Blog, SEO,

LSI Keywords: entenda a semântica do Google e otimize o tráfego para o seu site

Por Lívia Rezende em 10 de julho de 2019
Leitura de 5 minutos
LSI Keywords: entenda a semântica do Google e otimize o tráfego para o seu site
5 (100%) 1 vote[s]

Falar de SEO é algo rotineiro na vida de quem trabalha com marketing de conteúdo. Otimizar as páginas de um blog ou site para que uma palavra-chave tenha um desempenho melhor e consiga ficar na primeira página do Google é a premissa básica.

O Google utiliza mais de 200 fatores para ranquear uma página, como quantidade de links e palavras-chave, legibilidade do texto, entre outros. Mas com a evolução constante dessas métricas, o Google passou a utilizar também a semântica.

Para isso, você deve conhecer o Latent Semantic Indexing, ou LSI Keywords. Mas calma. Vamos explicar esse conceito e ajudar você utilizá-lo da melhor forma.

Vamos lá!

Semântica e o estudo

Semântica é o estudo das palavras. Ganhou status de ciências graças a Ferdinand de Sausurre. Linguista e filósofo, Sausurre explicou paradigmas, sintagmas, significados de vários termos. Semântica, portanto, é a ciência do discurso que se constrói antes da fala.

Com o estudo dos significados, o Google passou a mostrar os resultados da pesquisa com o contexto da procura e não apenas da palavra-chave, otimizando assim melhores respostas aos usuários do site. Um exemplo disso é quando  você escreve “estuarti liro” e o Google diz “você quis dizer stuart little”, os motores de busca retornam com o resultado correto também com as “pesquisas relacionadas”.

Em 2013, o Google realizou uma atualização chamada Hummingbird (traduzindo: beija-flor). Esse foi o primeiro avanço em busca semântica. Sendo assim, os resultados das pesquisas realizadas tornavam-se mais precisos, utilizando sinônimos, contextos, localização do usuário e pesquisas realizadas anteriormente.

Com isso, os conteúdos que irão competir pelas primeiras posições do Google não deverão ter apenas a densidade ideal de keyword, mas um texto coeso e com um contexto que faça sentido. Esse conceito foi chamado de LSI Keywords.

Latent Semantic Indexing (LSI)

O LSI Keywords pode até parecer complicado, mas o conceito é bem simples: é a compreensão das relações entre uma palavra e outra, refletindo assim na estruturação das frases. E qual o objetivo de incluir as LSI Keywords na estratégia de marketing de conteúdo? Como tudo nas estratégias de inbound marketing, o grande objetivo é otimizar a estratégia e gerar mais resultados. Nesse caso, incluir os termos semânticos no texto para que retornem nas buscas do Google mesmo quando a pergunta não foi feita com a palavra-chave exata.

Com esse novo conceito, as buscas no Google ficam cada mais mais próximas do que o usuário deseja. Pois, ao invés de focar em apenas um termo, o LSI Keywords considera palavras sinônimas, frases que podem ser aplicadas, ações, etc.

Os resultados vão muito mais além de um termo específico. O Google consegue entender referências de filmes, pessoas, memes, conceitos, entre outras. Por exemplo, pesquisar por “Love you 3000”, o Google já entende que você está pesquisando por uma frase dita em Avengers: the end game – cuidado, essa pesquisa pode conter spoiler.

Iron Man Avengers GIF - Find & Share on GIPHY

Da mesma maneira, se sua pesquisa for por “cachorro”, o Google assumirá que cachorro é mamífero, masculino, singular, etc. A estrutura da respostas é muito mais complexa.

Agora que você entendeu o conceito de LSI Keywords, deve estar se perguntando: “tá, mas como vou estruturar meu texto com esse novo conceito?”

Bored Gravity Falls GIF - Find & Share on GIPHY

 

Vamos te dar algumas dicas para conseguir otimizar melhor seus conteúdos!

As dicas de SEO continuam

A semantic distance, ou distância semântica, é como as palavras vão se relacionar. Não basta colocar frases desconexas e com repetições da keyword. Elas precisam fazer  sentido. O Google sabe que o texto precisa ser bom e que possa ser compreendido.

Esse conceito diz respeito a como as palavras vão se conectar em frases, parágrafos, tags, títulos, H2, H3. Dessa forma, o LSI Keywords leva em conta a semântica entre os intertítulos, a relação entre os termos localizados nos mesmo parágrafos, a lista de bullet points.

Sua utilização deve ser a mais natural possível, sem forçar nada, ou espalhar palavras por todo o conteúdo. Porém, deve ser utilizada no título, descrição, URL, imagens, primeiro parágrafo, último parágrafo, subtítulos.

Para utilizar o LSI Keywords em sua próxima otimização, lembre-se de fazer uma pequena lista com os termos sinônimos a keyword. Assim, você poderá utilizá-la ao longo do texto, sem repetir nem dificultar a leitura.

Alguns sites de planejador de palavra-chave mostram os termos e palavras semânticas ao que você procurou. O processo é simples: identifique esses termos e inclua no artigo. Dessa forma, o Google entenderá que seu conteúdo é relevante e de qualidade.

Mas as boas e velhas práticas de SEO não deixaram de ser aplicadas. Densidade das palavras ou termos semânticos, links externo, uso de intertítulos, legibilidade na estrutura, conteúdos novos, e claro, a qualidade do texto! Utilize o YOAST para verificar essas práticas de SEO.

Interested Ru Paul GIF - Find & Share on GIPHY

Conclusão

LSI Keywords é um termo fácil de pôr em prática e que ajudará a aumentar as visualizações dos seus conteúdos. Basta lembrar de inúmeras pesquisas que você faz ao longo do dia e como nem sempre você procura pela “palavra-chave”, e sim, por termos relacionados.

Com essas dicas, seu texto ganhará leveza e fluidez, com uma linguagem natural, clara e direta. E sempre tenha em mente que você está escrevendo para pessoas, que entendem referências ou memes.

Você já está utilizando as LSI Keywords em sua estratégia? Divida sua experiência conosco nos comentários!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Lívia Rezende

Formada em jornalismo. Apaixonada por marketing digital, Disney e futebol americano.
Lívia Rezende