Blog, Ferramentas,

Instagram Ads para iniciantes: Como anunciar em 8 passos simples

Por Milene Souza em 3 de abril de 2020
Leitura de 9 minutos

Você é responsável por alguma empresa e busca aumentar a audiência e relevância para sua marca? Perfeito. A primeira indicação é começar a anunciar no Instagram, a rede mais queridinha do Brasil, que em 2018 atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos.

Portanto, hoje meu objetivo é te ensinar, através de um passo a passo como construir um anúncio no Instagram Ads.

Desde já, vamos deixar claro que este conteúdo foi criado para quem está começando, dando os primeiros passos em anúncios, por isso seremos bem didáticos, mostrando todos os detalhes.

Confira como essa ferramenta pode ser uma boa estratégia para sua empresa e aprenda a criar seus primeiros anúncios. Segue comigo!

O que é Instagram Ads?

O Instagram Ads é um ferramenta para publicar conteúdos patrocinados tanto no feed quanto no stories na plataforma do Instagram. 

Esses anúncios podem ser feitos com imagens, vídeos (que pode ser acompanhado por texto) ou carrossel e tem tudo para ajudar a aumentar o reconhecimento da sua marca, o tráfego do seu site, gerar novos leads e manter os atuais clientes.

Atenção: caso você ainda não tenha uma conta no Instagram comercial, dê uma conferida aqui e confira um passo a passo.

1. Criar uma conta no Facebook Business

Você precisará ter uma conta na plataforma de anúncios do Facebook Business. Sim, talvez seja novidade para você, mas usaremos uma conta de anúncios no Facebook para utilizar o Instagram Ads.

Se  você ainda não tem o Facebook Business, não se preocupe, vou te orientar no processo abaixo. Caso já tenha, indico que pule para o próximo item.

Para começar, acesse https://business.facebook.com/, e clique em “criar conta” e forneça as informações necessárias para abrir essa conta no Facebook Business.

Gerenciador de Negócios

Digite o nome da empresa, selecione a página principal e digite seu nome e endereço de e-mail do trabalho.

Como criar uma conta no gerenciador de negócios

Preencha o restante do fluxo de integração inserindo o restante dos campos obrigatórios e clique em enviar.

Como cadastrar uma empresa no gerenciador de negócios

2. Ativações no Gerenciador de Negócios

Agora, com o Facebook Business criado, o próximo passo é associar a Fanpage da sua empresa ao Gerenciador de Negócios. 

Para isso, clique no menu superior à esquerda “Gerenciador de Negócios’’ e vá em configuração do seu Gerenciador de Negócios.

Adicionar Fanpage ao Gerador de Negócios

Depois clique em “Páginas” e adicione a Fanpage da sua empresa.

Adicionar Página

Para adicionar uma Página, você deve ser administrador dela há mais de sete dias. Se você não for administrador da Página, terá que pedir a solicitação para administrá-la.

Adicionar Uma Página do Facebook

Insira o nome ou a URL da Página do Facebook.

Vincular o Instagram ao Gerenciador de Negócio

Para adicionar uma conta do Instagram ao Gerenciador de Negócios: clique em contas do Instagram. A seguir você adiciona a sua conta com seu usuário e senha.

Vincular o Instagram ao Gerenciador de Negócio

Insira seu nome de usuário e senha do Instagram. Clique em Avançar.

Adicionar conta do Instagram para anunciar

Até aqui vencemos as etapas preliminares, e então arrisco a dizer que você deve estar bem ansioso(a) para começar a rodar a sua campanha, certo?

Vamos em frente.

3. Criando uma anúncio para o Instagram

Para começarmos a utilizar o Instagram Ads, identifique e clique no botão verde “Criar”. Ele será o botão inicial para entrarmos nas configurações do anúncio que iremos desenvolver.

Aqui, vamos seguir juntos mostrando cada elemento, ok?

I – Escolha o objetivo da sua campanha

Agora, vamos para parte mais profunda de configuração que é criar uma campanha.

Escolha qual será o objetivo por trás do seu anúncio. Para facilitar a criação, podemos afirmar que os objetivos, esse primeiro passo, são nomeados de maneira autoexplicativa. Por exemplo:

  •  Precisa de reconhecimento da marca? Escolha a meta reconhecimento da marca.
  • Precisa de tráfego? Selecione a meta tráfego.

Esses  objetivos da campanha estão divididos em três categorias: Consciência, Consideração e Conversão.

Os tipos de anúncios disponíveis para você escolher são:

  • Reconhecimento de marca;
  • Divulgação nas imediações;
  • Alcance;
  • Tráfego;
  • Envolvimento;
  • Instalações do aplicativo;
  • Visualizações do vídeo;
  • Geração de cadastros;
  • Conversões;
  • Vendas do catálogo de produtos;
  • Tráfego para o estabelecimento.

Objetivo de Marketing

Se você tiver dúvida sobre qual o objetivo, pode deixar um comentário ao final do artigo para debatermos sobre qual seria uma boa “escolha” para sua necessidade.

Na prática, ao longo da rotina de anunciar, será comum você testar muitas dessas opções e descobrindo os resultados reais. Ads serão sempre testes, testes e mais testes.

Após escolher seu objetivo, a tela será ampliada para permitir que você dê um nome à sua campanha.

