Blog, Marketing de Conteúdo, SEO,

Palavras de transição para SEO: como e quais utilizar para ranquear melhor o seu conteúdo

Por Jean Vidal em 2 de agosto de 2023

Se você já usou o plugin Yoast, um dos mais utilizados para checar o desempenho do seu texto antes de publicá-lo, deve ter visto que um dos critérios que ele analisa é a existência de palavras de transição para SEO.

Muita gente, inclusive, tem dificuldade de deixar esse requisito verdinho, ou seja, de acordo com a exigência do plugin. Mas por que a plataforma avalia esse elemento do seu texto?

Análise do uso de palavras de transição pelo Yoast

Neste artigo, vamos explicar o que são  as palavras de transição, como elas impactam na experiência do usuário e, consequentemente, no desempenho do seu artigo em SEO.

Além disso, confira algumas dicas para incluir as palavras de transição de maneira sutil no texto! Vamos lá?

O que são palavras de transição?

Antes de começar a explicar, exatamente, o que são as palavras de transição, quero fazer uma pergunta.

Você já leu um daqueles textos que parecem saídos direto de um telegrama?

Modelo de copy de um telegrama sem o uso de palavras de transição

Talvez, muitos de vocês nunca tenham visto um telegrama (o que não é meu caso), mas esse tipo de comunicação é caracterizada por frases curtas, diretas, e sem muita relação.

Claro que uma frase direta, sem enrolação, é o ideal para um bom texto. Mas não é suficiente, pelo menos quando falamos em escrita objetiva para a internet.

Os conteúdos precisam de fluidez.  Veja só:

Qual dos trechos a seguir é mais prazeroso de ler?

1 – Inbound Marketing, estratégia de marketing digital baseada na atração de contatos para o seu funil de vendas. Baseia-se em diversos fatores, como canais de aquisição, nutrição de Leads e produção de conteúdo. Não é possível sem esses três elementos. Precisa deles para ter sucesso no seu negócio. 

2 – O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital baseada na atração de contatos para o seu funil de vendas. Ele se baseia em diversos fatores, como canais de aquisição, nutrição de Leads e produção de conteúdo. Ou seja, é impossível fazer o Inbound Marketing sem esses três elementos. Isso significa que você precisa deles para ter sucesso no seu negócio! 

O primeiro não está totalmente ruim, certo?

Mas falta um pouco de ligação entre as frases e algo parece fora de lugar. Isso acontece porque ele não tem palavras de transição!

Essas palavras de ligação servem para unir orações, frases ou parágrafos, deixando seu texto mais fácil de ler. 

Além disso, elas servem de guias para quem está lendo. É como pegar na mão do leitor e levá-lo por todo o texto, de maneira educada e confortável.

Nos exemplos acima, as palavras de transição estão em negrito. Olhe novamente e veja como elas mudam bastante a estrutura da frase.

Nos tópicos a seguir, vamos mostrar mais exemplos e explicar por que essas expressões são fundamentais para a sua estratégia de SEO.

Qual a importância das palavras de transição para SEO?

Quem estuda SEO sabe que o Google privilegia, cada vez mais, a experiência do usuário nos sites para escolher quais devem rankear melhor.

Isso significa que ele vai levar em conta se a leitura e escaneabilidade do seu conteúdo estão satisfatórias para quem acessa.

E as palavras de transição são essenciais neste processo!

Por isso, plugins de SEO, como o Yoast, avaliam esse aspecto dos textos assim que os inserimos no WordPress.

Análise de legibilidade pelo Yoast SEO
Análise de SEO pelo Yoast

Quais os benefícios do uso de palavras de transição em um conteúdo?

De maneira geral, podemos dizer que um dos principais benefícios das palavras de transição em um conteúdo é deixar a leitura mais confortável para o leitor, o que acaba fazendo com que ele fique mais tempo na página.

Mas os benefícios vão muito além. Veja só:

Benefício 1 – Escaneabilidade

Um texto considerado escaneável é aquele texto fácil de compreender, que nos oferece uma leitura mais fluída. E as palavras de transição estão diretamente ligadas a esse conceito.

O papel das palavras de transição neste caso é justamente facilitar a leitura, deixando a mensagem mais inteligível e melhorando a experiência de quem está lendo.

