*Como fazemos, Blog,

Missão, Visão e Valores: O que são e qual a importância [Exemplo pronto]

Por Antonio Marinho em 8 de maio de 2020
Leitura de 7 minutos

Tudo na vida tem um propósito, ou deveria ter, ou tem e você nem percebe que tenha. O mesmo ocorre com a criação de uma empresa.

Quando pensamos em criar uma empresa, logo se inicia o planejamento estratégico: pensamos qual será a melhor localização, qual o público que irá atender, quais empresas serão concorrentes diretos e indiretos, meios de comunicação, qual será a linguagem utilizada, quanto deverá investir e quanto tempo esse investimento vai começar a dar lucro.

Tudo isso faz parte do planejamento de Marketing Digital  de uma organização. Correto?

Sim, está correto. Mas, não devemos nos esquecer, jamais, da Missão, Visão e Valores da organização.

Se você é um empreendedor de um negócio pequeno ou médio porte deve estar se perguntando:

 “Será mesmo importante empregar meu tempo para a criação disso? Isso não cabe somente a empresas de grande porte?

Independente do tamanho de sua empresa, a Missão, Visão e Valores devem ser um dos principais componentes do seu planejamento, pois será seu “GPS”, ajudando você a se guiar e entender realmente qual é a empresa que você está construindo.

Se você tem dúvidas ou ainda não tem estabelecido a Missão, Visão e Valores do seu negócio, esse artigo é pra você!

Saiba mais sobre a importância da definição desses conceitos e confira algumas dicas para agregá-los ao processo de gestão de seus colaboradores. Vamos lá?

1 – Missão | Por qual motivo devemos começar por aqui?

A Missão é o que dará clareza e direcionamento para a construção e entendimento dos demais componentes, dizendo “quem é sua empresa”.

Esse é um componente que não é tangível e não deve ser alterado com frequência, pois ao alterar, você se verá praticamente sendo obrigado a mudar todo planejamento.

Missão é o propósito de sua empresa, e no mundo que vivemos hoje, as pessoas buscam por seu legado e querem trabalhar em empresas em que seus propósitos tenham uma ligação.

A missão da Conexorama é:

“Nossa missão é oferecer soluções versáteis de Marketing Digital, que conectam pessoas com empresas, objetivando o crescimento.”

Missão, Visão e Valores

Desse três pontos, a “conexão” é a palavra chave dentro da nossa missão, pois trabalhamos arduamente para conectar pessoas com empresas, empresas com outras empresas, e tudo isso trabalhando a conexão interna, somos um time super conectados.

Perguntas que podem lhe ajudar a criar a missão de sua empresa:

  • Para que a empresa existe?
  • O que a empresa faz?
  • Para quem?
  • Como seria uma empresa ideal para você?
  • Qual estilo de gestão será o foco em sua organização?
  • Qual o perfil de colaborador que você deseja atrair?
  • Qual mensagem você gostaria de passar através de sua empresa?
  • Qual potencial você enxerga em sua organização?

Antes de seguir em frente, me permita adicionar uma reflexão:

“Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa – mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la”, Philip Kotler

E para, aprofundar no próximo desafio (visão), vamos mergulhar em um questionamento central. Esse aqui. 👇

2 – Visão | O que sua empresa se tornará?

Ou seja, “onde você acredita que sua empresa pode chegar”?

Essa é a pergunta que pode lhe ajudar a estruturar seus pensamentos para a criação da Visão, que diferente da Missão, já pode ser revisada e alterada, dependendo dos objetivos da empresa.

Por exemplo, a Visão da Conexorama é:

“Ser referência no Marketing Digital no Brasil e reconhecida pela qualidade no atendimento e comprometimento com os nossos clientes”.

Visão da Conexorama

Qualidade no atendimento e comprometimento são competências que buscamos quando abrimos uma nova oportunidade, são requisitos mínimos para se tornar um Conekiridu, a forma como chamamos carinhosamente cada integrante do nosso time.

Assim, de modo bem direto, podemos afirmar que:

Visão é o componente que mostra aos clientes e colaboradores onde e quando a empresa quer chegar.

Outra pergunta bacana nesse processo é…

Qual é impacto que a empresa irá ter na vida dos seus clientes e colaboradores?

