Blog, Inbound Sales,

RD Station CRM: o guia completo sobre o CRM da RD

Por Tiago Menger em 8 de novembro de 2019
Conheça todas as funcionalidades da mais nova plataforma de CRM de vendas lançada pela RD Station no RD Summit 2018 e como ela pode te ajudar com as vendas.
Leitura de 7 minutos

Desde o lançamento do CRM da Resultados Digitais em 2018, viemos acompanhando o desenvolvimento da ferramenta, e a esta altura decidimos criar um guia documentando um pouco mais à fundo nossa experiência diária com o uso do software.

Sem sombra de dúvidas, um CRM é uma ferramenta primordial para você que tem interesse em otimizar o processos comerciais em sua empresa ou negócio particular.

A ferramenta reúne em um único local as informações cruciais para um excelente controle de relacionamento com seus prospects e organização dos dados comercial de forma estratégica, com foco na inteligência e otimização dos processos.

O CRM da RD se apresenta hoje como uma excelente solução de controle e gestão de relacionamento com clientes, ajudando no amadurecimento de centenas de empresas.

Se você ainda não tinha ouvido falar do CRM da RD, dê uma olhada neste vídeo que gravamos logo após o lançamento:

Integração nativa com RD Station

Uma das principais questões em Inbound Marketing para empresas que estão iniciando a estruturação da estratégia comercial após iniciar a captação de Leads é: “O que fazer com os Leads?”

Obviamente, um projeto de Inbound sales  precisa ser constantemente alimentado por Leads e oportunidades para que o modelo faça sentido e gere resultados concretos e escaláveis para a empresa.

Plataformas como o RD Station são o centro nervoso de gestão e acompanhamento da estratégia de Inbound, o objetivo central aqui é gerar Leads, relacionar e qualificá-los até repassar para o comercial com o máximo de informações relevantes para o processo.

Nesta intersecção o CRM irá assumir o passo seguinte, respondendo a questão.

Por meio de uma integração nativa, esta ferramenta (CRM) recebe os registros de novas oportunidades (Levantadas de Mão) e repasses do Marketing diretamente do RD Station.

As novas oportunidades ficam disponíveis para o  vendedor em um painel de controle com todas as informações de cada Lead, como contatos e negociações realizadas.

A organização e acesso rápido à informações decisivas, para agilizar o contato e otimizar a relação com os Prospect em cada etapa do processo de cotação até o fechamento, é o principal ganho em manter os registros do processo comercial dentro do CRM.

A integração com o RD Station Marketing permite automatizar o recebimento de informações de contato e, sobretudo, o acesso ao histórico prévio de interações do Lead com os materiais, e-mail e informações preenchidas em formulários nas LPs da marca.

De igual forma, a qualificação das oportunidades que avançam nas etapas do processo de vendas fica registrada no cadastro do Lead dentro do RD Station.

Esta integração permite até mesmo que sejam configuradas listas de disparo automáticos de e-mail para determinada etapa do processo em que o Lead se encontra dentro do CRM.

Dashboard e cards de oportunidades

dashboard_crm

O Dashboard do CRM da Resultados Digitais é bastante intuitivo e de fácil adaptação.

Nossa recomendação é para que o time comercial configure as etapas (Colunas no exemplo acima) do modo mais fiel para refletir os momentos chaves do processo comercial.

Um bom exemplo de etapas é manter um espaço para receber os Leads novos que estão chegando para o Primeiro contato, e nominar etapas como:

– Novas Oportunidades
– Chamada de Apresentação
– Diagnóstico
– Proposta
– Follow-up
– Fechamento etc…

Esta tela irá reunir todos os contatos de Prospects que estão em diferentes etapas  do processo comercial de forma bastante clara, e dar uma visão geral sobre a saúde do seu Funil de vendas.

Cada um dos card representam um cliente, e trazem as informações primordiais desta oportunidade como:

  • Nome;
  • Data do último e próximo contato agendando;
  • Tarefas programadas;
  • Valor do produto ou serviço que está sendo cotado;
  • Notas;
  • Qualificação.

cards_crm

Sabemos que nem sempre um funil cheio representa um processo de vendas saudável. Mas, sem dúvidas, esta concepção deve se adequar ao seu modelo de negócio e a complexidade do ciclo de vendas do seu serviço ou produto.

filtros_personalizadosNo caso de você se deparar com um funil cheio de oportunidades, o quadro pode parecer um pouco confuso, e neste ponto a utilização de filtros de visualização faz toda a diferença.

