Blog, Estratégias,

Marketing Conversacional: por que você deveria estar pensando nele

Por Jean Vidal em 16 de janeiro de 2023

O Marketing Conversacional é uma abordagem de marketing centrada no cliente e orientada para o diálogo. 

E há quem diga que ela tornou-se a principal estratégia para impulsionar o envolvimento do cliente, melhorar a experiência e aumentar a receita.

O próprio nome já diz muito sobre o termo, mas se você está se perguntando como o marketing de conversação funciona, por que é tão importante e onde ele se encaixa no mundo do Inbound, continue lendo! 

Definindo o Marketing Conversacional em poucas palavras

O Marketing Conversacional é baseado em interações individuais em tempo real em vários canais. 

Ele permite que você promova relacionamentos com clientes e melhore sua experiência de cliente online, comunicando e personalizando as interações online. 

Chat ao vivo, chatbots e aplicativos de mensagens são usados ​​para permitir essas conversas personalizadas.

Os chatbots, em particular, tornaram o Marketing Conversacional mais acessível, mas são apenas uma parte dele.

Embora as mensagens instantâneas sejam a primeira coisa a vir à mente quando falamos “Conversacional”, qualquer forma de comunicação bidirecional, como telefone e email, pode fazer parte de uma estratégia de Marketing Conversacional. 

Gif Marketing Conversacional

A chave no Marketing Conversacional é, avaliar e entender quais são os canais preferidos de seus clientes e ajustar seu tom de voz de acordo.  

Marketing Conversacional x Inbound Marketing

Então, há uma diferença entre Inbound Marketing e Marketing Conversacional?

Sim e não. O Marketing Conversacional é frequentemente considerado parte de uma estratégia de Inbound.

Inbound é a tática de atrair clientes, encontrando-os nos canais em que estão mais habituados a estarem. O Marketing Conversacional, por sua vez, é o método de realmente conversar com os clientes nesses canais.

É a maneira como você interage com seus clientes, fornecendo a eles o poder de quando, como e onde eles se comunicam com sua empresa.

Ambos são, por natureza, centrados no cliente e andam de mãos dadas. 

Chatbots no Marketing Conversacional

Além do WhatsApp, quando se fala em Marketing Conversacional, as pessoas pensam também em chatbots.

Com razão, pois desempenham um papel importante na implementação do Marketing Conversacional, usando uma abordagem de conversação e simulando interações um-a-um.

Hoje, os chatbots vêm em todas as formas e tamanhos, com vários recursos e níveis de avanço, desde chatbots com recursos de IA até bots menos avançados, como os baseados em botão. 

No Marketing Conversacional, os chatbots costumam ser usados ​​para automatizar o processo de coleta de dados, fornecer informações sobre produtos e qualificar ainda mais seus Leads

O fato de os chatbots serem cada vez mais comuns em sites e plataformas de mídia social certamente aumenta as expectativas dos clientes e, portanto, os bots precisam mostrar que são eficientes na comunicação e fornecer o valor que os clientes procuram.

Benefícios do Marketing Conversacional

Quando você está fazendo certo, o marketing de conversação oferece vários benefícios que podem lhe dar uma vantagem sobre a concorrência em seu mercado. Vamos ver alguns:

1. Melhora a experiência do cliente

Primeiro, conversar com os visitantes do seu site ajuda você a aprender mais sobre suas necessidades e dores, além de coletar as informações necessárias para qualificá-los.

Com base no que eles estão interessados ​​e onde eles estão na jornada do comprador, você poderá ajustar sua comunicação, enviar mensagens relevantes e direcionadas e interagir com eles de maneira significativa.

Essas conversas significativas podem acontecer 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudá-lo a criar confiança em sua empresa durante a jornada de compra e desenvolver ainda mais relacionamentos com seus clientes. 

2. Otimiza a geração de Leads

Ao fornecer uma forma interativa para os clientes atuais e potenciais interagirem com sua empresa, você pode otimizar a experiência do cliente e converter mais visitantes em Leads.

As conversas não apenas ajudam você a converter Leads, mas também os qualificam para suas vendas quando você faz as perguntas certas no momento certo.  

3. Estimula o avanço no Funil de Vendas

Quando suas atividades de marketing estão conectadas com sua equipe de Vendas, você pode ter certeza de que está movendo seus compradores através de seu Funil de Vendas de maneira eficaz.

Os bots podem enviar Leads qualificados diretamente para seus vendedores no chat ao vivo, além de agendar reuniões com vendas em tempo real.

