Blog, SaaS,

Descubra como construir um plano de negócios específico para SaaS

Por Natália Gaspar em 8 de junho de 2022

Você pode estar migrando seu produto para SaaS ou criando seu produto do zero, nas duas situações é muito importante investir em um plano de negócios para ajudar a estabelecer seus objetivos e guiar suas ações, ou até mesmo para prospectar investidores.

Atualmente, com a grande quantidade e variedade de Softwares as a Service (SaaS), criar um plano de negócios pode ser um desafio. E mesmo as grandes organizações, com milhões no orçamento para investir, podem se perder se o plano de negócios não estiver bem estruturado.

Não há uma regra de qual modelo seguir, o importante é estar atento às especificidades do seu negócio e considerar também seu ticket médio, afinal são essas questões que vão determinar a melhor opção.

Como no Marketing Digital para SaaS, o plano de negócios para SaaS também tem algumas particularidades. Mas, se sua empresa já criou um plano de negócios, verá que a estrutura pode ser bastante similar. É o planejamento e a construção que precisam ser adaptadas ao modelo de comercialização.

Para te ajudar vamos apresentar uma metodologia eficaz, que costuma funcionar para a grande maioria dos negócios. Vem com a gente!

O que um plano de negócios SaaS precisa ter?

Para construir seu plano de negócios SaaS, você precisa ter uma visão abrangente e detalhada do mercado, do seu serviço e principalmente das suas ações. 

Podemos dizer que a elaboração de Plano de Negócios padrão consiste em 5 etapas principais: 

Se você está se preparando para montar um plano de negócios SaaS, mas nem sabe por onde começar, saiba que existem metodologias que podem te auxiliar e vamos falar sobre a principal delas em seguida.

Business Model Canvas (BMC) como guia para o seu plano de negócios SaaS

O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

Captura de tela modelo Canvas

fonte: Sebrae

Você já deve ter visto esse diagrama por aí, e é justamente essa Matriz que chamamos de “Canvas” (em tradução livre, “tela”).  Mas, mais do que um diagrama, essa metodologia ajuda a orientar a criação de um modelo de negócio de sucesso, através de uma visualização ampla e estratégica de todos os processos.

Ter o Business Model Canvas preenchido de acordo com sua empresa garante mais assertividade nos processos, permitindo visualizar seu negócio de modo amplo, em apenas um documento, trazendo mais objetividade e organização.

Um plano de negócio específico para um SaaS deve ser ágil, por isso essa metodologia se torna tão atraente.

Bom, agora que já falamos um pouquinho sobre o Canvas, é hora de falar sobre cada uma das suas 9 seções.

Passo a passo para preencher seu Business Model Canvas

A estrutura do Canvas é formada por 9 quadrantes (ou etapas) que ajudam na visualização e compreensão das informações. Esses 9 quadros podem, ainda, serem divididos em 4 seções diferentes:

Captura de tela ilustração Canvas

Exemplo de Modelo Canvas (Fonte Sebrae)

Ficou com dúvida de por onde começar? Siga o passo a passo abaixo:

1. Segmentação dos Clientes

Nessa etapa o foco é a definição do seu público-alvo e do seu nicho de mercado. Após a definição geral, você pode avançar para um estudo de Personas,  dividindo em grupos menores e mais específicos para melhorar as estratégias de abordagem. 

2. Proposta de Valor

Que valor o seu produto entrega ao cliente? Qual problema você está ajudando sua Persona a resolver?

Aqui é hora de pensar e listar os motivos para ajudar na argumentação e embasar suas estratégias de Marketing e Vendas 

3. Canais

Quais canais você utiliza (ou utilizará) para se comunicar com o seu público?

Se você está reposicionando sua empresa, é provável que já entenda quais canais têm mais aderência com seu público. Agora, se está estruturando um novo produto e procurando alcançar um novo público, estudar os hábitos das suas Personas é fundamental para entender quais canais terão mais sucesso.

Vale lembrar que, apesar de definir em seu plano de negócios SaaS os canais a serem utilizados, essa informação pode (e deve) ser alterada ao identificar que uma mudança na estratégia revelou um novo canal com potencial de resultados.

4. Relacionamento com o cliente

Qual tipo de relacionamento você quer ter com seu cliente?

O relacionamento com o cliente é uma parte muito importante do negócio SaaS. Você deve pensar como a empresa vai conseguir as informações para analisar e promover um serviço adequado.

Essa etapa envolve a confiança do usuário que é fundamental para o sucesso de qualquer modelo de negócio SaaS.

5. Receitas

Como você vai gerar um fluxo de receita sustentável?

Cada tipo de software tem seu formato de precificação, então reflita sobre a fonte de renda da empresa e defina valores, planos e até mesmo estratégias – como o uso do Trial Marketing.

6. Recursos

Analise todos os recursos disponíveis que pode investir para começar a lucrar, e também quais os conjuntos de ativos que farão seu SaaS funcionar. 

Elaborar um orçamento detalhado e uma projeção financeira é essencial para crescer seu negócio e também captar recursos.

7. Atividades

Quais as funcionalidades você vai fornecer ao usuário?

Essa etapa é mais técnica, pois envolve o desenvolvimento e manutenção do sistema, por isso é importante envolver áreas específicas de desenvolvimento no processo de construção do plano de negócios.

8. Parcerias

Quem são ou serão seus parceiros de negócio?

Essas parcerias estão relacionadas a outros provedores de serviço, fornecedores, desenvolvedores externos e até mesmo outras empresas.

Nessa etapa é importante listar todos os parceiros envolvidos e quais atividades eles irão executar.

9. Estrutura de custos

Essa etapa deve ser composta de custos fixos e variáveis.

Nessa fase do planejamento, deve ser avaliado o total de investimento que será necessário para iniciar e manter o negócio ativo.

Ela é a última etapa justamente por entender que todas as etapas anteriores influenciam diretamente a estrutura de custos do seu negócio SaaS. 

Avaliando o sucesso do seu plano de negócios

Agora que você já conhece as etapas para construir seu plano de negócios SaaS, vale um lembrete: o mercado SaaS tem suas próprias métricas de sucesso que precisam ser acompanhadas rotineiramente para garantir a saúde do seu negócio.

Então, acompanhe sempre as métricas e revise seu plano de negócios sempre que for necessário para conseguir um bom posicionamento no mercado.

Conta para a gente, você já utiliza um plano de negócios para SaaS? Qual etapa você considera mais importante?

Banner "Escalamos a conversão de Leads em oportunidades da Alkasoft, confira o case"
Natália Gaspar

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x