Blog, Geração de Leads,

O que é uma Squeeze Page e como utilizar em sua estratégia de marketing?

Por Patrick Chieregato em 22 de maio de 2020
Entenda de uma vez por todas o que é uma Squeeze Page, qual a principal diferença entre esse modelo e uma Landing Page e quando utilizá-la em sua estratégia.
Leitura de 6 minutos

Sabemos que nas campanhas de Marketing Digital um dos objetivos que não podem faltar é a captação de informações dos Leads.

Por meio dessas ações, procuramos obter dados importantes do público que queremos atingir. Para isso utilizamos formulários e páginas de conversão de acordo com o objetivo.

Neste artigo iremos mostrar dois formatos que podem ser utilizadas, as Landings Pages e Squeeze Pages.

Antes de apresentar as diferenças entre essas duas opções e quando usá-las, é importante saber definir o objetivo da sua campanha de marketing. Saber adaptar suas ações de marketing de acordo com o público e contexto da ação que está sendo realizada é outro ponto fundamental.

  1. Por exemplo, se o seu objetivo é divulgar um serviço ou produto criar, uma página (Landing Page) com mais informações pode ser a melhor opção para engajar a conversão dos Leads.
  2. No entanto, se está realizando uma campanha rápida ou apenas uma pesquisa que não é necessário uma explicação prévia, uma página simples com formulário pode ser a melhor opção.

Agora que entendeu esses objetivos iremos apresentar as diferenças entre essas páginas e qual indicamos para cada exemplo citado acima.

O que são Landing Pages e quando utilizar?

As Landings Pages são páginas de alta conversão que possuem como principal objetivo transmitir informações importantes para o seu visitante e estimular a sua conversão na página.

Uma das principais diferenças de uma Landing Page é a disponibilidade de informações na página.

A ideia principal é trazer os pontos principais do serviço ou produto que está sendo divulgado estimulando que o público converta no formulário. Para isso é importante criar um copy arrasador na sua Landing Page.

Sabemos que a divulgação na internet tem um poder de alcance que pode atingir outros grupos além do público-alvo. Por isso uma estratégia importante além da criação da Landing Page é a seleção das perguntas.

É importante definir questões que sinalizem quais são os Leads qualificados. Uma sugestão é utilizar perguntas com alternativas, desse modo fica mais fácil criar segmentações e grupos.

Outra característica importante é a estrutura da página que não disponibiliza ‘’pontos de fuga’’, ou seja, uma vez dentro da página o único caminho disponível é converter no formulário.

Ah, e antes que eu me esqueça, esse modelo de página é o mais indicado para o primeiro exemplo citado no começo do artigo. Neste caso é um modelo apropriado para divulgar um produto ou serviço por exemplo, destacando na página informações importantes para o público-alvo.

Um dos exemplos mais comuns são Landing Pages para divulgação de ebook como mostro abaixo:

Landing Page de divulgação de eBook

Se o seu objetivo for criar uma Landing Page de Orçamento, indico que leia esse artigo linkado onde compartilhamos alguns cuidados importantes para essa finalidade.

Para a criação das Landings Pages, nós da Conexorama utilizamos o RD Station como plataforma e a nossa equipe de design para criação gráfica. Além desta ferramenta, existem outras no mercado que podem ser utilizadas para essa finalidade como por exemplo Unbounce, Lead Lovers, KlickPages entre outras.

O que são Squeeze Page e quando utilizar?

A Squeeze Page é um tipo de Landing Page mais simples, que tem como objetivo simplesmente a captação de informações. Diferente da Landing Page, não existem diversas informações na página.

Além das campanhas de marketing, esse modelo também pode ser utilizado para pesquisas internas como neste exemplo abaixo:

Squeeze Page para escrever no blog

Direcionamos essas Squeeze Page para os colaboradores da Conexorama que gostariam de participar de um evento.

Não indicamos usar esse formato no caso de uma LP de Orçamento, pois entendemos que na promoção de um produto ou serviço é importante destacar informações relevantes do que está sendo divulgado.

Ou seja, em resumo o modelo de Squeeze Page tem como único conteúdo o formulário, por isso seu objetivo deve estar bem claro para o lead.

Um outro ponto importante é a chamada de ação para Squeeze Page, exatamente por ela não possuir informações, é importante trazer elementos que geram curiosidade e desejo dos usuários converterem.

Sobre a quantidade de perguntas que devem ser utilizadas, é importante levar em conta qual será o objetivo da Squeeze Page novamente e o por consequência o público-alvo.

Por exemplo, caso seja uma pesquisa interna, a quantidade de perguntas pode não interferir. No entanto caso seja uma pesquisa online, onde deseje que haja o engajamento de muitos usuários, um formulário extenso pode ser um obstáculo.

Uma dica é priorizar as perguntas mais importantes e usar alternativas para poder filtrar as respostas por grupos. Dessa forma ficará muito mais fácil analisar os resultados da pesquisa.

Para criar uma Squeeze page o Google Formulário é uma ótima opção gratuita para criação de um formulário simples e rápido.

A Squeeze Page é a opção mais adequada para o segundo exemplo citado no início do artigo, ou seja, campanhas de marketing rápidas ou para a realização de pesquisas por exemplo. Em resumo a ideia é apenas captar a informação, sem que seja necessário uma prévia explicação.

Dicas valiosas, qual canal utilizar

Como disse acima, sabemos que a criação dessas páginas exige esforço e tempo, por isso você deve se ater não apenas a criação da Landing Page pensando no público que deseja atingir, mas principalmente na forma como será divulgada.

Para esse planejamento é importante saber em qual canal você conseguirá impactar da melhor forma o seu público-alvo. Se for possível trabalhar com mais de um canal pode aumentar suas chances de alcançar os Leads desejados.

Um dica importante neste momento é não repetir a mesma divulgação em canais diferentes, é preciso personalizar sua mensagem para cada frente. 

Na Conexorama, um dos principais canais que utilizamos para divulgar os materiais criados são os e-mails, para isso criamos um modelo personalizado para divulgar Landing Pages:

Modelo de e-mail marketing personalizado para divulgação de landing page
Neste e-mail, assim como na Landing Page, destacamos as principais informações do que está sendo divulgado para estimular a conversão dos Leads.

Um outro detalhe é que aproveitamos a divulgação do material rico para divulgar também a LP de Orçamento com um pequeno CTA no rodapé do e-mail.

Ao compartilhar um material valioso para o seu Lead, aproveite a oportunidade para disponibilizar o caminho de conversão para sua LP de Orçamento.

Um segundo canal que recomendamos são as redes sociais:

Divulgação de Landing Pages em redes sociais

Novamente trazemos um texto com alguns pontos valiosos do que está sendo divulgado, dessa forma incentivamos os Leads a acessaram o link da Landing Page.

Nestes exemplos mostramos como adaptar sua comunicação e aproveitar diferentes canais para bombar a sua página de conversão.

Ficou com dúvida em algum ponto? Me envie abaixo, caso não tenha nenhuma pergunta chegou a hora de pôr a mão na massa e criar a sua Landing Page.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Patrick Chieregato