Se você já usou o plugin Yoast, um dos mais utilizados para checar o desempenho do seu texto antes de publicá-lo, deve ter visto que um dos critérios que ele analisa é a existência de palavras de transição para SEO.
Muita gente, inclusive, tem dificuldade de deixar esse requisito verdinho, ou seja, de acordo com a exigência do plugin. Mas por que a plataforma avalia esse elemento do seu texto?
Neste artigo, vamos explicar o que são as palavras de transição, como elas impactam na experiência do usuário e, consequentemente, no desempenho do seu artigo em SEO.
Além disso, confira algumas dicas para incluir as palavras de transição de maneira sutil no texto! Vamos lá?
O que você vai encontrar nesse artigo:
Antes de começar a explicar, exatamente, o que são as palavras de transição, quero fazer uma pergunta.
Você já leu um daqueles textos que parecem saídos direto de um telegrama?
Talvez, muitos de vocês nunca viram um telegrama (o que não é meu caso 😝), mas esse tipo de comunicação é caracterizada por frases curtas, diretas, e sem muita relação.
Claro que uma frase direta, sem enrolação, é o ideal para um bom texto. Mas não é suficiente, pelo menos quando falamos em escrita objetiva para a internet
Os conteúdos precisam de fluidez. Veja só:
Qual dos trechos a seguir é mais prazeroso de ler?
1 – Inbound Marketing, estratégia de marketing digital baseada na atração de contatos para o seu funil de vendas. Baseia em diversos fatores, como canais de aquisição, nutrição de Leads e produção de conteúdo. Não é possível sem esses três elementos. Precisa deles para ter sucesso no seu negócio.
2 – O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital baseada na atração de contatos para o seu funil de vendas. Ele se baseia em diversos fatores, como canais de aquisição, nutrição de Leads e produção de conteúdo. Ou seja, é impossível fazer o Inbound Marketing sem esses três elementos. Isso significa que você precisa deles para ter sucesso no seu negócio!
O primeiro não está totalmente ruim, certo?
Mas falta um pouco de ligação entre as frases e algo parece fora de lugar. Isso acontece porque ele não tem palavras de transição!
Essas palavras de ligação servem para unir orações, frases ou parágrafos, deixando seu texto mais fácil de ler.
Além disso, elas servem de guias para quem está lendo. É como pegar na mão do leitor e levá-lo por todo o texto, de maneira educada e confortável.
Nos exemplos acima, as palavras de transição estão em negrito. Olhe novamente e veja como elas mudam bastante a estrutura da frase.
Nos tópicos a seguir, vamos mostrar mais exemplos e explicar por que essas expressões são fundamentais para a sua estratégia de SEO.
Quem estuda SEO sabe que o Google privilegia, cada vez mais, a experiência do usuário nos sites para escolher quais devem rankear melhor.
Isso significa que ele vai levar em conta se a leitura e escaneabilidade do seu conteúdo estão satisfatórias para quem acessa.
E as palavras de transição são essenciais neste processo!
Por isso, plugins de SEO, como o Yoast, avaliam esse aspecto dos textos assim que os inserimos no WordPress.
De maneira geral, podemos dizer que um dos principais benefícios das palavras de transição em um conteúdo é deixar a leitura mais confortável para o leitor, o que acaba fazendo com que ele fique mais tempo na página.
Mas os benefícios vão muito além. Veja só:
Um texto considerado escaneável é aquele texto fácil de compreender, que nos oferece uma leitura mais fluída. E as palavras de transição estão diretamente ligadas a esse conceito.
O papel das palavras de transição neste caso é justamente tornar a leitura mais agradável, deixando a mensagem mais inteligível e melhorando a experiência de quem está lendo.
As palavras de transição também são um fator importante para as métricas relacionadas ao Marketing de Conteúdo. É que a adoção correta destes termos nos possibilita dois importantes resultados:
É sempre válido lembrar que essas métricas influenciam tanto no rankeamento como são indicativos de que você está no caminho certo para envolver seus contatos e guiá-los para a próxima etapa do funil.