Benefício 2 – Métricas

As palavras de transição também são um fator importante para as métricas relacionadas ao Marketing de Conteúdo. É que a adoção correta destes termos nos possibilita dois importantes resultados:

É sempre válido lembrar que essas métricas influenciam tanto no rankeamento como são indicativos de que você está no caminho certo para envolver seus contatos e guiá-los para a próxima etapa do funil.

Quais tipos de palavras de transição para SEO existem?

Você entendeu o que são as palavras de transição para SEO e a importância delas, mas ficou com dúvidas de como inseri-las nos seus textos?

Calma, fizemos uma lista com as palavras de transição mais comuns para você utilizá-las e incluímos exemplos retirados dos nossos artigos!

Introdução

Exemplos:

Mas essa estratégia de relacionamento pode (e deve) ser aprimorada com uma nutrição, quer ver como? Primeiramente, vamos para a definição.  

A princípio, isso não será possível, pois dependemos da atualização do copy antes de disparar o e-mail para a base de Leads.

Continuação

Exemplos:

Apesar disso, podemos afirmar que, na prática, é mais comum ser maior a quantidade de novos Leads.

Em outras palavras, é preciso manter a identidade visual de sua campanha de marketing.

Tempo

Exemplos:

Com base nesta visão realizamos uma atualização e ampliamos o nosso guia para você começar a anunciar no Google. Atualmente, a ferramenta possui diversas funcionalidades e com certeza uma delas pode atender suas necessidades.

Simultaneamente, o Telegram pode ser utilizado em diversos dispositivos: no seu smartphone, tablet ou PC/notebook (via web ou aplicativo), inclusive para enviar arquivos muito pesados (de até 1,5 GB).

Semelhança ou comparação

Exemplos:

Por outro lado, o tipo de visitante que consegue ter sua dúvida sanada só em pesquisar no Google (uma resposta curta ou algum número de telefone, por exemplo) provavelmente não seria uma conversão qualificada em seu site.

Independentemente da quantidade de conteúdo compartilhado ou do número de usuários inscritos nos canais, o Telegram permite que você envie essas mensagens de forma totalmente gratuita. Ao contrário de outras redes sociais, nas quais você não precisa realizar campanhas pagas (como Facebook Ads e Google Ads) para melhorar o alcance das publicações.

Conclusão:

Exemplos:

Afinal de contas, esses profissionais podem contribuir com ideias baseadas em suas experiências profissionais e também conforme os feedbacks que cada área tem recebido dos clientes.

Por último, você pode ver também a SERP para o termo que pesquisou e entender quais são os links principais.

Expressões de transição

Essenciais para melhorar a UX (User Experience), as expressões de transição auxiliam também na coesão e clareza do texto, mas trazem algumas diferenças importantes.

Enquanto palavras de transição são conectores individuais, como conjunções, advérbios ou preposições, as expressões de transição podem englobar frases ou até mesmo orações que conectam ideias em um texto. 

Essas expressões podem incluir conjuntos de palavras, locuções adverbiais, expressões idiomáticas e outros elementos linguísticos com função similar, podendo ser usado para introduzir exemplos, estabelecer comparações, indicar alternativas, enfatizar pontos importantes e muito mais. Sua presença enriquece a estrutura textual, facilitando a compreensão para o leitor.

Conseguiu visualizar bem como as palavras de transição funcionam? Com a aplicação em frases fica mais fácil, né? Mas preste atenção, porque essas são apenas recomendações.

A seguir, você vê mais algumas dicas para incluir as palavras de transição no seu texto!

Dicas para incluir mais palavras de transição no texto

Utilizar as palavras de transição é importante, mas isso não quer dizer que você deve usá-las a todo custo para conquistar o “selinho verde” nesse item de sua verificação de SEO.

Confira abaixo duas dicas importantes que podem te ajudar a incluir mais palavras de transição em seus textos.

I – Priorize a experiência de leitura

É sabido que o Google analisa centenas de critérios para determinar a autoridade de sua página e atribuir um posicionamento na SERP. 

Mas todos esses critérios podem ser resumidos em uma diretriz: proporcionar a melhor experiência possível para os usuários.

Portanto, mantenha isso em mente ao otimizar seu texto para os buscadores. 

