Blog, Estratégias,

User-Generated Content: saiba como aplicar esse conceito na sua estratégia de Inbound

Por Camilla Edlim em 23 de fevereiro de 2022

Você já usou um produto ou serviço e expôs a sua opinião sobre ele? Sim, isso é muito comum. Mas, você sabia que essa prática tem um nome e pode ser usada na sua estratégia de Inbound?

O User-Generated Content está aí para comprovar que incentivar os seus clientes e usuários a dividir opinião sobre o seu produto pode criar oportunidades para o seu negócio.

Através de um retorno fiel e de qualidade, você pode atingir mais pessoas de forma orgânica. Ou seja, uma ótima prova social para atrair novos clientes!  

Quer saber por onde começar a aplicar o User-Generated Content e como ele pode ser utilizado no Inbound? Acompanhe comigo.

O que é UGC?

Como o próprio nome já diz: conteúdo gerado pelo usuário. O conceito pode até parecer simples, mas para muitas empresas este é um recurso pouco explorado. 

A internet trouxe a possibilidade de transformar todo consumidor em um criador e defensor daquilo que consome – e essa relação se fortalece de forma constante.

Segundo um estudo realizado pela ComScore, o engajamento da marca aumenta em 28% quando os consumidores são expostos a uma mistura de conteúdo de marketing profissional e UGC. As organizações que obtiverem os maiores ganhos neste espaço serão aquelas que combinam de forma inteligente e autêntica as duas.

E, vale reforçar, seja por meio de aplicativos de mensagens, e-mails, redes sociais e outras formas de comunicação, nós produzimos e compartilhamos conteúdo o tempo inteiro.

Qual o impacto do conteúdo produzido pelo cliente?

Vamos ser sinceros, todos nós gostamos de compartilhar experiências que amamos e de ser os primeiros a trazer novidades para nossos círculos de influência. O que antes era feito através de álbuns de família ou vídeos caseiros, se tornou uma prática do universo online.

Quando as empresas associam essas experiências às suas marcas, elas começam a ver pessoas dispostas a produzir conteúdo relacionado a elas. É uma forma orgânica de entrar em suas vidas enquanto promove um produto ou serviço.

E o gatilho mental da prova social é extremamente efetivo para a tomada de decisão em diversas estratégias de Inbound.

Afinal, pessoas confiam mais em outras pessoas do que em marcas para tomar decisões de consumo.

Como o UGC pode ser utilizado no Inbound Marketing?

Como comentei, muitas marcas já entenderam a importância de usar o User-Generated Content, oferecendo mais possibilidades no desenvolvimento de estratégias. 

Assim como é possível produzir conteúdo para cada etapa do funil, também é possível pensar no que apresentar em sua estratégia de Inbound! Com uma boa curadoria de conteúdo, você pode aplicar em diferentes frentes do seu negócio.

E as vantagens não são só para as redes sociais não! Quanto mais gente fala bem da sua marca e cria links para os seus conteúdos, mais ela se consolida como autoridade online. Para o Google, isso é sinal de que a marca é confiável, tem boa reputação e merece uma boa posição nos resultados das buscas.  

De forma geral, pense quais são as ações que você pode aplicar na sua empresa. Seja através de sites, site, e-mail, anúncios, conteúdo de conversação ou outro conteúdo de marca,

Veja como usar as ferramentas disponíveis para cada etapa do seu funil:

Redes Sociais

Com o incentivo certo é possível ativar a sua base de clientes na geração de conteúdo. Mas, como conseguir isso vai depender da sua Persona e do produto que está sendo promovido.

Por exemplo, se sua empresa vende um produto “material”, o Instagram é o lugar perfeito para ativação. Se você oferece um serviço, compartilhar o que os usuários fazem com ele também é ótimo. Afinal, ele mostra não apenas o produto, mas também, o que as pessoas podem fazer com ele.

story mostra marcação da conexorama feita por um cliente

Vídeo

Para atrair o seu público, através das redes sociais, artigos, site e anúncios, um bom vídeo sempre chama a atenção.

Uma empresa que é exemplo em usar o conteúdo criado pelos usuários para mostrar a relevância do seu produto é a GoPro.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por GoPro (@gopro)

As publicações feitas no Instagram da marca são enviadas por consumidores utilizando os equipamentos, postando diariamente as melhores fotos tiradas por usuários com suas câmeras.

O sucesso dessa estratégia foi tamanho que hoje em dia a GoPro já até criou o GoPro Awards, um prêmio em dinheiro destinado aos usuários que enviarem as melhores fotos ou vídeos para a marca.

Comentários e avaliações

Seja através de redes sociais, Google Meu Negócio ou nos artigos do seu blog, já imaginou como o feedback do seu usuário ou cliente pode auxiliar na construção de uma estratégia?

Esse é um exemplo de um comentário em um de nossos artigos. Com essa resposta, é possível criar mais conteúdos respondendo essas e outras dúvidas que podem ser da maioria.

captura de tela mostra depoimento de cliente no site Reclame Aqui

Além do formato mais comum, de texto em avaliações e comentários, no caso de e-commerces pode-se estimular o cliente a tirar fotos com os produtos, assim outros interessados podem vê-los além das fotos oficiais.

Como incentivar que o público produza esse conteúdo?

Interagir com seu consumidor real e prestar atenção no que ele tem a dizer é uma boa oportunidade de aprimorar o conhecimento sobre sua Persona. Isso permite que você perceba o que mais interessa ao público e possa alinhar seus conteúdos a esses interesses.

A maioria das marcas terá pessoas que adorariam a oportunidade de ajudá-las a espalhar sua mensagem – às vezes é tão simples quanto rastrear essas pessoas e conversar com elas.

Você também pode incentivar o UGC ao oferecer benefícios, seja um desconto, conteúdos exclusivos ou até mesmo uma premiação, criando uma campanha em torno de uma hashtag ou ao pedir para que o usuário compartilhe os relatos.

Um restaurante, por exemplo, pode mandar bilhetes junto com o pedido de delivery para estimular esse compartilhamento. Uma loja de roupas, pode criar um espaço no provador que incentive as publicações nas redes sociais.

Chegou a hora de colocar a mão na massa!

Segundo pesquisa da Lett e Opinion Box, 79,9% dos consumidores, quando têm uma boa experiência de compra, retornam ao site para avaliá-lo positivamente. Por outro lado, quando recebem o produto e ficam insatisfeitos, 65,4% retornam ao site para deixar uma avaliação negativa.

Portanto, mesmo que a empresa não queira, os consumidores tendem a produzir conteúdo nesses dois momentos: tendo experiências boas ou ruins, sendo uma interação quase espontânea que acontece nas redes sociais, página do Google, vídeos de review no Youtube, por exemplo. 

As pessoas estão cada vez mais dispostas a compartilhar e produzir conteúdo de qualidade para promover aquilo que acreditam ou se identificam. Cabe aos profissionais de marketing elaborarem estratégias para explorar essa base de fãs e promover a marca de forma assertiva. 

Agora que você entendeu a importância do conteúdo gerado pelo usuário ou UGC, quero saber se ficou alguma dúvida ou se você aplica uma dessas estratégias no seu negócio. Deixe o seu comentário!

Banner "Atingimos 200K acessos orgânicos mensais, confira o case"
Camilla Edlim

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x