger e o WhatsApp, ambos do Facebook.

No entanto, um aplicativo tem chamado a atenção das empresas mais recentemente, e é sobre ele que vamos falar neste artigo: o Telegram e suas aplicações nas estratégias de Marketing Digital e, principalmente, de Inbound Marketing.

Vamos nessa que tem bastante coisa legal pra te mostrar!

Telegram: o que é e por que usar essa ferramenta?

O Telegram é um app mensageiro criado em 2013 pelos irmãos russos Nikolai e Pavel Durov, os mesmos que desenvolveram o VK, a maior rede social da Rússia. Apesar disso, o Telegram é uma empresa independente e sem vínculo com essa rede.

O aplicativo é muito rápido e seguro, e é considerado um concorrente emergente do WhatsApp. Embora ainda seja bem menos usado do que o seu “rival” americano, o Telegram tem crescido exponencialmente em número de usuários, e possui diversas vantagens em relação ao concorrente.

Apesar de não ser tão novo, apenas recentemente se tornou conhecido aqui no Brasil. Com o crescimento das estratégias de negócios focadas nos dispositivos móveis, empreendedores passaram a adotar o Telegram devido às limitações que viam no WhatsApp. E é fácil entender o motivo dessa busca por uma ferramenta mais eficaz para a comunicação via mobile.

De acordo com a Pesquisa Anual de Uso de TI nas Empresas, feita pela FGV, atualmente no Brasil há mais de 235 milhões de smartphones ativos (mais de um por habitante). Outro estudo, da Agência Telebrasil, aponta que 70% da população no País têm acesso à internet e, destes, 97% acessam por smartphones.

Com esses números, era de esperar que o mercado se movimentasse para inovar, principalmente quando falamos em processos de Marketing. Não é à toa que as empresas começaram a buscar novas formas de divulgar suas marcas e se comunicar com seus leads e clientes com foco no mobile. E o Telegram aparece como uma alternativa muito atrativa para isso.

Por que o Telegram está crescendo como instrumento de Marketing Digital?

À medida que você conhece as funcionalidades e vantagens do aplicativo, fica fácil entender a ascensão do que podemos chamar de Telegram Marketing – especialmente como ferramenta para alavancar a presença digital da sua marca.

Outra evidência do crescimento acelerado do aplicativo como forma de negócio é devida à evolução da tecnologia digital. Um exemplo bem simples são os chatbots, que otimizam serviços de atendimento ao consumidor. Você pode programar respostas automáticas para perguntas mais frequentes e otimizar tempo e recursos com essa prática.

Meme sobre o Telegram. Dois personagens aparecem divulgando o telegram na porta da casa de uma pessoa aleatória e perguntam "Com licença senhor, tem 1 minuto pra conversar sobre a palavra do Telegram?"

Fonte: Memedroid/Junior Masyer.

Mas os recursos do Telegram no Marketing Digital vão muito além das conversas com robôs. Ele serve principalmente para trazer proximidade entre marca e cliente, tão necessária nas relações comerciais da atualidade.

Antes de mostrar como você pode incluir o Telegram nas estratégias de marketing do seu negócio, é importante que você conheça os recursos e vantagens oferecidos pelo aplicativo, de forma a tirar o maior proveito dessa excelente ferramenta de comunicação. Confira!

Um tour pelo Telegram: conheça as principais funcionalidades do aplicativo

O Telegram é multidispositivo

O Telegram pode ser usado simultaneamente no seu smartphone, tablet ou PC/notebook (via web ou aplicativo), inclusive para enviar arquivos muito pesados (de até 1,5 GB).

O software é compatível com Windows, Mac OS X e Linux. E na versão mobile, pode ser instalado no Android, Apple iOS e Windows Phone.

É possível conversar sem informar seu número de telefone

A questão de privacidade também é levada a sério pelo aplicativo. Enquanto no Whatsapp conversar com outro usuário significa expor o seu número de celular, o Telegram permite que você esteja acessível simplesmente usando um pseudônimo ou apelido.

É bem fácil fazer isso:

  • Na interface do Telegram, acesse as configurações do aplicativo e toque em “Nome de usuário”.
  • Digite o seu nome ou escolha um pseudônimo que será usado para se identificar na rede sem usar o número do seu celular.
  • Ao pesquisar ou digitar o URL https://telegram.me/username (substituindo o “username” pelo nome escolhido), qualquer pessoa pode entrar em contato com o usuário do Telegram sem saber seu número de telefone.

