Blog, Estratégias,

O que é Marketing de Recompensa e como criar uma estratégia notável

Por Juliany Atilio em 16 de março de 2022

Ao mesmo tempo em que a internet facilitou a vida de quem busca atingir o seu público-alvo, aumentou também a concorrência por atenção, e o desafio para se destacar e conseguir construir uma relação sólida com seus clientes. 

Dessa maneira, muitas empresas buscam estratégias para conquistar o coração do consumidor e fazer com que sua marca fique na memória dele. Assim nasceu o Marketing de Recompensa.

Quem não gosta de ganhar um mimo e sentir que recebe tratamento individualizado? A sensação de que aquele dinheiro que você está depositando em um produto ou serviço está sendo muito bem gasto, e até mesmo valorizado, é maravilhosa.

Mas atenção: ao montar uma estratégia assim, é preciso ser meticuloso. Caso contrário, o tiro sai pela culatra e, ao invés de atrair mais clientes, você vai acabar fazendo com que se afastem.

Nesse artigo você vai entender o que é o Marketing de Recompensa, quais as vantagens de adotar essa abordagem e como criar uma estratégia notável para o seu negócio. Siga a leitura! 😃

O que é Marketing de Recompensa?

O Marketing de Recompensa é uma forma de fortalecer a sua relação com o consumidor e fazer com que ele se fidelize com a sua marca.

Fazendo uma referência a uma das 5 linguagens do amor, receber presentes pode ser bastante significativo para o cliente. Segundo uma pesquisa da OpenText, 73% dos brasileiros dizem que comprariam novamente de marcas que oferecem um atendimento personalizado.

Assim, podemos observar a importância de criar boas estratégias para um programa de recompensas assertivo, que não só promova o reconhecimento do seu negócio, como também motive as pessoas a comprar da sua marca.

Falando assim, parece fácil. No entanto, é fundamental pensar estrategicamente para que aquele cliente tenha uma boa experiência. Segundo um relatório da SmarterHQ, 63% dos consumidores já interromperam uma compra por conta das táticas ruins utilizadas pela empresa.

Portanto, antes de dar qualquer passo, é fundamental conhecer a fundo quem são as Personas do seu negócio e, só depois, traçar um bom plano para um programa de recompensas. Afinal, como criar uma boa estratégia? Vamos falar sobre isso no próximo tópico.

Como criar uma estratégia notável para Marketing de Recompensas?

Existem diversas maneiras de bonificar um cliente. Seja por meio de um programa de fidelidade, onde ele ganha pontos à medida que compra os seus produtos, através de cupons de descontos exclusivos ou com sorteios somente para quem comprou da sua marca.

GIF mostra Julius e Rochelle animados

Antes de decidir sua abordagem, é fundamental se fazer algumas perguntas:

Se as respostas forem “sim”, você está no caminho certo! Mas por onde começar? Primeiro, é essencial traçar os seus objetivos:

Traçando metas para o Marketing de Incentivo

Essa é a decisão que norteará toda a sua estratégia. Entenda quais as necessidades da sua marca e trace objetivos pensando nelas. Alguns exemplos são:

Tendo isso em mente, você vai saber quem você precisa atingir. Nessa etapa, você deve considerar fatores como faixa etária, gênero, local onde vivem, renda média e seus interesses.

Assim, você saberá como se comunicar e o que oferecer para esse público. E é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

5 ideias de recompensas para quem está iniciando no Marketing de Recompensa

Não é fácil, a gente sabe. Escolher um benefício que faça sentido para a sua marca e para seu público, fazer com que tenha valor equivalente ao que você pede em troca e ainda te ajudar com seus objetivos é uma batalha. Mas vamos vencê-la juntos.

Confira as dicas de recompensas que separamos:

1. Acesso a conteúdos digitais exclusivos

Ao oferecer conteúdos exclusivos relacionados à sua marca, segmento ou produto, você estará apostando na atração de pessoas que provavelmente se interessariam em comprar seus produtos.

