Blog, Redes Sociais,

Como criar uma conta comercial no Instagram para sua empresa? (6 dicas para começar!)

Por Esther Sales em 15 de abril de 2020
Leitura de 15 minutos

Conta comercial no Instagram para sua empresa, você sabe qual a real importância em ter?

A resposta é simples e envolve um público gigantesco, afinal de contas, no ano de 2018, o Instagram alcançou o número de 1 bilhão de usuários ativos e se consolidou como uma das redes sociais mais importantes da atualidade.

Por essas e outras, ter uma conta comercial no Instagram faz parte parte da estratégia comercial e de marketing de muitas empresas.

Além do crescimento da rede, o Instagram oferece às marcas uma série de ferramentas que possibilitam uma maior análise, interação e aproximação com seus usuários.

Por isso, não deixe sua marca ficar de fora dessa!

Neste artigo vamos ensinar a você um passo a passo bem detalhado de como criar uma conta comercial no Instagram.

Além disso, aprenda a utilizar as métricas do Instagram para desenvolver suas estratégias e ainda confira algumas dicas para aproveitar ao máximo tudo o que essa rede social pode oferecer para sua empresa.

Bora lá?!

Por que ter uma conta comercial no Instagram?

Além de estar integrado a outras redes sociais, como o Facebook, e oferecer uma série de recursos de mídia, o Instagram se tornou um excelente canal de vendas online.

Mas para que sua empresa possa aproveitar todos os benefícios e mostrar aos usuários uma postura mais profissional, é essencial que você tenha uma conta comercial no Instagram.

Afinal de contas, facilidade, segurança e credibilidade são fatores essenciais para qualquer negócio!

Primeiramente, uma das grandes vantagens de criar uma conta comercial no Instagram é poder acompanhar as métricas de desempenho do seu perfil.

Dessa forma, você pode otimizar a sua estratégia com números concretos, a fim de atingir seus objetivos.

Além do mais, ter uma conta comercial permite que você insira botões como os contatos da  empresa, ajudando sua audiência a te encontrar, veja só:

Conta Comercial da Conexorama no Instagram

E as vantagens não terminam por aí!

Com uma conta comercial, você também pode promover seus posts dentro do Instagram, escolhendo o público-alvo que você deseja atingir, o valor e a duração do anúncio.

Bom, agora que você conhece as vantagens de ter uma conta comercial para o seu negócio, confira o que é preciso para que você possa criar a conta de sua empresa::

Como criar uma conta comercial no Instagram

Se você possui um perfil no Instagram, acesse as configurações e inicie a personalização de sua conta. Lá você encontrará a opção “Mudar para conta comercial”.

Mudar para conta comercial

Se está criando uma conta do zero, siga o mesmo caminho, mas clique na opção “Cadastrar-se para uma conta comercial”.

Em seguida, você precisa escolher a melhor opção que define a sua conta:

Opção de conta comercial no Instagram

Ao escolher uma das duas opções, você receberá instruções para preencher algumas informações na ferramenta e então será direcionado para “Entrar com o Facebook” e então irá vincular sua nova conta com o Facebook.

Para que você possa criar uma conta comercial no Instagram não é mais preciso que você integre sua conta automaticamente com sua fanpage no Facebook.

Você pode criar o seu perfil comercial no Instagram e só depois vinculá-lo a sua fanpage.

Ah, e caso você administre mais de uma fanpage, todas elas aparecerão para que você selecione aquela que você gostaria de associar ao seu perfil comercial. Feita a escolha, é só clicar em “Concluir”.

Em seguida (integrando ou não sua conta ao Facebook) você deverá escolher a categoria que sua conta comercial representa.

Categoria de conta comercial no Instagram

Feito isso, você já pode utilizar a sua conta comercial! Simples, não?!

Dica: Não deixe de integrar sua conta comercial do Instagram a sua fanpage. Esse é um processo importante, pois o Instagram utilizará as informações do Facebook, inclusive para a criação de anúncios.

Métricas de Vaidade

Antes de mostrar as métricas que você pode visualizar com uma conta comercial no Instagram, gostaria de ter dar um conselho: tome cuidado com as métricas de vaidade!

Quando descobri o que eram elas, percebi que muitas vezes deixei me levar por números enganosos.

