Blog, Ferramentas,

O que é VWO e como utilizar notificações push na sua estratégia de Inbound?

Por Content em 26 de junho de 2020
Descubra tudo sobre o serviço das notificações push: como funciona, o que é e quais suas vantagens – além de aprender como fazer o melhor uso possível dessa ferramenta.
Leitura de 8 minutos

Você certamente já recebeu alguma notificação quando estava navegando em um site ou em app, certo? Essas notificações são chamadas de push notification.

Essa ferramenta permite que os sites se comuniquem com seus seguidores de forma menos informal que um email, por exemplo. Mas claro que um não anula o outro!

Mais do que isso: é um tema que pode ter tudo a ver com a sua estratégia digital.

A partir de agora, você vai descobrir tudo sobre o serviço das notificações push: como funciona, o que é e quais suas vantagens – além de saber como fazer o melhor uso possível dessa ferramenta.

Continue lendo!

O que são as notificações push?

Sabe quando você baixa um aplicativo, ou entra em um site e aparece uma caixa pop-up com a mensagem: “Você aceita receber notificações?”. Ao aceitar, você entra na lista de contatos disponíveis para receber as notificações push.

 

Com o seu site é a mesma coisa. Todos os visitantes dessa lista vão ser alertados quando você publicar um artigo no blog, por exemplo. As notificações push podem aparecer na área de trabalho de computadores, ou nos dispositivos móveis. E o melhor: a notificação leva diretamente ao artigo!

A ideia das notificações push é que o usuário consiga informações com o menor esforço possível. Mas não de forma invasiva, né? Já que as notificações push só são enviadas se o usuário permitir.

O consumidor está cada vez mais exigente e com muitas opções, por isso, é fundamental oferecer conteúdo para as pessoas. Sem isso, a sua empresa vai passar despercebida no meio de todas as outras notificações push. Ao mesmo tempo, não dá para apenas ter uma atitude passiva e esperar que o usuário busque ativamente pelas novidades da sua marca.

Além disso, quem ficar incomodado com as push notifications podem simplesmente desativar as notificações na configuração do aplicativo ou na extensão do seu navegador

Mas como as notificações push funcionam?

Para a marca se comunicar dessa maneira, é necessário ter o seu site e um software de envio das push notifications. Se a sua empresa possui a tecnologia para desenvolver o seu próprio servidor, está valendo também!

O VWO Engage, por exemplo, é um dos softwares que possibilitam que você envie as suas notificações para seus visitantes.

Você já deve ter ouvido falar doPushCrew, uma ferramenta que foi bastante popular para gerenciar as notificações Push. Agora ele se chama VWO Engage. Mas, pode ficar tranquilo, se você pesquisar o nome antigo, a página redireciona para o novo site.

Afinal, como usar essa ferramenta?

No VWO, você pode fazer um teste grátis de 30 dias e depois desse tempo, deve adquirir um plano pago.

Um diferencial do plano das push notifications, é que ele também vem com uma ferramenta para conversar com seus clientes no Facebook Messenger, deixando mensagens automáticas mais pessoais. Mas essa é uma outra conversa.

Planos do VWO para notificações Push

Recomendo marcar o dia em que você começou a usar o VWO, assim poderá ver a diferença de retorno de visitas no Google Analytics antes e depois da ativação.

Como gerar uma notificação push?

Agora que você já está mais familiarizado com a ferramenta, chegou a hora de criar a sua notificação! Vamos te mostrar o passo a passo, confira:

1- Crie sua conta no VWO

O primeiro passo é – caso você não tenha – criar uma conta e fazer o login no VWO Engage

Formulário para criar conta no VWO Engage

2- Acesse seu dashboard

O seu dashboard contém informações gerais, como o número de inscritos, em qual plataforma e navegador seus usuários estão, além de mostrar também as notificações recentes.

Mas para criar um novo push, é só clicar no botão “Send Now”, no lado direito da página.

Dashboard do VWO Engage

3- Personalize a sua notificação

Agora é soltar a criatividade para usar um copy criativo que chame a atenção dos seus usuários. Lembre-se que essa mensagem pode ser lida em um computador ou celular, então sem textos muito longos.

A ferramenta dá um limite de 255 caracteres, mas alguns dispositivos aceitam no máximo 70, então é importante criar um equilíbrio.

Invista também em um bom título, nos mobiles, eles são os que mais chamam a atenção!

Dashboard para personalizar notificação push

4- Escolha a sua audiência

Nesta página, você vai escolher quem vai receber as suas notificações. Existe a possibilidade de criar segmentações e nem sempre mandar para todos os seus inscritos.

