Blog, Ferramentas,

Podcasts: por que você precisa começar a usar hoje

Por Content em 8 de fevereiro de 2019
Leitura de 5 minutos
Avalie este artigo:

Para começar nossa conversa, gostaria de saber se você sabe o que é um podcast?

Um podcast nada mais é que uma transmissão digital disponibilizada na Internet. An, como assim? De maneira bem sucinta, é um conteúdo disponível na internet em forma de áudio que pode ser acessado a qualquer momento, mesmo que você esteja em movimento. O intuito aqui é: informar, entreter e divertir ouvintes do mundo inteiro. Parece a solução dos seus problemas, não é mesmo? E se eu te disser que os podcasts já eram febre nos anos 90?

Susto Assustado GIF by Totorial - Find & Share on GIPHY

Chegou a hora de você entender de uma vez por todas essa ferramenta e por qual motivo você precisa utilizá-la. Bora me acompanhar nesse artigo até o final?

Da onde veio esse termo?

Antes de qualquer coisa, quero dizer para você que acha que podcasts é coisa dos millennials, que os conteúdos em áudio não são nenhuma novidade. Na verdade o rádio já foi o que os podcasts são hoje, PASMEM!

Apesar de ter nascido nos anos 90, o termo em foi criado pelo ex-apresentador da MTV, Adam Curry em 2004 e nada mais é que a junção de ‘iPod’ e ‘broadcast’ (mensagens transmitidas através de sons e imagens via rádio ou televisão)

Mas, para que serve isso?

Os podcasts funcionam como um programa de rádio para internet que falam sobre um assunto específico: humor, entretenimento, games, cinema, educação e etc.
Além disso, serve para você atender todo o seu público sem precisar disponibilizar 24 horas do seu dia para isso. UAU!
Ler um texto como esse aqui pode ser muito prazeroso (pode falar, eu sei!), mas nos dias de hoje, poder otimizar seu tempo e consumir um conteúdo em áudio é uma excelente ideia, certo? Afinal de contas é mais aprendizado em menos tempo. E meu amigo, tempo é dinheiro!

Happy Money Talks GIF by King Parts - Find & Share on GIPHY

A partir de agora, enquanto você vai e volta do trabalho, faz seus serviços domésticos e até mesmo se exercita, você pode selecionar um conteúdo da sua preferência e ouvir podcasts para ficar atualizado sobre vários temas. 😁

Porque fazer?

Primeiro, você precisa estar atualizado! Como as pessoas estão cada vez mais procurando esta mídia você precisa aproveitar essa brecha e sair na frente.

1- Economize sua internet.

Uma das vantagens do podcast é o fato de não gastar tanto o uso dos dados da sua operadora de telefonia móvel. Diferente dos vídeos que acabam consumindo mais a sua internet no final do mês.
Só um adendo aqui, para vocês não acharem que não sei que as plataformas de vídeo são as que possuem maior volume de audiência, ainda mais quando se trata dos famosos millennials, mas o podcast possui uma audiência mais qualitativa. Sacou?

1- Aprenda um novo idioma.

Continuando a lista de benefícios, se você tem como meta para esse ano aprender um novo idioma, saiba que é muito comum o uso dos podcasts para isso. Afinal, os áudios ajudam muito a familiarizar-se com as palavras e com a pronúncia.

3- Relacione-se com o seu ouvinte!

Mas o que eu mais gosto em relação a esse assunto é a relação que ele tem com o significado de Inbound Marketing.
Através dos podcasts você tem a chance de gerar ainda mais confiança com a sua audiência, além da oportunidade de estreitar seu relacionamento com nutrições práticas e rápidas. Já imaginou se tornar referência no seu nicho, desenvolver uma conexão íntima e fidelizar mais clientes através de conteúdos que podem ser acessados a qualquer momento e enquanto seu leitor faz outras atividades?
Até porque seu cliente está ouvindo você, o que torna a interação cada vez mais humana de uma forma que seu conteúdo escrito não pode oferecer. (não me abandona aqui!!!😫)

Correr Adoniran Barbosa GIF by Latina Estúdio - Find & Share on GIPHY

Por isso, uma coisa é certa: você precisa saber o que é podcast e como usá-lo no seu negócio!

Inbound Marketing e podcasts

Tá Iza, mas o que inbound marketing tem a ver com isso? COMO ASSIM? 😮
Inbound é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante, certo? E a partir do momento que você atrai você começa um lindo relacionamento com o seu Lead. E sabe qual é o segredo dessa história de amor? Muito conteúdo que faça sentindo, personalizado, que engaje e de autoria. Ou seja, tudo a ver com a relação do seu usuário com os podcasts. Se você quiser saber mais sobre Inbound Marketing, somos especialista e podemos te mostrar como funciona aqui na Conexorama.

Além disso, você pode direcionar seus ouvintes para visitar seu site ou oferecer uma oferta no final de cada episódio do seu podcast. Ótima ideia, certo?

Sabemos que a tecnologia vem gerando muitas mudanças no comportamento do usuário e por isso é nossa obrigação estar sempre atualizado. Antes, era preciso confiar nos canais de mídia tradicional e nos vendedores para obter mais informações. Enquanto hoje, passamos pelo processo de “educação” espontaneamente e online. Dessa forma, os podcasts estão invadindo, novamente, o mercado, tornando os processos mais rápidos e trazendo mais clientes para o seu negócio.

Porque você precisa começar a usar hoje

Diante de todos os benefícios que falei aqui, acredito que você já esteja suuuper convencido, certo? Afinal de contas, o podcast pode ser uma importante porta de entrada para que novas pessoas conheçam o seu trabalho. Além de ser mais um canal de comunicação com o seu cliente e seus visitantes.

Uma dica final é: não se preocupe com a perfeição nesse primeiro momento, pense em começar com um conteúdo assertivo para sua audiência. Assim, trazer mais clientes para o seu negócio será apenas consequência.

Espero ter esclarecido sobre esse assunto e se você tiver alguma dúvida, fique a vontade para comentar aqui e nos perguntar. 😉

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content