No caso do uso das palavras de transição, isso pode ser traduzido com uma escolha adequada de quais palavras usar e quando usá-las, garantindo que elas sejam pertinentes e que se encaixem adequadamente no tom utilizado para conversar com suas Personas

Afinal, não faz sentido usar expressões como “nesse ínterim” ou “em suma” se o seu público é mais jovem e informal, por exemplo. 

Nessas horas, o bom senso do redator e um profundo conhecimento da sua persona são fundamentais!

Inclua as palavras de ligação de maneira natural, nos trechos em que elas forem pertinentes.

II – Procure boas referências

Se você tem dificuldade em utilizar as palavras de transição em seus textos, busque referências em outros textos e veja como outros redatores estão fazendo isso. 

Olhar para essas referências pode lhe dar ideias para melhorar a qualidade dos seus textos.

Porém, atenção! Inspiração é bem diferente de cópia. 

Infelizmente, muitos redatores se veem no direito de copiar trechos de outros textos, reescrevendo outros tantos. 

É importante lembrar que os algoritmos do Google levam em consideração também a originalidade do conteúdo, e se reservam no direito de punir quaisquer sites que estejam publicando conteúdo plagiado.

// Precisa de ajuda com o planejamento de conteúdo da sua empresa para atrair as pessoas certas com conteúdo de valor? Converse com um de nossos consultores para entender como um projeto de Inbound Marketing usa o Marketing de Conteúdo para construir sua autoridade online e gerar novos clientes.

Palavras de transição no Yoast

Como já citado no início do artigo, o Yoast é um dos principais plugins de análise de SEO para quem trabalha com WordPress. 

A ferramenta traz uma importante análise sobre as boas práticas de SEO e legibilidade do conteúdo.

No entanto, muito se discute sobre as exigências do Yoast para uma avaliação positiva, ou o famoso sinal verde, na avaliação da legibilidade.

Isso acontece, pois o Yoast é uma ferramenta que foi criada e programada com base na língua inglesa. Mesmo que ele funcione em conteúdos em outros idiomas, dando um excelente direcionamento para as otimizações, ele não pode ser considerado infalível quando se trata da avaliação das palavras de transição.

E agora que você deve estar se perguntando: Cheguei até aqui para você me dizer que essa ferramenta não é segura?

Cuidado! Nada disso!

O Yoast é muito bem recomendado e extremamente útil na análise de nossos conteúdos. Mas ainda assim devemos fazer uma análise qualitativa, pensando na experiência do usuário cuja língua mãe é a língua portuguesa. 

Aqui na Conexorama, por exemplo, usamos o Yoast e confiamos na sua análise. Mas se o texto estiver de acordo com as boas práticas, utilizar palavras de transição no momento correto, sentenças curtas e mesmo assim legibilidade do meu texto receber uma avaliação “laranja”, seguimos a nossa própria análise e bom senso.

Quais palavras o Yoast identifica como palavras de transição?

A parte boa é que você pode verificar quais palavras do seu texto estão sendo consideradas como palavras de transição pelo plugin.

A ferramenta é capaz de destacar as sentenças que utilizam palavras de transição, tornando mais fácil a tarefa de verificar seu conteúdo!

Para realizar essa verificação, basta acessar o painel do Yoast SEO e clicar no ícone de olho, localizado ao lado da análise de palavras de transição. 

Você notará que as sentenças contendo palavras de transição serão destacadas no editor. Assim, você poderá identificar as palavras que estão sendo interpretadas como conectores.

Feito isso, considere fazer uma revisão nas sentenças que não estão realçadas, verificando se a sua coesão e compreensão estão adequadas ou se está faltando alguma palavra ou expressão de transição.

Alternativas ao Yoast: outros plugins de SEO gratuitos

Os plugins de SEO para WordPress são ferramentas estratégicas e praticamente fundamentais para orientar produtores de conteúdo durante seu trabalho.

O mais popular deles é, sem dúvida, o Yoast. Mas, além dele, existem dezenas de outras opções – gratuitas ou pagas. 

Listamos abaixo 3 alternativas a este plugin, mas deixamos o aviso: teste os plugins e escolha apenas um deles para usar. 

Plugins em excesso instalados podem se tornar uma vulnerabilidade de segurança, além de prejudicar o desempenho do seu site.

1. SEOPress

Muitos consideram o SEOPress o grande concorrente do Yoast, e não é por menos: esse é um plugin bastante completo e de uso simples.

