Blog, Marketing de Conteúdo,

Marketing para agência de turismo: 3 canais para aumentar o número de visitas do site

Por Lívia Rezende em 30 de agosto de 2019
Leitura de 7 minutos

É muito comum, e você já deve ter ouvido falar, que sua empresa não precisa estar presente em todas as Redes Sociais. Precisa estar onde nossas Personas estão!

E, isso é fundamental em um trabalho de marketing para agência de turismo.

Estar presente no meio digital é praticamente obrigatório. Desse modo, podemos atrair mais visitantes, e consequentemente, conquistar e converter mais viajantes.

Conheça os principais canais para aumentar o número de Leads no seu site e fazer o seu marketing para agência de turismo muito mais eficiente!

Confira!

1 – Redes Sociais

Muitas empresas ainda duvidam do poder de alcance e conversão das redes sociais. Em alguns casos chegam a criar seus perfis, mas não cuidam da atualização e acabam com fanpages esquecidas e sem utilidade.

Isso não é uma boa estratégia, afinal de contas a pessoa tem um bom canal de atração, mas não o utiliza de forma inteligente.

As redes sociais tem o poder de atrair possíveis clientes, dos quais você não tinha ideia que buscavam ou mesmo precisavam da solução que sua empresa está oferecendo.

Erra também aquele que não avalia direito sua Persona e estratégia, e acaba investindo em todas as redes sociais sem ao menos saber se o seu público está presente naquele canal.

Por exemplo: não faz sentido estar numa rede social corporativa, como Linkedln, se você vende pacotes de viagens apenas para B2C (business to consumer).

Você também deve dar atenção para os comentários: de que adianta realizar postagens para engajar se não mantém uma comunicação com seus seguidores?

Por isso, responda as dúvidas, os comentários positivos, e principalmente, os negativos.

Saber lidar com a crítica torna sua empresa muito bem vista e solicita. Demonstre interesse pelo problema que o cliente teve, e realmente faça de tudo para ajudá-lo.

Aproveite e confira as principais diferenças e as melhores redes sociais para divulgar seus pacotes especiais, promoções e diferenciais de sua agência de turismo!

Facebook

Segundo dados da pesquisa We Are Social, o Brasil tem 130 milhões de usuários nessa rede. Sendo a mais utilizada e a preferida entre os brasileiros.

Fica claro então que é uma boa estratégia colocar esforços em ações no Facebook. Afinal de contas, com mais da metade da população nessa rede social, você tem muitas chances de encontrar sua Persona aqui.

Além disso, você pode utilizar a ferramenta de Grupos do Facebook.

Crie um grupo sobre o destino mais procurado da sua agência, por exemplo. Assim, seu clientes e outras pessoas podem comentar sobre a experiência, trocar informações valiosas e até combinar uma viagem em grupo. Você pode ajudar com informações – afinal, você é especialista no destino -, e divulgar suas promoções. Mas, com moderação!

Você também pode usar os eventos para datas comemorativas. Por exemplo, criar um evento para todos os viajantes que vão passar o ano novo no lugar X.

Divulgue no seu grupo. As pessoas gostam de fazer amizades nas viagens, ainda mais se a viagem marcada for para outro país.

E não se esqueça: atualize a sua Fanpage com todas as informações relacionadas ao negócios, tal como: endereço, telefone, e-mail, site, horário de funcionamento, entre outros.

Instagram

O grande sucesso do Instagram é o seu apelo visual, tanto que uma das grandes tendências é vender pelo Instagram (evitando claro que o feed não se torne apenas uma vitrine).

Mostre para sua Persona como seria um dia em um dos destinos que você comercializa. Deixe que ela visualize possíveis experiências e sensações que eles podem ter fechando uma viagem com sua empresa.

Marketing para agência de turismo

E, sim, podemos fazer tudo isso através de uma foto, simples mas bonita, tirada por um smartphone. Afinal, já dizia o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Além disso, é possível compartilhar vídeos (de até um minuto), ajudando na divulgação do seu destino.

