Blog, Redes Sociais,

Como saber se a minha estratégia digital está no caminho certo?

Por Eduarda Pereira em 14 de agosto de 2019
Leitura de 6 minutos

Se você pesquisar sobre Marketing Digital na internet vai encontrar milhares e talvez até milhões de conteúdos (arrisco a dizer que tenha sido assim que chegou até aqui). Afinal, existe muita informação sobre a área disponível online.

Mas com tanta coisa disponível, como saber o que realmente funciona para o seu negócio? E o mais importante, como saber que a estratégia digital que você traçou está funcionando?

Neste artigo, nós vamos te ajudar a encontrar a resposta para essas duas perguntas. Confira!

1 – Toda estratégia precisa ter um objetivo

Para começar, você precisa ter clareza sobre os objetivos da estratégia que foi traçada. Afinal, percorrer um caminho sem saber onde quer chegar não vai trazer muitos resultados, certo?

Esses objetivos podem variar de acordo com as necessidades da sua empresa. Muitas, por exemplo, querem apostar em um grande volume de vendas e focam seus esforços nisso.

Outras entendem que, para o seu modelo de negócios, faz mais sentido investir seus esforços em fidelizar clientes. E uma estratégia que funciona para um objetivo pode não funcionar para o outro.

Então, o primeiro passo é definir seus objetivos.

Além desses que nós listamos, você também pode optar por focar em aumentar a visibilidade da sua marca, ampliar sua rede de parceiros, educar o mercado ou engajar colaboradores, por exemplo.

Cada um desses objetivos vai exigir uma estratégia específica e o sucesso dela vai ser medido de forma diferente.

Com os objetivos definidos, fica mais fácil entender a jornada necessária para chegar nos resultados que você procura e, consequentemente, saber se está no caminho certo.

2 – Objetivo definido, é hora de medir resultados!

Helping Shiba Inu GIF - Find & Share on GIPHY

Se você já tem objetivos bem definidos ou se convenceu com o tópico anterior e desenhou os seus, vamos partir para a próxima etapa? É hora de medir seus resultados.

Afinal de contas, o marketing digital só ganhou tanta popularidade hoje em dia porque pode ser medido de maneira muito mais eficaz que a publicidade tradicional. 

Por meio da mensuração de resultados você consegue ter uma noção da efetividade das suas campanhas, assim como tirar insights valiosos para melhorar o marketing da empresa.

Além disso, a tecnologia nos permite analisar o comportamento dos usuários de maneira muito mais eficaz do que antigamente. Mas para isso, você precisa fazer a pergunta certa aos dados!

E como? Com as métricas certas!

Para acompanhar de perto a sua estratégia digital, você vai precisar de KPIs (Key Performance Indicators) ou indicadores-chave de desempenho.

Essa metodologia valoriza métricas que ajudam a entender como alcançar o objetivo final e contribuem para encontrar possíveis falhas.

Com elas, você sabe de maneira mais eficiente qual ponto da estratégia está com problemas e como consertá-la. Além disso, evita as métricas de vaidade, aquelas que apenas inflam o ego da marca, mas não indicam se o negócio está, de fato, avançando.

Um exemplo de métrica de vaidade pode ser o volume de curtidas em redes sociais. Pois, em geral, não adianta muito ter centenas de interações como essas se os usuários não estão visitante o seu site ou virando leads, certo?

Então fuja desse tipo de dado quando ele estiver servindo apenas para satisfazer caprichos.

Bark Ceo GIF - Find & Share on GIPHY

Métricas existem para mostrar a realidade sobre o negócio e não adianta tentar mascará-las. Uma hora os resultados na sua empresa vão aparecer!

3 – Principais métricas para acompanhar

Como você viu, as métricas ideais para o seu negócio vão variar de acordo com os seus objetivos, mas existem alguns KPIs que servem para a maior parte das empresas.

Listamos aqui três deles para você começar a acompanhá-los e entender se a sua estratégia digital está no caminho certo. Olhas só!

Taxa de conversão

Se o volume de visitantes de um site, sozinho, não é capaz de determinar o sucesso de uma estratégia digital, então o que é?

Basicamente, o segredo para saber se esses usuários podem virar clientes está em acompanhar a taxa de conversão de visitantes para leads.

Ou seja, medir a quantidade de visitantes de determinada página que executou uma ação (seja ela baixar um material rico, pedir um orçamento ou fazer a compra).

Por exemplo, se 1000 usuários acessam a home do seu site e 10 deles pedem um orçamento, a taxa de conversão da página é de 1%.

estratégia digital

Além disso, você pode medir também a taxa de conversão de leads para leads qualificados, para entender se os contatos que está atraindo conseguem seguir no funil até virarem clientes.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Você sabe quanto pode investir para conquistar clientes?

Se a empresa tem esse valor definido e também saber como se relacionar para diminuir o seu CAC, então não é difícil calcular o limite que você tem e, ao mesmo tempo, saber quanto investimento pode fazer.

Esse controle do Custo de Aquisição de Clientes ajuda a equilibrar os investimentos em anúncios, pessoal e ferramentas, elementos essenciais para uma estratégia digital eficiente!

Para calculá-lo, basta somar os gastos de determinada campanha ou período e dividir pela quantidade de clientes que chegaram nesse mesmo tempo.

Retorno sobre investimento (ROI)

Assim como o CAC, o ROI (Return On Investment) ajuda a medir se os seus investimentos de marketing estão sendo eficientes. 

Para calculá-lo, basta subtrair os gastos com determinada campanha do seu faturamento e dividir o restante pelo primeiro valor novamente.

estratégia digital

Por exemplo, se o seu negócio gastou 10 mil reais para gerar 40 mil de faturamento, ele teve um ROI de 3x ou 300%.

Se quiser se aprofundar um pouco mais, já debatemos aqui no blog sobre no que apostar para aumentar o ROI no Marketing Digital. Indico a leitura.

4 – E como acompanhar essas métricas de maneira eficiente?

Por fim, você pode estar se perguntando como obter esses dados de maneira confiável. Aqui na agência, nós fazemos isso utilizando ferramentas como o Google Analytics e o RD Station, principalmente.

Com códigos aplicados na página do seu site, elas permitem um acompanhamento diário e a visualização de forma simples dos resultados da sua estratégia digital, por meio de relatórios bem completos.

Quer saber melhor como elas funcionam? Então acesse as páginas a seguir:

E se restou alguma dúvida, compartilhe com a gente nos comentários!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Eduarda Pereira

Produtora de conteúdo formada em Jornalismo pela UFSC. Apaixonada por cachorros, cactos e bolo de cenoura.
Eduarda Pereira

Últimos posts por Eduarda Pereira (exibir todos)