Blog, SEO,

SEO 2018: Como evitar os impactos do update do Google nos sites YMYL

Por Francis Scheid em 26 de setembro de 2018
Você irá descobrir que atualização é essa que o Google fez nos ranqueamentos de páginas YMYL, e como você pode contornar esse update. Confira!
Leitura de 4 minutos
SEO 2018: Como evitar os impactos do update do Google nos sites YMYL
4.9 (97.5%) 8 votes

Se o seu objetivo é vender na internet ou trabalhar com marketing digital, você precisa estar atento às mudanças que o Google fez nos ranqueamentos de páginas YMYL, pois esse update pode impactar significativamente o seu desempenho em atração de visitantes.

Neste artigo você irá descobrir que atualização é essa,quais empresas ela afeta e como você pode contornar esse update caso o seu site tenha sido afetado.

Mudança no ranqueamento orgânico em 2018

No mês de Agosto de 2018, o mundo digital tomou conhecimento de um dos maiores updates em ranqueamento de sites já vistos. O Google realizou uma profunda mudança nos algoritmos e se tornou muito mais crítico quanto ao ranqueamento de sites YMYL.

O sites Your Money or Your Life (YMYL), ou Seu Dinheiro ou Sua Vida, são páginas que conforme o Google:

“Poderiam potencialmente afetar a felicidade futura, a saúde ou a riqueza de usuários”.

A razão da atualização é que qualquer pessoa, sem a mínima qualificação para tratar sobre esses assuntos, poderia criar uma página dando conselhos financeiros, médicos ou legais.

O que são páginas YMYL

Fazem parte das páginas YMYL aquelas que:

    • Realizam transações financeiras.
      São aquelas páginas que permitem a transferência de dinheiro, pagamento de contas, realização de compras etc.

 

    • Páginas de informações financeiras.
      São as páginas que fornecem aconselhamento sobre compra de seguro, planejamento de aposentadoria, compra de imóveis, impostos, investimentos, etc.

 

    • Páginas médicas.
      São aquelas que fornecem conselhos e informações sobre o bem-estar, medicamentos, saúde física e mental e doenças ao seus usuários.

 

    • Aconselhamento jurídico.
      São páginas que tratam de temas do mundo do direito. É comum que tratem de assuntos como guarda dos filhos, divórcio, criação de testamento, etc.

 

    • Páginas sobre informações legais.
      Esse é o tipo mais amplo de páginas YMYL. Se refere a páginas que contém informações sobre programas sociais, desastres ambientais, processos governamentais, eventos internacionais e outros.

 

A solução em SEO para evitar os impactos do update

Conforme vimos até aqui, a preocupação do Google é basicamente com a autoridade e confiabilidade dos conteúdos que tangem as páginas YMYL. Dessa forma, alguns passos podem ser seguidos para conter os danos do update.

1.  Demonstrar autoridade, confiabilidade e reputação

As diretrizes do Google afirmam explicitamente que qualquer informação encontrada em um site YMYL deve vir de um especialista ou autoridade no tópico em questão.

Quanto mais informações puderem ser fornecidas sobre a marca e os autores de seus conteúdos, melhor. Ter várias páginas de informações de contato, formas de atendimento direto ao cliente, biografias completas dos autores de seu blog e páginas detalhadas “Sobre” ajudarão a demonstrar confiabilidade.

Premiações, recomendações de especialistas do setor, afiliações a que pertence, sociedades profissionais as quais faz parte. Tudo isso também conta para a confiabilidade da páginas YMYL.

Além disso, o Google também direciona os avaliadores a olhar para a Wikipedia e outras fontes informativas como locais para iniciar a pesquisa de reputação.

2. Atualizar o site regularmente

De acordo com as diretrizes mais recentes do Google, “os sites de notícias de alta qualidade são frequentemente atualizados”.

O Google vê com bons olhos os sites que possuem uma boa regularidade de publicações.

É fundamental se certificar que as informações fornecidas estejam sempre de acordo com as atualizações que ocorrem no setor em que sua página faz parte.

3. O site precisa ser funcional

As páginas dos sites YMYL devem satisfazer seus objetivos sem muitas distrações.

Essa é uma ótima oportunidade para que se analise quais são os elementos que mais funcionam, e aqueles que não funcionam tanto, nas páginas do seu site. Excluir tudo aquilo que não possui um propósito alinhado com os objetivos iniciais das páginas é um passo importante.

4. Ser compatível com Mobile

De acordo com as Diretrizes do update, qualquer página que não funcionar em um dispositivo móvel terá uma classificação mais baixa em termos de SEO.

Por isso, vale sempre verificar se o se o seu site está compatível com todos os dispositivos.

Estar atento às mudanças e tendências em SEO pode ser determinante para a colocação do seu site na SERP do Google.

Se você possui um site e YMYL e tem alguma dúvida ou contribuição para saber como contornar o update, comente aqui em baixo!

 

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Francis Scheid

Francis Scheid

Customer Success Manager em Conexorama
Formado em Comunicação Social, tenho um profundo interesse por Marketing e Publicidade. Apaixonado pelo aprimoramento constante e por ideias fora da curva e desafiadoras, acredito que tudo e todos têm em si a capacidade de nos ensinar algo.
Francis Scheid

Últimos posts por Francis Scheid (exibir todos)