Blog, Redes Sociais,

Como ganhar seguidores qualificados nas redes sociais para seu negócio

Por Ana Paula Agostini em 1 de março de 2019
Leitura de 7 minutos

Como ganhar seguidores qualificados nas redes sociais para seu negócio

Seu negócio já está em todas as redes sociais possíveis, mas tudo parece tão… parado. Todo dia você encara a contagem de seguidores do Facebook, Instagram, LinkedIn e nada delas aumentarem.

Sei que você pode começar a ficar aflito, mas tenha calma!

Neste artigo vou te dar algumas dicas de como ganhar seguidores que realmente importam para o seu negócio!

Por que ganhar seguidores é importante?

Todos temos um impulso instintivo de querer mais seguidores, tanto em nossas páginas pessoais como profissionais. Mas por que isso é tão importante para um negócio?

Pra começar, uma pesquisa do We Are Social de 2018 revela que a internet alcança 66% dos brasileiros e, destes, 62% são usuários de redes sociais. Isso são 130 milhões.

Além disso, essas pessoas passam, em média, 9h por dia conectadas à internet.

Sabe aquela máxima de “quem não é visto, não é lembrado”? Estar presente nas redes sociais é fundamental para ser visto.

Tá, mas e onde entram meus seguidores nessa história?

Você já ouviu falar de gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são estímulos aos quais nosso cérebro responde, e que são capazes de nos convencer a tomar decisões.

Um dos gatilhos mentais mais poderosos é a prova social, e é justamente ela que é estimulada quando vemos um conhecido – ou alguém que admiramos, ou uma grande quantidade de pessoas – recomendando uma marca. E, num contexto de redes sociais, seguir uma marca tem um teor equivalente a uma recomendação silenciosa.

Ou seja, a quantidade de seguidores acaba servindo como validação para quem não conhece seu negócio, dando aquele empurrãozinho na jornada de compra.

A diferença entre seguidores e seguidores qualificados

Acontece que, na prática, não é tão simples assim.

O número de seguidores é uma das chamadas métricas de vaidade.

Isso porque é ótimo para o ego pensar que existem 5 mil pessoas segundo sua marca. Mas quantas dessas 5 mil pessoas de fato comprariam seu produto? Ou contratariam seu serviço?

Apesar da quantidade de seguidores servir de reafirmação, seguidores que não têm interesse ou envolvimento com o seu negócio podem acabar fazendo o efeito contrário!

É justamente por isso que a busca não deve ser por aumentar o número de seguidores, e sim aumentar o número de seguidores qualificados, que estejam alinhados com seu público-alvo e que possam se transformar em clientes (e, nós esperamos, embaixadores da marca!)

As dicas de ouro para conquistar mais seguidores

Uma coisa que temos que ter em mente quando falamos de redes sociais é de que não existe fórmula mágica para o sucesso.

Gerenciar as redes sociais de um negócio é um trabalho constante de testar, monitorar e ajustar. Então é impossível criar um conjunto de regras que funcione para todo mundo.

Dito isso, preparamos algumas dicas importantes para conseguir mais seguidores! Confira abaixo:

1. Seja profissional!

Use as funcionalidades corretas de cada uma das redes sociais. Página para negócios do Facebook, perfil comercial no Instagram, e Company Page no Linkedin

Pense que essas ferramentas foram criadas com essa finalidade e por isso oferecem recursos úteis para o gerenciamento da comunicação do seu negócio. Além de contribuir com a credibilidade da sua empresa com o público.

2. Conheça seu público

Essa é a principal dica para quem quer atrair seguidores qualificados. Saiba quem é seu público.

Mas saber quem, é só o começo.

Para atrair seu público e fazer com que ele siga suas redes sociais é fundamental entender como ele se comporta. Como ele se comunica? Em que tipo de postagens ele interage? Qual é a rotina dele com redes sociais?

Levar isso em conta na sua estratégia de comunicação certamente vai te levar mais longe!

3. Ofereça conteúdo de qualidade

Não é segredo pra ninguém que, aqui na Conexorama, defendemos que conteúdo é rei, certo?

Oferecer um conteúdo de qualidade e relacionado ao seu negócio vai, além de atrair novos seguidores, ajudar a nutrir o relacionamento com seus seguidores atuais, mantendo fresca a lembrança de que você existe e está pronto para entregar um serviço ou produto de qualidade quando ele chegar no momento da compra.

4. Regularidade

Ok, você conhece seu público e oferece conteúdo de qualidade.

Mas com que frequência?

