*Como fazemos, Blog,

Oportunidade de vendas: como uma agência especializada pode destravar o funil de marketing

Por Shymenne Siqueira em 7 de agosto de 2019
Leitura de 7 minutos

Vivemos uma era completamente digital e imediatista, na qual a comunicação está cada vez mais veloz e personalizada. Tudo isso faz com que os profissionais de marketing tenham a seu alcance infinitas possibilidades de atingir seu público e criar excelentes oportunidades de venda.

O resultado disso é uma maior participação desses profissionais no funil de marketing que, com as possibilidades oferecidas pelo Inbound Marketing, podem direcionar suas ações para públicos mais específicos e agir no timing certo.

Porém, o que acontece em muitos casos é que o funil de marketing acaba recebendo muitos Leads, mas poucos se transformam em oportunidade de vendas.

Por isso, é fundamental compreender e utilizar de maneira estratégica o funil de marketing a fim de alinhar estratégias e entregas.

E é nesse momento que uma agência especializada pode ser a solução para destravar o funil de marketing e analisar as reais necessidades do cliente com base em suas expertises e no direcionamento de ações. O objetivo é um só: entregar oportunidade de vendas de alta qualidade para a equipe comercial.

Confira neste artigo como uma agência especializada pode ser o que você precisa para transformar seus leads em verdadeiras oportunidades de vendas .

 

O que é o funil de marketing

Para começo de conversa, vamos deixar claro que funil de vendas não é o mesmo que funil de marketing. É comum que haja essa confusão, pois mesmo sendo conceitos diferentes, eles estão interligados e são correlacionados.

De forma resumida, o marketing é responsável por atrair os visitantes, transformá-los em leads e convertê-los em oportunidades de venda, fazer a famosa “levantada de mão”. Já a equipe de vendas cuida para que essas oportunidades se tornem clientes.

Mas vamos focar por hora no  funil de marketing.

Por meio do Inbound Marketing, o público desejado é abordado por estratégias de conteúdos de topo, meio e fundo de funil.  Em cada um desses estágios, esse público recebe informações que tendem a levá-lo a conhecer mais sobre o produto ou serviço e ajudá-lo em sua tomada de decisão.

O que acontece é que, muitas vezes, esse público acaba recebendo muitos conteúdos, mas não avança para outros estágios do funil de marketing e não se torna uma oportunidade de venda qualificada. E é aí que uma agência especializada pode ser a solução para o seu problema!

Por que contratar uma agência especializada

Contratar uma agência especializada em Inbound Marketing garante a você profissionais certificados e com expertise para desenvolver estratégias que, de fato, permitam que sua empresa alcance o objetivo desejado: destravar o meio do funil por meio de estratégias que façam com que um lead se transforme em uma oportunidade de vendas.

Além disso, uma agência especializada tende a manter seus profissionais em constante atualização, o que beneficia diretamente a sua estratégia e ações de marketing digital.

Mas não é só isso.

Um dos pontos principais que diferencia uma agência especializada das demais é o foco e a dedicação direcionados ao Inbound MarketingIsso possibilita mais atenção a cada etapa do funil, acompanhamento recorrente de resultados e, é claro, estratégias de crescimento e ações preventivas.

E isso é essencial para que um gestor consiga se dedicar aos demais departamentos de sua empresa.

Investir em uma agência especializada custa caro?

Pode fazer as contas: uma agência parceira tem um custo bem menor que do internalizar todo o trabalho de inbound marketing e montar um time especializado dentro da empresa. Por isso já falamos aqui no nosso blog que uma agência de Marketing Digital pode ajudar o seu negócio a crescer de modo acelerado.

E mesmo que você já tenha um time de marketing formado, você não precisará investir em capacitação e atualizações em inbound marketing. Além da possibilidade de liberar o seu time para funções mais estratégicas, deixando algumas atividades base com o seu parceiro.

Em outras palavras, é realmente direta a associação matematicamente (quando comparo ter um time 100% interno ou partes do processo com um parceiro estratégico), sendo uma solução chave para pequenas e médias empresas em constante crescimento.

