Blog,

Lições que você pode aprender no poker para aplicar no marketing digital

Por Guest Post em 14 de dezembro de 2018
Tanto o marketing quanto o poker exigem estratégia para ser bem sucedido. Veja as lições que você pode aprender no poker para usar no Marketing Digital.
Leitura de 6 minutos
Lições que você pode aprender no poker para aplicar no marketing digital
5 (100%) 1 vote

Apesar de serem de segmentos diferentes, o marketing digital e o poker possuem muito em comum. Considerado esporte da mente, essa modalidade traz muitas analogias simétricas com o profissional que trabalha com ações de comunicação na internet.

E muitas dessas semelhanças vão além do óbvio. Além de aprender mais sobre o poker, um esporte social que traz vários benefícios para a mente, você também verá nesse artigo como ele pode te ajudar a se tornar um profissional melhor na área do marketing digital.

Entender as informações e estatísticas é essencial

Asim como qualquer esporte, o poker é uma modalidade imperfeita, ou seja, mesmo o melhor competidor do mundo tem como evoluir e não está isento de erros. É por isso que, independentemente do nível, a compilação de estatísticas e informações são pontos vitais no esporte das cartas.

O competidor de poker precisa ter em mãos todo seu histórico compilado em estatística, assim como o conhecimento de quais são as habilidades que ele ainda precisa refinar e quais são os seus pontos fracos e fortes.

Isso é uma analogia perfeita com o profissional do marketing digital. Além de trabalhar com muitas informações em estatísticas simples e métricas avançadas, saber interpretar todos os números e trabalhar com eles é algo essencial para uma campanha bem-sucedida.

“A principal diferença do marketing digital e as estratégias de comunicação offline tradicionais é que no digital você consegue ter a exata noção do desempenho das suas campanhas. Já no offline a coisa não funciona assim”, afirma Thiago Cortês, do canal do YouTube Casa de Imagem Marketing Digital.

Assim como no marketing digital, o poker tem a estratégia como seu pilar

Uma das principais características desse esporte é a necessidade da estratégia e no poker online isso também é muito presente. “Planejar as próximas ações e ter em mente o que o outro oponente vai fazer são passos essenciais para um vencedor”, diz Adrian Mateos, competidor espanhol que é um dos melhores do mundo.

No marketing digital, isso é um dos pilares fundamentais de uma campanha bem-sucedida. É preciso ter planejamento de primeira para divulgar e comercializar os produtos da melhor maneira possível.

“Marketing digital, para falar verdade, é estratégia, e não só comunicação e publicidade. Porque definir que tipo de anúncio vou usar, em qual canal e para quem que vou mostrar estão por trás da parte estratégica”, afirma Cortês.

Se você ainda está se ambientando com as características do marketing digital, talvez o poker seja uma alternativa bem interessante para se aclimatar com a parte estratégica e entender que isso é tão importante quanto nas ações de comunicação online.

A importância de administrar corretamente o orçamento

Pouquíssimos profissionais do marketing digital contam com verba ilimitada para trabalhar em suas ações. A realidade é que a imensa maioria dos casos conta com orçamentos apertados e isso traz uma necessidade de que o tiro precise ser certeiro para que a campanha possa ter uma chance de ser bem-sucedida.

Quem pratica poker tem a noção exata de que administrar o orçamento é uma característica vital para ter sucesso. No caso do esporte das cartas, isso é traduzido na quantidade de fichas disponíveis para o atleta em determinado torneio ou rodada, algo que dita o volume de investimento e as mãos nas quais vale a pena entrar.

Para Jon Brody, CEO da empresa Ladder, uma semelhança evidente entre o poker e o marketing digital é o fato de que a decisão de colocar todo seu investimento em uma única ação, um movimento que é conhecido nas cartas como “all in”, é uma péssima estratégia caso o objetivo seja de longo prazo.

Abordar o seu orçamento no marketing digital da mesma forma que um competidor de poker trabalha com suas fichas pode ajudar muito em maximizar os seus resultados e conseguir garantir um bom retorno mesmo com pouco investimento ou com um orçamento abaixo do esperado.

Compreender as mudanças é outra parte vital do negócio

O poker é um esporte de tendências, e vários profissionais reconhecem isso. “O novo estilo de praticar a modalidade é muito mais voltado para a forma analítica e matemática. Cada vez mais as decisões na mesa são pensadas dessa forma”, diz Fedor Holz, um dos maiores campeões de todos os tempos.

A constante mudança na maneira de praticar o esporte faz com que os competidores sempre tenham que estar antenados nas novas tendências. Tanto para que possam ter a chance de ajustar suas habilidades quanto para que consigam se encaixar no estilo atual.
Isso também acontece muito no mundo rápido do marketing digital. Por se tratar de uma área que abrange a internet, os conceitos geralmente estão em mudança e em constante evolução. Portanto, um profissional dessa área que não se atualiza fica rapidamente obsoleto e consequentemente em desvantagem sobre os demais.

Seja agressivo quando necessário

Brody tem uma frase interessante sobre esse tópico: “No poker, assim como no marketing, você não perde dinheiro em uma mão ruim, e sim você perde dinheiro ao não investir pesado numa boa mão.”

Saber ser agressivo quando necessário pode render ótimos frutos aos competidores de poker e aos profissionais área de marketing digital. Apesar disso, é claro que o investimento maior em uma determinada ação de marketing ou numa mão de poker precisa ser respaldada pelo correto estudo e convicção sobre aquilo.

É imprescindível lembrar a todo momento que ações estimuladas puramente pela emoção dificilmente serão capazes de gerar bom retorno a longo prazo.

Gostou das lições do poker? O Brasil é o país certo para esse esporte

O poker vem em franca ascensão no território nacional. Aproximadamente 8 milhões de pessoas praticam o esporte no Brasil, e isso só tende a crescer nos próximos anos.

Há diversas confrarias de poker espalhadas pelo país e muitas delas não estão concentradas apenas nas capitais dos Estados. Além disso, o esporte é ainda mais acessível pelo fato de que pode ser praticado em qualquer lugar através dos inúmeros sites e plataformas online.

Com tantos ensinamentos para o profissional da área do marketing, o poker pode ser a vantagem que você precisa para enxergar aspectos que são aplicáveis na comunicação online que você nunca tinha percebido antes.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Guest Post

Guest Post

Esse artigo foi produzido por um parceiro convidado. Caso queira participar do nosso blog também, entre em contato. 🙂
Guest Post