Blog, Design,

Entenda a importância do User Experience (UX) para suas estratégias de Marketing Digital

Por Natália Gaspar em 27 de maio de 2022
A "Experiência do Usuário" é determinada pelas reações que uma pessoa tem ao usar um produto ou serviço. E o que isso tem a ver com marketing digital?

Atualmente é possível encontrar UX em diversas áreas, tanto no âmbito físico, como no digital. Melhorar a experiência do usuário no contato com seu negócio agrega valor e ajuda a fidelizar seus clientes através de um relacionamento de qualidade.

A experiência do usuário é fator crucial para o sucesso de uma empresa e de suas soluções. Quando um Lead procura por sua empresa na internet, qual a experiência que ele tem com seu site? Como ele faz para entrar em contato com você?

Geralmente no Marketing Digital a experiência do usuário é associada apenas à usabilidade, interface e ao design. No entanto, ela também está fortemente ligada ao relacionamento e se torna uma vantagem competitiva, ao buscar entregar experiências que atendam às necessidades dos clientes de forma satisfatória.

Neste artigo, explicamos melhor qual é a importância da experiência do usuário e qual sua relação com o Marketing Digital. E, ainda, listamos 6 dicas de como melhorar a experiência do seu site. Vem com a gente!

O que é User Experience?

Se você trabalha com marketing digital, com certeza já se deparou com o termo UX!

UX é a abreviação de User Experience, ou “experiência do usuário”, que é uma abordagem focada em estudar o comportamento do usuário, para entregar um conteúdo relevante e proporcionar uma melhor experiência, com foco em despertar interesse e emoções positivas.

É muito comum pensarmos na experiência do usuário em relação a uma interface, mas ela vai muito além disso. Quando trabalhamos com UX, devemos pensar de maneira interdisciplinar, tanto em nível funcional e prático, como em nível emocional, levando em consideração as particularidades e necessidades dos usuários, não apenas na criação de suas páginas, mas também na interação que seus clientes terão com seu produto, que tipo de suporte eles receberão e em toda sua Jornada de Compra.

Por que o UX (User Experience) é importante para o Marketing Digital?

O UX está diretamente ligado aos sentimentos e percepções que uma pessoa tem ao interagir com seu negócio e, no caso do Marketing Digital, irá permear todos os pontos de contato que você tem com seu público.

O segredo para o sucesso da sua solução é atender aos desejos, necessidades e expectativas das suas Personas de forma intuitiva e positiva, encantando-o e aumentando as suas chances de conquistar esse cliente e fidelizá-lo.

Imagine que você precisa comprar um produto em uma loja virtual e, quando começa a navegar no site, observa que as páginas demoram para carregar e que o site está tão sobrecarregado de informações que você não consegue achar o caminho até seu produto. Você retornaria a esse site?

Provavelmente não, pois teve uma péssima experiência nele.

Em seguida, você entra em outro site que possui um menu organizado, boas imagens e descrições dos produtos, além de ter um processo de compra simples e ágil. Não é muito melhor de navegar? Por trás desse site, designers focados em User Experience trabalharam para que sua experiência fosse satisfatória!

Já deu para perceber o quanto é importante que o seu site proporcione uma experiência satisfatória, não é mesmo?

Agora, o que isso tem a ver com suas estratégias de Inbound Marketing?

Bem, podemos dizer que não é apenas a usabilidade e o design do site que importa, é preciso aliar a boa experiência com estratégias de vendas incríveis – e é aqui que o Marketing Digital entra.

O UX Design e o Inbound Marketing devem trabalhar juntos na criação de uma experiência eficiente e focada em ajudar o usuário, aumentando suas chances de conversão.

6 dicas para aperfeiçoar o UX do seu site

Preparamos algumas dicas que unem UX Design com Inbound Marketing para destacar seu site frente à concorrência, confira:

1. Conheça bem suas Personas

Conhecer suas Personas é fundamental nesse processo!

Como criar uma excelente experiência de usuário se você não tem idéia de como satisfazer seu cliente? Coloque-se no lugar do seu usuário e analise seu contexto.

Seu site precisa ser feito para suas Personas, e não para você. Então é muito importante pensar no usuário e em como ele reage ao interagir com seu site, buscando melhorias para uma experiência cada vez mais agradável.

Lembre-se, seus clientes não são apenas usuários, são pessoas, por isso é essencial conhecer bem sua Persona, para visualizar de forma mais objetiva quem é seu cliente e o que ele deseja.

2. Avalie os Core Web Vitals do seu site

O Core Web Vitals (CWV) é uma atualização das métricas e regras de ranqueamento usadas pelo Google para classificar os melhores conteúdos aos seus usuários nas primeiras posições de forma orgânica, ou seja: os Core Web Vitals metrificam a experiência que o usuário tem em uma página, e utiliza esses dados como fator de para dar mais ou menos destaque para sua página nas páginas de pesquisa.

Por isso, cada vez mais é importante aliar a entrega de conteúdos incríveis à páginas com qualidade para que o usuário esteja sempre o mais satisfeito possível.

