Blog, RD Station,

Descubra como otimizar seu Marketing de Conteúdo com o RD Station

Por Shymenne Siqueira em 11 de janeiro de 2023

O Marketing de Conteúdo é responsável por atrair possíveis clientes através da criação de conteúdos relevantes e que oferecem soluções para seus problemas. Falando dessa forma pode até parecer que essa é uma simples atividade dentro do Marketing Digital. Mas não é bem assim.

Não que o Marketing de Conteúdo seja algo difícil, mas para que ele realmente funcione é preciso estratégia e foco.

Neste artigo, vamos mostrar como otimizar seus conteúdos para obter melhores resultados não é um bicho de sete cabeças e te ensinar a usar o RD Station para fazer isso.

Continue comigo!

Por que otimizar seu Marketing de Conteúdo com o RD Station

Para que os resultados obtidos com seus conteúdos mantenham-se em crescimento, a otimização dos conteúdos deve ser integrada à sua rotina de publicação.

Esse processo visa melhorar os textos para que consigam um melhor rankeamento nos nos buscadores, mantendo-os com conteúdos atualizados e seguindo as melhores práticas de SEO

Assim como um texto iniciado do zero, a otimização de um conteúdo precisa de planejamento: estudo de palavras-chave, referências, briefings entre outros.

Para auxiliar no direcionamento sobre o que pode ser melhorado em seu conteúdo, o RD Station oferece algumas funcionalidades intuitivas e simples, que vamos conhecer a seguir:

Painel de palavras-chave

O estudo de palavras-chave é o primeiro passo antes da criação dos seus conteúdos.

Nesse momento, você irá conseguir visualizar de que maneira as pessoas estão fazendo buscas no Google sobre o seu produto ou setor do mercado. Com essas informações será muito mais fácil tomar decisões mais estratégicas sobre o conteúdo que será produzido.

O painel de palavras-chaves do RD Station é uma das funcionalidades mais conhecidas e importantes para uma estratégia de conteúdo e está dentro do menu “Atrair”:

Captura de tela Painel palavra chave

A ferramenta permite que você insira uma lista de palavras chaves de seu interesse e acompanhe as principais métricas relacionadas, como por exemplo:

A partir dessas informações você consegue definir estratégias para produção de novos conteúdos, otimização de artigos já publicados, e até mesmo gerar insights para campanhas de busca paga.

Como definir minha lista de palavras-chave?

A definição das palavras chaves pode ser realizada com a ajuda de uma ferramenta gratuita, como o Planejador de Palavras-Chave do Google Ads, por exemplo.

Mas para isso, alguns passos podem ser fundamentais para o sucesso de sua estratégia.

São eles:

1. Para ter um norte sobre as principais palavras-chave que você precisa estar bem posicionado no Google, pense no que o seu negócio oferece. Qual é o termo que descreve o seu negócio? Quais palavras lembram os serviços e produtos que a sua empresa oferece?

2. Recomendamos que a sua listagem chegue a pelo menos 200 palavras que são chave para sua empresa. Os termos são bem evidentes quando se trata de nomes e variações de produtos . Porém, foque também em pesquisas ligadas a dúvidas, buscas que começam com “como”, “qual” e “por que”, por exemplo, são alguns bons indicadores de pesquisas ideais para artigos no blog. Uma ferramenta que pode te ajudar nessa pesquisa é o Ubersuggest.

3. Depois de gerar a grande lista de palavras-chave, separe as que forem semelhantes em grupos.

4. Por último, insira as palavras em uma planilha ao lado de informações sobre cada uma delas, como o volume e o CPC. Esses dados serão importantes no momento de fazer a escolha das 10 principais keywords.

Como utilizar o painel de palavras-chave do RD Station?

Fazer a lista e organizá-la não é sinônimo de resultados, você também precisa monitorar os termos e criar ações para cada caso. E é aqui que entra o RD Station com o Painel de Palavras-chave.

Adicionando as palavras no painel você poderá acompanhar dados importantes e agir conforme sua necessidade.

Para isso, marque com uma estrela suas principais keywords, assim ficará mais fácil acompanhar o volume e CPC rapidamente. Isso porque o painel mostra primeiro o que está marcado.

Captura de tela palavra chave Marketing de conteudo Rd Station

Além disso, verifique sempre qual é volume e quais palavras possuem a menor concorrência (esses dados são de Ads, mas demonstram o quanto determinada palavra é disputada e esse dado será o mesmo no orgânico).

Antigamente, a plataforma costumava indicar também qual era a posição de ranqueamento no Google e em qual página da SERP o seu conteúdo estava. Porém, em o RD Station deixou de mostrá-los em uma de suas atualizações. Para visualizar essas informações você pode utilizar o SEMrush.

Otimização de Páginas (SEO)

Ainda no menu “Atrair”, é possível encontrar outra ferramenta importante para alavancar os resultados dos seus conteúdos: a Otimização de páginas.

Com ela, é possível realizar de forma rápida uma análise da performance das palavras-chaves utilizadas em seu conteúdo.

Esses relatórios podem funcionar como um guia, que irá orientar você sobre o que é preciso e como otimizar suas páginas, evitando assim que você desperdice seu tempo com ajustes que não trazem resultados.

A ferramenta é simples de usar. Basta você inserir a palavra-chave e a url de seu interesse no buscador.

Captura de tela SEO Marketing de Conteudo Rd Station

A partir daí, você tem acesso a uma nota que é a somatória dos pontos críticos, importantes, intermediários e mínimos relacionados a essa pesquisa.

Captura de tela criterios RD Station

Cada um dos critérios avaliados é descrito na página e, a partir dessas informações, é possível realizar os ajustes necessários com as orientações específicas descritas no relatório.

Captura de tela pontos intermediarios Marketing de Conteudo Rd Station

Ao ter acesso a essas informações, o indicado é que você busque solucionar o maior número de itens possíveis, começando pelo grupo de fatores críticos e de alta importância.

Eles sempre deverão ser corrigidos seguindo as sugestões, pois apresentam grande peso no ranqueamento de uma página.

Mas isso não quer dizer que os importantes e intermediários devem ser deixados de lado! Lembre-se: quanto mais “erros” solucionados, melhor ranqueado seu texto será.

Uma dúvida bastante comum é: qual seria uma boa nota no relatório?

Em resumo, você deve corrigi-los o máximo possível. Aqui na agência, quando trabalhamos com artigos para nosso blog, focamos sempre em conteúdos acima da nota 9.

Como melhorar a performance utilizando o RD Station?

O RD Station é uma ferramenta completa e que pode fazer muito pela estratégia de Inbound Marketing da sua empresa.

Mas você sabe como explorar ao máximo essa ferramenta?

Com tantas funcionalidades e possibilidades pode até ser difícil e foi por isso que, aliando a experiência da Conexorama com o uso do RD Station, preparamos um treinamento completo sobre a ferramenta.

Agora é com você! Tem alguma feature dentro do RD Station que você gostaria de entender ou explorar ainda mais? Comente aqui o que achou deste artigo e aproveite para deixar suas dúvidas!

Shymenne Siqueira

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Correia Guedes
Pedro Correia Guedes
5 anos atrás

Mesmo não tendo o domínio e um contato maior com as ferramentas do RD o texto me deu bons insides a respeito dos conteúdos que escrevo, em como otimizá-los ainda mais. Senti apenas falta de mais links correspondentes ao assunto,mas creio que encontrarei mais informações em outros artigos da empresa. Porem parabéns, gostei muito.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x