Blog, Redes Sociais,

O que é e como fazer o monitoramento das Redes Sociais?

Por Content em 1 de junho de 2018
Entenda a importância do monitoramento das Redes Sociais para saber o que as pessoas estão falando sobre sua marca!
Leitura de 5 minutos
O que é e como fazer o monitoramento das Redes Sociais?
5 (100%) 2 votes

Apesar de serem extremamente recentes, as Redes Sociais transformaram a forma como nós fazemos – e divulgamos – negócios.

Atualmente, mais importante do que o que uma empresa tem a dizer sobre seus produtos e serviços, as pessoas estão interessadas na opinião que outros consumidores têm sobre a sua marca.

Pode confessar: quantas vezes você conferiu as avaliações antes de comprar um produto ou mesmo ir a um restaurante em outra cidade? Ou então compartilhou alguma publicação de um amigo relatando uma péssima experiência em determinada loja? Aposto que várias!

É isso mesmo, quando se trata de Redes Sociais, reputações podem ser criadas ou destruídas em poucos dias. E ainda que você não esteja presente em nenhuma delas – com um perfil ou uma fanpage – acredite: as pessoas estão falando sobre você. E é melhor você saber o quê.

No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância de fazer o monitoramento das Redes Sociais e como fazê-lo de forma eficiente. Confira!

Monitoramento das Redes Sociais: é importante fazer?

Você deve ter em mente que o seu público está nas redes sociais. Ainda que eu não possa afirmar em quais redes ou por quais motivos, se seus produtos não forem cavernas em locais remotos, eu tenho plena certeza de que seus clientes estão interagindo nas mídias sociais.

Isso é um bom ponto de partida, concorda?

Porque a partir disso, podemos assumir que você também precisa estar nas redes sociais. Afinal de contas, como seu negócio vai alcançar o sucesso se você não consegue estabelecer uma boa comunicação com seus clientes em potencial?

Pronto. Agora que já definimos que você precisa estar presente nos canais que sua audiência está, o segundo ponto é o que já falamos no início do artigo. A probabilidade de que um cliente – satisfeito ou insatisfeito – compartilhe a experiência que deve com a sua marca é muito grande.

Se você oferece um ótimo atendimento, resolve o problema do consumidor de forma simples e rápida e supera as expectativas dele, ele com certeza vai publicar o acontecido, seja na fanpage da marca ou na própria timeline. E você ganha uma forte publicidade apenas por fazer um bom trabalho!

Por outro lado, se você deixa a desejar no atendimento e causa ainda mais insatisfação no cliente, é bem provável que sua marca receba uma avaliação ruim nas Redes Sociais. Dependendo do engajamento que essa publicação venha a ter, pode trazer grandes prejuízos à imagem da sua empresa.

Independente de qual das opções venha a ser o seu caso, você precisa acompanhar e ter pleno conhecimento do que está acontecendo em relação à sua marca. Mas como fazer um monitoramento eficiente das Redes Sociais para saber o que, de fato, os clientes pensam sobre meus produtos e serviços?

Como monitorar as Redes Sociais e saber o que estão falando sobre minha marca?

Atualmente, já existem muitas ferramentas que auxiliam no monitoramento das Redes Sociais. No entanto, se você não tiver uma estratégia definida, de nada vai adiantar.

Uma boa estratégia de monitoramento é uma ótima alternativa para sair à frente da concorrência e fidelizar seus clientes. Mas, para isso, você precisa ter um objetivo definido. Veja como:

Melhorar as pautas de conteúdo

Ao monitorar termos que estejam relacionados aos seus produtos e serviço, você consegue ter uma noção melhor sobre os principais assuntos que estão viralizando na internet.

Todo mundo que trabalha na área sabe que o Marketing de Conteúdo precisa ser relevante e, principalmente, aproveitar o timing das publicações para gerar interesse nos leitores.

Por isso, encontrar os principais temas que impactam públicos semelhantes ao seu pode tornar muito mais fácil a tarefa de criar pautas de conteúdo e engajar o público.

Além disso, o monitoramento desses termos é uma ótima maneira de mensurar resultados de campanhas e ter insights das melhores práticas que você deve estabelecer na sua estratégia.

Descobrir possíveis influenciadores

Por meio do monitoramento das Redes Sociais, você também pode reconhecer as pessoas mais influentes para o seu público. Lembra sobre o que falamos no início do artigo? Que as pessoas são mais influenciadas por terceiros do que pelo o que você tem a dizer sobre seus produtos?

Se você conseguir identificar por que tipos de influenciadores o seu público é impactado, é possível criar estratégias de marketing que façam crescer suas vendas.

Analisar o que a concorrência está fazendo

Outra forma interessante de monitoramento das Redes Sociais é analisar as estratégias e os posts que estão sendo adotados pelos seus concorrentes diretos.

Não significa que você vai copiar as ideias de outras empresas, mas muitas vezes essa análise pode servir para você ver como formatos diferentes engajam – ou não – as pessoas. O Facebook, por exemplo, costuma entregar vídeos muito mais do que imagens ou textos. Mas será que sua audiência se interessa por vídeos? Descubra na concorrência!

Conhecer a percepção das pessoas em relação à sua marca

Por fim, o motivo pelo qual a maioria das empresas fazem o monitoramento das Redes Sociais é para saber qual é a opinião das pessoas a respeito de seus produtos, serviços e também do seu atendimento.

Para isso, não basta monitorar apenas o que as pessoas publicam mencionando diretamente o seu perfil nas Redes Sociais. Você também precisa verificar o que é dito indiretamente. E caso esteja acontecendo alguma discussão, veja com a equipe comercial e de Marketing como resolver o problema!

Ufa! Essas foram as principais dicas de como fazer um bom monitoramento das Redes Sociais e para quais objetivos ele pode ser útil!

Espero que o artigo tenha sido útil para você e, qualquer dúvida, deixe seu comentário! 🙂

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content