Você entendeu o que são as palavras de transição para SEO e a importância delas, mas ficou com dúvidas de como inseri-las nos seus textos?
Calma, fizemos uma lista com as palavras de transição mais comuns para você utilizar e incluímos exemplos retirados dos nossos artigos!
Exemplos:
Mas essa estratégia de relacionamento pode (e deve) ser aprimorada com uma nutrição, quer ver como? Primeiramente, vamos para a definição.
A princípio, isso não será possível, pois dependemos da atualização do copy antes de disparar o e-mail para a base de Leads.
Exemplos:
Apesar disso, podemos afirmar que, na prática, é mais comum ser maior a quantidade de novos Leads.
Em outras palavras, é preciso manter a identidade visual de sua campanha de marketing.
Exemplos:
Com base nesta visão realizamos uma atualização e ampliamos o nosso guia para você começar a anunciar no Google. Atualmente, a ferramenta possui diversas funcionalidades e com certeza uma delas pode atender suas necessidades.
Simultaneamente, o Telegram pode ser utilizado em diversos dispositivos: no seu smartphone, tablet ou PC/notebook (via web ou aplicativo), inclusive para enviar arquivos muito pesados (de até 1,5 GB).
Exemplos:
Por outro lado, o tipo de visitante que consegue ter sua dúvida sanada só em pesquisar no Google (uma resposta curta ou algum número de telefone, por exemplo) provavelmente não seria uma conversão qualificada em seu site.
Independentemente da quantidade de conteúdo compartilhado ou do número de usuários inscritos nos canais, o Telegram permite que você envie essas mensagens de forma totalmente gratuita. Ao contrário de outras redes sociais, nas quais você não precisa realizar campanhas pagas (como Facebook Ads e Google Ads) para melhorar o alcance das publicações.
Exemplos:
Afinal de contas, esses profissionais podem contribuir com ideias baseadas em suas experiências profissionais e também conforme os feedbacks que cada área tem recebido dos clientes.
Por último, você pode ver também a SERP para o termo que pesquisou e entender quais são os links principais.
Conseguiu visualizar bem como esses termos funcionam? Com a aplicação em frases fica mais fácil, né? Mas preste atenção, porque essas são apenas recomendações.
A seguir, você vê mais algumas dicas para incluir as palavras de transição no seu texto!
O ideal é que as suas palavras de transição sejam escolhidas de acordo com o conteúdo do texto e o tom utilizado pelo seu blog.
Afinal, não faz sentido usar expressões como “nesse ínterim” ou “em suma” se o seu público é mais jovem e informal, por exemplo. Nessas horas, o bom senso do redator e um profundo conhecimento da sua persona são fundamentais!
O Google prioriza a experiência do usuário. Por isso, não utilize palavras de transição fora de contexto somente para agradar o buscador.
Isso pode ter o efeito contrário e acabar prejudicando a leitura de quem chega até o site. E, consequentemente, atrapalhando o seu rankeamento!
Inclua as palavras de ligação de maneira natural, nos trechos em que elas forem pertinentes.
Se você tem dificuldade de fazer isso, busque referências e veja como outros blogs estão fazendo. Pode ser que eles te ajudem a ter ideias para a redação dos seus textos.
Porém, atenção! Inspiração é bem diferente de cópia.
No Marketing Digital, está cada vez mais comum reescrever os conteúdos de outro portal apenas com palavras diferentes.
Mas isso pode ser classificado como plágio pelo Google e atrapalhar o desempenho da sua página, além de ser mais do mesmo para os leitores.
Entenda por que produzir conteúdo original é muito importante:
Como já citado no início do artigo, o Yoast é um dos principais plugins de análise de SEO para quem trabalha com WordPress. A ferramenta traz uma importante análise sobre as boas práticas de SEO e legibilidade do conteúdo.
No entanto, muito se discute sobre as exigências do Yoast para uma avaliação positiva, ou o famoso sinal verde, na avaliação da legibilidade.
