*Como fazemos, Blog,

Como fazemos o Onboarding de Inbound Marketing

Por Patrick Chieregato em 2 de agosto de 2019
Quando chega um cliente novo o primeiro processo indicado é o Onboarding. Quer saber como funciona o nosso Onboarding? Vem com a gente!
Leitura de 6 minutos

Onboarding é um processo de implementação ou integração, é muito utilizado por empresas SaaS ou em um processo de integração de novos colaboradores.

O objetivo desse processo é facilitar o início de uma jornada, desde a utilização de um software novo até mesmo ao período de aprendizado inicial de um novo colaborador na empresa.

Aqui na Conexorama o processo de Onboarding ocorre nos 3 primeiros meses de atendimento de um novo cliente e tem como foco construir a base necessária para um projeto de sucesso consolidado no Inbound Marketing.

Como citamos acima, o nosso processo é pensado para atender as necessidades que temos como Agência de Inbound Marketing, sendo assim neste artigo iremos focar na apresentação do que não pode faltar em um Onboarding de Inbound Marketing, vem comigo!

Apresentar atividades

O primeiro passo é criar um cronograma de atividades. Aqui na Conexorama o período de Onboarding dura 3 meses, ou seja, devemos preencher todo esse espaço de tempo com o que será desenvolvido.

A criação do cronograma é sem sombra de dúvidas uma das atividades mais estratégicas em um projeto de Inbound Marketing. É neste momento que devemos compreender a sequência de atividades correta.

Quando falamos do Onboarding no Inbound Marketing precisamos ter em mente que isso envolve áreas diferentes como designer, content, ads entre outras que precisam estar sincronizadas para um projeto de sucesso.

A sequência de atividades é uma forma de organizar o trabalho que será desenvolvido de modo que nenhuma área ou profissional fique parado esperando informações de outro setor ou evitar que seja feito retrabalho.

Por exemplo só é possível fazer a criação de pauta de conteúdo para o blog quando já foram definidas as personas.

Outras ações importantes que devem ser realizadas logo no ínicio do Onboarding é o alinhamento dos acessos das plataformas que serão utilizadas ao longo do processo.

Por fim, lembre-se que o cronograma é feito para você guiar o projeto e não ser guiado, isso significa que o cronograma deve ser reajustado para atender a todos os imprevistos, atrasos e demandas que podem ocorrer ao longo do processo de Onboarding.

Definição de Persona

Quando falamos de Inbound Marketing logo surge uma dúvida de como aplicar o Marketing de Conteúdo na sua empresa e por onde começar.

Usando uma analogia de pescador, eu diria que a melhor forma de você escolher a isca certa é você conhecer o peixe que quer pescar, ou seja, iniciar pela definição de persona é a forma correta para encontrar o conteúdo certo para o público que será trabalhado.

Neste sentido, o estudo de persona deve ser uma das primeiras atividades estratégicas no processo de Onboarding para Inbound Marketing.

Abaixo listo algumas das atividades que desenvolvemos no estudo. Lembrando que o plano pode ser alterado conforme a disponibilidade das informações:

1- Buscar base de dados ou planilhas de cadastros dos clientes. Nesta análise o ideal é ter acesso a informações qualificadoras como idade, cargo, cidade e outros dados que sejam úteis para o estudo.

2 – Criar um formulário para enviar a base de clientes atuais com perguntas estratégicas para identificar os padrões de persona na carteira de clientes atuais.

As perguntas irão variar conforme o público que está sendo trabalho e as informações que já possuem a disposição, aqui segue algumas sugestões:

  1. a) Faixa de idade
  2. b) Cargo
  3. c) Segmento de atuação
  4. d) Objetivos da Persona
  5. e) Problemas da Persona
  6. f) Qual conteúdo teria interesse em ler

3 – Ao analisar o Analytics, na barra lateral em público-alvo, é possível encontrar diversas informações como idade, sexo, categorias de afinidade, segmento no mercado, cidade entre outros dados que podem trazer insights e validar o estudo de persona.

 

Estudo de palavras-chave

Em paralelo ao processo de definição de persona indicamos que seja feito o estudo de palavras-chave, já que durante a busca de palavras-chave ficará mais nítido quais são as dores das personas.

Quando realizamos esse estudo na Conexorama procuramos separar os termos mais relevantes dentro do funil do marketing, como é possível ver abaixo.

A vantagem de fazer essa atividade utilizando o funil é que realizamos um exercício de identificar quais foram as palavras que as personas utilizaram entre o momento da primeira pesquisa até a decisão de compra, identificando as dores e dúvidas ao longo do funil.

Caso você queira se aprofundar no estudo de palavras-chave indico um outro artigo que escrevi sobre como fazer uma pesquisa de palavras-chave para criação de conteúdo.

Pauta de Conteúdos para o Blog

A criação de pauta de conteúdos para o blog é uma atividade fundamental no processo de Onboarding, pois a partir dela será criado os conteúdos do Inbound.

Nesse momento as etapas anteriores como definição de persona e estudo de palavras-chave irão fornecer a base necessária para que o responsável pelas pautas, o planner, tenha condição de criar uma boa estratégia de conteúdo.

Porém, antes começar a pensar em títulos e temas de artigos existe uma atividade que deve ser feita neste momento: a análise dos conteúdos que já foram publicados.

O motivo dessa atividade é verificar se existe uma distribuição de conteúdos para todas as etapa da jornada ou como está a distribuição de conteúdo para cada persona definida no estudo.

Espero que agora esteja mais claro o que é Onboarding e como esse processo funciona no Inbound Marketing.

Durante o artigo citei algumas das ações que não podem faltar neste processo como:

  • Criação do cronograma,
  • Definição de persona,
  • Estudo de palavras-chave,
  • Criação de conteúdo para o Blog.

Para refrescar a mente irei resumir o que foi falado de cada uma dessas ações.

Em primeiro lugar a criação do cronograma deve ser pensado como um fluxo de trabalho que envolve diversas áreas e com isso evitar que haja atrasos e retrabalho.

m outro ponto que levantei sobre as atividades é que o cronograma deve funcionar como um ferramenta aptidão para sofrer ajustes conforme a necessidade.

Sobre o processo de definição de persona, listei quais são as ações que indicamos serem feitas, além da importância dessa atividade ser uma das primeiras no Onboarding.

No estudo de palavras-chaves comentei que é interessante realizá-lo em conjunto com a definição de persona, pois durante o estudo será identificado alguma das dores e dúvidas que as personas possuem, já que utilizamos o funil do marketing para distribuir os termos mais relevantes.

A última etapa que apresentei foi a criação de conteúdo para blog que irá utilizar o que foi realizado nas etapas anteriores para criar uma estratégia de conteúdo que seja relevante para o público-alvo.

Por fim, desejo que esse artigo possa te instruir de como é Onboarding no Inbound Marketing e que você possa tirar bom proveito desse conhecimento. Até a próxima!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Patrick Chieregato

Implementation Success Manager em Conexorama
Sou um workaholic apaixonado por marketing. Sempre procuro compartilhar conhecimento e aprender a cada dia mais. Adoro praticar esportes radicais e nos momentos de descanso ler livros.
Patrick Chieregato