Contudo, como citei também, a troca de informações, conhecimento e atualizações do digital, é um ganho conjunto, por isso, mesmo empresas maiores (multinacionais), onde seriam possíveis ter só times internos, optam sim por terem agências (no plural mesmo) sempre adjunto nas suas operação.

Antes de encerrar esse ponto, é válido comentar que a sensação de custo alto, pode estar atrelado a não entender todo o conjunto de horas / pessoa no atendimento. Por isso, que compreender bem tudo que se está adicionado em uma solução digital (adjunto ao perfil das pessoas nessa execução) é chave para uma correta comparação.

Como fazemos na Conexorama

A Conexorama é uma agência especializada em Inbound Marketing e reconhecida por sua expertise. Afinal de contas, somos tetracampeões no Prêmio Agência de Resultados.

E pode ter certeza: nós sabemos absolutamente tudo sobre o RD Station, a ferramenta de automação mais utilizada pelos brasileiros.

Mas vamos ao que interessa: o jeito Conexorama de fazer Inbound Marketing, destravar o funil de marketing e gerar oportunidades de vendas para os nossos clientes.

Aqui na Conexorama, realizamos um trabalho de imersão no Inbound Marketing de nossos clientes. Trabalhamos estratégias específicas que auxiliam um visitante a percorrer o funil de marketing e se tornar uma oportunidade de vendas com conteúdos interessantes e de forma não invasiva.

Esse trabalho é realizado a partir da análise e entendimento do processo de vendas de nossos clientes. Com essas informações em mãos, nossos planners definem as pautas de conteúdos e as melhores formas de trabalhar as palavras-chaves de acordo com cada etapa do funil relacionada a jornada de compras desse futuro cliente.

Além do cuidado com o planejamento de conteúdo, realizamos outras ações fundamentais para gerar oportunidades de vendas para nossos clientes. Entre essas ações estão:

Email Marketing

Uma de nossas principais “armas” para destravar o funil são os emails marketing. Aliados às nossas estratégias de conteúdos, trabalhamos de forma a extrair o máximo das listas de emails.

O email marketing, quando bem trabalhado – com copy, conteúdo e segmentações corretos – é um dos principais fatores que auxiliam uma empresa a destravar o funil de marketing. E a explicação é simples:

Com base na análise de determinado lead no funil de marketing – etapa da jornada, interesses e conversões – é possível enviar um e-mail com o conteúdo que irá atender as necessidades desse Lead e no momento em que ele está em busca de algumas respostas.

Quando você atende as necessidades do cliente e dá a ele conteúdos educativos e que despertam o interesse por mais, seja conteúdo ou produto, você acaba levando-o a dar mais um passo em seu funil de marketing.

Para ter sucesso em um trabalho como esse, é preciso ter uma equipe alinhada ao negócio e com foco nos resultados esperados para determinada ação g. E é exatamente isso o que a Conexorama faz desde o nosso processo de onboarding no Inbound Marketing.

Análise do funil

Um outro processo de extrema importância realizado pela Conexorama é o acompanhamento e análise do funil de marketing dos nossos clientes.

É a partir desse acompanhamento que a Conexorama consegue identificar os “nós” do funil de marketing e quais ações devem ser tomadas para transformar mais Leads em oportunidades.

Com essa análise recorrente, nosso time consegue antecipar algumas tendências e tomar providências para os leads sejam qualificados e deem outros passos dentro do funil de marketing.

Relacionamento

Um dos fundamentos do Inbound Marketing é criar relacionamentos com os seus leads até transformá-los em oportunidade de vendas. Isso é de extrema importância para fazer com que esses leads confiem no seu trabalho e caminhem rumo a conversão final.

 

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Shymenne Siqueira

Content Expert em Conexorama
Jornalista de formação, apaixonada por marketing digital, redes sociais, memes, futebol e pão de queijo, uai!
Shymenne Siqueira