Blog, Landing Pages,

Thank You Page Intermediária: conheça o formato, quando usar e cuidados principais

Por Jean Vidal em 9 de março de 2022

Quando você começa na jornada de geração de Leads, você sabe que precisará de muitas dicas para utilizar bem Landing Pages e CTAs para avançar neste desafio. 

Afinal, não é só criar uma Landing Page dentro dos moldes padrões que sua ferramenta (RD Station ou similar) permite, você precisa ir além: melhorar taxas de conversão e escalar essa etapa do funil.


Muitas vezes, precisará trabalhar um layout mais avançado (focado sempre na identidade visual da sua empresa e que seja de alto impacto, ajudando na conversão final), trabalhar bem o copy (afinal, está “vendendo” a sua oferta, indiferente se ela é gratuita ou paga) e outras vezes precisará criar estratégias inovadoras, criando caminhos diretos e indiretos.

É nesse grupo de estratégias inovadoras que entra um formato de Landing Page que nós utilizamos para nós e nossos clientes, a Thank You Page Intermediária.

No artigo de hoje, vamos tentar sair do básico de Landing Pages, e pensar na jornada do Lead, desde de informações verdadeiras (que precisamos extrair do Lead) até caminhos diretos antes de entregar a sua oferta final. Vem comigo?

O que é uma Thank You Page Intermediária?

Para chegarmos nesse conceito, precisamos revisar rapidamente os dois principais formatos de Landing Pages (LP) que existem, que são:

Landing Page de Conversão

É a Landing Page principal de divulgação da oferta. Seja ela um material rico (oferta indireta) ou uma Levantada de Mão (oferta direta). É essa Landing Page que receberá os visitantes e terá a responsabilidade de convencê-los a “comprar” a oferta. 

Um exemplo é a LP indireta que vou usar para ilustrar daqui pra frente é a Landing Page de Conversão do nosso material “Guia completo do Email Marketing“.



Ela foca em “vender” a conversão do material. Perde-se a navegação normal do site, e os únicos caminhos de saída dessa página são: converter no formulário ou fechar a página.

Imagem mostra como é uma landing page de conversão

Além disso, tem um título de impacto, tópicos, um layout voltado para conversão, e um formulário.

Quem converter no formulário, vai para o próximo passo.

Thank You Page 

A Thank You Page (TYP, ou página de agradecimento), é onde entregamos o link para acesso do material em si, além de colocar os códigos de conversão para permitir a análise mais completa dos anúncios. 

Também é possível – e comum – aproveitar essa página para trazer algumas chamadas diretas.

O exemplo de Thank You Page (TYP), do mesmo material que listamos acima, segue esse formato. Observe:

Imagem mostra thank you page de material da Conexorama

O topo cumpre com o combinado, entregando a oferta principal. Depois são adicionados outros caminhos de jornada de aprendizado, como artigos e matérias semelhantes. E seguimos para ofertas diretas, como cursos e solicitação de orçamento.

É muito importante, ainda que dê trabalho criar, você utilizar no mínimo esse dois formatos de Landing Pages (Conversão e Thank You Page) nas ofertas diretas e indiretas. 

É impressionante a quantidade de vezes que vemos os dois erros mais clássicos, em Landing Pages, que são:

  1. Entregar um material rico livremente, sem exigir a conversão, perdendo a geração de Leads;
  2. Ou existir a Landing Page, mas redirecionar diretamente para o material após a conversão (um PDF, por exemplo, no caso de eBooks), não tendo criado a Thank You Page, que é um momento ideal de desenhar próximos passos.

Logo, esse é o básico, o mínimo esperado em um Inbound Marketing de qualidade

Só que podemos aprimorar o jogo e ir além, adicionando a Thank You Page Intermediária entre os dois formatos padrões de LPs.

imagem mostra o processo de conversão em uma LP. passando pela TYP intermediária e sendo direcionada para a TYP de material

Observe então que a Thank You Page Intermediária (TYP-I), entra justamente no meio, entre a LP de Conversão e a TYP.