Isso acontece, pois o Yoast é uma ferramenta importada e utilizada na língua inglesa, o que significa que mesmo nos dando um excelente direcionamento sobre nosso trabalho, ele não pode ser considerado 100% quando se trata da avaliação das palavras de transição.
É agora que você deve estar se perguntando: Esperei chegar até aqui para você me dizer que essa ferramenta não é segura?
Cuidado! Nada disso!
O Yoast é muito bem recomendado e extremamente útil na análise de nossos conteúdos. Mas o que devemos sempre considerar é a experiência do usuário na língua portuguesa. Ou seja, não adianta nada eu lotar meu texto com palavras de transição para que o Yoast me dê um sinal verde, se o entendimento ficar prejudicado.
Aqui na Conexorama, por exemplo, usamos o Yoast e confiamos na sua análise. Mas se o texto estiver de acordo com as boas práticas, utilizar palavras de transição no momento correto, sentenças curtas e mesmo assim legibilidade do meu texto receber uma avaliação “laranja”, seguimos a nossa própria análise e bom senso.
É claro, que quando isso ocorre, fazemos mais uma revisão no texto. Mesmo que seja só para garantir.
Os plugins de SEO para WordPress são ferramentas estratégicas e praticamente fundamentais para orientar produtores de conteúdo durante seu trabalho.
O mais popular deles, o Yoast, nós já citamos neste artigo. Mas se você quer saber mais detalhes sobre esse plugin, temos uma leitura obrigatória em nosso blog!
>>>>>> Plugin SEO by Yoast: passo a passo para otimizar o seu artigo
Mas além do Yoast, existem outros plugins para wordpress que podem ser uma verdadeira “mão na roda” para potencializar o seu SEO. Conheça os 3 principais:
Muitos consideram o SEOPress o grande concorrente do Yoast, e não é por menos: esse é um plugin bastante completo e de uso simples.
Entre suas funcionalidades estão:
O SEOPress possui uma versão Freemium e uma Premium. Esta última muito mais completa.
O Rank Math é outro plugin de SEO que tem ganhado popularidade entre os usuários do WordPress. Com mais recursos gratuitos que o Yoast SEO, o Rank Math oferece as seguintes funcionalidades:
Também semelhante ao Yoast, o All In One SEO Pack é outro plugin que oferece recursos de otimização de palavras-chave. E com uma vantagem: se você já utiliza o Yoast, e quer migrar para o All In One, basta fazer uma importação, migrando todos os dados e configurações.
Entre as funcionalidades do All In One SEO Pack estão:
Agora que você já sabe como otimizar seus conteúdos através das palavras de transição e com a ajuda de plugins para WordPress, é hora de colocar tudo isso em prática.
E se restou alguma dúvida sobre palavras de transição para SEO, compartilhe com a gente nos comentários. Vai ser um prazer ajudar no avanço da sua estratégia digital!
*Artigo produzido em co-autoria com Eduarda Pereira.
Opa! Salvou a vida dos meus artigos, procurei por YoastSEO frases e transição e encontrei vocês, muito bom! Trabalho com SEO e agor ameus textos vão ficar ainda melhores!
Que bom poder ajudar, Gil! As palavras de transição realmente fazem muita diferença na experiência dos usuários e nos ajuda a entregar um conteúdo muito mais gostoso de se ler!
Muito bom! Ajudou muito! Obrigada.
Oi Nair! Que bom que podemos ajudar! Aqui no Blog você encontrará diversos conteúdos que podem apoiá-la na construção de conteúdos e também em suas estratégias!
Olha este artigo foi de grande ajuda para mim, muito obrigado mesmo.
Oi Marcelo! Quem bom que ajudamos! Realmente as palavras de transição fazem toda a diferença na construção de um conteúdo!
Ótimo artigo, parabéns ao redator!!!
o artigo é ótimo… mas como isso deixa o texto robótico, irritante, às vezes desconexo.
Oi Fernando! Justamente por isso, aconselhamos sempre a focar na experiência do usuário e não apenas naquilo que o Google considera essencial para o ranqueamento. As palavras de transição melhoram a experiência de leitura, mas devem ser usadas com cuidado!