Blog, Ferramentas, Relacionamento,

O que é um CRM e como escolher um para sua empresa?

Por Jean Rios em 22 de agosto de 2018
Neste artigo, selecionamos tudo que precisa saber sobre o que é CRM e também como escolher o melhor para sua empresa. Confira!
Leitura de 4 minutos
O que é um CRM e como escolher um para sua empresa?
5 (100%) 1 vote

Nos tempos atuais, o atendimento ao cliente se tornou o termo-chave para um negócio ter sucesso ou não. Afinal, quando o cliente está satisfeito é o maior sinal que seu produto ou serviço está alinhado com a expectativa.

Mas como manter um atendimento de alto nível, quando estamos falando de centenas de clientes, atividades, rotinas e problemas a resolver? Só de imaginar essa situação, temos a chance de já nos perder no meio disso tudo e deixar passar algo.

Pensando nisso, surgiu o CRM, ferramenta indispensável para o desenvolvimento de bons negócios.

Veja tudo que precisa saber sobre CRM e como escolher um para sua empresa.

O que é CRM?

Se você digitar a sigla agora em alguns dos buscadores, vai encontrar o termo “Customer Relationship Management” ou, trazendo para o nosso bom e velho português, “Gestão do Relacionamento com o Cliente”.

O termo tem muito sido usado para descrever as ferramentas que fazem a gestão do relacionamento, seja com quem já é cliente ou com possíveis clientes de sua empresa.

Por meio de uma ferramenta de CRM, é possível registrar diversos dados sobre seus contatos. Isso vai desde informações básicas, como nome, e-mail e telefone até histórico de interações entre sua empresa e aquela pessoa.

Existem ferramentas que possuem funcionalidades mais avançadas, algumas, por exemplo, realizam e registram chamadas telefônicas, enviam e-mails e até mesmo automatizam atividades dos vendedores.

Por mais que exista essa variedade de funcionalidades, não esqueça, o principal objetivo de um CRM é: organizar e facilitar a gestão e comunicação da sua empresa com seu público alvo.

Toda empresa precisa de um CRM?

Em sua grande maioria, a resposta é sim. Por mais que muitas empresas adotem o uso de planilhas para essa gestão, chega um momento em que essa estratégia se torna inviável, principalmente quando o número de contatos começa a crescer continuamente. Nesses casos, as chances de falhas aumentam na mesma velocidade.

Nesse contexto, o CRM entra como base de apoio, afinal, vai concentrar e organizar todas informações em um único local, evitando assim erros na comunicação.

Vale ressaltar um ponto: um CRM só faz sentido em um negócio caso ele tenha uma estrutura básica e processos estruturados, pois o sistema vem para auxiliar na organização dos processos. Caso não existam, não faz sentido implementar a ferramenta.

Quais os principais benefícios em utilizar um CRM?

Quando falamos do uso de uma ferramenta de CRM, chegamos à conclusão de que existem muitos benefícios para o seu negócio. Separamos aqui os 3 principais:

1 – Informações em um só lugar

Quando se utiliza um CRM, todas as informações sobre seus prospects ou clientes se concentram na ferramenta.

Isso tem como principal vantagem a organização. Dessa maneira, quando for preciso buscar alguma informação ou entrar em contato com aquela pessoa, o CRM facilitará o processo e sua equipe ganhará agilidade e tempo.

2 – Melhor monitoramento sobre seu negócio

Através do CRM, você conseguirá ter um maior controle sobre seu negócio, principalmente quando olhamos para as etapas do ciclo de venda.

Muitas das ferramentas disponíveis na atualidade nos oferecem uma grande variedade de relatório sobre os resultados obtidos através delas, principalmente sobre as taxas de conversões de vendas, etapa por etapa.

Esse monitoramento das conversões é essencial, principalmente pelo fato do gestor ter um maior controle de onde podem estar as falhas de seu time e procurar corrigir.

3 – Aumento da Produtividade

Outro grande benefício é o aumento da produtividade, tanto por conta da agilidade que seu time tem acesso às informações quanto pelos processos de automação de atividades.

Mas não podemos esquecer, constantemente haverá o processo de análise e correções de erros, o processo tende ser otimizado com maior frequência, reduzindo as falhas e focando no que traz resultado para o seu negócio.

Como decidir qual CRM usar?

Hoje a variedade de CRM é muito grande. Temos dos mais variados preços, funcionalidades e nacionalidades, então sem dúvidas, existe algum que se encaixa melhor no seu processo.

Mas existem alguns pontos que são indispensáveis para um bom CRM e, entre eles, podemos falar sobre as integrações, principalmente se sua empresa já utiliza alguma estratégia de Geração de Leads, como o Inbound Marketing, e tenha um Software de automação de marketing.

Com essa integração realizada, as ferramentas passam a se comunicar e todos os Leads gerados através de suas estratégias entram no CRM de forma automática, dando maior velocidade ao processo.

Outro ponto que consideramos chave, é a personalização da ferramenta. Afinal, cada negócio tem suas particularidades, então é de total importância que o software se adapte aos seus processos, dando uma maior autonomia para você e sua equipe.

E por último, mas não menos importante, um bom CRM é aquele que nos entrega relatórios poderosos, permitindo à empresa identificar onde estão os erros e acertos, fazendo com que os gestores possam ter uma visão mais analitica sobre os processos e colaboradores.

Você e sua equipe já utilizam algum CRM? Compartilhe com a gente!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Rios

Jean Rios

Inbound Sales em Conexorama
Vendedor por natureza e apaixonado por Marketing. Nas horas vagas curto sair pra tomar uma cerveja, assistir filmes, ir em festas e comer pizza.
Jean Rios

Últimos posts por Jean Rios (exibir todos)