Blog, Marketing de Conteúdo,

Tendências do Marketing Digital para 2019

Por Márcia Lacerda em 13 de fevereiro de 2019
Leitura de 4 minutos
Tendências do Marketing Digital para 2019
5 (100%) 2 votes

Em nossa Retrospectiva 2018, apresentamos pra você um overview dos principais acontecimentos de Marketing Digital. Vimos que o ano passado trouxe inovações nos algoritmos das redes sociais e do Google, nos conteúdos em vídeo e por fim, no RD Station, com a criação do seu próprio CRM , unindo Marketing e Vendas num só canal.

O ano de 2019 já começou e agora é a hora de te apresentar quais são as principais novidades que esse novo livro em branco tem para todos nós. E para isso, listamos 5 grandes Tendências do Marketing Digital para 2019.

P.s.: Vale lembrar que ainda dá tempo de se atualizar, certo? Então, se você não conferiu o que 2018 trouxe na área, assista nossa retrospectiva, e se inscreva no nosso canal pra continuar ligado nas novidades! 😉

1 Topic Clusters

Os algoritmos dos motores de busca se atualizam constantemente e incluem novos critérios para ranqueamento, para acompanhar as mudanças no comportamento humano. É nesse contexto que surgem os Topic Clusters, conhecidos também como Grupos de Tópicos, que nada mais são, do que um grupo de conteúdos, organizados em torno de um “assunto” central.

Essa é uma estratégia importantíssima de SEO, que já vinha ganhando força em 2018, e promete ser ainda mais relevante em 2019 para quem deseja que seus conteúdos apareçam na primeira página do Google!

2 Pesquisa por voz

A pesquisa por voz tem sido um recurso cada vez mais utilizado para buscar informações na internet, afinal, é muito mais prático apertar um botão e falar pro nosso celular o que estamos querendo, seja andando pela rua, trabalhando, ou fazendo qualquer outra atividade, do que parar para escrever.

Estima-se que hoje, um terço das pesquisas que são realizadas no Google diariamente, são por voz e que, em 2020, metade das buscas já sejam nesse formato. Adaptar os conteúdos que nossa empresa oferece ao público para esse novo formato é muito importante para potencializar o SEO e entregar informações mais assertivas aos usuários.

3 Conteúdo em vídeo

Os conteúdos em vídeo estão se tornando cada vez mais populares na internet e nas redes sociais. Ano passado, vimos o lançamento do IG TV, plataforma de vídeo do Instagram, e a expansão dos Stories para o Facebook, Youtube e Linkedin.

É uma forma de humanizar a comunicação e nos aproximarmos do nosso público, gerando mais interação, engajamento e identificação com a marca. Portanto, continuar investindo em vídeos, é também uma grande aposta para 2019!

4 Campanhas pagas e anúncios

Em 2018, acompanhamos a mudança do Google Adwords para o Google Ads. Agora, a plataforma oferece ao público uma nova interface, com novas funcionalidades e o uso crescente de inteligência artificial, que tem se tornado o grande diferencial do Google Ads em relação às demais.

Vale destacar que por mais que os investimentos em Facebook Ads ainda sejam maiores em relação ao Instagram Ads, os recursos investidos nos anúncios dessa plataforma, cresceram 117% no ano passado, enquanto que o Face Ads teve um crescimento de apenas 40%. A tendência é que o Instagram continue crescendo nesse sentido em 2019, justamente por ser um aplicativo muito próximo e presente na vida das pessoas.

5 Inteligência artificial e Marketing Digital

No RD Summit de 2018, Martha Gabriel, palestrante, professora e consultora conhecida mundialmente por seus estudos na área de inovação e tecnologia, deixou bem claro que a inteligência artificial estará cada vez mais presente em nossas vidas e essa realidade com certeza se aplica ao Marketing Digital.

O uso de chatbots para atender as pessoas que visitam nosso site ou redes sociais é um exemplo de inteligência artificial aplicada ao marketing. Em 2019, o uso desses “robôs virtuais” continuará em crescimento, por ser uma forma personalizada e prática de atender aos visitantes.

Uma novidade surpreendente e ainda em crescimento é a pesquisa por imagem, a exemplo, o aplicativo Google Lens. E como funciona? Bem simples: vamos supor que você esteja querendo comprar um óculos novo. Ao invés de fazer uma pesquisa por palavras, é só você apontar a câmera do seu celular para um óculos, que aparecerão resultados em texto sobre onde comprar e quais modelos estão na moda, por exemplo.

Conclusão

Para nós, que trabalhamos com Marketing Digital, temos sempre que estar nos atualizando sobre as novidades que são lançadas, e todo novo ano é uma caixinha de surpresas.

Mas uma coisa é certa: por mais que a tecnologia esteja avançando exponencialmente, a comunicação humanizada e mais próxima às pessoas também cresce em ritmo acelerado. Saber alinhar inovação e Marketing Digital, sem esquecer daquilo que nos faz humanos, é uma grande tendência não só para 2019, como também para o futuro e as próximas gerações!

E você? Quais novidades no Marketing Digital te surpreenderam nesse 2019 que mal começou, e nós já consideramos pakas? 😂

Se gostou do nosso artigo, compartilhe nas Redes Sociais!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Márcia Lacerda

Implementation Success Manager em Conexorama
Apaixonada por Marketing Digital e motivada por implementar uma estratégia de sucesso junto aos clientes. Capricorniana, patinadora nas horas vagas e amante da natureza.
Márcia Lacerda

Últimos posts por Márcia Lacerda (exibir todos)