Blog, Wordpress,

Por que você precisa instalar o plugin Disqus no seu site?

Por Isabele Reusing em 21 de fevereiro de 2020
O Disqus é muito mais que uma ferramenta de comentários, ele centraliza todas as interações feitas no seu site e ainda melhora a visibilidade do seu site. Conheça!
Leitura de 7 minutos

Aqui na Conexorama, costumamos fazer relatórios de SEO para os sites dos nossos clientes.

Uma de nossas recomendações mais frequentes é a instalação do plugin Disqus para o blog. Isso porque, após vários testes e investigações de ferramentas, constatamos a eficácia do Disqus em vários sentidos. Bem, vamos aos poucos explicando os porquês.

Para quem não sabe, o Disqus possui uma plataforma que centraliza todas as interações feitas no seu site. 

Essas interações podem ser comentários únicos, curtidas em comentários de usuários e até mesmo discussões. Melhor ainda é poder controlar todas estas conversas de maneira fácil, ágil e impedir facilmente os ataques “spammers”.

Outro ponto interessante é que ao criar uma conta no Disqus, o plugin te dá a opção de entrar como usuário, ou como moderador de um blog/site.

Isso não apenas facilita o controle de comentários por parte dos webmasters, como também estimula que mais e mais pessoas interajam com os conteúdos do blog.

Deu para entender um pouco de por que o Disqus é nosso favorito, certo?

Agora, nós vamos apresentar mais alguns motivos pelos quais você deve instalá-lo hoje mesmo no seu site.

E claro, você também vai aprender como fazer a instalação e a usá-lo da melhor maneira. Vamos lá?

Como o Disqus funciona?

Como já dissemos, o Disqus é muito completo. Este não é apenas um plugin que permite interações, mas sim, uma plataforma completa de análise e moderação de comentários.

A dinâmica é bastante simples: lá na plataforma, você pode aprovar, excluir e classificar como spam, além de ver a listagem completa dos comentários deixados no seu site.

Tudo em uma interface muito simples e intuitiva.

O plugin também disponibiliza a opção de filtrar os comentários e filtrar um período determinado de interações.

O Disqus facilita tanto a nossa vida – e de profissionais do Marketing Digital do mundo inteiro – que não tem como não classificá-lo como a melhor ferramenta de gerenciamento de comentários.

Aqui você pode estar se perguntando: “Eu gostaria de ter o Disqus no meu site, mas não o instalei ainda porque vou perder todos os meus comentários antigos.” 

Não, não vai!

Até para isso o plugin tem solução, oferecendo a possibilidade de migrar todos os seus comentários antigos para a plataforma.

Mas eu preciso mesmo ter um filtro de spam nos comentários?

Sim!

Se por um lado os comentários ajudam a melhorar a interação com o público e os números de tráfego no Google, por outro um spammer pode usar o seu site para conduzir o tráfego para o site dele, fazendo com que você contribua indiretamente para a disseminação de notícias falsas ou vírus, por exemplo.

Além disso, ao indexar as páginas do seu site, o Google também leva em consideração os comentários.

Assim, os comentários com conteúdos duvidosos ou mal intencionados podem prejudicar a indexação do seu site na ferramenta, tornando-o irrelevante. E você não quer isso, certo?

Instalando o plugin Disqus você também reduz o tempo gasto fazendo a moderação dos comentários manualmente.

Por que usar o Disqus e não outros sistemas de comentários?

Que o Disqus é o nosso favorito você já deve ter percebido, mas para lhe mostrar o porquê, reunimos aqui os 7 principais motivos que deixam ele na frente dos demais plugins existentes. Veja!

1. Anti-spam rigoroso

O sistema padrão de comentários do WordPress também possui a opção de filtrar usuários, IPs, termos específicos e inserir usuários em uma “blacklist”.

No entanto, o diferencial do Disqus é que ele conta com um filtro automático de spam, o que facilita milhões de vezes a triagem e reduz a necessidade de selecionar.

2. Instalação fácil

Para instalar o Disqus é muito simples: basta fazer download do plugin no blog.

