Blog, Relacionamento,

14 Práticas para melhorar a Gestão de Pessoas e Marketing

Por Guest Post em 25 de outubro de 2019
Leitura de 10 minutos

As áreas de marketing e RH têm as suas particularidades e, a verdade é que são indispensáveis para a saúde e o crescimento de qualquer negócio.

Independentemente do porte, é essencial que ambas tenham os processos bem definidos e organizados. E, é claro, direcionados para os resultados.

Essas duas equipes têm alto poder de desenvolvimento e sucesso se trabalharem bem alinhadas para uma boa gestão de pessoas e marketing.

Devem trabalhar juntas pelo mesmo propósito, buscando uma fortalecer a outra.

Pode não parecer, mas ambas têm algo em comum: estão focadas em influenciar e motivar as pessoas.

Algumas empresas ainda enfrentam dificuldades no momento de aproximá-las, justamente pelo fato de que não é realizado um planejamento integrado e com objetivos bem definidos antes de executar as mudanças necessárias para que a empresa cresça.

Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas que irão ajudar na gestão de marketing e também na gestão de todas as pessoas da empresa. Bem como, na integração das duas áreas. Boa leitura!

1# Utilize metodologias ágeis a favor da sua equipe de marketing

É a melhor maneira para gerir os seus projetos de forma acelerada e com objetivos claros.

Metodologias ágeis como Kanban, Scrum, Agile Marketing podem contribuir muito para manter o seu time mais engajado no objetivo final.

Ainda hoje, muitos times de marketing desenvolvem seus projetos adotando  processos verticais, seguindo o modelo waterfall, em cascata, de gestão. Ou seja, as atividades são divididas em etapas e apenas quando uma etapa é finalizada/entregue/aprovada, a outra se inicia.

Contudo, em tempos de comunicação digital, o marketing trabalha vários canais ao mesmo tempo, de modo que o modelo waterfall não dá conta dessa dinâmica.

Então, é aí que surge o Agile Marketing.

A proposta é adotar os princípios e valores do desenvolvimento ágil em TI para as gerenciar as rotinas, demandas e projetos do setor de marketing de maneira inteligente e eficaz.

O Agile Marketing permite, por exemplo, melhorar a comunicação, bem como aumentar a velocidade e a capacidade de resposta do time.

“Sentimos uma grande diferença na produtividade e motivação da equipe de marketing da Operand quando paramos para pensar nas nossas rotinas e definimos um fluxo de trabalho do nosso time.

Com base em metodologias ágeis como Scrum e Agile Marketing, e metodologias de planejamento como OKRs, conseguimos organizar de maneira bem clara e visual o nosso planejamento, que hoje é dividido por trimestre.

Com essas ferramentas, percebi que a equipe conseguiu entender melhor quais eram nossos objetivos, e qual era o papel de cada um nesse plano em direção ao sucesso. 

Essa clareza definitivamente fez com o time virasse quase um ‘organismo vivo’ no qual cada um dos membros age como parte vital para o funcionamento da área, conversando entre si e fazendo o planejamento caminhar com fluidez”, comenta Jéssica Rodrigues, Coordenadora de Marketing da Operand.

2# Acabe com o microgerenciamento

Aprenda a se livrar desse problema que muitos gestores acabam enfrentando.

Adotar o microgerenciamento é uma das práticas que mais causam desmotivação, estresse, revolta, inibição de talento e desânimo dentro dos times.

Na gestão de pessoas, evite que outros gestores pratiquem o microgerenciamento. Pois, seus efeitos vão justamente contra o papel do marketing e RH de motivar pessoas.

O Operand pode te ajudar na tarefa de organizar os projetos e atividades da sua equipe, delegando tarefas de forma assertiva e ágil.

3# Adote práticas que motivem a equipe

Você pode planejar com o RH ações que motivem tanto a sua equipe de marketing, quanto as demais equipes da empresa.

Que tal começar perguntando para os demais líderes se eles têm alguma sugestão?

4# Seja um líder inspirador, dê o exemplo e sempre pesquise novidades

Como líder de marketing ou da gestão das pessoas de uma empresa, você deve inspirar outras pessoas a darem o seu melhor.

