Blog, Relacionamento,

Turismo em crise: que estratégias adotar para enfrentar o momento?

Por Shymenne Siqueira em 27 de maio de 2020
Entenda como o setor do turismo pode enfrentar a crise causada pela pandemia do coronavírus se apoiando em estratégias humanizadas de marketing digital.
Leitura de 6 minutos

“Quando isso tudo acabar, eu vou viajar!”

Seja sincero, você já ouviu essa frase. Mas, se você é do ramo do turismo sabe que a crise gerada pela pandemia do coronavírus exige um movimento do setor desde já.

Em abril, a FGV (Faculdade Getúlio Vargas) divulgou o resultado de uma pesquisa que prevê a queda de até 39% do PIB do turismo em 2020. Um cenário completamente diferente do encontrado em 2019, quando o turismo empregava mais de 6 milhões de pessoas no país.

Diante das incertezas da economia e do surgimento de uma vacina, muitos profissionais do setor já perderam seus empregos. Por outro lado, algumas iniciativas já estão sendo tomadas para buscar a recuperação de empresas ligadas ao turismo.

Neste momento, um grande apoio para essas empresas tem sido o investimento em estratégias e ações de marketing digital para agências de turismo, que permitem estreitar o relacionamento com o público em busca de uma recuperação do setor.

Confira neste artigo algumas estratégias que podem ajudar a sua empresa a contornar a crise no turismo e, assim que possível, retomar o crescimento.

Turismo:o que falar em um momento de crise?

É senso comum que em momentos de crise surgem oportunidades. Mas que tipo de oportunidade é pertinente explorar durante uma pandemia?

Aliás, uma coisa deve ficar clara, oportunidade é diferente de oportunismo.

Dito isso, uma estratégia simples e possível de ser realizada sem nenhum gasto durante essa crise que afeta tanto o turismo, é abraçar a oportunidade de mostrar o lado humano de sua empresa.

Isso significa mostrar como sua empresa está agindo em relação a cuidados com seus funcionários, como tem negociado com fornecedores e se está participando de alguma ação solidária.

Em um momento como esse, é impossível ignorar o tema nos canais da empresa. Por isso, utilize suas redes sociais, e-mail marketing, e blog para falar sobre como é a postura da empresa nesse momento e mostrar o lado mais humanizado da sua marca.

Jurerê Internacional, um de nossos clientes do setor de turismo, tem realizado comunicados em seus canais informando clientes e comunidade sobre o que está sendo feito e passando orientações para que os cuidados sejam redobrados no período da pandemia.

Comunicados nas redes sociais de Jurerê Internacional sobre medidas de proteção ao Covid-19

Mantenha o relacionamento próximo com seus clientes

Nas primeiras semanas do isolamento social no Brasil, reservas e viagens foram canceladas. Mas muitas empresas que conseguiram “dialogar” com seus clientes e manter o relacionamento próximo conseguiram fazer algumas negociações e transformar esse cancelamento em adiamento.

Por isso, trabalhar o relacionamento com seus clientes nos próximos meses será essencial para o futuro de seu negócio.

E com a ajuda das mídias digitais, tornar esse relacionamento mais próximo é mais simples e barato. Veja algumas estratégias que sua empresa pode adotar:

  • Campanhas de e-mail marketing;
  • Postagens em redes sociais;
  • Chat ou aplicativo de mensagens para que os clientes tenham facilidade em esclarecer dúvidas e fazer as remarcações;
  • Vídeos para o YouTube e demais redes sociais falando sobre a importância dos clientes neste momento; entre outras ações.

Através de e-mails humanizados, Jurerê Internacional mantém um relacionamento próximo com seus clientes

Invista no público local

Ainda se tratando de relacionamento, muitas empresas de turismo precisarão olhar mais para quem está perto neste momento: o público local.

É que, mesmo com a reabertura de hotéis, pousadas e parques, inicialmente muitos turistas podem ter certo receio em viajar distâncias maiores, ou mesmo pegar um avião. Por isso, uma boa dica é, desde já, pensar em ações estratégicas para o público local ou de cidades vizinhas.

Então que tal se aproximar desse público e mostrar que seu empreendimento pode ser uma excelente opção de diversão em finais de semanas ou feriados e com o benefício da proximidade. Ou seja, o futuro hóspede terá uma boa economia com passagens e combustível.

Para isso, aposte em campanhas de Ads geolocalizada para atrair o público local e, então, adotar mais ações de marketing para estreitar esse relacionamento desde já.

O público parou de viajar, mas não deixou de existir

Sabemos que um cenário como o de hoje pode desanimar, mas tenha em mente: o seu público continua existindo e um dia vai voltar a consumir os seus serviços.

Por isso, não pare agora! E não deixe que sua empresa caia no esquecimento.

Caso você tenha uma verba disponível, é interessante investir em Ads, aproveitar que seu público está em casa e, consequentemente, mais conectado em diversas horas do dia.

Invista em campanha de Ads para gerar novos Leads, tornar sua empresa mais conhecida para que, quando tudo passar, você seja lembrado como uma forte opção para quem vai voltar a adquirir serviços de turismo e lazer.

Através do investimento em Ads você pode segmentar melhor o seu público e levar as informações sobre seu negócio ou serviço àquele público que possivelmente irá responder melhor com o final da pandemia. Ou seja, o público próximo à sua localização.

Invista em conteúdo. Mas tenha cuidado!

Se você chegou até aqui já deve ter percebido a importância do conteúdo em um momento como esse: aproximar, humanizar, relacionar. Tudo isso é possível com uma estratégia bem pensada de conteúdo.

No entanto, muito cuidado com o tom da sua mensagem e da escolha das palavras. Como já citamos no início deste artigo, não devemos passar a impressão de oportunismo.

Por isso, confira algumas dicas para não errar no seu copy neste momento:

  • Busca utilizar um tom de voz empático e afetivo;
  • Expresse atenção às necessidades do seu cliente;
  • Sempre que possível envie conteúdos personalizados, segmentando sua audiência;
  • Termos otimistas e positivos fazem muita diferença para que seu público se engaje e veja sua marca com mais simpatia e proximidade;
  • Tente se encaixar, mesmo que indiretamente, nos contextos em que as pessoas estão inseridas;
  • Seja transparente;
  • Oriente seu público em relação aos cuidados que devem ser tomados durante a pandemia;
  • Deixa claro ao seu cliente que ele não está sozinho. E que juntos, podemos nos ajudar a enfrentar esse momento.

Vivemos um momento único, e sim, é comum nos sentirmos perdidos sobre o que fazer, como salvar nosso negócio ou o que fazer pelos nossos colaboradores. Mas sempre podemos aprender com os outros e adaptar ao nosso cenário.

Por isso, continue pesquisando sobre o que o mercado está fazendo, conheça soluções de marketing digital que você pode buscar no momento, e busque a orientação de profissionais.

O turismo vai voltar a movimentar nossa economia e a trazer momentos de muita felicidade pra todos nós!

E caso você tenha alguma dúvida, ou queira compartilhar conosco alguma estratégia que possa ajudar o setor do turismo durante a crise, deixe seu comentário!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Shymenne Siqueira