Blog, Estratégias,

Se todos fazem Inbound Marketing, como faço para me diferenciar?

Por Ana Paula Agostini em 14 de julho de 2021
Ideias de como se diferenciar quando você está inserido em um mercado onde todos estão aplicando o Inbound Marketing. Confira!
Leitura de 4 minutos

No processo de amadurecimento do Marketing Digital brasileiro foi comum as empresas descobrirem que algumas técnicas (como comprar lista de e-mails) não funcionavam e marketing de verdade vai muito além de campanhas pontuais ou estratégias isoladas, como fazer alguns anúncios no Google Ads ou ter uma conta no Instagram com muito engajamento.

Desde seu surgimento, a metodologia do Inbound Marketing segue em evidência, principalmente no mercado B2B e de outras vendas complexas.

A verdade é que essa estratégia faz tanto sentido para alguns mercados – como o das empresas SaaS – que será rotineiro vermos concorrentes competindo para quem faz a melhor comunicação no seu mercado.

Entretanto, não é por escolherem a mesma metodologia que estarão utilizando a mesma estratégia. E é justamente sobre como diferenciar sua estratégia que iremos falar neste artigo. Confira!

1. Conheça suas Personas

Antes de mais nada preciso reforçar algo que sempre falamos por aqui: não adianta fazer Inbound Marketing se você não souber quem são suas Personas.

E, acredite se quiser, conhecer suas Personas e conversar com elas – falar de seus interesses, seus problemas, da forma com a qual elas gostam de consumir conteúdo – já é um diferencial. Afinal, muita gente mergulha em uma estratégia de Marketing Digital sem qualquer planejamento.

Imagem com o link para o Curso de Planejamento de Marketing Digital

Uma vez que você conhece suas Personas, é muito mais fácil construir um planejamento de conteúdos – para o seu Blog ou Redes Sociais – focado em atrair o perfil certo.

Além disso, suas chances de acertar na hora de criar uma isca para converter seus visitantes em Leads Qualificados são maiores! Sem contar, claro, que toda a sua comunicação e argumentação será mais efetiva uma vez que esse Lead se tornar uma Oportunidade.

2. Observe seus concorrentes, mas faça diferente

Analisar o que seus concorrentes estão fazendo é sempre uma jogada esperta, seja a nível de marketing, produto ou administração. Mas, se você quer se diferenciar, já sabe que não pode olhar para os seus concorrentes e fazer o mesmo que eles, certo?

Por isso, ao fazer uma análise de concorrentes, use as informações coletadas para gerar novas ideias – uma boa forma de fazer isso é promovendo um brainstorm com todo o time!

3. Explore diferentes possibilidades

Todos sabemos que não existe fórmula mágica para fazer Marketing. Por isso, uma rotina de testes e análises é fundamental para manter suas estratégias alinhadas com os seus objetivos.

E isso vale para todos os “braços” do Inbound Marketing:

Email Marketing

Não fique preso a um só formato de comunicação, uma só segmentação ou um só horário de envio.

Se você costuma enviar por email apenas as suas ofertas comerciais, teste o envio de um broadcast de vendas, ou um email com os últimos artigos publicados.

Sempre disparou os emails na quarta pela manhã? Que tal testar o envio no final de semana ou na segunda-feira? Pode ser que este seja um bom momento para conquistar a atenção da sua Persona…

Materiais Ricos

Apesar do ebook ser um formato fantástico para repassar informações em detalhes, é comum que o Lead baixe diversos eBooks mas não avance a leitura.

Apesar da conversão ser um fator chave para conhecer (e ampliar) a sua audiência, é importante frisar que o Inbound criará “raízes” quando o seu conteúdo for realmente consumido e sua empresa se tornar autoridade e referência para esse Lead.

Por isso, a primeira grande forma de se diferenciar na competição é ir além do eBook, trabalhando com outros formatos de Materiais Ricos, como webinars, calculadoras, planilhas ou infográficos.

Apesar da força extra na criação desses novos formatos, será um passo crítico para que sua empresa repasse uma mensagem que será consumida.

Mídia Paga

Talvez o canal com maior possibilidade de testes, podendo ser validados ou derrubados rapidamente, dependendo de quanta verba você investe no canal.

São inúmeras as possibilidades de formatos, tanto do Google Ads como do Facebook Ads. E, claro, não esquecendo do LinkedIn Ads.

É possível utilizar o canal de mídia paga para ganhar velocidade nas estratégias de Inbound, ajudando a alimentar o seu Funil de vendas com Leads e Oportunidades.

4. Faça parcerias de Co-Marketing

O conceito de Co-Marketing é pouco popular, mas pode ser muito benéfico para as empresas envolvidas. De forma bem simples, o “Marketing Colaborativo” acontece quando duas empresas ou mais se unem para fazer o lançamento de um material rico, juntando esforços para potencializar os resultados da ação.

Considere que no oceano do mercado existe uma empresa – que não é sua concorrente –, mas que atinge o mesmo público (as mesmas Personas). Juntos, vocês podem criar um material rico de imenso valor para essa Persona, aumentando a visibilidade de ambas empresas.

A unificação de forças com esses parceiros estratégicos será um diferencial na competição de Inbound Marketing, além de você potencializar a autoridade da sua empresa através da consideração de outras empresas.

E você, já sabe se seu concorrente está fazendo Inbound Marketing? Deixe seu comentário e compartilhe conosco sua visão (;

Ana Paula Agostini

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x