Veja na imagem abaixo:

Imagem mostra as configurações de privacidade de nome e número de telefone no Telegram

Grupos e Canais para todos os gostos

O Telegram supera todas as limitações típicas do WhatsApp no quesito administração de grupos. Enquanto o aplicativo americano permite criação de grupos com, no máximo, 256 pessoas, no Telegram é permitido criação de grupos com até 200 mil membros.

Além disso, os canais do Telegram permitem que todos os assinantes sejam informados sem que possam participar da comunicação. Atente-se a essa diferença fundamental: enquanto os grupos são de fato abertos à contribuições de terceiros, os canais representam uma ferramenta de informação gerenciada pelos administradores.

Não há limites para o número de usuários que podem ser alcançados usando os canais do Telegram (no Whatsapp, a função Broadcast, ou lista de transmissão, limita igualmente os envios aos 256 contatos de um grupo).

Bots para todos os gostos

O Telegram também oferece a possibilidade de consultar os chamados bots, ferramentas de software desenvolvidas por programadores terceirizados que oferecem pequenas soluções a questões específicas.

Para interagir com um robô e receber respostas automáticas, basta digitar o nome do bot na caixa de pesquisa do Telegram (toque no ícone representando uma pequena lupa) – é importante ater-se à sintaxe fornecida por cada bot em particular.

Esta é uma das ferramentas mais legais do Telegram, já que você encontra bots para quase tudo o que imagina: horóscopo, poker, tempo, idiomas, enfim, basta pesquisar e encontrar o seu robô preferido para interagir.

Além disso, você também pode criar seus próprios bots e integrá-los em outras ferramentas de comunicação. Prometo voltar a este tópico mais à frente neste artigo, OK?

Hashtags para filtrar buscas

Dentro dos grupos é possível usar hashtags: colocando o sinal de cerquilha (#) antes de qualquer termo (exatamente como acontece no Twitter e no Instagram), você pode identificar rapidamente as mensagens que contêm a mesma palavra-chave. Basta tocar em uma hashtag para acessar instantaneamente a “função de filtro”.

A ferramenta que permite citar uma mensagem anterior, especialmente útil em conversas em grupo, é ativada no Telegram mantendo pressionado o texto que você deseja redefinir.

Criptografia de ponta a ponta com chats secretos

Quando o Telegram revelou que usava seu próprio protocolo criptográfico para proteger as mensagens trocadas entre cliente e servidor, os especialistas em criptografia ficaram desconfiados.

De fato, a empresa alega usar servidores descentralizados em vários países, sujeitos a diferentes legislações, mesmo que use um protocolo criptográfico desenvolvido de forma autônoma (cujo nome é MTProto). Ainda que essa prática não seja a mais recomendada pela comunidade internacional especializada em segurança digital.

No Telegram, portanto, para confiar na criptografia de ponta a ponta e ter a certeza de que suas informações estarão criptografadas por todo o caminho (de um usuário para outro), sem a possibilidade de que as mensagens possam “vazar”, você precisa iniciar um chat secreto. Para isso, basta selecionar a opção “Novo Chat Secreto”, conforme a imagem abaixo:

Configuração de novo chat secreto no telegram

As principais vantagens do chat secreto são:

  • Criptografia de ponta a ponta: isto é, toda a mensagem é criptografada desde o envio até o recebimento.
  • Sem rastros nos servidores: suas mensagens não ficam armazenadas em nenhum lugar.
  • Timer de autodestruição: você pode definir um timer para que suas mensagens sejam destruídas após esse tempo.
  • Encaminhamento desativado: não é possível encaminhar a mensagem para outra conversa.

Envio de arquivos de qualquer tipo

O Telegram permite enviar arquivos de todos os formatos para seus contatos: não há limitações quanto aos tipos de dados que podem ser compartilhados.

Portanto, você pode trocar PDFs, arquivos do Word, planilhas, imagens de todos os tipos, arquivos executáveis, vídeos, áudio/música, entre outros.

O Telegram também não impõe restrições quanto ao tamanho dos arquivos. Eles podem ter até 1,5 GB de tamanho para serem enviados a outros contatos ou compartilhados em grupos.

Ainda, acessando as configurações do aplicativo, na seção “Dados e Armazenamento”, depois em “Download automático de mídia”, é possível delimitar qual conteúdo e sob quais circunstâncias (conexão à rede WiFi, rede móvel, roaming) o app deve baixar.

Print da configuração de dados e armazenamento no Telegram

Para impedir que as fotos recebidas apareçam na Galeria do dispositivo, basta acessar as configurações do Telegram, dentro de “Configurações de Chats”, e verificar se a opção “Salvar na galeria” está desativada.