E se você está se perguntando o que são essas métricas de vaidade, deixa que eu te explico:

As métricas de vaidade se referem aqueles números que refletem muito mais a quantidade de um conteúdo do que a sua qualidade em si. 

Elas são aqueles numerozinhos que nos enganam, nos iludem e, até mesmo, inflam nosso ego.

Quantas vezes você parou em uma conta com um número enorme de seguidores e ficou boquiaberto? Bom, lá vai: às vezes, eles não significam nada.

O que importa para nós, que trabalhamos com redes sociais, é o grau de engajamento que os usuários têm com nossa conta. São as tomadas de ações.

Lembre-se que de nada adianta uma conta com, por exemplo, 40.000 seguidores, se pouquíssimos deles interagem com esse perfil. Isso é ilusório. Satisfatório para quem vê, mas sem resultados não significam nada para o seu negócio.

Portanto, procure seguidores ativos, usuários que interajam com seus conteúdos, que se identifiquem com os seus posts, que defendam a sua marca. Não apenas seguidores fantasmas.

Ah, e mais do que isso! Crie conteúdos de qualidade para conquistar os seus seguidores – o valor do seu negócio não está na sua popularidade, e, sim, na relevância do que você cria.

Dessa forma, será mais valoroso uma quantidade pequena de seguidores, desde que essa quantidade consuma o seu produto.

Afinal, você não é necessariamente um influenciador se, no fim de tudo, com tantos números, você não consegue influenciar ninguém.

Métricas do Instagram

Agora que você já sabe que deve tomar cuidado para não se deixar levar pelas métricas de vaidade, vou te explicar o que são as métricas do Instagram.

Quando você cria um perfil comercial, o app permite o acesso ao Instagram Insights, uma funcionalidade que permite ao usuário acesso a métricas importantes como:

Alcance de publicações

O número de alcance representa quantos usuários as suas publicações atingiram na última semana.

Ele retrata o número de contas únicas que visualizaram pelo menos um de seus posts.

Impressões

Aqui, você terá o número geral de quantas vezes os usuários visualizaram algum dos seus conteúdos na última semana.

Não se esqueça que um único usuário pode ter visualizado seu conteúdo mais de uma vez, portanto, se uma conta visualizou um post seu duas vezes, contará como duas impressões.

Métrica de Alcance no Instagram

Visualizações do perfil

Esta métrica é autoexplicativa: ela representa o número de vezes que o seu perfil foi visualizado/visitado na última semana.

Cliques no site

Sabe aquele link que fica disposto abaixo da bio? Essa métrica contabiliza o número de cliques que ele recebeu na última semana.

Cliques no link do Instagram
Observe que o Instagram permite que você veja a relação dos números atuais com os números alcançados na semana anterior.

Além dessas métricas, o Instagram também permite que você saiba um pouco mais sobre quem é o seu público. As métricas referente a público são:

  • Porcentagem entre homens e mulheres que seguem sua conta;
  • Faixa etária dos seguidores;
  • Localização por cidades e países;
  • Dias da semana e horários que seus seguidores ficam mais tempo online;
  • Quantos usuários começaram a seguir ou deixaram de seguir o seu perfil;
  • Entre outros.

Métricas sobre om público no Instagram

Além disso, ter uma conta comercial no Instagram também permite que você visualize métricas específicas das publicações do seu feed, são elas:

  • Número de vezes que o seu conteúdo foi compartilhado com alguém via dm ou stories;
  • Quantas pessoas salvaram o seu conteúdo;
  • Quantas pessoas visualizaram o seu perfil a partir daquele post;
  • Alcance da postagem;
  • Impressões da publicação e de onde elas vieram (da página inicial, do perfil ou de outro lugar).

Métricas específicas da publicação

Outra vantagem de criar uma conta comercial, é que você também tem acesso a métricas que envolvem as publicações em seus stories – que é uma ferramenta e tanto para engajar o seu público.

As métricas desenvolvidas para Stories são:

  • Respostas: quantas pessoas responderam o seu story;
  • Visitas ao perfil;
  • Toques em figurinha (se você marcou alguém, saberá quantas pessoas clicaram na menção a essa conta);
  • Alcance: o número de contas que visualizou o seu story;
  • Impressões: quantas vezes o seu story foi visualizado;
  • Seguidores: o número de contas que passou a seguir você a partir do seu story;
  • Voltar: quantas pessoas voltaram para ver o seu story anterior;
  • Avançar: a quantidade de pessoas que clicaram para ver o seu próximo story;
  • Próximo story: número de toques para ver o story da próxima conta;
  • Saídas: quantas pessoas clicaram para sair do seu story.