O objetivo desse obstáculo é simples:

Quando alguém converter na LP de Conversão, é redirecionado para a TYP Intermediária. Essa, por sua vez, mostra uma mensagem no topo que avisa o Lead que o material foi para o seu email, e indica que o Lead fique atento à chegada dessa comunicação – que é um fluxo de Automação de Marketing entregando o link da TYP final do material.

Logo, a ideia de ter esse processo é justamente intensificar a geração de Leads válidos (e-mails verdadeiros), desencorajando aquelas pessoas que convertem com um email falso apenas para acessar o material.

Com essa configuração, caso o visitante queira mesmo acessar o material, ele é obrigado a informar um email válido e que ele tenha acesso. 

Esse formato, de pedir um e-mail verdadeiro nas páginas é bem comum em estratégias de lançamento de produtos digitais (anunciando que ofertas exclusivas serão enviadas para o email), e também se justifica no processo do Inbound Marketing, afinal, muito do relacionamento será por email, e faz sentido você buscar e-mails reais.

Só que, ainda que se justifique bastante, nem sempre é necessário usar a Thank You Page Intermediária.

Quando é indicado usar e quando não faz sentido

Antes que você comece a criar uma Thank You Page Intermediária, é importante comentar que existe um momento correto para ativar essa estratégia. Afinal, é mais um formato de LP que o seu time de marketing precisa administrar (criar e depois otimizar). 

Claro, você poderá criar apenas uma TYP Intermediária, e todos os seus materiais indiretos podem apontar para a mesma (cuidando para que cada automação leve a url correta da TYP final do material).

E você também não precisa ter uma TYP-I para ofertas diretas e nem indicamos muito ter esse tipo de ação para essas ofertas (como pedido de orçamento), pois pode ser um atrito que irá diminuir a ação rápida de vendas e, se o Lead está demonstrando um real interesse em seu produto ou serviço, ele estará mais propenso a informar dados reais.

Feito esses dois disclaimers, podemos entender que é indicado usar quando:

  1. Você já tem uma média considerável de geração de Leads. Algo como pelo menos mil Leads por mês, e muitos vindos por materiais ricos, para que essa TYP-I seja uma página bem acessada e faça efeito;
  2. Você tem tecnologia disponível para isso. Afinal, você precisará que seu software de Automação de Marketing (como o RD Station) permita que você possa trabalhar com projetos avançados de automação. No caso do RD, isso se configura a partir do plano PRO;
  3. Você já tem uma compreensão boa da sua Jornada de Compra. Se isso acontece, você provavelmente já planeja conteúdos com base nas etapas da Jornada de Compra. Essa jornada, então, poderá ser ilustrada no copy da Thank You Page intermediária;
  4. Você observa uma geração considerável de Leads inválidos. Este é um ponto diretamente atrelado ao primeiro. Quando temos um grande volume de Leads sendo gerados, é comum ter também um número considerável de Leads informando emails falsos. 

Se esses pontos são uma realidade para a sua empresa, é hora de considerar a criação de uma TYP Intermediária. Antes disso, seria um esforço com pouco potencial de impacto. 

Por isso mesmo, quando um cliente que nunca fez Inbound está sendo atendido pela Conexo Rama, optamos por criar a TYP-I ao avançar do segundo semestre de atendimento. Em casos onde o cliente já fazia Inbound, esse processo pode acontecer antes – a depender do diagnóstico que realizamos.

Sugestões de elementos para o copy da sua Thank You Page Intermediária

Uma vez que você entendeu que o melhor a se fazer é criar a sua TYP intermediária, será importante construir seu conteúdo e layout com cuidado. Afinal, ela é uma ótima oportunidade de manter o seu Lead envolvido, em vez de apenas avisar que o conteúdo será enviado por email de forma fria.

Aqui, vamos mostrar o que indicamos, usando a nossa página como exemplo. Confira:

Imagem mostra como deve ser o copy para uma thank you page

1. O aviso sobre a oferta

Essa mensagem precisa estar no topo da página e com o devido destaque. É ela que vai avisar ao Lead que o material foi para o email.

Para destacar ainda mais essa mensagem, no passado a gente sublinhou essa frase e, fazendo mapa de calor da página, ficou claro que o pessoal tentava clicar ali para ir para o material. Aí retiramos o sublinhado. ?

