*Como fazemos, Blog,

Como fazer um Planejamento de Redes Sociais completo em 9 passos?

Por Shymenne Siqueira em 13 de março de 2020
Leitura de 7 minutos

As redes sociais continuam sendo uma das principais formas de comunicação e interação entre marcas e clientes. E justamente por isso é preciso ter um cuidado (e muito carinho) ao realizar o planejamento das redes sociais de sua empresa ou clientes.

Afinal de contas, muito mais do que conquistar um like ou um comentário, é importante estar nas redes sociais por:

  • Entregar conteúdos e gerar valor;
  • Engajar o usuário com a marca;
  • Criar relacionamentos;
  • Promover e incentivar ações (Direcionar para outras páginas);
  • Converter usuários em clientes.

Planejar nem sempre é uma tarefa simples, por isso, compartilhamos com você o jeito Conexorama de realizar um planejamento de redes sociais.

Confira!

O que é preciso para criar um planejamento de redes sociais

Antes de sair por aí criando pautas e escolhendo os memes do momento para postar em suas redes sociais, é preciso fazer uma análise de três pontos fundamentais e que irão nortear o seu planejamento de redes sociais.

Esses pontos são:

1 – Conheça sua Persona

Estude bem as suas Personas e analise de que forma elas consomem conteúdos em redes sociais.

Isso ajudará você a identificar em quais redes sociais essas personas estão, qual tipo de postagem costuma atrair mais atenção e engajamento e até mesmo qual o tom de voz mais apropriado para se comunicar com elas.

2 – Defina as redes sociais pertinentes ao negócio

Agora que você conhece mais sobre suas Personas, é possível definir com maior assertividade quais redes sociais fazem ou não sentido para o seu negócio.

Ou seja, se você atua no marketing B2B o LinkedIn é muito mais viável do que, por exemplo, o Tik Tok.

Além disso, conheça as ferramentas que cada rede social disponibiliza e analise quais delas podem ser melhor aproveitadas para o seu negócio.

Um exemplo dessas ferramentas, são as caixas de perguntas ou pesquisas disponibilizadas no Instagram Stories.

Com essas ferramentas, você pode conhecer mais sobre os interesses do seu público ou mesmo medir o nível de entendimento dele sobre seu negócio.

Caixa de perguntas Stories

3 – Defina os objetivos da empresa em cada rede social

Estar em uma rede social apenas para ter presença não faz sentido algum.

Por isso, ao escolher em qual rede social irá atuar, defina quais são os objetivos de sua empresa ou marca nesse canal.

Esses objetivos podem variar de rede social para rede social. Alguns exemplos são:

  • Gerar autoridade;
  • Aumentar o número de cliques;
  • Potencializar o alcance da marca;
  • Gerar leads, entre outros.

Com esses pontos analisados e definidos, você pode finalmente passar para a etapa de planejamento de conteúdo de redes sociais.

E para  te ajudar a entender melhor esse processo, que tal conhecer o “jeito Conexorama” de planejar as redes sociais?

Vem comigo!

Como é o planejamento de redes sociais da Conexorama?

As redes sociais da Conexorama já passaram por diferentes momentos desde a criação de cada uma delas.

Mas desde junho de 2019, realinhamos nosso processo e incluímos em nosso planejamento etapas importantes, que levam em consideração a opinião e a colaboração de diversos colaboradores da nossa equipe.

Confira como fazemos o nosso planejamento de redes sociais.

1 . Brainstorm

Tudo começa com um bom “toró de ideias”, ou como chamamos formalmente “brainstorm”.

Aqui na Conexorama nos reunimos na primeira semana de cada mês para que possamos discutir as pautas e ações para o mês seguinte.

Por exemplo: para criarmos o planejamento de redes sociais de março, nossa reunião de brainstorm aconteceu na primeira semana de fevereiro.

Optamos por realizar o brainstorm com antecedência para que possamos analisar as principais datas do mês com calma, estruturar as ações e envolver os outros departamentos que podem contribuir com esse planejamento.

Durante a reunião de brainstorm discutimos as principais datas do mês que será planejado, sugerimos temas que serão abordados, os materiais que serão lançados e, principalmente, como podemos entregar conteúdos valiosos e nos melhores formatos para em cada rede social.

Um ponto importante é que durante a reunião de brainstorm é recomendado ter a participação não apenas da equipe de conteúdo, mas também de um planner, designer, vendas e, quando possível, de um customer success ou diretor.