Métrica sobre Stories no Instagram

Legal!

Agora que você já conhece as métricas do Instagram, vou te dar alguns insights para utilizá-las em suas estratégias, segue o fio:

Como utilizar as métricas do Instagram para desenvolver as minhas estratégias

Essas métricas são muito importantes para que você conheça mais o seu público e foque em conteúdo relevante para a sua audiência.

Elas permitem que você tenha uma visualização mais concreta do que eles gostariam de ver no perfil da sua conta comercial.

Por exemplo, saber quantas pessoas compartilharam determinado post ou o salvaram, dá uma noção do tipo de postagem que seus seguidores gostariam de ver. Afinal, eles ficaram tão satisfeitos com aquele tipo de conteúdo a ponto de compartilhá-lo com alguém ou de salvá-lo para ver mais vezes posteriormente.

Você pode utilizar essas métricas para refletir que tipo de elemento em comum as suas postagens com maior número de engajamento tem. Será que foi o assunto do post? Algo específico da imagem? A legenda?

Não se esqueça também que é de suma importância focar no que entretém o seu público, pois quanto mais engajamento você conseguir, mais chances de receber visibilidade você tem (o que, consequentemente, gerará ainda mais interações e engajamento).

Ah! E postar com frequência é importante. Isso ajuda a o seu perfil a obter mais visitas e visualizações em seus posts.

Diante disso, você pode utilizar as suas métricas referente a alcance para refletir se os números que você está atingindo estão de acordo com sua meta.

Afinal, eles também são uma forma de avaliar o crescimento da sua conta.

Além do mais, coletar informações semanalmente pode ser uma boa forma de montar sua estratégia.

Em x semana você teve mais alcance do que na semana anterior? Quais foram as ações tomadas para atingir a esses usuários?

Você também pode utilizar a métrica que revela o tempo médio em que seus seguidores ficam no aplicativo em determinado dia para pensar em horários estratégicos para suas publicações.

Pense em que momento do dia eles terão mais chances de receber visibilidade.

Tempo médio no Instagram
Bom, e se com a sua conta comercial no Instagram você tem como objetivo levar os seus seguidores até o site da sua empresa, certo? Então, você pode comparar o número de visitantes semanais com o número de cliques que seu link recebeu.

É suficiente? Será que sua bio está explicando direito sobre o que se trata o seu trabalho?

Nesse sentido, você pode testar CTA (calls to action) mais atrativas em suas publicações e Stories, caso o número de cliques não esteja de acordo com a sua meta.

Ah! E não se esqueça de sempre checar a métrica de faixa etária do seu público quando for segmentar seus anúncios, assim, você consegue adotar a linguagem correta para a sua audiência.

Agora que você já tem uma ideia de como utilizar as métricas do Instagram comercial para montar seu relatório e desenvolver as suas estratégias, confira algumas dicas para aproveitar a sua conta e aumentar o seu grau de engajamento. Vamos lá?

Dicas para aproveitar ao máximo a sua conta comercial no Instagram

1. Invista em relacionamento

Você já sabe que as redes sociais são o canal ideal para estabelecer um relacionamento com seus usuários. E no Instagram não seria diferente.

Aproveite todas as possibilidades de comunicação com seus usuários e não deixe ninguém sem resposta.

Além disso, estabeleça outras formas de contato, como por exemplo a marcação em fotos caso um de seus usuários apareça em uma de suas fotos no feed.

Marcar usuário no Instagram

Essa interação é de extrema importância, pois o Instagram detecta esse relacionamento com seus usuários e faz com que sua conta tenha mais relevância para essas pessoas.

2. Utilize hashtags estratégicas

A utilização de hashtags é um passo bem básico para quem tem uma conta no Instagram.

Seja nas publicações do feed ou mesmo nos stories, trabalhar hashtags estratégicas podem ajudar a ampliar a visibilidade de sua conta e atrair mais usuários interessados na temática abordada.