Como criar sua estratégia de Marketing Conversacional

A escolha da melhor estratégia de Marketing Conversacional deve ser baseada nas suas Personas e nos objetivos de negócios da sua empresa. 

É bom começar avaliando que tipo de conversa você gostaria de ter com seu público e quais são os problemas que você está tentando resolver com essas estratégias.

Respondendo essa pergunta, é hora de seguir 3 passos simples:

1. Escolha seus canais e defina as perguntas e respostas

Conhecer seu público e suas necessidades ajuda a determinar que tipo de canais você precisa e para qual finalidade. 

Seja para responder a perguntas frequentes genéricas, fornecer informações relacionadas aos seus produto, auxiliar na finalização de uma compra ou promover seu conteúdo ou demonstrações. 

A decisão sobre quais perguntas e respostas seu bot ou script deve cobrir precisa ser baseada nas informações que sua equipe de Marketing usa para qualificar um Lead.

A natureza das perguntas depende dos seus objetivos e deve ser ajustada às diferentes etapas da jornada do cliente.

2. Personalize e otimize

Personalizar suas conversas com base no comportamento de seus clientes e no estágio da jornada do cliente permite que você mostre a eles o conteúdo certo, nos canais certos e no momento certo.

Ao encontrar informações relevantes e interações autênticas, a percepção do seu público acerca da sua empresa torna-se cada vez mais positiva, fortalecendo o relacionamento entre vocês.

E, para obter o máximo de sua estratégia, você deve otimizar continuamente suas conversas de marketing. 

Depois de começar a rodar seu chatbot, ou seu script de conversa, você precisa analisar os dados coletados, a jornada de seus clientes e o nível de engajamento – e alterar os fluxos das conversas com base nas descobertas.

Em seguida, faça-o funcionar novamente e repita as etapas.

3. Peça feedbacks

A coleta de feedback de seus clientes atuais e potenciais desempenha um papel importante no desenvolvimento de sua estratégia de conversação.

Ele pode revelar os pontos fracos e áreas de melhoria e ajudá-lo a criar interações mais significativas e, assim, aprimorar ainda mais a experiência do cliente.

Como usar o Marketing Conversacional?

Agora vamos ver algumas dicas de como usar melhor o marketing de conversação para que você comece a incluí-lo nas suas estratégias de Marketing Digital:

Primeiro, decida onde suas conversas precisam ocorrer

A implementação de sua estratégia de Marketing Conversacional começa entendendo as necessidades das suas Personas.

Em que páginas elas podem precisar de ajuda? Quais páginas pedem um convite para uma comunicação mais profunda?

Além de pensar quais páginas precisam desse ponto de contato, considere que tipo de contato é necessário: você precisa mesmo de um botão para o WhatsApp? Será que um chatbot não é suficiente? Ou talvez um formulário para que o vendedor entre em contato por telefone posteriormente?

Para maximizar seu resultado e não sobrecarregar seus times de Marketing e Vendas, concentre sua atenção nas páginas que recebem tráfego mais qualificado.

Em seguida, planeje o fluxo da conversa

Não importa se você optou pelo WhasApp do seu vendedor, um fluxo de mensagens automatizadas nele, um chatbot automatizado pelo site ou mesmo uma solicitação de contato do seu vendedor por telefone.

Você precisa planejar o fluxo da conversa para otimizar seus esforços.

Com base na sua estratégia de Marketing Conversacional, no perfil do seu ICP e em seu processo de vendas, defina que tipo de informação você precisa ter e quais perguntas são necessárias para qualificar seus Leads.

Para uma boa experiência do cliente, tente manter as conversas simples em todos os seus diferentes fluxos de conversa.

As pessoas esperam que a interação com sua empresa seja tranquila e desejam obter respostas e orientações rapidamente.

Pronto para adicionar Marketing Conversacional aos seus planos?

Espero ter convencido você com os benefícios mencionados acima e os exemplos de marketing de conversação de que é hora de elevar o nível de sua estratégia de marketing digital.

O Marketing Conversacional pode realmente ajudar você e seus clientes ao longo de todo o processo até a compra.

Desde um visitante interessado em se instruir até um cliente em potencial procurando informações sobre seus produtos e um cliente existente que precisa de suporte para uma nova compra.

Que tal começar a obter mais Leads Qualificados, encurtar os ciclos de vendas e mover seus clientes pela jornada do comprador mais rapidamente?

O Marketing Conversacional e suas interações significativas, criam confiança e desenvolvem ainda mais seus relacionamentos com os clientes.

Você já utiliza a abordagem da conversação para otimizar sua geração de Leads? Divide sua experiência. E aproveite para compartilhar esse conteúdo 😉

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x