Algumas dicas de recompensas deste tipo são: eBooks, planilhas, cursos e treinamentos, webinários, entre outros produtos digitais.

Como grande vantagem, esse tipo de benefício possibilita que você automatize facilmente a entrega dos prêmios e tenha um público cada vez maior consumindo seus conteúdos.

2. Programa de fidelização (receber pontos por compra efetuada)

Essa é uma estratégia comum, utilizada por grandes empresas do mercado.

Alguns anos atrás, a cada compra feita você recebia um carimbo e, ao juntar uma determinada quantia, poderia trocar por prêmios naquela mesma loja. Hoje, essa tática está bem disseminada em forma de cashbacks ou até mesmo num formato similar aos carimbos, como faz o iFood.

Captura de tela do ifood mostra menu de "Fidelidade"

Essa técnica serve, principalmente, para fidelizar clientes e aumentar o ticket médio. Ao invés de comprar no concorrente, o cliente provavelmente vai optar pela sua marca, afinal, comprar com você é muito mais vantajoso e fazer mais uma compra irá deixá-lo mais próximo de resgatar o prêmio.

3. Participação de sorteios

Participar de sorteios toda vez que realizar uma compra de determinado valor ou atingir a meta determinada por uma empresa pode ser um grande incentivo.

Os sorteios tendem a encher os olhos de muita gente, inclusive de quem não tem um interesse real pelo seu produto ou serviço.

Por isso, não escolha um prêmio que possa atrair Leads que não são interessantes para o seu negócio. Ao invés disso, pense nas dores das suas Personas e ofereça o “remédio” que elas tanto buscam.

4. Programa de indicação

Os programas de indicação são comuns e as empresas SaaS são ótimos exemplos disso.

Quem nunca se deparou com a frase “convide 10 amigos para a plataforma e tenha acesso à versão premium”? Essa é uma maneira muito simplesmente de aumentar o engajamento dos usuários e a quantidade de pessoas utilizando a plataforma.

Captura de tela exibindo mensagem de incentivo à indicação de amigos a cadastrarem na plataforma

Outro exemplo são as Newsletters. Quanto mais você traz pessoas para acompanhar aquele conteúdo, mais você tem chance de ganhar prêmios por isso. Como o programa de recompensas do The News:

Captura de tela mostra pontuações e prêmios do Programa de Indicações da Newsletter The News

5. Ofereça tratamento VIP

Que tal oferecer tratamento personalizado aos clientes que mais compram na sua loja? É muito comum ver agências de banco exclusivas para clientes que geram mais lucros para a marca, mas isso pode ser adaptado a qualquer negócio.

Por exemplo, oferecendo um e-mail onde aquele comprador receberá atendimento personalizado e mais rápido caso precise. Ou acesso antecipado aos lançamentos da loja.

Assim, ele se sentirá incentivado a comprar mais na sua loja e se tornará cada vez mais fiel à sua marca.

Até aqui, apresentamos diversas vantagens de investir em Marketing de Recompensas. Mas vamos falar um pouco mais sobre isso?

Por que devo investir num programa de recompensas?

Foi-se o tempo em que os consumidores buscavam apenas a compra pela compra. Hoje, mais do que um produto ou serviço de qualidade, eles querem viver uma experiência e se sentir valorizados.

Querem chegar em casa não só com a compra do mês, mas com o sentimento de que estão sendo beneficiados por ter escolhido a sua loja em meio a tanta concorrência.

Isso é parte do que torna um programa de recompensas tão atrativo para seu cliente.

Mas, claro, ele também traz vantagens para o seu negócio. Olha só:

O Marketing de Recompensas possibilita que sua marca se destaque e se torne a principal escolha dos seus possíveis clientes. Além disso, promove a fidelização e faz com que eles se mantenham engajados.

Agora que chegou até aqui, é o momento de colocar tudo na ponta do lápis e traçar uma estratégia eficaz. Não se esqueça de deixar nos comentários se esse artigo foi útil para você. Até a próxima!

Juliany Atilio
Últimos posts por Juliany Atilio (exibir todos)

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x