Para uma UX positiva, não é só a responsividade que importa, a velocidade, a estabilidade visual e os demais elementos do site também fazem diferença.

Como o CWV é uma métrica importante para medir a experiência do usuário, ele deve andar junto com as estratégias de SXO, principalmente se você faz Inbound Marketing.

Search Experience Optimization (SXO), é a união entre o SEO e o UX, ou seja: SEO sendo pensado com foco no usuário e em sua experiência de busca.

3. Crie calls-to-action estratégicos

As suas principais ofertas devem ser achadas de maneira rápida por seus usuários.

Investir em CTAs de qualidade é importante para indicar ao usuário a sua próxima ação no site de forma objetiva.

Fique atento nas escolhas dos CTAs, se estão adequados para cada página, pensando em quem está consumindo o seu conteúdo e também em qual estágio da Jornada de Compra esse público se encontra.

Captura de tela exemplo CTA conexorama

Exemplo de CTA (Blog Conexorama).

No Inbound Marketing, ter uma boa estratégia de CTAs é um grande diferencial e, para UX, não é diferente.

Não existem fórmulas prontas para produzir CTAs, cada público reage de uma maneira, por isso o estudo de Personas é essencial para adequar os botões às expectativas dos seus usuários.

4. Faça formulários e Landing Pages eficientes

Se a experiência do usuário foi positiva e ele clicou no seu CTA, sua estratégia funcionou e você atraiu um visitante para sua Landing Page, certo?

Mas para o sucesso na geração de Leads e Oportunidades, você precisa continuar encantando esse usuário para que ele aceite suas ofertas.

A captação de Leads é objetivo central do Inbound Marketing. Portanto, ao priorizar a experiência do usuário, e aliá-la à técnicas de CRO (Conversion Rate Optimization), você aumenta suas chances de conversão.

Com o posicionamento estratégico de formulários, você consegue otimizar as suas conversões, afinal, quanto menos obstáculos seu Lead encontrar na navegação, a chance de realizar uma ação com certeza será maior.

Na criação de Landing Pages, o design da página precisa estar de acordo com a expectativa de quem visita e, na perspectiva da usabilidade, muitas distrações dificultam as conversões.

Aplicar princípios de UX vai te ajudar a alimentar seu Funil de Vendas, e investir em em Hierarquia Visual vai fazer a diferença, afinal ela influencia onde os visitantes vão olhar primeiro e ajuda a conduzir a leitura de seu conteúdo.

5. Facilite a busca

A organização do site deve ser intuitiva, buscando facilitar o caminho que o visitante precisa percorrer para chegar ao “destino” e impactar positivamente pela fácil navegação.

Os campos de busca são fundamentais para o usuário encontrar o que procura. Portanto, devem ser visíveis, e levar a resultados de busca relevantes e filtros eficientes.

Devemos pensar que, nessa situação, o apelo precisa estar mais ligado à clareza de informações do que ao conceito de beleza. Uma boa experiência aqui depende da facilidade.

6. Faça testes

Com os os usuários cada vez mais exigentes sobre a qualidade dos canais que acessam, é necessário verificar de forma constante, se suas estratégias de UX estão realmente entregando uma boa experiência.

Em UX, há inúmeras formas de análises que ajudam a entender o comportamento dos clientes em ambientes digitais.

Velho conhecido do Marketing Digital, o teste A/B funciona muito bem também para conseguir mensurar a experiência do usuário.

O Teste A/B é uma análise comparativa de resultados através de duas versões distintas de uma mesma página, porém com alteração de um elemento.

Essas duas páginas, são exibidas em revezamento a cada acesso ao seu site, fazendo com que metade dos visitantes encontre uma versão da página (A), e a outra metade, a outra (B).


O resultado é avaliado a partir da interação dos usuários com cada página, verificando a diferença entre as duas versões é possível chegar à conclusão de qual delas teve maior sucesso, através da taxa de conversão, ou seja qual forneceu uma melhor experiência ao usuário.


Por fim, transforme o UX em um estudo essencial, investindo na Experiência do Usuário como parte da estratégia de Marketing Digital, você vai aumentar a sua confiabilidade ao impactar positivamente seus clientes, melhorando as taxas de conversão e, consequentemente, potencializando seus resultados.

Banner "Conquistamos um ROI de 174% com ações de marketing digital, confira o case"

Espero que as dicas deste artigo tenham sido úteis. Você já investe em UX? Tem mais alguma dica para compartilhar? Se gostou do nosso artigo, compartilhe nas suas redes sociais!

Natália Gaspar

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edouard Guerle
Edouard Guerle
5 anos atrás

Gente, parabéns pela matéria que desperta interesse. Em nosso caso também é bem provável termos que avaliar de novo este UX, pois várias pessoas já tiveram dificuldade em achar a informação certa em nosso site.

Liana
Liana
5 anos atrás
Reply to  Edouard Guerle

Ficamos felizes que tenha gostado do artigo, Edouard! Qualquer dúvida, estamos aqui. Um abraço!

2
0
Would love your thoughts, please comment.x