Blog, Marketing de Conteúdo, Redes Sociais,

User-Generated Content (UGC): saiba como aplicar esse conceito na sua estratégia de Inbound

Por Camilla Edlim em 4 de setembro de 2023

Você certamente já usou um produto ou serviço e compartilhou com alguém a sua opinião sobre ele, né? Isso é muito comum, e vai muito além das trocas entre amigos.

No Marketing chamamos essa criação de conteúdo espontânea de User-Generated Content (UGC, ou, “Conteúdo gerado pelo usuário”)!

E estimular que os usuários a gerarem conteúdos sobre seu produto ou serviço pode ser um elemento muito importante para sua estratégia de Marketing Digital!

Esse conteúdo espontâneo tende a transmitir maior confiança para sua audiência do que conteúdos “feitos para vender”, e podem ser uma ótima forma de atingir um público novo de forma orgânica, além de ser uma forma de reforçar sua prova social.

Já deu pra perceber que tem muito espaço para o UGC em uma estratégia de marketing, né? Continue lendo para entender mais sobre esse poderoso tipo de conteúdo e como você pode aproveitá-lo para gerar mais resultados!

O que é User- Generated Content (UGC)?

Como o próprio nome já diz, UGC é o conteúdo gerado pelo usuário. O conceito pode até parecer simples, mas os impactos que esse tipo de conteúdo causa no seu público é significativo:

Segundo um estudo realizado pela ComScore, o engajamento da marca aumenta em 28% quando os consumidores são expostos a uma mistura de conteúdo de marketing profissional e UGC.

Surpreendente, né?

Mas mesmo sendo tão importante, muitas empresas contam que o conteúdo gerado pelo usuário acontecerá de forma natural, e negligenciam práticas que podem estimular a criação desse conteúdo.

Se sua empresa segue uma abordagem Customer First, você já deve ter internalizado a máxima de que todo cliente é um defensor em potencial e, mais do que isso: um propagador da sua empresa.

E, se seguirmos nessa mesma linha de pensamento, podemos entender todo cliente como um potencial criador de conteúdo – seja lá qual for o canal de comunicação que escolham para isso.

Benefícios do conteúdo gerado pelo usuário

Sejamos sinceros: fazer uma boa recomendação para alguém é algo gratificante. Uma validação de nosso pensamento e de nossas percepções.

Seu público tem, portanto, uma motivação intrínseca em compartilhar as experiências que está tendo com seu produto (sejam elas boas ou ruins!), e estimulá-lo a fazer isso pode render bons frutos para seu produto.

Isso se dá especialmente porque o público que recebe essa recomendação a recebe de forma orgânica, associada à um gatilho mental de prova social. Mas, além disso, 4 grandes vantagens podem facilmente ser percebidas:

1. Aumento da credibilidade e confiança

Um dos benefícios mais poderosos do conteúdo gerado pelo usuário é que o público que está considerando comprar seu produto ou contratar seu serviço tem mais chances de confiar nele.

É fácil entender o porquê disso. Você quer vender seu produto, e vai falar bem dele para isso.

Alguém que não está necessariamente ganhando nada com essa venda, e ainda elogia seu produto, terá mais credibilidade pelo simples fato de que “não tem nada a ganhar”.

Além disso, as pessoas acham fácil se relacionar com outras pessoas semelhantes a elas. Podemos então dizer que UGC transmitirá a informação de que esse novo possível cliente não estará sozinho: existem outros como ele, e que confiam e recomendam essa solução.

2. Demonstração do valor percebido

Quando um usuário fala sobre a experiência que tem com a sua solução e você inclue essa citação em seus materiais, você está mostrando para o restante da sua audiência que não é você quem está falando: são outras pessoas que já experimentaram o produto ou serviço.

Escolher exibir esse conteúdo – seja nas redes sociais, ou em suas Landing Pages, deixa claro seu compromisso com seus clientes.

Exemplo de UGC - Avaliações e depoimentos de clientes usados como prova social

Neste exemplo, pode ver que usamos depoimentos de quem usa nossa ferramenta de Raio-X do RD Station em nossa página de vendas. Reforçando a credibilidade da ferramenta e mostrando alguns casos reais de uso.

3. Aumento da visibilidade e engajamento

O UGC impacta a visibilidade da sua marca ao aumentar a frequência de menção a ela nos canais de comunicação, potencializando o efeito “boca a boca”.

Eu explico:

Em vez de apenas você estar compartilhando conteúdo sobre sua empresa, quando seus clientes começam a fazer isso também, você terá mais “tempo de tela” para sua audiência, ajudando a estabelecer a pregnância da sua marca e a reforçar sua autoridade.

Claro, esse aumento da visibilidade será positivo se acontecer por meio de elogios e recomendações.

Agora, se você não estiver entregando uma boa experiência para seus clientes, esse aumento de visibilidade pode ser uma grande armadilha, espalhando por aí os problemas de seu produto ou solução.

É impossível garantir que você não terá críticas. Afinal, mesmo um produto incrível pode não ser a melhor escolha para alguém. O que importa é saber como gerenciar crises e lidar com essas críticas!

4. Potencializa seu SEO com backlinks

É comum associarmos o UGC com conteúdo para redes sociais, mas ele também está presente em outros canais. E um especialmente importante são blogs e sites que estejam recomendando seu produto – especialmente se estiverem fazendo uma linkagem para seu site.

Esses são backlinks extramamente relevantes, e que provém de uma ação de link building espontânea, o que podem dar aquela força para suas estratégias de SEO!

