Blog, Marketing de Conteúdo,

Jogo curto ou jogo longo no Marketing, o que é e qual o melhor?

Por Guilherme Moura em 5 de abril de 2019
Leitura de 4 minutos
Avalie este artigo:

Jogo curto ou jogo longo no Marketing, o que é e qual o melhor?

Uma pergunta! Entre as opções abaixo, qual você escolhe? Responda com sabedoria.

  1. Ter resultados a curto prazo mas não conseguir manter
  2. Ter resultados a longo prazo e conseguir manter

Se você respondeu a opção A, você é adepto do jogo curto. Se respondeu B, do jogo longo.

É exatamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.

Jogo curto e a promessa de ganho rápido

É excelente encontrar uma estratégia que você aplica e colhe os frutos na mesma semana. Acredite existem várias delas, desde estratégias consideradas trapaças até estratégias super válidas.

Estratégias Trapaceiras

Trapaça é um nome bonito pra dizer ilegal, sem futuro, vergonha alheia de quem faz 🙂

Compra de listas de Emails

Essa técnica, pasmem! As pessoas usam em 2019. E digo mais, Ela funciona!

Para muitos nichos essa técnica gera resultados rápidos. O único problema é que a maioria dos produtos que trabalham com essa estratégia são tão duvidosos quanto a própria estratégia.

Só pra deixar claro… Não compre listas de emails

Cloackers

O Clockear é um programa usado nas redes de anúncios para promover conteúdo fora das regras das plataformas.

Com fora da regra, eu quero dizer:

Produtos proibidos no nicho adulto, suplementos, Landing pages com promessas irreais, sensacionalismo, autoplay, exit redirect e coisas dessa natureza.

Basicamente o cloaker mostra para os robôs da Google e Facebook Ads uma página dentro das regras e para o usuário uma página fora das regras e que converte muito. Pronto, máquina caça níquel até sua conta ser bloqueada.

De novo… Não faça isso!

Estratégia legais

Depois desses 2 exemplos bem comuns, vamos falar das estratégias que você pode e deve aplicar dependendo do momento do seu negócio.

Produto de entrada

o Produto de entrada é aquele que tem alto valor agregado, uma oferta irresistível e um valor muito acessível, geralmente entre R$ 7 e R$ 97.

Esse tipo de produto tem alta conversão e você pode fazer anúncios para um público que ainda não conhece o seu negócio, gerando lista grande de clientes que podem comprar o seu produto principal mais pra frente.

Antes que você pergunte, funciona sim para empresas B2B!

Se já aplica o Inbound e cria conteúdo, você tem um funil de pessoas que consomem o seu conteúdo e acompanha sua empresa na internet.

Tudo o que você precisa fazer agora é criar um produto que resolva um problema pontual do seu cliente. Esse produto deve ter baixo custo de produção como um curso online ou um livro. Deve ter o menor preço que você conseguir cobrar nele, nem que seja só para cobrir os custos.

Pronto sua máquina caça níquel do bem, que promove o propósito do seu negócio e capta clientes com alta chance de comprar a seu produto principal está pronta.

Resumindo, o jogo curto é você vender com o menor funil possível, muitas vezes, sem capturar leads, focando mesmo na venda rápida

Jogo longo e a promessa de ganhos constantes

O jogo Longo é o jogo com mais estratégia. Significa conduzir o visitante por várias de etapas de maneira estruturada até a venda.

Para o jogo longo é necessária compreender o conceito de Jornada de compra, funil de Marketing e Vendas, e entender psicologia de decisão de compra do consumidor ajuda bastante também.

O jogo longo te garante mais consistência nos resultados. Enquanto no jogo longo você constrói ativos, como lista de email, blog otimizado, audiência engajada, no jogo curto você foca na venda.

Inbound Marketing

100% jogo longo que foca na construção dos principais ativos digitais que uma estratégia pode ter.

  • Conteúdo de qualidade
  • Blog otimizado para SEO

Além disso, em paralelo trabalha com divulgação com anúncios para acelerar os resultados.

Isso é uma estratégia de longo prazo. Visa o crescimento sustentável das vendas como um todo

No jogo curto é possível sim vender muito, mas você não constrói ativo. No jogo longo você constrói ativo e pode acionar sempre que precisar para fazer uma venda. Disparar um email com uma oferta boa para uma lista segmentada , é praticamente garantia de dinheiro no bolso.

Essa é a grande diferença entre as jogos do digital

O seu jogo

Agora que você já sabe como funciona o jogo curto e o jogo longo, já escolheu o seu?

A verdade é que, se você está começando, pode sim usar estratégias curtas focando na venda direta, sem construção de ativos, essas estratégias garantem resultados mais rápidos e demandam menor investimento de tempo quanto e de verba.

Ao longo da construção da sua estratégia você vai acrescentando elementos de construção de ativos aumentando a complexidade do seu funil.

Esse conceito pode sem empregado em diversos contextos.

Por exemplo:

Você só tem produto High end? Onde está o seu jogo curto na estratégia de produtos?

Fico a disposição e estou empolgado para debater mais sobre esse assunto com você! deixe um comentário!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Guilherme Moura

Marketing Expert em Conexorama
Apaixonado por Marketing Digital e Marketing de Afiliados. Ganhador do Prêmio RedBelt da Eduzz (faturamento acima de 6 dígitos). Nas horas vagas, praia, sol e água salgada.
Guilherme Moura