Caso queira, ative a opção de “criar teste A/B” para testar qual conjunto de anúncios vai funcionar melhor. Para quem está começando, indico evitar essas configurações “mais avançadas”.

tráfego

O que você vai anunciar? É mensal ou semanal?

Inclua o nome da sua promoção, crie um método de nomenclatura que funcione para você, isso vai te ajudar a encontrar facilmente seus anúncios para acompanhar o desempenho.

Exemplo: Aqui na Conexorama sempre usamos o começo Padrão de Nomenclatura. Sempre acrescentar o “(C)” para demarcar Conexorama nas campanhas, conjuntos de anúncios e anúncios/posts.

Segue abaixo algumas práticas:

Facebook e Instagram

Nível de Campanhas (separar Feed de Stories).

(C) Facebook & Instagram | Materiais – Topo/Meio/Fundo

(C) Facebook | Direto / Orçamento

(C) Stories | Materiais – Topo/Meio/Fundo

(C) Stories | Direto / Orçamento

II. Configure seu público-alvo

Você precisa criar uma segmentação para seu público-alvo de maneira apropriada, a fim de  colocar seus anúncios na frente do público certo. Então, quanto mais você conhecer seu público mais terá uma campanha de sucesso.

Veja algumas opções de segmentação, que podem ser colocadas em camadas para obter um público-alvo preciso na sua campanha.

Local:  Você tem a opção de excluir ou incluir determinados lugares. Se você atende somente um estado ou cidade específica o Facebook permite que você faça tudo isso e muito mais.

Idade: Permite segmentar entre de 13 a 65 anos ou mais.

Sexo: Escolha entre todos, homens ou mulheres.

Idiomas: A plataforma recomenda deixar em branco, a menos que o idioma que você está segmentando não seja comum ao local em que está segmentando.

Direcionamento detalhado: Uma opção de direcionamento disponível na seção “Público” da criação do conjunto de anúncios. Ele permite refinar o grupo de pessoas para as quais exibiremos os anúncios. Você pode fazer isso com informações como dados demográficos, interesses e comportamentos adicionais.

Direcionamento da campanha

DICA: Existe a opção de salvar esse público para utilizá-lo rapidamente e outras campanhas.

III. Escolha seus canais

Pronto! Seu público-alvo foi definido? Chegou a hora de escolher seus canais!

Por padrão, as campanhas são configuradas com posicionamentos automáticos (em todos os formatos) e a própria plataforma distribui os anúncios privilegiando os locais de melhor performance.

Como o nosso foco hoje é Instagram Ads, vamos definir apenas em posicionamentos manuais, para veicular o anúncio somente no Instagram. Basta desmarcar outros posicionamentos e deixar somente o da rede social ativo.

posicionamentos

Você precisará desmarcar o Facebook, Audience Network e Messenger das plataformas para garantir que seu anúncio seja exibido apenas no Instagram.

A partir daqui, você pode especificar o Instagram como um canal e se deseja que esses anúncios sejam exibidos no feed/stories.

posicionamentos feed e stories

IV. Defina seu orçamento e programação de anúncios

Nesta etapa você define o orçamento e a programação de seus anúncios no Instagram. Primeiro de tudo, você precisa escolher entre um orçamento diário e um orçamento vitalício.

Qual a diferença?

Os orçamentos diários permitem que seus anúncios sejam exibidos indefinidamente, gastando até o valor alocado a cada dia (você ainda pode definir datas de início e término), enquanto os orçamentos vitalícios serão exibidos por um período de tempo definido.

Se você escolher um orçamento vitalício, também poderá selecionar uma programação específica para a exibição dos seus anúncios.

Talvez você queira que eles sejam mostrados apenas em dias de semana ou fins de semana. Você pode escolher manualmente os dias e horários em que seus anúncios serão exibidos para seu público-alvo.

orçamento e programação

V. Crie a chamada do seu anúncio no Instagram

Chegou a hora de criar a parte visual, a chamada, do seu anúncio. Espero que, depois de seguir as etapas acima, o conteúdo que você tem em mente para promover esteja interligado ao público selecionado.

Aqui você poderá escolher entre imagem ou vídeo, o formato que você quer veicular a mensagem do seu anúncio.

Formatos de anúncios

Ao selecionar o formato de anúncios, faça o carregamento da sua imagem como mostra abaixo:

Carregamento de mídia

Agora preencha nos campos Texto, Título e Descrição do link da sua URL.

Descrição de anúncio

Você pode escolher seu botão de chamada à ação. As opções para isso incluem, desde “Saiba mais” a “Solicitar agora” e “Enviar mensagem”. Escolha a que melhor reflete a ação que você deseja que seu público execute.

Depois de concluir as três últimas etapas, clique em continuar para acessar o painel de criação de anúncios. É aqui que você faz o upload do seu conteúdo, escreva sua cópia do anúncio e publica o seu anúncio.

Tudo configurado certinho? É só clicar em “confirmar” para publicar o anúncio.

Achou complicado utilizar o Instagram Ads?

Se esse mundo é muito novo para você, observará que teremos sempre muitos detalhes para configurar. Por isso mesmo existem profissionais e agências (como nós) especializados em anunciar no Instagram, no Facebook, no Google, etc.

Esperamos que esse guia tenha ajudado a tirar as dúvidas iniciais e que você siga anunciando, aprendendo e trazendo resultados para o seu negócio.

Deixe um comentário, compartilhando suas dúvidas. 🙂

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Milene Souza
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x