Stickers e GIFs para animar suas conversas

Para tornar as conversas mais agradáveis, o Telegram suporta figurinhas (stickers) e GIFs. Aliás, antes de você pensar que não é nenhuma novidade, saiba que o Telegram já tinha esse recurso muito tempo antes de o WhatsApp adotar o mesmo processo.

É possível baixar diversos tipos de pacotes de figurinhas diretamente do aplicativo.

Vantagens de usar o Telegram como ferramenta de Marketing Digital

Você já viu quais são as principais funcionalidades do Telegram. Agora quero mostrar, mais especificamente, um resumo das vantagens dessas funcionalidades para serem aplicadas no seu negócio.

O aplicativo tem muitas vantagens para sua marca como ferramenta de marketing. E não é à toa que cada vez mais empresas o utilizam para entrar em contato com seus clientes, negociar pedidos e oferecer seus serviços e produtos.

Veja por que usar o Telegram Marketing em sua empresa:

  • Economia de tempo e investimento graças à capacidade de automação com bots. É possível fornecer informações aos usuários sobre consultas individuais, além de enviar vídeos, imagens, documentos, pagamentos etc.
  • Aumento da confiança do cliente. Marcas que oferecem suporte ao cliente por meio de mensagens instantâneas geram mais confiança nos usuários. Eles as consideram empresas acessíveis, portanto, com mais facilidade para contato.
  • Segmentação de público com listas de discussão. Você pode criar várias listas de discussão e, dessa forma, direcionar conteúdo relevante para os usuários de acordo com suas preferências.
  • Organização dos comentários dos clientes. Isso pode melhorar sua estratégia de atenção social para avaliar melhor o impacto de suas campanhas e a qualidade do seu conteúdo.
  • Ampliação da cobertura da marca. A capacidade de criar canais públicos que qualquer usuário pode acessar permite que você divulgue melhor seu conteúdo. Além disso, os usuários também podem compartilhá-los com outras pessoas, tornando-os virais.
  • Otimização de espaço. O Telegram é baseado em um sistema de armazenamento em nuvem. Portanto, dificilmente ocupa espaço no dispositivo.

Telegram e Marketing Digital: 9 estratégias para usar no seu negócio

Agora que você já conhece as funcionalidades do aplicativo e suas principais vantagens, vamos partir para a mais importante premissa deste artigo: como usar o Telegram em sua estratégia de Marketing Digital.

Há múltiplos tipos de conteúdo que podemos transmitir por meio do aplicativo, pela perspectiva dos negócios, incluindo:

  • Mensagens de texto;
  • Imagens;
  • Vídeo;
  • Documentos em vários formatos;
  • Ligações;
  • Arquivos de áudio.

É importante ressaltar que, por ser uma ferramenta poderosa e versátil, pode e deve ser integrada a uma estratégia de marketing personalizada e de forma interconectada a várias frentes do negócio. O interessante é que você pode adaptar essas ações inclusive para fazer marketing B2B.

A seguir, você vai conhecer 9 ações estratégicas para aproveitar ao máximo o uso do Telegram como um canal poderoso para o seu negócio. Acompanhe!

1. Crie um canal interno no Telegram para coordenar as atividades da equipe

Esta primeira dica não é, necessariamente, uma estratégia de marketing. Mas é importante para desenvolver os próximos passos.

É muito provável que sua empresa precise enviar comunicados úteis e compartilhar materiais com sua rede de colaboradores, especialmente para o desenvolvimento das atividades. É uma ação relativamente simples, mas que se torna trabalhosa quando a empresa possui diversas equipes exercendo funções interconectadas.

E a solução é igualmente simples: crie um canal da empresa no Telegram para que os colaboradores se inscrevam. Se for necessário, dá para criar canais distintos para cada setor ou departamento da corporação.

Nas mensagens do Telegram, é possível inserir qualquer tipo de conteúdo, e esse recurso é particularmente útil quando é necessário enviar recados ou materiais para equipes externas, como os vendedores.

Por exemplo, um vendedor está visitando um grande cliente e precisa do catálogo de produtos mais atualizado. Ele pode consultar o canal no Telegram e baixar o arquivo na hora.

Com um canal, ou vários canais no Telegram, os gestores da empresa conseguem coordenar suas equipes com muito mais facilidade.

2. Crie um canal personalizado para seus clientes e usuários

Os tempos mudaram. A informação em tempo real é mais do que um diferencial, hoje em dia é de urgência pragmática. Afinal, as informações viajam na velocidade da luz, se atualizam e ficam defasadas num piscar de olhos.