Além disso, você também pode programar a notificação para aparecer por mais de um dia, e com a versão premium do VWO, é possível agendar o push!

Depois que você finalizar essas configurações, é só clicar em “Send Now”.

Configurar audiência para disparo de push pelo VWO

5- Confirmar e enviar

Com todo esse processo feito, é só enviar e acompanhar os resultados.

Bem fácil, né?

Alguns dados sobre o PushCrew

Em 2018, o VWO divulgou o relatório The State Of Web Push Notifications. O estudo apresentou dados sobre percepções e preferências nas notificações push de navegadores, colhidos em 2017 e 2018, de três fontes: usuários da própria ferramenta, consumidores (internautas em geral, do mundo todo) e análise do uso da ferramenta em mais de mil sites.

Veja aqui alguns insights obtidos e destacados no estudo:

  • 53,1% dos internautas preferem notificações com grandes imagens em vez de notificações normais;
  • A maioria das pessoas acredita que as marcas deveriam enviar notificações mais personalizadas e relevantes, e em menor frequência;
  • 50,42% da audiência em geral afirmou que as push notifications são vantajosas quando o usuário pode escolher antes se aceita que elas sejam enviadas;
  • Mais de 74% da audiência pensa que receber mais de cinco notificações em um dia é demais.

É importante entender o objetivo de enviar mensagens para os usuário e também o perfil dele, assim fica mais fácil pensar no tom do conteúdo das notificações.

Quais são as vantagens de usar Push Notifications em seu negócio

Depois de entender o que são as notificações push e conhecer a  sua principal ferramenta, sobra apenas uma pergunta: o que isso traz de benefícios para o meu negócio?

Geração de tráfego

O tráfego é uma das maiores vantagens das push notifications, no entanto você já precisa ter algum tráfego para conseguir usufruir desta vantagem.

Se você estiver se perguntando porque precisa já ter algum tráfego para apostar na estratégia, a resposta é bem simples: para capturar inscritos para sua base,  eles precisam visitar seu site e terem acesso ao convite.

push notification

Assim, você faz com que aquele usuário volte para o seu site ao receber alguma das notificações!

Muito provavelmente você tem visitantes que entram em seu website e nunca mais voltam pois simplesmente esquecem de você, não é mesmo? As notificações push permitem que você não se perca em meio às inúmeras empresas e seja a que se mantém próxima dos seus visitantes.

Se ele entrou em seu website é porque houve algum conteúdo que interessou, por isso provavelmente haverá mais conteúdo de interesse que você pode comunicar através das notificações push.

Ah, e quando falamos de aplicativos o benefício é o mesmo, já que a maioria tem uma base de usuários inativos muito grande. Muitas vezes, esses clientes são esquecidos e acabam baixando outros aplicativos com o mesmo fim.

As notificações push podem ser uma alternativa para reativar esses usuários, fornecendo informações relevantes ou mesmo oferecendo promoções exclusivas.

Aumento da taxa de abertura das mensagens

Quantas notificações de aplicativos ou de websites você recebeu nesta semana? Provavelmente poucas.

Agora, se a pergunta for quantos e-mails você recebeu esta semana, a resposta certamente será diferente.

Essa é a realidade da maioria dos usuários de internet e por isso é tão importante levá-la em consideração na hora de planejar a estratégia de divulgação da empresa.

O email é muito importante para sua estratégia, mas pode se tornar um canal saturado. as vezes acaba saturando Sem contar que as pessoas nem sempre têm tempo para ler, não é mesmo? Uma das vantagens das push é praticidade das mensagens: “o tempo” dela online e o tamanho da mensagem em si.

Se você fizer um bom uso das notificações push, as vantagens serão inúmeras, e estar visível para a sua audiência é fundamental.

Ao criar a sua estratégia de marketing digital, lembre-se que tem uma pessoa do outro lado da tela e assim como todos nós, os usuários gostam de ver que a sua empresa está presente. Mas claro, sem exagerar.

As notificações push são fáceis de aplicar e tem um custo muito menor do que uma campanha de remarketing, por exemplo. O remarketing envolve investimento pago contínuo e só pode ser utilizado em estratégias mais avançadas no funil.

Então, o que você está esperando para utilizar essa ferramenta com as nossas dicas e engajar ainda mais os seus clientes?

Gostou do conteúdo? Se sim, comente aqui para a gente. Ah, e se tiver qualquer dúvida, é só nos perguntar e continuar lendo o blog da Conexorama para mais artigos sobre Inbound Marketing!

*Artigo produzido em co-autoria com Letícia Maia

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x