Blog, Notícias,

RD On The Road: pode um content se tornar um vendedor?

Por Shymenne Siqueira em 10 de maio de 2019
Leitura de 5 minutos
RD On The Road: pode um content se tornar um vendedor?
5 (100%) 3 vote[s]

Em abril deste ano, nós, Conekiridus, recebemos uma missão empolgante e desafiadora: participar das quatro edições do RD On The Road como expositores e lá, trabalhar com a venda do RD Hacks, o treinamento exclusivo da Conexorama que ensina você a otimizar o seu RD Station para ser uma máquina de resultados.

Missão dada é missão cumprida? Claro que sim!

Mas precisamos voltar um pouquinho no tempo e lembrar de um pequeno detalhe: euzinha aqui não tinha experiência em vendas! Mas o que fez uma content se tornar uma vendedora em tão pouco tempo? Conto pra você nas próximas linhas!

O treinamento

O primeiro RD On The Road foi realizado em Belo Horizonte no dia 03 de abril, mas os treinamentos de vendas começaram um mês antes. O time de “vendedores” estava formado, mas um ponto merece atenção: assim como eu, nenhum dos meus colegas tinha experiência em vendas. Ou seja, o desafio era muito maior do que imaginado.

Mas nós, Conekiridus, somos assim: quanto maior o desafio, maior a nossa vontade!

A preparação do time ficou por conta do nosso CEO Jean Vidal, que experiente nessa área, realizou uma série de encontros semanais onde tínhamos a oportunidade de falar sobre o RD On The Road, tirar nossas dúvidas sobre as vendas do RD Hacks, compartilhar experiências de outros eventos, falar sobre nossas impressões e, principalmente, treinar o nosso pitch de vendas.

No primeiro encontro discutimos sobre as possíveis personas que encontraríamos no RD On The Road e, a partir daí, treinávamos uns com os outros, determinadas situações de vendas.

O pitch de vendas

Além do treinamento presencial, cada um de nós buscou outros materiais de estudo que poderiam nos ajudar a montar e aprimorar nosso pitch de vendas. Encontramos diversas referências e adaptamos a nossa realidade aquilo que julgamos ser o mais adequado.

Aproveitando a nossa expertise em inbound marketing, copys matadores e gatilhos mentais, conseguimos fazer uma boa adaptação do nosso discurso para o tipo de evento, público e vendas que prentendíamos fazer.

Conekiridus On The Road

A primeira experiência do RD On The Road em BH já começou bem animada. Assim que as portas do Palácio das Artes se abriram para os participantes o nosso estande de vendas ficou lotado e colocamos o nosso treinamento em prática.

Foram aproximadamente 10 horas de evento, onde tivemos a oportunidade de conversar com muitos colegas de profissão, estudantes, empreendedores e donos de agência. Exatamente os perfis que havíamos mapeado durante os treinamentos.

A diferença foi a necessidade de adaptação de nosso discurso de vendas a realidade de cada persona com quem conversamos. É importante destacar que tanto no evento de Belo Horizonte como o do Rio de Janeiro, ouvimos e conhecemos histórias diferentes e cada pessoa se sentiu a vontade para conversar sobre suas dificuldades ou necessidades de melhorias em seus processos de inbound marketing.

Saber ouvir foi um dos grandes aprendizados deste evento. Ao entender a dor do outro, conseguimos indicar uma forma como o RD Hacks ajudaria a resolver aquele problema. E esse ponto foi fundamental para o fechamento de vendas.

Tanto em Belo Horizonte como no Rio de Janeiro, todos os Conekiridus conseguiram realizar boas vendas. Retornamos para Florianópolis com um sentimento de dever cumprido e uma grande experiência na bagagem, que esperamos repetir em breve!

Mas e o RD Hacks?

Como você vai vender algo se não sabe exatamente o que é? Bom, partindo dessa premissa e da necessidade de nivelar os conhecimentos de todo o time da Conexorama, todos nós fizemos o curso RD Hacks.

Dessa forma, além de ampliar nossos conhecimentos sobre o uso da plataforma aplicada a metodologia Conexorama, nos sentimos muito mais confiantes e preparados para responder qualquer tipo de dúvida que porventura surgiu durante o evento.

Agora, se você não foi ao RD On The Road, mas está curioso sobre o RD Hacks e quer garantir a sua qualificação profissional com certificado, faça já a sua inscrição e prepare-se para transformar o seu RD Station em uma máquina de resultados!

5 lições que aprendi como vendedora

Lição 1: Saber ouvir o consumidor foi uma das principais lições que aprendi como vendedora no RD on The Road. É muito importante entender a real necessidade do cliente para que, de fato, você consiga ajudá-lo com o seu produto.

Lição 2: De nada adianta decorar um discurso. Em eventos como esse é muito importante conversar com as pessoas, deixar o assunto fluir. Assim, de maneira quase que automática, você consegue fazer o seu pitch de vendas, sem que ele pareça “ensaiado”.

Lição 3: Trabalhe em cooperação seus colegas. Em vários momentos o estande de vendas ficou bem cheio e nós, Conekiridus-vendedores, nos apoiamos uns nos outros para conseguir atender todo mundo, esclarecer dúvidas e dar aquela mãozinha na hora de buscar um copo de água ou fazer um intervalo para ir ao banheiro.

Lição 4: Conhecer o produto que você está vendendo é fundamental para você conseguir fechar negócios mas, principalmente, ter confiança no seu discurso. Foi extremamente gratificante mostrar autoridade sobre o produto com os participantes do evento. Isso me deu mais confiança para oferecer o produto, mas também a certeza que estava vendendo um curso que realmente poderá fazer a diferença na vida das pessoas.

Lição 5: Desafios são bem vindos! Sim, deu certo medo no início, afinal de contas, minha área de atuação são os copys, mas conseguir desempenhar outro papel dentro da Conexorama acrescentou muito para meu trabalho, minha experiência profissional e também pessoal.

E você? Já saiu da sua zona de conforto e se arriscou em outras áreas profissionais que não a sua? Conte pra mim!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Shymenne Siqueira

Content Expert em Conexorama
Jornalista de formação, apaixonada por marketing digital, redes sociais, memes, futebol e pão de queijo, uai!
Shymenne Siqueira