Quando falamos sobre alcance de postagem nas redes sociais, as regras do jogo mudam rápido. Mas uma coisa é certa: todas as redes sociais priorizam postagens regulares.

Frequentemente vemos recomendações de fazer 2, 3 postagens por dia, diariamente. E isso quase certamente trará bons resultados se a qualidade das postagens for boa.

Lembre-se: conteúdo é rei. Não adianta sacrificar a qualidade do conteúdo para conseguir vencer uma alta frequência de postagens.

5. #hashtags

Na hora de publicar, não esqueça das hashtags!

O limite de hashtags por publicação no instagram é de 30, mas recomendamos não usar mais que 10. E, lembre-se, para atrair seguidores qualificados, utilize hashtags relevantes!

Ou seja, a hashtag tem que ter relação com o assunto da postagem. Usar uma hashtag sem relação nenhuma com o conteúdo dificilmente vai atrair seguidores qualificados para sua marca.

6. Interação e engajamento com o público

Outra das premissas básicas e imutáveis das redes sociais é que engajamento gera alcance.

Quanto mais engajamento uma publicação – ou página – tiver, maior será o alcance dela.

E a melhor forma de estimular engajamento dos seguidores com sua página, é retribuindo as interações. Responda comentários, curta publicações, compartilhe publicações de seguidores sobre seu negócio.

7. Parcerias com influenciadores

Lembra da prova social que falei no início do artigo?

É nisso que você deve pensar quando pensa em fazer uma parceria com um influenciador (ou micro influenciador).

Mas não vale escolher um influenciador pelo número de seguidores dele, ok? Lembre-se que estamos querendo ganhar seguidores qualificados, e não apenas aumentar o número de seguidores a qualquer custo.

Busque entender se o público do influenciador é o seu público-alvo e só então alinhe a parceria.

Vale tudo para ganhar seguidores?

Agora que já falamos sobre o que fazer para conseguir seguidores qualificados, quero falar um pouco sobre 3 coisas com as quais você deve tomar muito cuidado.

Elas podem até aumentar seu número de seguidores, mas será que valem a pena?

Promoções e sorteios

Eles são super populares, e geram um grande movimento nos perfis, certo?

Mas muitas das promoções que vemos por aí são irregulares.

Isso porque qualquer evento envolvendo sorte, ou promoções com objetivo de divulgar uma marca ou produto, precisam ser registrados na Caixa Econômica Federal.

Uma promoção não autorizada pode acarretar a cobrança de multa, ou mesmo banir a empresa de fazer qualquer tipo de distribuição de prêmios por até 2 anos.

Além disso, cada rede possui algumas regras próprias para promoções, e não cumprí-las pode prejudicar sua marca, em vez de ajudar você a conseguir mais seguidores.

Comprar seguidores

Não é difícil encontrar por aí ofertas para comprar seguidores (ou mesmo likes, comentários e compartilhamentos) nas redes sociais.

Os valores baixos e as promessas de milhares de seguidores de um dia para o outro podem ser tentadores, mas existe uma série de motivos para ficar longe desse tipo de prática:

  • É contra os termos de uso das redes sociais;
  • Você pode perder estes seguidores a qualquer momento, uma vez que as limpezas de seguidores fantasmas são frequentes;
  • Acaba com sua credibilidade;
  • Seguidores falsos não geram engajamento;
  • E, principalmente, seguidores comprados não são qualificados e não geram receita.

Explicado?

Publieditorial não identificado

Isso vale para quem decide apostar em parcerias com influenciadores ou microinfluenciadores.

O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) é responsável por regular todo tipo de publicidade, inclusive os publieditoriais.

Aqui a regra é bem clara: se você está pagando pela divulgação de um influenciador, essa publicação – seja ela em qualquer formato – precisa ser identificada como publicidade paga.

Não identificar um publi, além de prejudicar a credibilidade (tanto da marca, como do influenciador) pode levar à cobrança de multa.

Pra resumir: qualidade é melhor que quantidade

Para encerrar, repita comigo o mantra: um grande número de seguidores não quer dizer nada.

Lembre-se sempre que o foco não é ampliar seu alcance a qualquer custo, mas conquistar seguidores qualificados, que tenham interesses alinhados ao seu negócio, que tenham dores que seu produto ou serviço pode resolver.

Afinal, não adianta ter milhões de seguidores e nenhum cliente. Combinado?

 

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Ana Paula Agostini

Planner Analyst em Conexorama
Uso mais de 30 filtros porque não sei lidar com e-mail bagunçado.
Ana Paula Agostini