Como o UGC pode ser utilizado no Inbound Marketing?

Como comentei, muitas marcas já entenderam a importância de usar o User-Generated Content, oferecendo mais possibilidades no desenvolvimento de estratégias.

Assim como é possível produzir conteúdo para cada etapa do funil, também é possível pensar em como incluir UGC em sua estratégia de Inbound! Com uma boa curadoria de conteúdo, você pode aplicá-los em diferentes frentes do seu negócio.

E as vantagens não são só para aumentar o alcance nas redes sociais não! Quanto mais gente fala bem da sua marca e cria links para os seus conteúdos, mais ela se consolida como autoridade online.

Para o Google, isso é sinal de que a marca é confiável, tem boa reputação e merece uma boa posição nos resultados das buscas.

De forma geral, pense quais são as ações que você pode aplicar na sua empresa. Seja através de sites, blog, email, anúncios ou outro conteúdo de marca.

Veja como usar as ferramentas disponíveis para cada etapa do seu funil:

Redes Sociais

Com o incentivo certo é possível ativar a sua base de clientes na geração de conteúdo. Mas, como conseguir isso vai depender da sua Persona e do produto que está sendo promovido.

Por exemplo, se sua empresa vende um produto “material”, o Instagram é o lugar perfeito para ativação.

Exemplo de UGC - Cliente compartilhando produto nas redes sociais

// Conheça a Conexorama LAB – O nosso laboratório de mimos!

Se você oferece um serviço, compartilhar o que os usuários fazem com ele também é ótimo. Afinal, ele mostra não apenas o produto, mas também, o que as pessoas podem fazer com ele.

Vídeos

Para atrair o seu público, através das redes sociais, artigos, site e anúncios, um bom vídeo sempre chama a atenção.

Uma empresa que é exemplo em usar o conteúdo criado pelos usuários para mostrar a relevância do seu produto é a GoPro.

View this post on Instagram

A post shared by GoPro (@gopro)

As publicações feitas no Instagram da marca são enviadas por consumidores utilizando os equipamentos, postando diariamente as melhores fotos tiradas por usuários com suas câmeras.

O sucesso dessa estratégia foi tamanho que hoje em dia a GoPro já até criou o GoPro Awards, um prêmio em dinheiro destinado aos usuários que enviarem as melhores fotos ou vídeos para a marca.

Comentários e avaliações

Seja através de redes sociais, Google ou nos artigos do seu blog, já imaginou como o feedback do seu usuário ou cliente pode auxiliar na construção de uma estratégia?

Esse é um exemplo de um comentário em um de nossos artigos. Com essa resposta, é possível criar mais conteúdos respondendo essas e outras dúvidas que podem ser da maioria.

Exemplo de UGC - Comentários em um artigo no blog

Além do formato mais comum, de texto em avaliações e comentários, no caso de e-commerces pode-se estimular o cliente a tirar fotos com os produtos, assim outros interessados podem vê-los além das fotos oficiais.

Landing Pages

Já falamos sobre como o conteúdo gerado por usuário pode inspirar maior confiança em seu público e servir como prova social, certo?

Incorporá-lo em Landing Pages diretas, como páginas de produto, páginas de vendas ou de levantada de mão é uma ótima forma de combater objeções e encorajar o visitante a dar o próximo passo.

Entretanto, isso deve ser feito de forma estratégica, buscando dosar a quantidade certa de informações sobre o produto, UGC e argumentos de vendas – associado à elementos de design que irão capturar a atenção desse visitante e estimulá-lo a ler até o final!

Como incentivar que o público produza esse conteúdo?

Interagir com seu consumidor real e prestar atenção no que ele tem a dizer é uma boa oportunidade de aprimorar o conhecimento sobre sua Persona. Isso permite que você perceba o que mais interessa ao público e possa alinhar seus conteúdos a esses interesses.

A maioria das marcas terá pessoas que adorariam a oportunidade de ajudá-las a espalhar sua mensagem – às vezes é tão simples quanto rastrear essas pessoas e conversar com elas.

Você também pode incentivar o UGC ao oferecer benefícios, seja um desconto, conteúdos exclusivos ou até mesmo uma premiação, criando uma campanha em torno de uma hashtag ou ao pedir para que o usuário compartilhe os relatos.

Um restaurante, por exemplo, pode mandar bilhetes junto com o pedido de delivery para estimular esse compartilhamento. Uma loja de roupas, pode criar um espaço no provador que incentive as publicações nas redes sociais.

Chegou a hora de colocar a mão na massa!

Segundo pesquisa da Lett e Opinion Box, 79,9% dos consumidores, quando têm uma boa experiência de compra, retornam ao site para avaliá-lo positivamente. Por outro lado, quando recebem o produto e ficam insatisfeitos, 65,4% retornam ao site para deixar uma avaliação negativa.

Portanto, mesmo que a empresa não queira, os consumidores tendem a produzir conteúdo nesses dois momentos: tendo experiências boas ou ruins, sendo uma interação quase espontânea que acontece nas redes sociais, página do Google, vídeos de review no Youtube, por exemplo.

As pessoas estão cada vez mais dispostas a compartilhar e produzir conteúdo de qualidade para promover aquilo que acreditam ou se identificam. Cabe aos profissionais de marketing elaborarem estratégias para explorar essa base de fãs e promover a marca de forma assertiva.

Agora que você entendeu a importância do conteúdo gerado pelo usuário ou UGC, quero saber se ficou alguma dúvida ou se você aplica uma dessas estratégias no seu negócio. Deixe o seu comentário!

Camilla Edlim

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x