E, com o auxílio das hashtags, o alcance da sua página pode aumentar. Pois, ao procurar por uma hashtag específica, o Instagram mostra diversas opções relacionadas a essa palavra.

Por exemplo, se alguém procurar por #NewYork, verá todas as imagens que trazem essa hashtag. Dessa maneira, os usuários descobrem novas páginas, novos destinos e as suas ofertas (a sua agência).

Uma outra ferramenta excelente para engajar os visitantes de seu Instagram é utilizar os Stories.

As postagens/vídeos que duram apenas 24 horas podem muito bem ser exploradas. Utilize enquetes, perguntas, menções, músicas, contagem regressiva e faça testes. É garantia de sucesso entre seus seguidores!

E lembre-se também de sempre focar mais na solução que você oferece do que necessariamente no produto em si. É um espaço para mostrar que sua marca é humana.

Pinterest

O Pinterest, assim como o Instagram também tem um apelo visual e é uma comunidade para o compartilhamento de fotos e também organização de atividades. A rede social já é a 7ª mais usada no Brasil e tem muito a ser explorada pelo marketing para agência de turismo.

No Pinterest, você pode criar coleções das fotos dos seus destinos, dicas de passeios e muito mais. É a ferramenta ideal para criar engajamento e ser parte dos planos de seus futuros clientes.

Essa rede social pode funcionar como uma vitrine para as experiências que a sua agência proporciona. Capriche!

2 – Reserve uma boa verba para Ads

Com as publicações orgânicas é mais difícil chegar nas suas Personas. Mas um bom investimento em Ads pode ajudar com isso.

Segmentar o público e levar sua solução para as pessoas certas, traz resultados mais rápidos, além de Leads mais qualificados.

E você não precisa investir um valor muito alto. Com poucos recursos, mas uma estratégia bem definida, já é possível conseguir um bom resultados.

E, o melhor: o investimento em Ads pode ser feito em qualquer rede social que você escolher.

Além do mais, você tem a possibilidade de trabalhar com anúncios em formatos e objetivos diferentes. Por exemplo: um para engajamento, outro para captação de Leads, para vendas, e muito mais.

3 – Inbound Marketing

Você já está nas redes sociais e faz investimentos em anúncios. O que falta? Bem, o conteúdo!

A premissa do Inbound Marketing é o conteúdo: seja com artigos, vídeos, podcasts, eBooks ou newsletters. Colocar seus esforços na produção de conteúdo digital de qualidade irá gerar autoridade para sua marca.

Marketing para agência de turismo

Ter uma boa gestão de conteúdos, com estudos de Personas e palavras-chaves, faz com que seus conteúdos sejam bem vistos aos olhos do Google.

Assim, você ranqueará em posições melhores, podendo chegar ao primeiro resultado da pesquisa.

Você pode diversificar o conteúdo postado, focando em uma Persona e no estágio de compra que ela se encontra. Dar dicas sobre os pontos turísticos, notícias do mundo de viagens, curiosidades, etc. A criatividade é livre.

Também é interessante que você use cases de sucesso na sua divulgação. Mostre para novos clientes, experiências que pessoas reais tiveram com sua empresa, é essencial.

Você também pode e deve abusar dos recursos de  vídeos. Eles geram mais engajamento, e com isso, mais Leads entram na sua base.

Como vimos, realizar marketing para agência de turismo tem seus desafios e estratégias específicas para o negócio. Mas uma dica fundamental é: você vende as férias. E todos querem férias maravilhosas.

E você?! Gostou das nossas dicas? Comenta aí embaixo o que você achou!

Não esqueça de curtir a Conexorama nas Redes Sociais!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Lívia Rezende

Formada em jornalismo. Apaixonada por marketing digital, Disney e futebol americano.
Lívia Rezende