Entre suas inúmeras funcionalidades, destacamos:

O SEOPress possui uma versão gratuita, e recursos avançados podem ser desbloqueados com os planos pagos.

2. Rank Math

O Rank Math é outro plugin de SEO que tem ganhado popularidade entre os usuários do WordPress. 

Com mais recursos gratuitos que o Yoast SEO, o Rank Math conta com funcionalidades como:

Assim como o Yoast e SEOPress, conta com a versão gratuita e planos pagos.

3. AIOSEO

A terceira alternativa é o AIOSEO (antigamente “All In One SEO Pack”) que, traz um diferencial para quem já é usuário do Yoast: caso queira migrar para o AIOSEO, basta fazer uma importação, migrando todos os dados e configurações de forma facilitada.

Entre as funcionalidades do All In One SEO Pack, destacamos:

Agora que você já sabe como otimizar seus conteúdos através das palavras de transição, que tal dar um mergulho ainda mais profundo e conhecer outras técnicas importantes de SEO?

Quero te convidar a conhecer nosso curso prático de SEO para conteúdo, onde te mostramos na prática quais esforços de SEO podem ser feitos para além da produção do texto, incluindo elementos on-page e off-page para que você se torne um profissional de conteúdo muito mais completo!

Aproveite o cupom TRANSICAO para desbloquear um desconto especial e torne-se um profissional de conteúdo ainda melhor! 

Curso SEO
Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gil Marinho
Gil Marinho
3 anos atrás

Opa! Salvou a vida dos meus artigos, procurei por YoastSEO frases e transição e encontrei vocês, muito bom! Trabalho com SEO e agor ameus textos vão ficar ainda melhores!

Shymenne Siqueira
Shymenne Siqueira
3 anos atrás
Reply to  Gil Marinho

Que bom poder ajudar, Gil! As palavras de transição realmente fazem muita diferença na experiência dos usuários e nos ajuda a entregar um conteúdo muito mais gostoso de se ler!

Nair
Nair
3 anos atrás

Muito bom! Ajudou muito! Obrigada.

Shymenne Siqueira
Shymenne Siqueira
3 anos atrás
Reply to  Nair

Oi Nair! Que bom que podemos ajudar! Aqui no Blog você encontrará diversos conteúdos que podem apoiá-la na construção de conteúdos e também em suas estratégias!

marcelo s de souza
marcelo s de souza
3 anos atrás

Olha este artigo foi de grande ajuda para mim, muito obrigado mesmo.

Shymenne Siqueira
Shymenne Siqueira
3 anos atrás

Oi Marcelo! Quem bom que ajudamos! Realmente as palavras de transição fazem toda a diferença na construção de um conteúdo!

netuno
netuno
3 anos atrás

Ótimo artigo, parabéns ao redator!!!

Fernando Cruz Barbosa
Fernando Cruz Barbosa
3 anos atrás

o artigo é ótimo… mas como isso deixa o texto robótico, irritante, às vezes desconexo.

Shymenne Siqueira
Shymenne Siqueira
3 anos atrás

Oi Fernando! Justamente por isso, aconselhamos sempre a focar na experiência do usuário e não apenas naquilo que o Google considera essencial para o ranqueamento. As palavras de transição melhoram a experiência de leitura, mas devem ser usadas com cuidado!

Diego Jordão
Diego Jordão
2 anos atrás

Nossa que top esse material! ???? Parabéns!

William
William
2 anos atrás

Olha depois que comecei a trabalhar com blog e tinha muitas dúvidas sobre palavras de transição vou confessar que sempre que trabalho em um artigo eu deixo uma aba desse post aberto para sempre consultar. Sem sombra de dúvidas o melhor guia.

Deixo meu eterno agradecimento por esse guia me ajudar a elaborar meus artigos para pode ajudar no SEO.

Obrigado!

Alan
Alan
2 anos atrás

Vlw mesmo, bem escrito e explicado seu conteúdo. Tô começando, meio perdido. Agora me encontrando.

João
João
2 anos atrás

De todos os posts que li sobre palavras de transição, sem dúvida, esse foi o melhor. Parabéns!

Renata oliveira
Renata oliveira
5 meses atrás

Então vamos lá! gratidão por compartilhar … soube do site por um vídeo no youtube. e simplesmente claro o conteúdo! muito obrigada.

plugins premium WordPress
14
0
Would love your thoughts, please comment.x