Que missão bacana que você possui, não é mesmo?

Inspire dando o exemplo, se posicionando como gostaria que os demais colaboradores se posicionasse. Assim, eles irão entender naturalmente qual o comportamento que você espera que tenham.

Além disso, você, gestor de marketing ou RH, deve ser aquela pessoa sempre antenada com as novidades, seja para praticar uma ação que envolva todas as pessoas, seja para uma simples conversa.

Para influenciar, você deve também conhecer de tudo um pouco e ser referência dentro da sua organização.

Uma dica bacana aqui é sempre pesquisar referências de fora, de outros países, de metodologias e ações que possam ser aplicadas na sua gestão de pessoas e marketing.

5# Conte com ferramentas e tecnologia

Conhecer ferramentas, ter a oportunidade de disponibilizá-las para toda a equipe, ensinar os colaboradores como utilizá-las… tem melhor coisa para manter a equipe motivada e integrada?

6# Contrate com cuidado

É neste momento que você deve ter cuidado: na hora de selecionar pessoas para o seu time.

É importante que você sempre analise muito bem se o profissional está alinhado com a cultura da empresa. Nada pior que alguém em desarmonia para acabar com a motivação do restante do time.

Na hora do marketing ajudar o RH nas campanhas de contratação de novos colaboradores, deve lembrar de criar uma comunicação que chame a atenção de quem tem uma cultura parecida com a atual da empresa. Falaremos disso mais adiante.

7# Conheça a fundo o que precisa ser realizado por cada colaborador

Ao conhecer as atribuições dos profissionais de marketing e dos profissionais de outras equipes, você será capaz de delegar as tarefas e pedir ajuda conforme cada aptidão.

Além, claro, de conseguir estruturar sua equipe de acordo com as demandas de cada projeto.

Para a área de gestão de pessoas, nem precisamos dizer o quanto isso é importante, né?

8# Converse com outros profissionais do setor

Sempre que tiver oportunidade, frequente eventos, participe de encontros e grupos de discussão relacionados à marketing e gestão de pessoas.

Falar com profissionais que possuem as mesmas dores e dúvidas que você será crucial para te ajudar a pensar fora da caixa e, além disso, encontrar aquela luz no fim do túnel sobre alguma situação crítica que possa estar passando.

Compartilhar experiências e debater sobre como é a integração das duas áreas nas outras empresas pode te ajudar a criar estratégias de aproximação.

Afinal, se inspirar em bons exemplos é sempre enriquecedor. E, entender o que deu certo e errado é sempre compensador.

9# Priorize o diálogo

Em qualquer relação, priorizar o diálogo só traz benefícios. Em uma relação profissional não seria diferente.

Ouça a sua equipe, às vezes a resposta para o que você precisa está justamente na conversa com quem você menos imagina.

Tem um pepino para resolver e não sabe como? Chame a equipe para trocar ideias!

Também, deixe claro para a equipe que tudo pode ser conversado, negociado e ajustado para que cumpram o objetivo de atingir os resultados almejados.

Como gestor de marketing ou de RH, é essencial que as pessoas enxerguem em você que há a abertura para o diálogo em qualquer momento.

10# Defina metas inteligentes e alinhe com a equipe

Se você não sabe onde quer chegar, como definir quais serão os melhores profissionais para te ajudar a chegar lá?

Guie sua equipe para obter os melhores resultados possíveis.

A cada momento, uma empresa está com um objetivo diferente. Cabe a você, gestor, deixar claro quais os objetivos gerais e específicos para todas as equipes envolvidas em alcançá-los.

Utilizar metas SMART pode ser uma boa medida para a sua estratégia.

11# Identifique onde melhorar, use indicadores como ferramenta de gestão

Saber o que deve ser melhorado e ajustado é o primeiro passo rumo ao crescimento.

O que diferencia uma boa equipe de Marketing é saber exatamente quais são os indicadores chave (KPIs) para as suas estratégias.

A ciência de dados pode também ajudar o RH da empresa. Assim como no Marketing, está cada dia mais fácil coletar e manipular os dados a respeito do comportamento e opiniões dos colaboradores. Há várias ferramentas no mercado que podem ajudar a realizar uma pesquisa de clima, por exemplo.