Após fazer a instalação, o Disqus irá pedir que você configure a conta, ou que a crie. É realmente muito simples. Mais a frente faremos um passo a passo para que fique mais claro.

3. Plugin leve

O plugin é muito leve e não sobrecarrega o servidor. 

Antes do Disqus, o plugin de comentários do Facebook era amplamente utilizado, porém um detalhe muito importante foi percebido: este sistema deixa o site mais lento e consome muito os recursos do server. Com o plugin Disqus isso não acontece, já que ele é acessado diretamente da nuvem.

4. Moderação de comentários

Como já adiantamos, o Disqus possui um painel de controle muito mais simples, se comparado com o de outros sistemas de comentários.

No dashboard, é possível criar listas com comentários aprovados, excluídos e indesejados. Já falamos sobre, mas vale a pena citar novamente: o Disqus faz a seleção automática de spams. É muita eficiência!

5. Histórias relacionadas

Uma opção muito interessante do Disqus é o “história relacionadas”. Com ela, é possível sinalizar artigos relacionados ao tema da publicação e exibi-los logo abaixo do campo de comentários. Propiciando maior navegação pelo site, essa é realmente uma funcionalidade trunfo!

6. Faça tudo por e-mail

Se você não quiser, não precisa nem entrar no painel de controle do plugin Disqus. Basta ativar a opção de notificações de e-mail e você poderá executar todas as tarefas do painel de controle, diretamente na sua caixa de entrada. Nos ganhou por ser tão completo!

7. Mais visibilidade para o seu site

Visto que o Disqus está sendo amplamente utilizado, temos uma ótima notícia: o plugin pode sim aumentar a visibilidade do seu site. 

Ele possui integração com o Facebook, Twitter e LinkedIn, permitindo que mais usuários tenham acesso e deem início às interações no seu blog.

Não foi à toa que o Disqus também se tornou amplamente utilizado por milhares de usuários. Os leitores encontram recursos como anexo de imagens, histórico de comentários, alerta de menções e reações em outros comentários.

Em resumo, o plugin Disqus nos ganhou por ser tão completo!

Veja agora como instalar o plugin Disqus em 10 passos

Passo 1. O primeiro passo é fazer login no WordPress e adicionar um novo plugin, conforme indica a imagem abaixo.

como adicionar um plugin no wordpress

Passo 2. No campo de buscas por plugins, basta procurar por “Disqus” e selecionar a opção “Disqus Comment System“.

Disqus Comment System

 

Passo 3. Quando estiver instalado, você voltará para o menu lateral e procurará o Disqus para configurá-lo.

Passo 4.  Agora, tudo que você tem a fazer é ativar o Disqus e “configurá-lo”. Para isso, você deverá criar uma conta, caso ainda não tenha uma.

Passo 5. Para criar sua conta no Disqus, selecione a opção “Don’t have a Disqus Profile yet?”.

Passo 6. Agora, você será redirecionado para a tela de login do aplicativo, onde pode fazer login com o Facebook, Twitter e conta do Google, mesmo desejando criar uma conta para moderação de blog.

Passo 7. Para configurar sua conta no Disqus, escolha a opção “I want to install Disqus on my site”, mesmo que você já tenha iniciado o processo pela instalação do plugin no WordPress.

Passo 8. Agora, basta inserir a URL do site no campo abaixo, categorizar o segmento e escolher o idioma. Após isso, clique em “Create site”.

Passo 9. Você verá uma lista de plataformas para instalar o Disqus. Em nosso caso, começamos este tutorial baseado no WordPress, que é a plataforma mais utilizada para blogs atualmente.

Passo 10.  Agora você chegou até o final e pode personalizar o painel de controle. Adicione cores e temas ao background e clique em “Complete Setup”, para começar a explorar todas as funcionalidades do Disqus.

Agora que você já conhece a importância do Disqus e já tem bem claros todos os passos de instalação, basta começar a usar e analisar os resultados que virão. Conheça também outros plugins que recomendamos para WordPress e que, com certeza, irão otimizar o seu trabalho.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Isabele Reusing
Últimos posts por Isabele Reusing (exibir todos)