Blog, Pipedrive,

Conheça as principais funcionalidades do Pipedrive

Por Content em 30 de junho de 2017
Todo negócio precisa organizar seu setor de vendas e, é claro, as informações do seu cliente. Para facilitar isso, conheça o Pipedrive e como ele funciona!
Leitura de 6 minutos
Conheça as principais funcionalidades do Pipedrive
5 (100%) 7 votes

Todo negócio, independente do tipo, tem vendas como um de seus processos mais importantes. Afinal, você sempre deve ter um cliente que paga pelo seu serviço/produto para manter sua empresa caminhando.

E se você quer ser efetivo nessa importante etapa, não pode negligenciar a ordem necessária para tornar um simples contato em uma venda efetuada. Para colaborar com isso, um CRM de Vendas como o Pipedrive é fundamental.

Neste artigo, veremos conceitos ao redor do processo de vendas, mas falando especificamente do Pipedrive suas características e modos de uso para você avaliar seu pipeline. Boa leitura!

O que você vai encontrar nesse artigo:

O que é o Pipedrive CRM?

O Pipedrive é um sistema de gerenciamento de contatos de vendas na nuvem, que vai ajudar você a manter um fluxo de abordagem de Leads, Prospects ou clientes atuais, assim como executar um grande número de atividades como levar um cliente de uma fase inicial até o envio de uma proposta e o fechamento de uma venda. Mas antes de seguirmos, vamos dar um passo para trás e entender o que é um CRM, como o Pipedrive.

O que é um CRM e como ele funciona?

Gerenciar dados de clientes (nome, faturamento, empresa, setor de atuação, entre outros) sempre foi prioridade para qualquer gestão. Mas o armazenamento era trabalhoso, com custos altos e riscos de perda de dados, no uso de planilhas (físicas ou até mesmo digitais).

Hoje, a tecnologia faz com que isso seja muito mais simples. O nome dado a essas ferramentas, que centralizam informações relevantes de clientes, é CRM (Customer Relationship Management).

Esses dados armazenados fornecem uma visão holística do processo de vendas, facilitando a compreensão e o planejamento estratégico do setor comercial de sua empresa, além de promover melhores resultados finais.

Agora que vencemos essa questão, voltaremos ao CRM Pipedrive.

Como o Pipedrive funciona?

Essa ferramenta é tão completa quanto simples de usar. O Pipedrive nada mais faz com que você consiga criar e visualizar seu pipeline de vendas – a representação visual do seu processo de vendas – com facilidade, desde a aquisição até o fechamento.

Pipedrive

Com ele, seu negócio tem um panorama geral eficiente e amigável, onde seus Deals são dispostos de acordo com as diferentes fases de compra em que eles se encontram. Você também pode gerenciar o progresso de seu time de vendas, observando seus acordos e quais Leads devem ser melhor investidos.

Gestão eficiente de vendas

O Pipedrive funciona como um gerenciador pessoal de vendas, onde você pode escolher em quais as atividades e os deals certos focar. Esse é o motivo dessa ferramenta ser uma benção para donos de empresas e gerentes de vendas, além de um aplicativo útil e efetivo para a equipe de vendas.

A infraestrutura também favorece o gerenciamento, já que o Pipedrive é uma ferramenta segura, usada por milhares de clientes pelo mundo. Também oferece uma hospedagem de dados sólida, assim como backups noturnos em locais múltiplos.

Rápido fechamento de vendas

Adicionar vendas no Pipedrive não poderia ser mais simples: tudo que você precisa fazer é clicar no botão Adicionar Negócios no topo da seção Negócios e preencher os dados necessários na caixa pop up (nome do contato, nome da organização, título do negócio, data de fechamento esperada, estágios e valor de negócio).

Adicionar Negócio no Pipedrive
Na aba Atividades, você pode planejar eventos e reuniões no seu calendário, sem risco de entradas duplicadas. Nesse aspecto, assegure-se de estar familiarizado também com a seção Correio, já que é lá que seus e-mails podem (nos planos mais avançados) estar sincronizados, de onde você pode encaminhar documentos e fechar negócios específicos com contatos que não estão dispostos na lista do Pipedrive.

A funcionalidade de edição em massa serve para modificar vários campos de uma vez só, oferecendo liberdade para escolher cores e símbolos para facilitar a compreensão.

Coleção de Leads organizada

O layout minimalista desse sistema facilita o gerenciamento de Leads, assim como as infinitas possibilidades de configuração. O sistema coleta informações de contatos usando formulários web customizáveis, que podem ser colocados diretamente no site do usuário, em newsletters ou criados manualmente dentro da seção Ajustes. Numerosas integrações de CRM e gerenciamento de contatos permitem que o usuário importe Leads de outros sistemas, não importando sua quantidade.

Customização estendida

Com o Pipedrive, você pode personalizar literalmente tudo. É possível adicionar campos customizados para modificar o estágio de seu pipeline de vendas, de acordo com a necessidade de seu negócio. Você pode também ligar ou desligar módulos inteiros com apenas um clique. Quando estiver se comunicando com seus clientes, você também terá acesso a uma variedade de filtros de edição modernos para personalizar mensagens ou publicar/compartilhar arquivos que você julgar relevantes para seus colegas. Discussões em grupo também estão disponíveis.

Relatórios e Estatísticas de primeira linha

Uma das abas que mais colaboram nesse sistema é a de Estatísticas, que também podem ser linkadas no Dashboard e apresentada para outros colaboradores, para uma maior compreensão de métricas críticas. Lá, você pode acompanhar a performance de agentes individuais, o valor de cada negócio separadamente ou o histórico de cada Lead. Melhorias recentes no sistema incluem comparativos importantes, como a entre negócios fechados e perdidos. Sobre Relatórios, é válido notar que o Pipedrive tem a capacidade de armazenar todas as conversas e informações relevantes numa base de dados centralizada, de onde você pode exportar para outros sistemas ou usar seu próprio app para puxar sumários detalhados. Você também pode observar o Painel, com o status dos negócios novos, ganhos perdidos, atividades, entre outros dados – ou até mesmo customizar um relatório especial que exibe todos os aspectos de sua performance.

Otimização mobile completa

Pipedrive permite que você leve seu pipeline de vendas para qualquer lugar, devido ao seu aplicativo móvel. Se você é um usuário de tablets, pode utilizar a versão web da aplicação, com seu browser favorito, em qualquer lugar do mundo. Você também pode usar esse app para tomar notas em reuniões. Os dados são salvos em um servidor separado em tempo real.

E isso tudo foi só a ponta do iceberg. Aqui na Conexorama, o Pipedrive é um poderoso aliado para o fechamento de novos negócios, nos proporcionando agilidade e segurança na hora de administrar nossos Leads interessados, assim como facilitando na hora de organizar as possibilidades.

Também pensa que essa ferramenta é para você e seu negócio? Usa algum tipo parecido para gerenciar seus clientes? Compartilhe conosco!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content