A partir da análise de dados, é possível estabelecer correlações e tomar decisões mais estratégicas para a empresa.

Você pode, por exemplo, identificar se uma ação X do RH – com o objetivo de gerar valor para os colaboradores – os afeta da maneira desejada.

12# Preocupe-se com a harmonia e saúde da equipe, invista em treinamentos

Uma equipe saudável e feliz é altamente produtiva.

Crie métodos para manter a harmonia entre a equipe e o bom clima. Preocupe-se com a saúde da equipe e inclusive até se estão trabalhando demais.

Isso mesmo!

Pode parecer estranho para você, mas sobrecarregar o time tem o efeito contrário ao desejado.

Além disso, disponibilize cursos e participações em eventos para os funcionários a cada mês. Isso vai deixá-los bem engajados, atualizados e motivados!

13# Forneça feedbacks assertivos e deixe tudo claro para o time

Na hora de passar os feedbacks escute mais do que fale.

A ideia é que você entenda como o colaborador está se sentindo para poder ajudá-lo no seu desenvolvimento.

Seja transparente e justo na hora de passar o que precisa ser melhorado e destaque bem os pontos positivos.

14# Marketing e RH unidos fazem a diferença

Além de terem em comum o objetivo de influenciar e motivar pessoas, marketing e RH buscam outra coisa em comum: a sinergia do time.

Entretanto, é muito mais complicado do que pode parecer.

Muitas vezes, a pressão em uma rotina corrida e a cobrança por metas individuais faz com que os times esqueçam que fazem parte de um todo maior e passem a focar apenas naquilo que lhes interessam e agir individualmente, sem manter a cultura colaborativa.

Nessa hora, cabe ao marketing e ao RH criarem ações em conjunto

Abaixo, listamos algumas dicas de ações que podem ser realizadas:

Crie um código de cultura:  o Código de Cultura precisa refletir a “personalidade” da sua empresa.

Pense quais são as características que vocês prezam, os benefícios oferecidos e o clima de trabalho desejado ao elaborar o código.

O Culture Code também deve ser uma criação conjunta e envolver todas as áreas da empresa, principalmente o Marketing e o RH.

Esses são os setores que mais interferem na passagem dessa cultura, externa e internamente. E conhecem melhor que ninguém os envolvidos na formação dessa cultura: seus clientes e funcionários.

Quando todos são ouvidos e contribuem durante o processo, a aceitação da mudança é maior e a cultura passa a pertencer à rotina das pessoas.

Construa um bom branding: Provavelmente, você já planeja ações com o objetivo de posicionar os produtos e serviços do negócio de uma forma competitiva entre os clientes e público de interesse.

Porém, é preciso ter em mente que esse tipo de ação também precisa ser implementada no ambiente interno.

Construir o “branding interno” da sua empresa consiste em criar uma imagem positiva e que reflita os valores e os rumos que a organização deseja tomar.

Esse tipo de atividade é importante, pois ajuda no processo de recrutamento e de retenção de talentos.

Use conteúdos como ferramenta de contratação: um dos grandes aliados do marketing pode também ser o grande aliado do RH.

Da mesma maneira que o conteúdo é excelente para atrair novos clientes, ele também pode ser utilizado como ferramenta de recrutamento de novos colaboradores.

Transforme clientes e colaboradores em fãs do negócio: Satisfazer os colaboradores e os clientes a ponto de levá-los a ação é o caminho do sucesso para transformar esses públicos em verdadeiros fãs da sua empresa.

E na sua empresa?

Como o RH e o Marketing tem trabalhado em conjunto para deixar a organização mais unida e eficiente?

Deixe seu comentário e compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Guest Post

Este guest post foi produzido por Larissa Mühlbauer, Analista de Marketing da Operand, empresa de Joinville -SC que possui um software para equipes criativas. A Operand ajuda Agências de Publicidade, Comunicação, Marketing Digital e outros tipos de negócios a otimizarem a sua gestão e melhorarem a sua produtividade.
Guest Post