Para escolher as hashtags de sua postagem sugerimos que você:

  • Trabalhe palavras-chave relacionadas ao seu negócio, produto ou serviço;
  • Pesquise as hashtags utilizadas por influenciadores relacionados ao seu negócio;
  • Trabalhe palavras-chaves relacionadas ao assunto da postagem;
  • Dê uma olhada no que a concorrência está fazendo 😜.

Hashtags estratégias

3. Aproveite todas as possibilidades dos stories

Os stories revolucionaram a maneira como os usuários utilizam o Instagram. Tanto é que a maioria das atualizações da rede social vieram exatamente deste canal.

Com inúmeras possibilidades de promover a interação com os usuários, as marcas devem abusar da criatividade e explorar algumas dessas possibilidades:

  • Criar enquetes e quiz relacionados a marca ou produto;
  • Fazer Lives de lançamentos ou webinares na ferramenta;
  • Utilizar o sticker de perguntas em suas postagens e também quando estiver ao vivo;
  • Utilizar o sticker de contagem regressiva para convidar seus usuários para algum lançamento ou promoção especial;
  • Fazer stories e promova algumas ações com o Instagram Music;
  • Promover conversas com seus seguidores com o sticker “bate-papo”;
  • Crie filtros personalizados de sua marca com o Spark AR;
  • Caprichar em seus vídeos com a ferramenta “Cenas”.

Stories do Instagram da Conexorama

4. Não se esqueça de usar a geolocalização

Você sabia que incluir o local da foto ou vídeo postado no Feed ou o sticker de localização nos Stories aumenta a visibilidade de seu conteúdo?

Pois é! Uma ação simples pode ajudar a sua a conta a receber novos seguidores e aumentar a entrega de suas postagens.

Além disso, você também pode adicionar a localização do seu negócio no seu perfil comercial, aumentando as chances de sua audiência te encontrar, veja como:

 

  • Vá em sua conta comercial e clique na opção “Editar perfil”.

Editar perfil no Instagram

  • Feito isso, vá até “Opções de contato”.

opções de contato no Instagram

  • Clique em “Endereço comercial” e, logo em seguida, aparecerá um campo correspondente a “Localização” para que você preencha com o endereço, cidade e CEP do seu negócio. Depois, clique no check azul.

Endereço comercial no Instagram

  • O aplicativo te encaminhará novamente para a tela “Opções de contato”. Para finalizar e confirmar as suas alterações, clique novamente no check azul em cima da tela e está feito!

Confirmar alterações

 

Simples, não é?!

5. Utilize o IGTV

Conhecido como a TV do Instagram, o IGTV permite a exibição de vídeos maiores na rede social.

Em contas verificadas os vídeos podem ter até 60 minutos de duração, enquanto nas não verificadas até 10 minutos.

A ferramenta é mais uma possibilidade de interação e também de divulgação de conteúdos ricos envolvendo sua área de atuação ou seu negócio.

Além disso, você pode publicar uma prévia do vídeo do IGTV no seu feed, aumentando ainda mais sua audiência.

6. Anúncios no Instagram

Investir em Instagram ADS é uma forma excelente de potencializar o alcance de sua conta.

Os anúncios do Instagram funcionam de forma bastante parecida com o Facebook ADS e podem gerar:

  • Mais conversão;
  • Mais seguidores;
  • Aumento de tráfego para seu site;
  • Vendas e muito mais!

Para ajudar você a criar anúncios na sua conta comercial no Instagram, produzimos um artigo bem explicativo. Dá uma conferida aqui:

👉 Instagram Ads: como investir em 8 passos simples.

Agora que você já sabe como criar a sua conta comercial no Instagram e tem acesso a dicas para aumentar sua audiência e engajamento, deixo aqui uma dica bônus: Inspire-se!

Isso mesmo! Sabe aquela conta comercial ou de influenciador que você acha bacana?

Comece a perceber as ações que esses perfis promovem e de que forma eles trabalham a conta na rede sociais. Isso pode ajudar você a adaptar algumas ações para a conta de sua empresa!

E aproveito e deixo aqui um convite: Siga o perfil da Conexorama no Instagram! 

Na nossa conta comercial estamos sempre testando e aplicando algumas novidades!

E se ficou alguma dúvida sobre como criar uma conta comercial no Instagram para sua empresa, deixe seu comentário que vou adorar responder!

Espero que sua estratégia seja um sucesso! Até mais.

*Artigo produzido em co-autoria com Shymenne Siqueira

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Esther Sales