Blog, Marketing de Conteúdo,

O que é marketing de diferenciação?

Por Shymenne Siqueira em 28 de dezembro de 2018
Conheças algumas estratégias de marketing de diferenciação e torne seu negócio único para sua cartela de clientes.
Leitura de 5 minutos
O que é marketing de diferenciação?
5 (100%) 2 votes

Você já se questionou porque compra um produto de determinada marca e não de outra? Ou porque prefere pagar mais caro por um produto que tem a mesma função de outro que é mais barato?

E é aí que entra o marketing de diferenciação: afinal de contas, o que uma marca – que oferece o mesmo produto – tem que a outra não tem?

Descubra nas linhas abaixo o que é o marketing de diferenciação e como utilizá-lo para alavancar suas vendas e fazer da sua marca única!

Marketing de diferenciação

De forma ampla, podemos dizer que o marketing de diferenciação envolve diversas estratégias que buscam tornar sua empresa reconhecida por suas particularidades, e em alguns casos, exclusividades, quando comparadas as concorrentes.

Quer um exemplo clássico?

É só se lembrar do que acontece quando a Apple anuncia um novo lançamento: longas filas se formaram do lado de fora das lojas em todo o mundo!

É que além de adquirir um produto de alto valor, muitas pessoas se sentem recompensadas ao adquirir o novo iPhone antes das outras.

E esse sentimento é resultado de um marketing de diferenciação extremamente eficiente.

Mas pode ficar tranquilo que você não precisa do mesmo investimento da Apple para tornar sua empresa e seus produtos únicos. Aliás, nem mesmo recomendamos seguir exatamente os mesmos passos de outras empresas, pois cada um tem o seu diferencial.

Quer saber o que fazer para adotar o marketing de diferenciação na sua empresa?

Como aplicar o marketing de diferenciação na sua empresa

A maior parte das estratégias de marketing de diferenciação está ao alcance das empresas, independente do tamanho. O que é primordial é analisar essas estratégias e verificar quais delas mais se adequam a realidade e necessidades da empresa.

As principais estratégias de marketing de diferenciação são:

Segmentação

Quando se trata de vendas, segmentar o seu público é ponto fundamental. Isso porque se você busca ser sempre lembrado por seu consumidor, você precisa tratá-lo de modo especial, quase ou se possivelmente personalizado. E isso só é possível através da segmentação.

Segmentar é definir seu público-alvo e dividi-lo em grupos com características comuns. A partir de então, você poderá focar suas promoções, produtos e mensagens de acordo com essas características.

Você pode segmentar o seu público por:

  • Características (comportamento, classe social, gostos em comum, estilo de vida e personalidade);
    Localidade;
  • Dados demográficos (idade, gênero, escolaridade, entre outros.)

Esse tipo de estratégia cria um vínculo de confiança e credibilidade, afinal de contas, o cliente sabe que você o conhece de verdade.

Posicionamento de mercado

Agora que você conhece as características que formam seu público, é hora de provar que o seu produto ou serviço é diferente e que, por isso, é a melhor opção para o cliente. Ou seja, você precisa diferenciar a sua oferta daquela que é oferecida pelo concorrente.

As pessoas amam exclusividade, por isso, é preciso adotar estratégias que estejam alinhadas aos interesses e comportamento do seu público. Para isso, o ideal é realizar uma pesquisa de mercado e descobrir o que determinado grupo quer ver, ouvir, usar …

O posicionamento de mercado é a chave para desenvolver uma imagem única para sua empresa.

Um exemplo do nosso dia a dia de posicionamento de mercado é a Pespi, que mesmo não sendo a Top of Mind (lugar da Coca-cola) se colocou com a segunda opção para o público, com o slogan “Pode ser Pepsi”.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é a melhor estratégia para você entregar para o cliente as respostas que ele procura sem ser invasivo. Ao gerar conteúdo relevante para a sua segmentação, você tem a oportunidade real de consolidar a sua marca, engajar seu público e, é claro, vender mais!

O marketing de conteúdo, quando bem feito e executado, traz benefícios como:

  • Fidelização;
  • Aumentar a sua presença online;
  • Ser lembrado como autoridade em determinado assunto;
  • Educar o mercado sobre seu produto ou serviço;
  • Captação de leads
  • Baixo custo para conquistar clientes.

Além disso, a possibilidade de formatos para divulgar o seu conteúdo é bem vasta: blogposts, eBook, postagens em redes sociais, infográficos, vídeos, entre outros. O que você precisa é de conteúdos de qualidade e uma estratégia eficaz.

Aqui no Blog da Conexorama temos vários conteúdos sobre Marketing de Conteúdo! Veja só: 😉

Inovar

Inovar não significa que você precisa criar algo revolucionário e que irá marcar toda uma geração! Inovar é sair do óbvio, e isso pode ser feito através de pequenas coisas.

Você já parou para pensar em algo que você pode fazer e que o seu concorrente nunca fez? Isso é inovar!

A sua inovação pode vir de:

  • Parcerias
  • Promoções
  • Canais de comunicação
  • Pioneirismo
  • Novos negócios, entre outros.

Pós-venda

Uma venda não acaba depois que a compra é realizada. E se você quer que o seu cliente volte, e é claro que você quer, é preciso pensar em estratégias de pós-venda. E aqui, a inovação deve entrar novamente!

O pós-venda é um composto do marketing que, quando bem executado, promove a confiança e mesmo o encantamento. Oferecer um suporte após a compra, ou mesmo um e-mail de agradecimento, podem ter resultados incríveis.

O cliente, quando recebe atenção, tende a valorizar mais o seu negócio. Agora pense, quantas empresas das quais você é cliente tem esse cuidado? Inove no pós-venda!

Além dessas estratégias, a sua empresa pode se diferenciar no mercado por:

  • Preço;
  • Produto;
  • Nacionalidade;
  • Campanhas publicitárias.

Aqui na Conexorama somos experts em diversas dessas estratégias de marketing de diferenciação e entregamos resultados incríveis para nossos clientes. Vamos conversar?

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Shymenne Siqueira

Shymenne Siqueira

Content Expert em Conexorama
Jornalista de formação, apaixonada por marketing digital, redes sociais, memes, futebol e pão de queijo, uai!
Shymenne Siqueira

Últimos posts por Shymenne Siqueira (exibir todos)