Deixar essa mensagem em destaque ajuda a minimizar a frustração do Lead que esperava encontrar o material “de cara”.

2. Indicação de leituras desenhando a Jornada de Compra

A próxima seção traz justamente as indicações de leituras baseadas nos seus aprendizados acerca do que é importante que os seus Leads conheçam sobre seu segmento ou solução.

Indicamos que você traga aqui os seus conteúdos mais importantes de topo, meio e fundo de funil.

3. Oferta Direta

Nós colocamos duas na nossa página, em posições diferentes (ou seja, você pode testar posições conforme o layout da sua página e depois ir otimizando).

A primeira oferta direta é uma chamada para os principais cursos que temos na Conexorama PRO, nossa unidade de educação.

E, mais abaixo, optamos por colocar os cases de sucesso, justamente por entender que a oportunidade de Levantada de Mão (o pedido de Orçamento) já está na Thank You Page final do material. 

Além disso, os cases são uma chamada igualmente forte para querer ser cliente da agência (e isso ocorre com todos os mercados, casos de sucesso fazem muito impacto em aumento de pedidos de orçamento).

4. Manifesto 

Outro ponto que pode entrar em uma Thank You Page Intermediária é aproveitar o espaço para deixar claro seu manifesto, seu propósito. No nosso caso, a bandeira é o texto “Além de Leads, pessoas”, que defende bastante a qualidade de tudo que fazemos como ponto principal.

5. Assinar newsletters especiais

Por fim, nós optamos por colocar opções de newsletters para o Lead assinar, caso ele queira. Assim, podemos entender mais a disposição de relacionamento e até interesse de temas de cada Lead mais engajado (que fez essa inscrição).


Mas claro, esse copy foi pensando na estrutura de conteúdos e ofertas que temos e nas nossas Personas. Por isso, não é obrigatório você ter todos esses itens na estrutura da sua TYP-I, mas fica aqui o convite para usar essas dicas como base.

[Dica final] Lembre-se de otimizar 

Antes de encerrarmos, é importante frisar que, uma vez que a sua Thank You Page Intermediária foi lançada e está recebendo visitantes nela, você precisará fazer rodadas de otimização.

Por isso, separamos algumas dúvidas, que podem surgir nessa etapa:

De quanto em quanto tempo devo otimizar a Thank You Page Intermediária?

Essa indicação de período pode variar, pois depende do crescimento do seu funil (visitantes > Leads) e pela periodicidade de lançamento de novas ofertas, além das novas compreensões das Personas e Jornada de Compra que você tiveram em determinado período, mas indicamos revisar ao menos uma vez ao ano, ou a cada semestre se seu marketing é mais acelerado.

Eu preciso ter TYP-I para cada Persona?

Não é tão indicado fazer essa separação por Personas, pois você pode gerar as identificações de cada público direto na TYP-I. Contudo, se algum material é campeão em geração de Leads Qualificados, e até tem grande impacto em geração de Oportunidades, você pode escolher fazer uma TYP-I específica para este conteúdo. 

Mas indicamos puxar depois de já implantada uma TYP-I “geral”.

Como eu faço para descobrir o que tenho que otimizar na Thank You Page?

Investigue com um mapa de calor. Você pode fazer análises mais simples (como o mapa de calor) ou até mesmo filmagens das navegações. 

Isso pode mostrar quais elementos estão prendendo atenção de seus Leads, quais não estão sendo visualizados / clicados e ter ideias de melhorias.

Posso, em algum caso, “pular” a TYP-I e indicar diretamente a TYP Final?

Sim, digamos que você não queira ter esse processo de verificação para quem já é Lead da sua base. Você pode criar uma versão exclusiva de LP de Conversão para a base que, ao invés de redirecionar para a TYP-I, mandará direto para a Thank You Page final do material. 
Mas indicamos ter cuidado para usar esse processo apenas para divulgações por email para quem já é seu Lead.

E você, já tem ou pensou em ter uma Thank You Page Intermediária? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário, por favor, mesmo que seja um elogio ou até uma reclamação. Só assim sabemos realmente que você está aqui, lendo e aprendendo conosco. Please. 🙂

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x