O CRM disponibiliza uma série de filtros  que se adaptam as prioridades do vendedor.

Utilizando filtros você pode configurar diferentes formatos de visualização das oportunidades no funil como listas personalizadas e responsáveis.

É possível aplicar filtros avançados para reunir oportunidades pelo nível de qualificação, último contato, produto negociado, fonte do Lead  ou datas por exemplo. Além de filtrar de forma bastante personalizada a visualização das oportunidades.

Na tela inicial,o software disponibiliza o acesso rápido à lista de Contatos, Empresas e Clientes cadastrados, Tarefas agendadas e o Menu de análise de performance e gráficos.

Os dados acessíveis nestas telas dão total controle ao vendedor das informações necessárias para manter a organização e aumentar o desempenho e produtividade nas rotinas comerciais.
ficha_oportunidades

Ficha de oportunidades e contato

Ao abrir a ficha de uma das oportunidades, o vendedor se depara com uma pote de ouro se tratando de inteligência de processo e apoio a qualidade do contato durante o processo de vendas.

A ficha de cada Lead reúne as informações de contato, histórico de interações do marketing, histórico de anotações de contatos e todas as informações inseridas pelo vendedor, além de apontar a etapa do processo, previsão de fechamento e produtos ou serviços em negociação.

De dentro da ficha de uma oportunidade, é possível controlar as tarefas a serem realizadas, consultar informações relevantes anotadas ao longo dos contatos realizados e monitorar a interação do prospect com os e-mails disparados.

É ainda nesta tela que ocorre a comunicação direta, o vendedor pode salvar templates de e-mail e propostas por exemplo, e enviar diretamente do CRM sem a necessidade de utilizar outras plataformas.

Outra funcionalidade muito interessante é a integração com o Whatsaap que registra no histórico de atividades sempre que um contato for iniciado pelo aplicativo.

funcionalidade_CRM

Além de registrar atividades e contatos dentro da ficha individual de cada oportunidade, o CRM permite adicionar documentos referentes a este contato e cadastrar diferentes produtos e serviços relacionados a esta cotação.

Estas informações são utilizadas ainda para gerar dados de valores que permitem avaliar o montante potencial sendo negociado dentro do funil de cada vendedor ou de toda uma equipe por exemplo.

A ficha de uma oportunidade irá notificar o responsável sempre que a oportunidade abrir um e-mail enviado pela plataforma e, assim, o vendedor pode entrar em contato no momento exato.

Este acompanhamento ativo e próximo dos contatos permite medir de maneira bastante eficiente a temperatura do Deal e monitorar a qualificação alterando o indicador no topo da ficha, e marcando uma venda ou perda de oportunidade diretamente nesta tela.

Por último, uma das mais recentes atualizações do CRM permite fazer ligações diretas pela plataforma utilizando de uma integração com o TotalVoice.

Ao iniciar uma ligação pela plataforma, o conteúdo da chamada fica gravado e disponível para o vendedor consultar as informações e manter-se à par dos detalhes negociados.

É possível iniciar uma chamada de telefone com apenas um clique sobre o número do contato.

ligacoes_CRM

A facilidade de manter todas as interações e registros dentro da mesma plataforma é sem dúvidas a principal entrega e motivo de fazer do CRM uma ferramenta indispensável à processos de venda de alta performance.

Se você gostou das funcionalidades apresentadas até aqui e tiver interesse em saber mais sobre o nosso método de utilizar o CRM no processo comercial, deixe o seu comentário aqui embaixo.

É um prazer somar experiências e aprofundar o conhecimento nas mais diversas áreas e aplicações estratégicas de processos em Inbound Marketing. Conte pra gente como o CRM da RD está contribuindo para o crescimento do seu negócio!

 

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Tiago Menger

Inbound Sales Representative em Conexorama
Analista de Política e Relações Internacionais, tenho grande prazer em descobrir e desenvolver estratégias de sucesso em Marketing Digital. Sou entusiasta de novas tecnologias e sempre levo em consideração a satisfação e boa experiência do usuário. Acredito no compartilhamento de idéias e acesso livre à informação, para fomentar o crescimento mutuo em sociedade.
Tiago Menger