Blog, Marketing de Conteúdo,

Linha Editorial: Cuidados antes de começar no Marketing de Conteúdo

Por Content em 23 de maio de 2018
Entenda o que significa linha editorial e qual sua importância para as estratégias de Marketing de Conteúdo!
Leitura de 6 minutos
Linha Editorial: Cuidados antes de começar no Marketing de Conteúdo
5 (100%) 4 votes

Nos últimos anos, o Marketing de Conteúdo ganhou espaço nas principais estratégias de grandes e pequenas empresas. Afinal, conteúdo é rei, não é?

Textos e mais textos pela internet afirmam que se a sua marca não está produzindo conteúdo, ela certamente vai cair em um limbo e lá ficará para sempre. E aí o que você faz? Começa a escrever desesperadamente sobre qualquer assunto que vem à cabeça, é claro!

Hilarious Kermit The Frog GIF - Find & Share on GIPHY

Pois é, esse é um dos principais erros que muitas empresas cometem quando iniciam no Marketing de Conteúdo.

Sim, conteúdo é, de fato, muito importante e você precisa começar o quanto antes a se firmar como autoridade nos assuntos que são de seu interesse. Mas, antes de qualquer outra coisa, é necessário definir qual linha editorial você vai seguir.

Mas você sabe o que significa linha editorial e como se guiar nela para produzir conteúdos? Neste artigo vamos abordar esses temas e ainda falar sobre os cuidados antes de começar no Marketing de Conteúdo. Confira!

O que é linha editorial?

Como vocês podem perceber na assinatura, a autora deste artigo é jornalista. Então permita-me fazer uma analogia que aprendemos logo nas primeiras aulas da graduação! 😉

A linha editorial pode ser vista como o lead de uma matéria (aquele primeiro parágrafo que faz um resumo sobre o que aconteceu). Ou seja, ela deve responder seis perguntas básicas:

  • O que?

(Ou seja, qual é o objetivo da sua linha editorial. Aumentar visibilidade? Gerar mais vendas? Estabelecer-se como autoridade no assunto?)

  • Quem?

(Qual é o seu público alvo? Para que você quer falar?)

  • Onde?

(Quais serão os canais de comunicação que você utilizará para isso?)

  • Como?

(Como você comunicará? Quais serão os assuntos abordados e de que forma?)

  • Quanto?

(Qual será a frequência de posts?)

  • Por que?

(Por que é importante para a sua marca criar estratégias de Marketing de Conteúdo?)

É realmente importante para o Marketing de Conteúdo?

“Qual é a linha editorial dos seus conteúdos?”. Essa costuma ser a primeira pergunta que um produtor de conteúdos (terceirizados ou não) vai fazer antes de escrever qualquer texto para a sua marca. Só por isso já dá para ter uma noção que ela é essencial para um bom Marketing de Conteúdo.

A linha editorial o guia de assuntos que serão trabalhados em seus posts. Com ela, você organiza o que será abordado a partir de tópicos a fim de atingir a sua pergunta da forma mais assertiva possível.

Quais são os assuntos mais relevantes para o seu público? Com quais temas as pessoas se engajam melhor? Qual a melhor linguagem a ser utilizada? Essas são apenas algumas perguntas que servem como um ponto de partida para você delimitar suas estratégias de Marketing de Conteúdo.

Por isso, a dica é escolher temas que sejam interessantes e que, de alguma forma, se relacionem com os seus produtos ou serviços.

Quais cuidados devo ter na hora de criar a linha editorial?

Já percebeu que produzir conteúdo para o público errado ou no canal de comunicação errado pode comprometer e muito a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, né?

Então vamos falar sobre os principais cuidados que você deve levar em consideração antes criar a sua linha editorial. Saiba tudo o que você precisa para fazer um calendário editorial e começar a produzir conteúdo que vão realmente interessar o seu público!

Conheça o seu público

Conforme já explicamos acima, é muito importante você conhecer o seu público. Pois é ele quem vai determinar as suas decisões. Preste atenção aos hábitos de consumo dos compradores, suas preferências e também em quais redes sociais eles costumam se manifestar.

São esses primeiros passos que vão garantir um início mais assertivo da sua marca no Marketing de Conteúdo! Quer entender melhor o porquê?

Vamos imaginar que você tem uma loja de produtos esportivos. Logo, é natural que você pense em escrever sobre esportes, correto? Todavia, não adianta criar conteúdos super relevantes sobre futebol se o seu público prefere esportes de aventura. Ou então investir todas as suas atenções para Facebook, sendo que seus clientes estão no Instagram.

Cada rede social tem suas peculiaridades

Lembrando que a linha editorial pode ser diferente, dependendo do canal de comunicação. Se você já estudou um pouco sobre redes sociais (principalmente sobre engajamento e procura nas redes sociais) sabe que cada uma delas tem características únicas e utilizam comunicações bem diferenciadas.

Ou seja, determinado tipo de postagem que faz sucesso em blogs possivelmente não terá o mesmo nível de engajamento no Instagram, por exemplo.

No entanto, ainda que você tenha uma linha editorial para cada tipo de rede social, o importante é que ela exista e seja seguida à risca!

Faça a análise de performance

Por mais que você estude as redes sociais e o seu público, você só terá a certeza daquilo que realmente funciona fazendo a análise de performance das postagens.

Atualmente, existem várias ferramentas disponíveis na internet que fazem essa avaliação: os próprios relatórios do Facebook e do Instagram, o Google Trends, Planejador de Palavras-Chave do AdWords, Google Analytics, entre outras. Algumas são mais específicas para campanhas pagas, mas todas vão contribuir para você saber se está indo pelo caminho certo ou não.

Saiba que nem tudo surge da criatividade

As pessoas costumam relacionar o Marketing de Conteúdo à criatividade. E, claro, boas ideias surgem e podem trazer ótimos resultados.

No entanto, tenha em mente que não são todos os dias que você vai acordar com uma ideia brilhante de conteúdo para escrever. E aí, faz o que? Não escreve? Deixa para o dia que a inspiração decidir aparecer? De jeito nenhum! É exatamente nesse momento que a linha editorial vai ajudar você.

A linha editorial é uma excelente ferramenta para se ter à mão na hora de decidir temas e escrever conteúdos. Ali estarão listados todos os possíveis assuntos que são interessantes e relevantes ao seu público. Ideal para os dias de bloqueio criativo!

Respeite o seu calendário editorial

Muitas empresas criam linhas editoriais incríveis com conteúdos bem escritos para web, mas se esquecem de criar calendários possíveis. “Mas o que você quer dizer com isso”, você deve estar se perguntando.

Pois bem, estratégias de Marketing de Conteúdo dependem de recorrência para darem certo. Vale mais a pena fazer menos posts todas as semanas durante o ano inteiro do que começar os primeiros meses com todo o gás e, ao longo do ano, ir abandonando os canais de contato.

O seu público perceberá que suas redes sociais estão abandonadas e você, com certeza, perderá relevância. Por isso, lembre-se: estabeleça um cronograma possível e leve-o a sério!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content