Blog, Design,

9 modelos de banner de ofertas diretas para você se inspirar

Por Alicia Camelo em 18 de janeiro de 2023

Apesar de aproveitar-se da estrutura do Funil de Vendas para melhorar as vendas, uma parte importantíssima das vendas B2B são as ofertas diretas, aquelas que demonstram um interesse direto na compra.

Seja solicitando mais informações sobre planos, um contato do time comercial ou um período de demonstração gratuita, a página que carrega suas ofertas gratuitas precisa ser atrativa para suas oportunidades. Mas, antes de chegar nela, como atrair a atenção do Lead ou Visitante para que ele clique no botão que levará à sua Landing Page de Oferta Direta?

É para te ajudar nessa missão que reunimos aqui 9 modelos de banners (CTAs) de ofertas diretas, junto a dicas de como criar banners atraentes e chamativos! Vamos lá?

[Antes] Tipos de ofertas diretas

Apesar de estarem frequentemente abertas no site, para que qualquer Visitante acesse – até mesmo aqueles que acabaram de descobrir sua empresa, podemos dizer que, ao considerar o Funil de Vendas, as Ofertas Diretas são direcionadas aos seus Leads Qualificados, ou seja, Leads que possuem perfil compatível com a Persona do seu negócio.

Então, para decidir qual a melhor oferta para seu produto, é importante pensar em que tipo de oferta sua Persona está procurando. 

Para te ajudar nessa missão, vou explicar brevemente as 3 principais ofertas diretas que vemos sendo usadas no processo de Marketing e Vendas para SaaS B2B:

Orçamento

Muito comum para ofertas de serviço, a oferta direta de pedido de orçamento também é bastante popular para Softwares altamente personalizados, ou que optam por seguir o modelo de vendas Enterprise.

Nesses casos, não existe a informação do investimento necessário aberta no site, e é necessário agendar uma conversa com o time comercial para receber sua proposta e cotação.

Pode ser uma saída interessante caso o ticket de venda seja altamente variável – por conta de personalizações –, ou mesmo com tickets elevados, que podem ter uma barreira de entrada maior.

Demonstração

Em uma campanha de demonstração, o Lead que realizou a Levantada de Mão agendará uma conversa com o time comercial onde será conduzido através de uma demonstração completa do software ou plataforma, podendo tirar suas dúvidas durante o processo.

É uma ótima forma de “desmistificar” a complexidade do software, mostrando tudo que ele pode fazer para facilitar o dia a dia do usuário.

A depender da estratégia da empresa, também é possível liberar um acesso – que pode ser restrito ou não – para que o próprio usuário experimente a plataforma.

Avaliação gratuita

Talvez o mais popular, especialmente para SaaS B2C, a avaliação gratuita tende a liberar acesso direto para o usuário – sem a necessidade de conversar com o time comercial –, para que ele possa experimentar a plataforma por si só.

Nesses casos, é indicado que o time de vendas faça o follow up ao final do período de testes para aumentar as chances de conversão desse Lead em um cliente pagante.

Modelos de banners para email, blog e redes sociais

Se você está fazendo Inbound Marketing corretamente, divulgará sua oferta direta em diferentes canais.

E, considerando que é necessário adaptar a comunicação da sua empresa para cada canal, é evidente que com os banners não seria diferente, certo?

Vou te mostrar e explicar abaixo um pouco sobre as particularidades de 4 diferentes locais para aplicação dos seus banners de ofertas diretas, com exemplos reais para se inspirar na hora de montar os seus! 

1) Banner para email

Se você não está aproveitando sua rotina de email marketing para divulgar alguma de suas Ofertas Diretas, você está desperdiçando uma grande oportunidade.

O seu email marketing é como um espaço de comercial no horário nobre da TV aberta.

Esse tipo de banner geralmente aparece no rodapé dos emails, e seu tamanho costuma ser determinado pelo software de email marketing que você está usando.

Caso você utilize o RD Station Marketing, a largura máxima desse banner é de 600px. E sua altura pode variar.

Captura de tela modelo de banner orçamento

Modelo de banner para pedido de Orçamento para projetos de Inbound da Conexorama

Apesar do conteúdo escrito ser a parte mais importante de um email, o banner precisa se destacar dos demais elementos. 

E, claro, se utilizar uma foto, ela deve encaixar-se no contexto, tendo relação direta com o texto do banner, com a oferta e com o conteúdo que o Lead encontrará na página para qual está sendo redirecionado.

Captura de tela modelo de banner demonstração

Modelo de banner para pedido de demonstração para SaaS Jurídico

No exemplo acima, fica claro que a oferta é referente a um software jurídico, e a foto utilizada consegue ilustrar isso, tendo o personagem mexendo em um notebook (remete ao software), com uma roupa adequada ao ambiente de escritório jurídico.

As cores utilizadas chamam a atenção e fazem contraste com a cor da foto e com o grafismo ao fundo, complementando a peça. 

E, apesar de toda a imagem ser clicável, o uso do formato de botão dá dicas sobre o que se espera do Lead (o clique), por isso deve ter uma cor que o destaque.

2) Banner para lateral do blog

Se você faz Inbound Marketing, também faz Marketing de Conteúdo. Então por que não usar a lateral do seu blog para destacar uma de suas ofertas diretas?

