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Topic Clusters em SEO: tração e visibilidade para o seu site

Por Shymenne Siqueira em 12 de outubro de 2018
Os Topic Clusters em SEO ganham atenção entre profissionais de marketing que usam essa estratégia como um trampolim direto para a primeira página do Google
Leitura de 6 minutos
Topic Clusters em SEO: tração e visibilidade para o seu site
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O Marketing Digital não para de evoluir, assim como todas as ferramentas e estratégias de otimização. Especificamente no caso do SEO (Search Engine Optimization), que cada vez mais é influenciado pelo hábito dos consumidores e a aprendizagem das máquinas.

Outra questão que não podemos deixar de lado é o fato de que o número de conteúdos na Internet cresce de maneira assustadora. Isso acaba aumentando a concorrência na hora de rankear um conteúdo.

Então, o que podemos fazer?

É aí que entram os Topic Cluster, uma estratégia de organização de conteúdos que ajudará você a colocar o seu artigo no topo!

Como você já deve ter visto logo acima, PARAR DE APRENDER NÃO É UMA OPÇÃO! Então, vamos conhecer mais sobre os Topic Clusters e como a adoção dessa estratégia irá beneficiar o seu trabalho no marketing digital.

O que são Topic Clusters?

Estratégia definida pela Hubspot, os Topic Clusters buscam organizar os conteúdos de seu blog, combinar volume de tráfego e autoridade em um tema específico, e dessa forma, aumentar a visibilidade de suas páginas.

De forma resumida, é como se em volta de um tema principal, você organizasse os conteúdos afins, trabalhando-os de forma interconectada.

Quer um exemplo prático?

Você possui um site especializado em esportes radicais. Ao invés de escrever 50 artigos curtos sobre paraquedismo, você deverá produzir um conteúdo mais completo e aprofundado sobre o tema, de forma que responda as principais dúvidas de seu público.

Então, para enriquecer esse material, você pode escrever outros artigos que complementam as informações e estejam linkados naquele conteúdo mais completo.

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Como organizar um Topic Cluster?

O Topic Cluster possui uma estrutura simples, formada por três elementos:

  • Post Pilar
  • Clusters
  • Links internos

Esses elementos precisam formar uma estrutura lógica, de forma que o produtor de conteúdo consiga ter uma visão geral do seu trabalho e para que também possa mensurá-lo.

Agora, vamos conhecer com mais detalhe cada um desses elementos.

Post Pilar

O artigo escolhido para ser o post pilar é aquele mais completo, o que funcionará como a estrutura principal do grupo.

Esse conteúdo deverá englobar os principais pontos do tópico tratado e, consequentemente, ter sido produzido em torno de uma palavra-chave com alta relevância para a sua estratégia de negócio e, é claro, para o seu funil de vendas.

É importante destacar que nem sempre essa palavra-chave será uma head tail ou de topo de funil. É que essa escolha dependerá da sua estratégia, o que significa que não existirá um padrão na escolha das palavras-chave.

O fato é que o post pilar deverá refletir a sua estratégia de rankeamento e o seu objetivo de conversão, tratando sempre de tópicos que são fundamentais para sua empresa e que estão conectados aos seus objetivos.

Clusters

Definido o seu post pilar, o próximo passo é selecionar os conteúdos que estão relacionados e giram em torno desse artigo principal.

Enquanto o post pilar é mais abrangente, os clusters são matérias mais específicos e trabalham determinado tema de forma mais minuciosa.

Aqui um lembrete importante:

É fundamental que o post pilar aborde ou faça referência a todos os clusters selecionados. A dica é que para cada post pilar sejam listados de 10 a 30 clusters (isso não é uma regra!).