Respondida essa questão, com certeza você terá mais clareza sobre quem são as pessoas que irão lhe representar no mercado.

No processo de recrutamento e seleção você pode buscar profissionais que tenham mais fit (sinergia) com a visão da empresa, e isso ajudará a disseminar sua Visão e gerar maior sinergia entre a equipe, que saberá onde a empresa almeja chegar.

3 – Valores | Quais os comportamentos que você não abre mão em sua empresa?

Existem comportamentos que são fundamentais no processo de desenvolvimento de uma organização, e para cada organização temos comportamentos diferentes.

Quando estiver pensando nos Valores de sua empresa, seja claro e objetivo, assim todos entenderão. Esses Valores podem estar relacionados ao comportamento desejado, sem distinção, dos sócios aos colaboradores.

Uma dica é deixar os Valores em local visível, físico ou online.

Arrisco a dizer que você deverá estar se perguntando sobre os nossos valores, já que exemplificamos até aqui mostrando como fazermos. Então, quais são os valores da Conexorama?

Valores Conexorama

Os nossos valores são:

  • Transparência: em todos os processos buscamos ser o mais transparente quanto podemos, seja internamente e externamente.
  • Comprometimento: temos total comprometimentos o que acordamos ou combinamos, seja com os clientes ou Conekidirus.
  • Foco no resultado: trabalhamos arduamente focando na entrega de resultados aos nossos clientes.
  • Espírito de equipe: somos uma equipe muito unida, ajudando um ao outro, fazendo conexões que nos auxiliam no desenvolvimento contínuo.
  • Conectividade: estamos sempre nos conectando com empresas, pessoas e lugares diferentes para gerarmos cada vez mais insights.

Este componente deve ser revisado periodicamente e relembrado através de ações internas para que nenhum valor se perca. É importante também entender quais são os novos valores que poderão ser incluídos.

E agora, já consegue pensar quais são os Valores de sua empresa?

Entendendo os comportamentos que são necessários para alcançar os objetivos da empresa, a gestão de seus colaboradores também ganha uma direção, é quando fazemos gestão por comportamentos.

Dessa forma, damos foco nos treinamentos e na comunicação interna de forma que se crie ou amplie os comportamentos que fazem sentido para a organização.

[Extra] Gestão voltada aos objetivos da marca

A Missão, Visão e Valores ganham mais sentido quando um tem ligação com o outro, por isso é crucial tê-los muito bem definidos e segmentados, focados na realidade de sua organização.

O planejamento deve começar pelo fundador da empresa, pois foi ele que sonhou com a criação, e os comportamentos esperados são reflexos de como é feita a gestão da empresa.

No entanto, durante o processo de revisão é importante que os colaboradores sejam convidados ao debate, pois são eles que vivenciam diariamente, e isso traz um sentimento de pertencimento, o que resulta em um maior engajamento.

Assim, os colaboradores se tornam guardiões, ajudando que nenhum dos valores se perca, mas sim se desenvolvam.

Outro ponto importante é que esse processo, de Missão – Visão – Valores, fará parte do seu branding book, o manual da marca, um conjunto de informações que estabelecem a essência da nossa cultura e que guiam o padrão visual aplicado.

Por exemplo, esse é o nosso:

Se você quer saber mais sobre DNA de marca, indico que leia como criamos a nossa identidade, onde explicamos em detalhes aqui: 😍👇

Como o branding foi essencial para o nascimento da Conexorama

Como foi o projeto de identidade visual no nosso rebranding

No final, tudo está interligado. 🙂

Quais são os objetivos da empresa em curto, médio e longo prazo?

A definição dos objetivos faz parte do planejamento, sendo universal, pois deve agregar a todos, desde os sócios, passando pelos colaboradores e alcançando os clientes.

Com objetivos bem definidos, com suas chaves de resultado mensuráveis e palpáveis, a gestão do pessoal e da organização ganha clareza e direcionamento.

Ou seja, fica  mais fácil para todos saberem qual direção devem seguir, quais são os posicionamentos da empresa para os diversos assuntos que rodeiam a organização e o mercado que está inserido.

Agora é com você!

Quais foram os insights extraídos nesta leitura? O que acha de deixar nos comentários? Vai ser muito bom conversarmos e ampliarmos ainda mais todo esse conteúdo.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Antonio Marinho