A barra lateral pode existir tanto na página principal do blog, como nas páginas de cada categoria ou de cada artigo. Permitindo até mesmo que você trabalhe ofertas diferentes em cada uma de suas páginas.

Captura de tela modelo de banner oferta

Modelo de banner para oferta de curso na lateral do blog da Conexorama

Como as laterais do blog tendem a ser mais estreitas, é importante se atentar ao texto, garantindo que ele tenha uma boa legibilidade.

Captura de tela modelo banner lateral

Exemplo de banner para lateral blog de SaaS ERP

No exemplo acima, o texto em branco contrasta com o fundo da peça, e as margens deixam espaço de respiro. 

O botão também se destaca na peça, atraindo imediatamente a atenção para ele. 

Repare que, diferente do banner para rodapé de email, o banner para sidebar do blog é mais vertical, exigindo a reorganização dos elementos em uma adaptação.

3) Banner para rodapé de artigos no blog

Além das laterais, também é possível incluir banners nos próprios artigos do blog. Apesar de serem mais comuns ao final do artigo, também podem aparecer em meio ao texto, desde que tenham relação direta com o conteúdo que está sendo apresentado.

Esses banners seguem uma proporção tão horizontal quanto aos de email, mas podem ter uma largura maior que 600px, geralmente se estendendo para ocupar toda a largura da caixa de texto.

Captura de tela modelo de banner rodapé

Modelo de banner para rodapé blog

Nesse exemplo, foram utilizados diferentes elementos para compor a peça. Ao realizar esse tipo de aplicação, é importante que os elementos de composição não tirem a atenção do texto e do botão.

Uma boa orientação é posicioná-los de modo que eles direcionem o olhar para o texto.

4) Banners para as redes sociais

Os banners para redes sociais costumam ser utilizados em campanhas de mídias pagas, seja no Google Ads, Meta, LinkedIn, etc. 

E, justamente por estarem consumindo diretamente um investimento da empresa, é necessário ainda mais atenção para sua criação.

Cada rede social possui um ou mais tamanhos de banners que podem ser utilizados para divulgação, veja alguns exemplos: 

Captura de tela modelo banner redes sociais

Modelo de banner para LinkedIn e Facebook

Com um tamanho de 1200x628px, este banner pode ser utilizado em campanhas de mídia paga tanto no LinkedIn quanto para o Facebook. 

Na aplicação acima, a foto foi utilizada como fundo na peça, usando uma sobreposição de cor, para dar suporte ao texto. 

Criamos uma hierarquização nos textos, destacando a informação principal, e o botão, apesar de ser da mesma cor dos textos, também consegue se destacar na peça, tendo um peso visual que chama a atenção do usuário.

Captura de tela modelo banner instagram

Modelo de banner para Instagram, Facebook, etc. 

O formato de 1080x1080px é o mais comum para anúncios, já que é utilizado até mesmo na maior parte das postagens das redes.

Peças com esse tamanho precisam de cuidado para que os elementos fiquem bem equilibrados e que não tenha muito conteúdo, pois os textos podem ficar muito pequenos e o excesso de informação acaba poluindo a peça. 

Bônus: modelos de banners para outros tipos de ofertas

Não só de ofertas diretas se sustenta uma estratégia de Inbound Marketing. Veja então alguns exemplos que criamos para ofertas indiretas:

A divulgação da newsletter consegue atrair mais Leads para a base e iniciar o percurso do Lead pelo Funil de Vendas. 

Captura de tela modelo de banner carrossel

Modelo de banner em formato de carrossel para divulgação de Newsletter

Nesse exemplo, além dos personagens, vemos também a utilização de ícones para ilustrar os textos. 

Assim como as fotos, os ícones precisam estar diretamente relacionados com o conteúdo apresentado, além de terem uma coesão visual (espessura da linha, estilo de ilustração, etc.) para que a composição fique harmoniosa. 

Para impulsionar ainda mais a sua geração de Leads, é fundamental explorar diferentes formas de divulgar seus Materiais Ricos.

Captura de tela modelo de banner Material rico
Captura de tela modelo de banner Kit
Captura de tela modelo de banner enxoval

Modelos de banners de enxoval para um material rico

Uma forma de otimizar a montagem de banners para materiais ricos, é adaptar o conteúdo para cada peça utilizada, sem que seja necessário adicionar mais elementos. No exemplo acima, temos 3 peças de formatos diferentes mas que possuem o mesmo texto e o mesmo mockup, com a posição dos elementos se adaptando ao formato. 

Seja em campanhas de mídias pagas, em espaços do site ou em canais de comunicação direta com seus Leads, o principal desafio ao criar um banner para sua oferta é adaptar-se aos formatos e particularidades de cada canal.

Mesmo não sendo um expert em design, com as dicas de composição citadas aqui no artigo, é possível criar peças que chamem a atenção do público e que tenham harmonia entre os elementos. 

E aí, gostou dos exemplos? Quais desses formatos você já conhecia e faz uso nas suas campanhas? Se tiver dúvidas, não deixe de postar aqui nos comentários 🙂 

Alicia Camelo

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x