*Cases de Sucesso, Blog,

MáximaTech: como conquistamos um ROI de 174% com ações de Marketing Digital

Por Ana Paula Agostini em 20 de setembro de 2019
Leitura de 5 minutos

Já falamos inúmeras vezes por aqui sobre como o Inbound Marketing é uma estratégia que passa por ajustes constantes. Não só porque a estratégia pode estar performando abaixo do esperado, mas também porque, muitas vezes, o objetivo da empresa muda.

A MáximaTech é um dos melhores exemplos que temos disso.

MáximaTech

Uma parceria que já ultrapassa 2 anos exigiu diversos ajustes na estratégia – alguns pequenos e outros nem tanto assim. A proximidade entre empresa e agência permitem que identifiquemos com agilidade quando uma mudança é necessária, e a abertura a estes ajustes foi o que permitiu resultados como os que obtivemos.

Quer saber mais? Continue lendo!

Quem é MáximaTech?

Fundada em 2009, a MáximaTech é a empresa líder em soluções para Atacadistas Distribuidores, atendendo hoje 35% dos maiores atacadistas distribuidores do Brasil (Ranking ABAD/NIELSEN 2018).

Suas soluções móveis seguem o modelo SaaS e abrangem todos os segmentos da cadeia de abastecimento, sendo os principais:

  • Força de vendas;
  • e-Commerce B2B;
  • Logística de Distribuição;
  • Trade Marketing

Visando fortalecer o crescimento dos clientes através de soluções móveis, a Máxima está em constante evolução e compreende a importância do Inbound Marketing para a consolidação da marca.

O desafio inicial do Inbound Marketing

Já contabilizando 8 anos de mercado, a Máxima (na época ainda Máxima Sistemas) nos procurou para reestruturar sua estratégia de Inbound Marketing, buscando acelerar a geração de Leads e o número de Oportunidades geradas pelo Inbound Marketing.

A Máxima partia de um cenário em que a operação do setor de marketing apresentava um custo muito alto e dificuldade em obter resultados.

Com isso, migraram a plataforma de automação de marketing para o RD Station e encontraram a Conexorama como agência especialista em RD Station.

O plano de ação

Iniciamos a parceria com a MáximaTech em Fevereiro de 2017, adotando uma estratégia focada na geração de Leads.

O escopo inicial junto à Conexorama incluiu estratégias de atração de visitantes e Leads, como:

  • Planejamento de conteúdo para o blog;
  • Lançamento de materiais ricos mensalmente;
  • Campanhas de Ads (Facebook e Google Ads).

Aliadas a estratégias de nutrição de Leads, incluindo:

  • Disparo de e-mails semanais;
  • Nutrições para materiais ricos;
  • Nutrições estratégicas para oportunidades

O segredo para a geração de Leads

O segredo para geração de Leads, na verdade, não é nenhum segredo: conteúdo de qualidade e um planejamento estruturado para não só atrair Visitantes e Leads, mas também ajudá-los a percorrer o funil.

Desde o início de nossa parceria realizamos o lançamento de um material rico por mês.

MáximaTech

Entendemos que essa frequência de lançamento é essencial tanto para atrair novos Leads – e “oxigenar” a base –, como para nutrir os Leads da base, fornecendo material de qualidade para que continuem interessados e avancem no funil.

Parceria que dá resultados

Logo nos primeiros meses de parceria superamos as metas para geração de Leads. 

Criamos um cronograma de materiais ricos que levava em conta materiais de Topo e Meio de Funil, distribuídos entre as principais segmentos atendidos pela MáximaTech:

  • Força de vendas;
  • e-Commerce B2B;
  • Logística de Distribuição;
  • Trade Marketing

As estratégias de atração – tanto de conteúdo como de mídia paga – foi sendo adequada aos diversos momentos pelos quais passamos durante a parceria.

Para isso, a proximidade com o Coordenador de Marketing da Máxima, Artur Pistili, foi fundamental.

Dessa forma, insights importantes do time de vendas da Máxima foram trazidos, permitindo ajustes nas estratégias para maximizar os resultados.

“Senti desde o momento inicial (a presença de) algo que falta na maior parte das agências: organização, processos.” Artur Pistili

Novos desafios e estratégias

Após completarmos 2 anos de parceria, a MáximaTech entendeu que era o momento de ir além.

Pensando no novo cenário em que se encontrava – e prestes a passar por um rebranding completo, incluindo a troca de nome (de Máxima Sistemas para MáximaTech) –, era o momento de concentrar mais esforços na nutrição dos Leads.

Para isso, ampliamos o nosso escopo de atuação, que passou a incluir:

  • 2 e-mails semanais;
  • Estratégias de linkbuilding;
  • Otimização de SEO;
  • Projeto Automação (Nutrição de Personas);
  • Lead Scoring

Resultado muito além do esperado

Iniciamos nossa parceria em Fevereiro de 2017 e, durante os últimos 31 meses, colecionamos resultados muito positivos junto à MáximaTech.

Ao longo dos anos de 2018 e 2019, verificamos um ROI de 174% relativo às ações de Marketing

A nível de Leads e oportunidades, vimos um crescimento de 378% na base de Leads, e uma taxa de conversão de 9,15% de Leads em oportunidades.

  • 18.440 Leads gerados
  • 1.688 Oportunidades geradas

Falando em visitantes, chegamos a um crescimento de 224% no número de visitantes únicos no mês antes da troca de domínio.

Esse crescimento foi acompanhado do crescimento de 184% do canal orgânico, que atualmente representa 40% do tráfego para o site.

Marketing a quatro mãos

O sucesso da parceria entre Conexorama e MáximaTech vem justamente da união de esforços entre as empresas.

Entendemos que as reuniões de vendarketing e apresentação de resultados mensais foram fundamentais para guiar as estratégias de Inbound, possibilitando alcançar métricas relevantes para validar o projeto.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Ana Paula Agostini

Planner Analyst em Conexorama
Uso mais de 30 filtros porque não sei lidar com e-mail bagunçado.
Ana Paula Agostini