As empresas já sentem essa necessidade de se comunicar em tempo real com seus clientes, compartilhando novidades, promovendo eventos, entre outros.

Portanto, um recurso muito útil que recomendo que você explore é ter um canal exclusivo da sua marca, mas desta vez direcionado aos seus clientes e potenciais clientes. Esse canal terá uma URL personalizada para facilitar o acesso do usuário e o compartilhamento.

O canal funciona de forma parecida a uma fanpage do Facebook, porém com a interação sendo unidirecional. Isto é, somente você pode pode compartilhar conteúdo. Os usuários podem acessar livremente o canal, o qual não possui limite de usuários.

Graças ao seu canal, você pode alcançar um grande público-alvo com todo o conteúdo desejado, sem restrições. Se você criar uma boa estratégia, seu canal se tornará uma ótima fonte de informações para suas promoções, descontos e campanhas.

3. Tenha um grupo de discussão para um produto específico

Além do canal, pode ser interessante também a criação de um grupo. Neste caso, seus usuários podem interagir e conversar com outros usuários, discutir estratégias, promover ações etc. Mas aqui vale um ponto de atenção muito importante: só tenha um grupo se você tiver condições de moderá-lo, para evitar “sujar” o nome da sua marca.

Um grupo pode funcionar como um fórum de discussão, onde alguns usuários mais experientes tiram dúvidas de outros usuários mais novatos. Em outras palavras, você teria um verdadeiro serviço de atendimento ao consumidor praticamente gratuito — se seu grupo tiver um número expressivo de usuários avançados.

Além disso, podem surgir muitos insights para novos lançamentos, avaliações sobre o seu negócio, sugestões para aperfeiçoar seu produto ou aprimorar seu serviço etc.

Veja no exemplo abaixo o grupo de uma empresa que vende cursos de tecnologia. Ele é bastante movimentado e os próprios usuários costumam tirar dúvidas de outros.

Print de um grupo de discussão no Telegram

4. Distribua conteúdo gratuitamente em seus canais do Telegram

Não há como fugir das estratégias de Inbound Marketing se você pretende usufruir do que a tecnologia oferece de melhor para o mundo dos negócios. E isso inclui o marketing de conteúdo, isto é, a distribuição de materiais informativos para educar seus prospects e clientes sobre os assuntos relacionados ao seu negócio.

Independentemente da quantidade de conteúdo compartilhado ou do número de usuários inscritos nos canais, o Telegram permite que você envie essas mensagens de forma totalmente gratuita. Ou seja, ao contrário de outras redes sociais, você não precisa realizar campanhas pagas (como Facebook Ads e Google Ads) para melhorar o alcance das publicações.

Além disso, toda vez que você publicar algo, os usuários receberão uma notificação nos seus dispositivos. Dessa forma, a entrega de mensagens melhora muito.

Cada canal do Telegram é fornecido com seu próprio link público ou privado para permitir que qualquer pessoa participe do canal. Portanto, os usuários podem se manter informados sobre sua marca e suas atualizações.

Eis um exemplo de uma campanha de Telegram aplicada ao Marketing de Conteúdo. Na imagem abaixo, o canal Tudo Sobre Inbound Marketing, da Conexorama, é usado para compartilhar os novos conteúdos do blog, bem como as últimas novidades relacionadas ao Marketing Digital, principalmente estratégias de Inbound.

A Conexorama possui um grupo sobre marketing digital no Telegram, o "Tudo sobre Inbound Marketing!

5. Compartilhe conteúdo interessante criado por terceiros

Talvez você torça o nariz para esta dica, mas ela pode ser muito valiosa. Não use seu canal única e exclusivamente para compartilhar seu próprio conteúdo. Lembre-se de que o Telegram funciona como uma rede social, portanto, se você encontrar um artigo, um podcast, um vídeo ou até um meme que possa interessar a seus seguidores, não hesite em compartilhá-lo.

Esta é uma boa maneira de atrair pessoas para sua rede e aumentar seus seguidores. Isso também fortalece sua credibilidade, pois seus usuários perceberão que você está pesquisando novos conteúdos para compartilhar, e não apenas empurrando o seu próprio goela abaixo.

Outra coisa: não se esqueça de referenciar o autor do conteúdo compartilhado. Além de ser a prática correta de direitos autorais, você ainda pode dar início a uma possível parceria ou colaboração mútua. Pense nisso!

6. Evite o excesso de autopromoção

Lembra que eu disse acima que o Telegram não tem um Ads, como as outras redes sociais? Pois é, se isso é positivo por você não precisar desembolsar grana, também tem o lado do usuário nesta história: a comunidade do aplicativo não é muito chegada em publicidade.