Afinal de contas, esses profissionais podem contribuir com ideias baseadas em suas experiências profissionais e também conforme os feedbacks que cada área tem recebido dos clientes.

2. Calendário Editorial

Ideias na mesa é hora de registrá-las e organizar as datas de criação e publicação.

Para isso utilizamos um calendário editorial, uma ferramenta fundamental para quem trabalha com a criação de conteúdos.

Aqui na Conexorama utilizamos as planilhas do Google Drive para criar nosso calendário, afinal de contas, esse modelo de documento é simples e muito fácil de ser compartilhado.

No nosso calendário editorial registramos:

  • Data da publicação;
  • Rede social;
  • Tema que será trabalhado;
  • Links de referência.

Se você preferir, já pode deixar registrado o horário da publicação e o profissional responsável por criar esse conteúdo.

Calendário editorial de redes sociais

3. Criação de conteúdos

Como o nosso calendário editorial fica pronto com um mês de antecedência, temos a possibilidade de adiantar nosso trabalho de criação de conteúdo.

Isso significa que já podemos criar os copys para as redes sociais e também as peças, vídeos e áudios que serão utilizados.

Gostamos de trabalhar com antecedência pois dessa forma podemos nos resguardar de algum problema na produção do conteúdo, refletir melhor sobre uma possível polêmica que determinado post pode causar, entre outros.

Um ponto importante a se destacar é que, mesmo que o planejamento de redes sociais esteja pronta, não significa que ele não possa mudar.

Nós, que trabalhamos com redes sociais, precisamos estar sempre atentos aos assuntos que são tendência e preparados para trabalhar em cima de algum deles.

Exemplo de postagem no Instagram

 

4. Acompanhamento de resultados

Assim como tudo o que você faz em marketing digital, é essencial acompanhar os resultados de seu planejamento nas redes sociais.

O profissional que cuida das redes sociais da Conexorama faz esse acompanhamento diariamente, verificando a performance das postagens e checando as publicações que estão programadas.

Além disso, recomendamos que a cada mês seja realizado um relatório de desempenho de redes sociais.

Nesse relatório levamos em consideração algumas métricas como:

  • Número de seguidores;
  • Engajamento;
  • Alcance;
  • Comentários;
  • Visualizações;
  • Cliques em links;
  • Posts com maior número de curtidas e outros.

Esse relatório nos permite analisar quais tipos de conteúdo tem atraído mais o nosso público, qual fomenta o relacionamento, entre outros insights que são fundamentais para medir o valor de nosso entrega e também para os próximos planejamentos.

Para realizar esses relatórios utilizamos ferramentas gratuitas e pagas. Entre elas estão:

  • Facebook Insigths;
  • Instagram Insigths;
  • Estatísticas do Twitter;
  • Pinterest Analytics;
  • MLabs.

5.Relacionamento

Como já expliquei no tópico acima, diariamente, um dos profissionais responsáveis pelas redes sociais da Conexorama faz um monitoramento em cada uma delas.

A principal razão desse acompanhamento diário é verificar como nosso público está interagindo com as publicações e, assim, responder a cada um dos comentários deixados. Sejam eles positivos ou mesmo negativos.

Pra nós, isso tem uma importância imensa, afinal de contas, o que queremos com as redes sociais é estabelecer um relacionamento mais próximo com nosso público.

E cada comentário é uma chance de estreitar esse relacionamento.

Exemplo de interação nas redes sociais

6.Feedback

Para finalizar esse ciclo de planejamento, aqui na Conexorama adotamos uma pesquisa de feedback, que é realizada entre os nossos colaboradores.

Ao final de um ciclo, que pode ser de seis meses ou um ano, enviamos uma pesquisa para os colaboradores de todos os setores para que possam expressar suas opiniões e também deixar sugestões sobre nossas redes sociais.

As respostas são anônimas e os colaboradores têm total liberdade para criticar, elogiar e sugerir melhorias em nosso planejamento de redes sociais.

Formulário para feedback

Agora que você já conhece o nosso jeito de planejar as redes sociais, convido você a deixar aqui nos comentários a sua dica de como realizar um planejamento de redes sociais completo.

E aproveite para conhecer o trabalho da Conexorama no Facebook, LinkedIn, Instagram, Pinterest, Twitter e Telegram!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Shymenne Siqueira