Uma estratégia de marketing bem elaborada e, é claro, bem executada, é fundamental para o sucesso de uma Startup.

Além de ser o alicerce para o lançamento do novo negócio, as ações de marketing para Startups cumprem um papel importante no desenvolvimento e crescimento da nova empresa.

E, no caso do Marketing Digital, em que os custos são relativamente menores do que ações tradicionais, essas estratégias ganham ainda mais importância na manutenção e sucesso desse empreendimento.

Mas como iniciar e executar um planejamento de marketing para Startups? É sobre isso que vamos abordar nas linhas abaixo! Vamos lá?

1. Tenha um Planejamento de Marketing Digital

Bom, como acabei antecipando na introdução deste artigo, é fundamental a construção (e é claro, execução) de um Planejamento de Marketing Digital para sua startup.

Como costumamos dizer aqui na Conexorama: Você já viu um piloto decolar a aeronave sem ter o plano de voo em mãos? 

Bom, a não ser que esse piloto seja um aventureiro, as possibilidades dessa viagem dar errado são enormes.

E o mesmo pode acontecer com sua startup se você não tiver um bom planejamento de marketing descrito, revisado e estudado.

Mas o que é um Plano de Marketing Digital?

O Plano de Marketing Digital é a documentação das informações fundamentais que irão guiar o seu time de marketing e venda para o lançamento e desenvolvimento de sua startup.

É também neste Plano onde são registrados os objetivos e as estratégias que serão adotadas em determinado período. 

De forma bastante resumida, um Plano de Marketing Digital para startup possui as seguintes etapas:

  1. Análise SWOT
  2. Avaliação do concorrentes
  3. Definição de Público Alvo, Buyer Persona e ICP
  4. Definição de Funil de Marketing, Rotinas e Integração com Vendas
  5. Definição de metas
  6. Cronograma de atividades
  7. Controle e relatórios

>>> Se você quer se aprofundar neste tema, aproveite o curso PMD lançado pela Conexorama!

2. Definição de Personas e como sua startup pode ajudá-las

Se você seguir nossos conselhos e desenvolver seu Planejamento de Marketing Digital irá encontrar como uma de suas tarefas a “Definição de Personas”. 

Essa atividade, que podemos claramente tratar como estratégia, irá conduzir sua startup para uma relação mais próxima com seus clientes ideais, entendendo seus anseios, seus problemas e a forma como sua solução irá ajudá-los.

Em resumo, uma Persona é a personificação dos grupos de público que o seu negócio possui. E ao defini-las, você terá um personagem semi-fictício, que representará cada perfil de cliente que sua empresa deseja alcançar.

Exemplo de Persona | Blog SaaStisfeito
Exemplo de Persona

O processo de definição de Personas é um passo fundamental para qualquer estratégia de marketing, pois são as Personas que irão auxiliar sua equipe a direcionar os esforços de marketing e vendas. 

Esse direcionamento vai desde a definição de sua pauta de conteúdo, passando por tipos de abordagem, canais de comunicação, ações promocionais, entre tantas outras ações dos times de marketing e vendas de uma startup.

3. Sua equipe consegue assumir todas as demandas?

Até agora, você conferiu dois importantes passos para iniciar o seu marketing para startup. Mas, se chegou até aqui, também deve estar se perguntando: 

Será que minha equipe consegue assumir todas essas demandas (além das demandas recorrentes do dia a dia)?

Bom, esse pode ser o conselho mais difícil de se dar. Afinal de contas, cada caso é um caso. E só você sabe a realidade de sua empresa e da sua equipe.

Partindo do princípio de que você está lançando uma startup, os seus investimentos devem estar no limite. Por isso, ter um time completo de marketing não deve ser a sua realidade.

Outro ponto a se considerar é se sua equipe, mesmo que pequena, tem a expertise necessária para implementar o Plano de Marketing Digital e atuar em frentes como, por exemplo, criação de conteúdos, gestão de Leads, automação de marketing, entre outras.

E tudo isso, sem deixar as estratégias de lado!

Parece complicado? Sim. Mas existem alternativas.

Uma delas, é capacitar alguns de seus colaboradores para que possam atuar nessas frentes. Essa capacitação pode ser feita por cursos livres, como por exemplo o RD Hacks.

4. Que tal contar com a ajuda de uma agência?

Bom, se você analisou bem a sua equipe e o volume de demandas e percebeu que assumir as ações de Marketing Digital vai ser mais difícil do que imaginou, talvez seja hora de buscar a ajuda de uma agência de marketing digital.

Mas espera aí! Minha startup não pode gastar dinheiro!  

Sim, eu sei disso! Mas quem disse que é um gasto?

A contratação de uma agência pode ser um excelente investimento. E vou te explicar o  porquê!

Uma agência de marketing digital oferece a você um time de profissionais especializados e atualizados com as novidades do mercado. Terceirizando suas atividades de marketing sua empresa já economiza com custos de pessoal, determinadas ferramentas e também capacitação da equipe interna.

E aqui, um dos pontos que consideramos mais importantes: ao ter a sua disposição uma agência especializada, o seu time ganha em produtividade, afinal de contas, estará mais livre para cuidar de questões administrativas, enquanto que a agência cuidará do desenvolvimento estratégico, relatórios e também do controle e entrega das metas estipuladas.

Se você quer entender ainda mais sobre o que uma agência de marketing digital pode oferecer a uma startup, convido você a conhecer a proposta da Conexorama.

Agora que já deixamos alguns conselhos, convido você a levar essa discussão para sua empresa. Analisar o que é válido para o seu caso e também o que não teria tanta utilidade. E, se puder, volte aqui e conte pra gente o que achou de nossas dicas.