Blog, Ferramentas,

Keyword Planner: uma ferramenta essencial para o seu planejamento de campanhas

Por Roger Caetano em 13 de junho de 2018
Existem muitas ferramentas de análise de palavras-chave, mas uma que é gratuita e não pode deixar de ser desconsiderada é o Keyword Planner. Entenda!
Leitura de 5 minutos
Keyword Planner: uma ferramenta essencial para o seu planejamento de campanhas
5 (100%) 2 votes

Existe uma diversidade de ferramentas de análise de volume e concorrência de palavras-chave no mercado, mas uma que é gratuita e não pode deixar de ser desconsiderada nunca é o planejador de palavras-chave do Google Adwords, o Keyword Planner.

Ela pode ser usada para várias combinações e cruzamentos de dados de SEO e SEM, tanto do seu site quanto de sites concorrentes. Tudo isso sem pagar nada.

Quais são os principais pontos chave para isso, quais os principais gatilhos e por que você não deve nunca deixar de usá-la veremos nas linhas a seguir. Confira!

A base de dados do Keyword Planner é ofertada pelo próprio Google

O Google Search é o principal motor de pesquisa da web com cerca de 86% da parcela de pesquisas feitas na internet. Ignorar o Google no ambiente de pesquisa é como ignorar o Dólar no ambiente financeiro. Logo, quando se prepara uma estratégia de SEO e SEM, você tem como o principal alvo o Google.

Sendo assim, nada mais óbvio que buscar o máximo de informações em primeira mão que ele pode oferecer. Existem diversas ferramentas para isso, mas o Keyword Planner está ali, de graça, basta configurar uma conta de Google Adwords sem precisar colocar dinheiro e ele estará disponível de imediato, usando a base de dados do buscador sem interferência de terceiros. É como pegar a fruta do pomar ou comer a salada que a sua mãe preparou. Você sabe que pode confiar.

[Os Remédios do Quico] - Quico Segurando a Panela Quente

Tá, mas o que ele pode fazer pela sua estratégia de SEO e SEM e o que tem de ferramentas aplicadas para isso?

Muitas. Em seu menu inicial, ele apresenta o planejamento em opções de foco do que você deseja obter. Dependendo do ponto de desenvolvimento da sua campanha, você pode usar essas opções de maneira progressivas e é o que vamos mostrar no próximo tópico.

O Keyword Planner tem opções para todos os gostos

Em seu menu inicial o Keyword Planner tem a opção de até cinco objetivos de campanha. Porém, vamos nos limitar ao conjunto de opções de “Encontrar novas palavras-chave e ver dados de volume de pesquisa”. Pois é o pacote de escolhas mais indicado para quem está começando uma campanha. O conjunto “Planejar orçamento e receber previsões” é mais indicado para campanhas de SEM em andamento.

keyword planner

Procurar novas palavras usando uma frase, um website ou uma categoria

Para quem já quer colocar a mão na massa e cruzar o SEM e SEO, essa é a principal opção pois, além de ajudar a identificar palavras-chave mais relevantes para o negócio, também mostra como o seu site é visto pelo Google com relação à palavra-chave específica e se vale a pena se posicionar investindo ou não dinheiro. Para que pagar se as pessoas já chegam até você de graça?

Insira a sua palavra-chave de relevância, seu website e, sabendo identificar a sua categoria de negócio, que o Google faz a sua mágica acontecer exibindo os resultados abaixo.

keyword planner

Você pode usar as opções de local e idioma no canto superior esquerdo se quiser refinar ainda mais sua pesquisa, mas o filé mignon está no painel central. O principal deles é a média de pesquisas mensais do termo.

Afirmamos isso pois, por motivos óbvios, é muito difícil investir em algo quando há pouca demanda e isso também é uma constante em SEO e SEM, pois a chance de retorno se torna menor. Logo, quando fizer essa pesquisa, o importante é espremer o máximo da ferramenta para encontrar os termos relevantes com maior chance de atração.

Mas vamos aos outros itens e no que eles podem ajudar.

  • Concorrência – Como o nome já diz, indica a tendência média de concorrência pelo termo em pesquisas pagas.
  • Lance sugerido – Um dos principais indicadores de quando não comprar a briga na pesquisa paga, pois mostra o quanto pode chegar a custar cada clique, dando uma visão de quanto custará a campanha.
  • Posição média orgânica – O posicionamento médio em que seu domínio aparece nas pesquisas orgânicas quando o termo é pesquisado.
  • Parcela de impressões orgânicas – A porcentagem de vezes em que a ficha do seu site aparece nos resultados de pesquisa orgânica pelo termo. Quando falamos ficha, nos referimos ao resultado que aparece no canto direito do mecanismo de pesquisa com imagem telefone e etc. Portanto, não confunda com o resultado orgânico.
  • Parcela de impressões de anúncios – A porcentagem de vezes em que seus anúncios foram acionados do total de pesquisa feitas por essa palavra-chave.

Como pode ser visto, a ferramenta exibe informações vitais que ajudam a cruzar orgânicos com pagos. Isso é uma mão na roda quando se quer decidir onde ou não investir.

Ele também dá sugestões de palavras de acordo com o setor do seu negócio.

Usando o Keyword Planner para programar o seu orçamento

O próximo passo quando você selecionou os termos de busca é inserir eles no seu planejamento. Pode colocar uma a uma e clicar no botão do lado direito “Plano de análise”.

keyword planner

No painel de previsões de desempenho você pode colocar a lance e orçamento diário para o conjunto de palavras-chave selecionado ou individualmente para cada uma. Porém o mais importante é que ele vai te dizer com base na concorrência e tendência de pesquisa o quanto vai custar em média o seu clique, desde que siga as boas práticas do Google.

Após escolher o lance e orçamento, você pode salvar o seu planejamento na conta como uma nova campanha ou um grupo de anúncios.

O Keyword Planner é uma ferramenta simples, barata e definitivamente prática de usar. Indispensável para quem deseja saber aonde quer chegar com sua campanha. Quando completamente dominada, pode trazer muitos insights.

Existem outras opções de uso dentro dela, mas nos limitamos neste artigo à algo mais simples e direto. Falaremos mais sobre isso em outra oportunidade.

E aí, você tem usado o Keyword Planner? Compartilhe suas experiências e dúvidas. Deixe um comentário.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Roger Caetano

Roger Caetano

Head of Ads em Conexorama
Jornalista por formação e inbound marketer por demanda. Gosta de games, documentários e ler sobre ciência, política e economia. Também faz cerveja em casa.
Roger Caetano