Então, se você transformar seu canal em um meio de promover constantemente sua marca, é muito provável que os usuários acabem te abandonando.

As pessoas são atraídas pela possibilidade de criar conexões mais profundas com as marcas de que mais gostam. Seu canal de Telegram deve ser uma oportunidade de se conectar melhor com os clientes e mostrar seu lado mais humano.

Isso significa que você não vai fazer promover seus produtos e serviços? Calma, não é bem assim. Você pode sim promover, mas de uma forma mais sutil, sem exagerar. Pense primeiro em criar conexão, só depois em promoção.

Essa é a chave para tornar seus seguidores fiéis à sua marca. Mostre interesse por eles e pelo que eles apreciam ao compartilhar conteúdo relevante.

7. Crie concursos e ofereça brindes para aumentar o engajamento

Uma maneira muito eficaz e interessante de aumentar o engajamento dos seus usuários é implementar concursos dentro da sua estratégia. Proponha jogos divertidos ou promova concursos que os incentivem a interagir entre si e com sua marca.

Embora esta ação funcione melhor para alguns segmentos de negócio em relação a outros, é interessante pensar nessa possibilidade. Estude bem sua persona para entender suas motivações e ver se isso se aplica.

Essa estratégia é muito popular no Instagram, por exemplo, quando a página pede para curtir a publicação, seguir outra página e marcar 3 amigos, oferecendo algum brinde que será sorteado entre os participantes.

Você também pode criar concursos que envolvam a geração de conteúdo por usuários, ou até mesmo usar o canal para direcionar seus usuários para participar de algum concurso em outra rede social.

8. Promova as outras redes sociais onde você também está presente

Outra excelente forma de usar o Telegram como ferramenta de marketing é interconectar suas redes sociais para que seus seguidores possam encontrá-lo facilmente em outras plataformas.

Esse aspecto poupa muito esforço, pois você pode enviar mensagens em diferentes plataformas, além de poder promover suas outras redes sociais no Telegram, convidando seus usuários a te seguir no Facebook, no Instagram, no YouTube e onde mais você estiver presente.

9. Crie bots no Telegram para automatizar seu Marketing

Deixei por último o meu recurso favorito do Telegram como ferramenta de Marketing Digital. Trata-se da capacidade de criar bots. Já falei um pouquinho dessa funcionalidade lá em cima, neste artigo. Agora quero finalizar mostrando a você como é possível usar seus próprios bots na sua estratégia.

Esses robozinhos são programas particularmente úteis para automatizar mensagens. Por exemplo, eles podem responder automaticamente perguntas básicas, enviar documentos e arquivos aos seus clientes ou preparar questionários.

O Telegram também auxilia os usuários durante todo o processo de criação do bot. A partir da própria interface da API, oferece instruções detalhadas. Procure pelo @BotFather, o bot principal do Telegram, que te auxilia na criação do seu próprio robô.

Não vou entrar em detalhes técnicos sobre a criação de bots, pois não é o foco deste artigo. Mas se você possui habilidades de programação, pode ir diretamente para a página do desenvolvedor e aprofundar o processo com bots mais avançados.

Qualquer que seja a opção escolhida, é fato que ela enriquecerá seus canais com mais oportunidades para automatizar ações, receber informações dos usuários e resolver problemas. Os robôs permitem um grande número de opções:

  • Disponibilizar jogos aos usuários;
  • Pesquisar conteúdos na Internet;
  • Enviar lembretes e recados;
  • Conectar-se com outros usuários;
  • Integrar serviços diversos, entre outros.

Graças aos bots, os erros humanos podem ser significativamente reduzidos. Além de não necessitar de uma equipe dedicada 24 horas por dia para atendimento ao cliente no canal. Basta projetar o bot baseando-se nas necessidades da marca e começar a tirar proveito da funcionalidade. Incrível, não?

Como você viu, o Telegram é uma poderosa ferramenta de Marketing Digital que permite alcançar seu público em tempo real e com uma alta taxa de conversão. Ainda que o aplicativo não seja tão popular no Brasil.

Mas isso está mudando, e você pode fazer sua parte ajudando a espalhar a “Palavra do Telegram” pelos quatro cantos do planeta. Que tal começar agora compartilhando este artigo nas suas redes sociais e fazer todo mundo conhecer essa fantástica ferramenta?

➡Aproveite e junte-se ao nosso canal clicando aqui (ou busque por @Conexorama).

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Wanderson Ciambroni
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x