Lembra do nosso exemplo sobre paraquedismo? Nesse caso, nossos clusters poderiam ser:

  • Escolas de paraquedismo
  • Regras do paraquedismo
  • Equipamentos de segurança para paraquedismo
  • Modalidades de paraquedismo
  • Benefícios do paraquedismo
  • Riscos do paraquedismo
  • Onde comprar materiais de paraquedismo
  • Instrutores de paraquedismo
  • Quanto custa praticar paraquedismo
  • Curiosidades do paraquedismo

Para descobrir os seus clusters, a dica é utilizar ferramentas de busca de palavras-chaves! 😉

Links internos

Como você já sabe, o post pilar e os clusters precisam estar conectados. E para que isso aconteça utilizamos os links internos, uma estratégia já conhecida e importante para o rankeamento no Google.

Mas atenção!

A linkagem dos clusters no post pilar não pode ser feita de qualquer forma. Como tudo em marketing digital, é preciso planejamento e estratégia! Veja algumas regrinhas que podem te ajudar:

  1. Sempre link o cluster ao post pilar. A recomendação é que o primeiro link vá para o post pilar, mas isso não é obrigatório.
  2. O post pilar deve linkar de volta para o cluster.
  3. Utilize textos âncora de forma estratégica. Aqui temos um vídeo incrível sobre textos âncora para te ajudar!

E como as ferramentas de busca entendem Topic Clusters?

Já parou para pensar de que forma você realiza uma pesquisa no Google ou pede ajuda a Siri? Você utiliza uma linguagem mais formal e apenas palavras-chaves ou pesquisa de forma mais complexa e casual?

A segunda opção é mais próxima da nossa realidade, afinal de contas, quando pesquisamos já sabemos que os buscadores consideram nosso comportamento. De forma bem resumida, é como se o Google, a Siri ou qualquer outra ferramenta de busca nos conhecesse. O que não deixa de ser verdade.

Como essas ferramentas já possuem dados de suas pesquisas anteriores, elas “entendem” sua demanda e o direcionam para aquele resultado que mais se aproxima de seu perfil. E isso acontece porque não apenas os seus dados são avaliados, mas também os dados das páginas que podem oferecer a melhor resposta.

As ferramentas de busca compreendem o valor de páginas que possuem uma relação semântica entre outras páginas que estão conectadas. Ou seja, elas conseguem detectar se os artigos fazem sentido e se complementam ao analisar o histórico do leitor e sua relação com o tema apresentado.

Ao colocar uma página no topo dos resultados de busca, as ferramentas fazem um cruzamento de dados e destacam aquelas que fazem mais sentido e possuem maior profundidade em determinado assunto ou palavra-chave. E é por isso que o Topic Cluster é cada vez mais fundamental nos resultados da pesquisa.

De forma resumida, o Topic Cluster irá proporcionar a sua estratégia:

  • Melhor rankeamento do site.
  • Aumentar a visibilidade de seus conteúdos.
  • Manter a sua audiência.

Quem tem medo do Google?

Você tem medo das atualizações do Google?

Sinceramente, espero que não! Isso porque toda atualização do Google tem apenas um objetivo: oferecer a melhor resposta aos usuários.

É claro que do ponto de vista do usuário isso é sensacional. Mas e no nosso caso, como produtores de conteúdo?

O segredo é observar a forma como estamos consumindo as informações. Isso diz muito sobre as possíveis mudanças de algoritmos ou aparecimento de novas técnicas.

Outro ponto é: Não pare de produzir conteúdo! E melhore sempre aquilo que já está em seu site. Comece a pensar seus conteúdos já com uma estrutura pronta para aplicar a estratégia de Topic Clusters.

E o mais importante: NÃO PARE DE APRENDER NUNCA! Em nosso blog você encontra uma série de artigos e materiais que podem te auxiliar a desenvolver melhor suas estratégias e encontrar soluções para suas dúvidas. Fique de olho!

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Shymenne Siqueira

Shymenne Siqueira

Content Expert em Conexorama
Jornalista de formação, apaixonada por marketing digital, redes sociais, memes, futebol e pão de queijo, uai!
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